O presente trabalho tem como objetivo analisar o discurso de pais e alunos do ensino médio da rede estadual com relação à relevância de se ensinar/aprender a língua inglesa (LI) no Brasil de hoje.
Palavras-chave: Análise de discurso. Pais e alunos. Língua Inglesa. Ideologia. Posição identitária.
954 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://
A pesquisa buscou, com a análise do discurso, investigar as representações que sujeitos-alunos da 5a série e do 3º ano do Ensino Médio fazem sobre o aprender inglês na escola pública.
Palavras-chave: Ensino de inglês. Análise do discurso. Escola pública. Memória discursiva. Representações.
Este estudo objetiva investigar o papel da música como estratégia de aprendizagem no ensino de língua inglesa enquanto língua estrangeira ou segunda língua.
942 0 bytes Universidade de Caxias do Sul e Universidade Feder http://
Este estudo investigou a produção de epêntese vocálica em palavras que terminam com -ed, considerando a influência da marcação, do contexto fonológico, da ortografia e da tarefa.
916 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://
Esta dissertação consiste na investigação da ocorrência do fenômeno da normalização lexical na tradução de itens lexicalmente criativos, representados pelo uso de colocações marcadas.
Palavras-chave: Criatividade lexical. Normalização. Estudo baseado em corpus. Machado de Assis.
908 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://
Este estudo tem como propósito: i) verificar os tipos de textos e de atividades de leitura encontradas nos materiais didáticos do curso de graduação de Língua Inglesa na Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro, Guarapuava/PR; ii) analisar a percepção de alunos de nível básico e de nível pós-intermediário com relação aos objetivos das atividades ativas e passivas; iii) observar como os dois grupos de alunos respondem à atividades ativas e passivas em termos de interesse e motivação.
Palavras-chave: Materiais didáticos. Atividades de leitura ativas e passives. Tipos de textos. Alunos do curso de graduação de Inglês. Motivação.
904 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://
O principal objetivo deste trabalho é mostrar os resultados de uma pesquisa qualitativa, onde a brincadeira linguística e o jogo em aulas de inglês para crianças são descritos e analisados.
Este estudo tem o objetivo de analisar e compreender o diário de aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) escrito por alunos de inglês da graduação do Curso de Letras e do centro de extensão de uma universidade pública de Minas Gerais. Nessa pesquisa, buscamos aprofundar a compreensão deste instrumento nos domínios da Linguística Aplicada (doravante LA), a partir de noções da Análise de Discurso (AD) da linha francesa, atravessada por alguns conceitos provenientes da psicanálise.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de LE. Diário reflexivo. Processo discursivo. Representações. Análise de discurso.
886 0 bytes Universidade Federal de Minas Gerais http://
Este trabalho pretende apresentar e discutir resultados com base em uma análise discursiva das formações imaginárias, das representações de professores de língua inglesa como L2 (segunda língua) ou LE (língua estrangeira), que lecionam em institutos especializados em ensino de línguas, em Belo Horizonte, acerca da língua inglesa, sua ferramenta mesma de trabalho, suas relações identitárias com ela, com o mercado de trabalho, e com a(s) escola(s) onde lecionam.
879 0 bytes Universidade Federal de Minas Gerais http://
O presente estudo investiga as implicações do tratamento da fala como habilidade específica (baseado principalmente em McCarthy, 1998) para a performance da fala de aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira.
865 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://