Categoria: Inglês Dissertações |
Identidade e alteridade em Remembering Babylon (1993), de David Malouf |
Versão: Atualização: 3/10/2011 |
Descrição:
BORBA, Débora Maria
Este trabalho analisa, no romance Remembering Babylon (1993), de David Malouf, a identidade e a alteridade nas personagens da obra. São verificadas as construções identitárias dos colonizadores da comunidade escocesa que passa a habitar a região nordeste do continente australiano e da personagem Gemmy, o sujeito culturalmente híbrido. A hibridização e o multiculturalismo são também abordados, apresentando as particularidades advindas para o convívio social a partir da condição híbrida do protagonista. O objetivo é apresentar teorias que abordem a identidade e a alteridade e, a partir delas, analisar as situações hierarquizantes surgidas no contexto dos primeiros anos de colonização da Austrália, apresentadas no romance objeto deste estudo.
Palavras-chave: Identidade. Alteridade. Híbrido. Colonização. Remembering Babylon.
|
559 0 bytes Universidade Estadual de Maringá http:// |
Categoria: Inglês Dissertações |
Representações sobre o processo de ensino-aprendizagem de inglês: uma análise das práticas discursi |
Versão: Atualização: 2/12/2011 |
Descrição:
Este trabalho tem como objetivo investigar as representações sobre ensino-aprendizagem de uma aluna adulta em contexto de aula particular, a fim de compreender os motivos da escolha por este ambiente de ensino-aprendizagem. Por meio da análise das práticas discursivas, verifica-se quais sentidos são produzidos e quais representações são mantidas ou alteradas. A metodologia utilizada nesta pesquisa é a interpretativista, que acontece por meio de um estudo de caso longitudinal, sendo, portanto, qualitativa. Esta pesquisa realizou-se ao longo de um ano e dois meses, em contexto de aula particular de inglês, tendo como participantes a professora-pesquisadora e uma aluna. Os resultados apontam para a necessidade e desejo da aluna de que o processo de ensino-aprendizagem se dê em uma perspectiva humanista. Além disso, verifica-se que atividades pedagógicas coerentes com a realidade cotidiana do aluno, tornam a aprendizagem mais significativa, assim como a reflexão com o aprendiz sobre sua prática e seus objetivos.
|
1499 0 bytes PUC-SP |
|