Neste trabalho é apresentada uma proposta para o ensino de Eletrodinâmica. A proposta visa tornar o ensino e a aprendizagem desta disciplina mais eficientes, usando metodologia e recursos apropriados para os novos tempos, de forma a despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento.
Palavras-chave: Física. Nível médio. Eletrodinâmica. Novas tecnologias. Construção do conhecimento. Aprendizagem significativa.
811 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
Neste projeto utilizamos tecnologias educacionais – vídeos, animações e simulações interativas de eventos físicos – como atividades complementares às aulas expositivas e demonstrativas, visando à aprendizagem significativa de Física Térmica no Ensino Médio.
916 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://
Este trabalho teve como objetivo validar uma ferramenta computacional para a realização de simulações da interação de elétrons e da radiação X com a matéria, utilizando o método de Monte Carlo para possíveis estudos em radiologia diagnóstica. Para esse propósito, foi desenvolvido um programa computacional que simula a produção de radiação de um equipamento de raios X, com a finalidade de obter a distribuição de energia dos fótons que alcançam uma determinada região de interesse, sem a necessidade de medições experimentais.
Palavras-chave: Espectroscopia de raios X. Física médica. Método de Monte Carlo. Produção de raios X.