Esta dissertação faz considerações sobre a natureza da interferência derivada da introdução de variantes padrão de línguas imigrantes no currículo do sistema de escolas públicas de comunidades de falantes de dialetos.
Palavras-chave: Língua imigrante. Língua minoritária. Dialeto. Diglossia. Política linguística.
2302 0 bytes Universidade de São Paulo (USP) http://
Esta dissertação propõe uma análise do romance Midnight’s Children, de Salman Rushdie, como uma re-leitura de Paradise Lost, poema épico de John Milton.
2276 0 bytes Universidade Federal de Minas Gerais http://
O presente estudo busca investigar a necessidade de formação continuada para os professores de Língua Inglesa do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a partir de algumas questões que afloraram dentro da minha realidade enquanto professora da área.
Palavras-chave: Prática docente. Formação inicial e formação continuada.
2224 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
As redes sociais têm-se tornado muito populares. No caso específico do Brasil, essa popularidade se tornou notória após o advento do orkut. Essas redes constituem um importante espaço para a produção de textos a respeito de temas diversos. A navegação por esta rede social chamou a atenção do autor para a vasta presença de comunidades cuja nomenclatura remetia a posições extremas, principalmente, as de “amor” e “ódio”, por algo ou alguém. Com base nessa tendência, o autor delimitou o corpus a partir de duas comunidades com temas iguais e antagônicas quanto à nomenclatura. Por ser uma rede na qual está colocada a possibilidade do anonimato e/ou a criação de perfis de usuários fictícios (fakes), a hipótese foi a de que tais características poderiam causar certo efeito de liberdade no tocante aos modos de dizer nesse contexto.
Palavras-chave: Redes sociais. Discurso. Semântica histórica da enunciação. Identidade. Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.
A presente dissertação argumenta que a crítica literária não tem reconhecido a óbvia relação de Frankenstein, de Mary Shelley, com o romantismo inglês.
Palavras-chave: Literatura. Romantismo. Imagens.
2079 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
Essa pesquisa objetiva apresentar um estudo sobre o uso da técnica de dramatização para a prática da língua estrangeira em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio do CEFET-Pr, na Unidade de Ponta Grossa. Esse trabalho tem o propósito de alertar professores acerca da necessidade de propiciar aos seus alunos momentos de interação e produção oral.
Palavras-chave: Técnica de dramatização. Mediação. Língua estrangeira.
2030 0 bytes Universidade Federal do Paraná - UFPR http://
O objetivo deste estudo exploratório é o de fazer um levantamento das crenças que compõem a competência implícita do professor sobre o ensino de língua estrangeira (LE) e a gênese dessas crenças.
Palavras-chave: Crenças. Competência implícita. Língua. Formação de professores. Línguas: estudo e ensino.
1985 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://
Este estudo concentra-se na relação entre conhecimento lexical e a construção de sentido na leitura em língua estrangeira sob o enfoque instrumental. Este trabalho visa verificar o papel do léxico na construção do sentido em leitura de alunos universitários, investigar até que ponto o conhecimento lexical pouco desenvolvido representa um problema na construção de sentido para esses alunos e analisar se as habilidades de alto nível (inferência, ativação de conhecimento prévio, uso de estratégias, entre outras) podem compensar o déficit muito grande no conhecimento lexical de um leitor.
Palavras-chave: Leitura em língua estrangeira. Conhecimento lexical. Ensino de língua estrangeira.
1983 0 bytes Universidade Federal Fluminense http://
Este trabalho visa realizar uma análise retórica da argumentação do jornalismo por meio de excertos da fala proferida pelo personagem do repórter televisivo Edward R. Murrow em dois momentos da transmissão do programa de TV See It Now, retratado no filme Boa Noite e Boa Sorte (2005), e verificar se o teor desses argumentos é, essencialmente, de ordem técnica e legitimadora sob o aporte teórico da Teoria Retórica do Discurso (TRD).
Palavras-chave: Argumentação do jornalismo. Teoria Retórica do Discurso. Boa Noite e Boa Sorte.
1968 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná http://