Categoria: Inglês Dissertações |
Reificação e utopia na ficção científica norteamericana da Guerra Fria  |
Versão: Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
FURLANETTO, Elton Luiz Aliandro
Esta dissertação busca analisar três romances e um conto produzidos nos Estados Unidos nos anos 1950, pertencentes ao gênero de ficção científica. Trata-se de Um Cântico para Leibowitz, de Walter Miller Jr, escrito entre 1955 e 1957; Saia do meu céu!, de James Blish, escrito entre 1956 e 1957; Os mercadores do espaço, de Frederik Pohl e C.M. Kornbluth, escrito em 1953; e "Invasores do Espaço Interior", de Howard Koch, publicado em 1959. O objetivo do trabalho é estudar e entender de que maneira as forças sociais que formavam a "estrutura de sentimento" daquela época se materializaram nas obras.
Palavras-chave: Ficção científica. Guerra fria. Utopia. Reificação. Crítica materialista.
|
792 0 bytes Universidade de São Paulo http:// |
Categoria: Inglês Dissertações |
Representações sobre o processo de ensino-aprendizagem de inglês: uma análise das práticas discursi  |
Versão: Atualização: 2/12/2011 |
Descrição:
Este trabalho tem como objetivo investigar as representações sobre ensino-aprendizagem de uma aluna adulta em contexto de aula particular, a fim de compreender os motivos da escolha por este ambiente de ensino-aprendizagem. Por meio da análise das práticas discursivas, verifica-se quais sentidos são produzidos e quais representações são mantidas ou alteradas. A metodologia utilizada nesta pesquisa é a interpretativista, que acontece por meio de um estudo de caso longitudinal, sendo, portanto, qualitativa. Esta pesquisa realizou-se ao longo de um ano e dois meses, em contexto de aula particular de inglês, tendo como participantes a professora-pesquisadora e uma aluna. Os resultados apontam para a necessidade e desejo da aluna de que o processo de ensino-aprendizagem se dê em uma perspectiva humanista. Além disso, verifica-se que atividades pedagógicas coerentes com a realidade cotidiana do aluno, tornam a aprendizagem mais significativa, assim como a reflexão com o aprendiz sobre sua prática e seus objetivos.
|
1629 0 bytes PUC-SP |
|