Este relato discute a função do texto literário no livro didático de inglês como língua estrangeira em uma perspectiva pós-estruturalista. O objetivo da pesquisa que lhe deu origem foi verificar o texto literário que se faz presente no livro didático.
Palavras-chave: Livro didático. Literatura. Dialogismo. Pós-estruturalismo.
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Este estudo apontou para a semelhança entre a referida pedagogia e a abordagem metodológica de LEM, denominada de Aprendizado de Línguas na Comunidade (CLL), no que diz respeito à fundamentação teórica.
Palavras-chave: Ensino de LEM. Pedagogia de projetos. Tarefa. Construtivismo. Mecanismos de aprendizagem. interdisciplinaridade. Formação holística. Letramento.
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Esta pesquisa teve como objetivo analisar a introdução do inglês como língua estrangeira para crianças das séries iniciais do ensino fundamental. Foi percebido que a quantidade de insumo durante as aulas de inglês era ínfima, característica muito similar às aulas de inglês dos adolescentes de 5ª a 8ª séries. Ao final, são feitas propostas de ação quanto à problemática observada.
Palavras-chave: Inglês para crianças. Educação. Ensino da língua estrangeira.
4553 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioest
Esta presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso pedagógico das TIC no ensino e na aprendizagem da LI, partindo da prática cotidiana dos professores do ensino médio.
Palavras-chave: Língua Inglesa. Tecnologias. Processo de ensino-aprendizagem.
4259 0 bytes Universidade Federal da Paraíba http://
Esta pesquisa tem como objetivo investigar a sistemática de tomada de turnos empregada em duas atividades diferentes, a saber, a hora da rodinha e a contação de histórias, em uma sala de 1ª série de educação bilíngue.
3952 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
É comum observar que, ao se aprender uma língua estrangeira, há vários erros que persistem na produção de um aprendiz, apesar de sua fluência na língua em estudo. Essa incorporação de formas lingüísticas incorretas na competência da segunda língua de uma pessoa é chamada de fossilização.
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Este estudo tem como objetivo averiguar em que medida a competência leitora em L1 e a consciência linguística em L2 contribuem para a compreensão leitora em L2.
Palavras-chave: Compreensão leitora. Cognição. Consciência linguística em L2. Estratégias de leitura. Protocolos verbais.
A presente dissertação tem como objetivo apresentar uma leitura da peça Entertaining Mr. Sloane do dramaturgo inglês Joe Orton, investigando de que formas os artifícios literários são construídos para interromper as representações normativas sobre sexualidade e moralidade.
3313 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
O objetivo desta investigação é mostrar a maneira com que os professores concebem seus próprios conceitos de leitura e se os mesmos influenciam sua prática em sala de aula e também discutir o conteúdo metafórico da fala de uma professora se tornando pesquisadora, enquanto implementa materiais novos em uma turma avançada de inglês da primeira série do ensino médio em um colégio público em Florianópolis, refletindo sobre seus conceitos de leitura e conflitos na presença de novos paradigmas.
3031 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://