Este trabalho propõe-se a identificar e analisar os elementos de crítica à sociedade norte-americana encontrados na peça Three Tall Women, por meio da análise dos diálogos de seus personagens, além de analisar a convergência entre a forma e o conteúdo nessa obra, ou seja, a forma mais adequada, escolhida pelo autor, para a exposição de determinado conteúdo.
Palavras-chave: Autobiografia. Crítica teatral norte-americana. Ideologia norte-americana. Forma. Conteúdo.
802 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://
Este trabalho investiga e analisa como ocorreu a recepção da poesia da poeta norte-americana Sylvia Plath (1932-1963) na sua língua original, o inglês, e traduzida para o português, focalizando-se dois poemas, Lady Lazarus e Words (1965), por alunos de um curso de Letras, em uma universidade de uma cidade brasileira de porte médio.
Palavras-chave: Educação de ensino superior. Tradução literária. Sylvia Plath. Poesia em inglês e traduzida para o português. Recepção de poesia. Teorias da Recepção.
643 0 bytes Universidade Estadual de Maringá http://
Este trabalho visa realizar uma análise retórica da argumentação do jornalismo por meio de excertos da fala proferida pelo personagem do repórter televisivo Edward R. Murrow em dois momentos da transmissão do programa de TV See It Now, retratado no filme Boa Noite e Boa Sorte (2005), e verificar se o teor desses argumentos é, essencialmente, de ordem técnica e legitimadora sob o aporte teórico da Teoria Retórica do Discurso (TRD).
Palavras-chave: Argumentação do jornalismo. Teoria Retórica do Discurso. Boa Noite e Boa Sorte.
1817 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná http://
Este trabalho enfoca o processo de construção do conhecimento/subjetividade a partir de um novo paradigma - o relacional, e portanto, a questão da aprendizagem com virtualidade em ambientes educacionais, numa perspectiva metodológica/ontológica que aborda a cognição como capacidade do sujeito aprender com seu próprio operar no ambiente, de forma auto-criativa, sendo autor de sua própria produção de conhecimento.
O presente estudo investiga as implicações do tratamento da fala como habilidade específica (baseado principalmente em McCarthy, 1998) para a performance da fala de aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira.
722 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://
O objetivo desta pesquisa é contribuir com algumas ideias para a investigação de ensino de vocabulário.
Palavras-chave: Ensino de Inglês como língua Estrangeira. Linguística de Corpus. Inglês para propósitos Específicos. Ensino de vocabulário técnico. Desenvolvimento de material pedagógico.
4126 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://
Este estudo investigou a produção de epêntese vocálica em palavras que terminam com -ed, considerando a influência da marcação, do contexto fonológico, da ortografia e da tarefa.
794 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://
Esta dissertação consiste na investigação da ocorrência do fenômeno da normalização lexical na tradução de itens lexicalmente criativos, representados pelo uso de colocações marcadas.
Palavras-chave: Criatividade lexical. Normalização. Estudo baseado em corpus. Machado de Assis.
773 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://