Educadores

Ínicio : Física : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Controvérsias sobre a natureza da luz: uma aplicação didática Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
Silva, Boniek Venceslau da Cruz

A pesquisa no campo da Didática das Ciências vem mostrando, nas últimas décadas, que alunos do nível médio de ensino apresentam dificuldades de entendimento de conceitos básicos da ciência, em geral, e da Física, em particular. A literatura especializada aponta, como um dos eixos para uma educação científica de melhor qualidade, uma compreensão mais estruturada sobre a ciência. Este trabalho propõe a introdução de elementos da História e da Filosofia da Ciência no ensino médio como subsídio à aprendizagem de conceitos da óptica, de forma geral, e de aspectos relativos à natureza da ciência, de forma específica. Valendo-nos de episódios históricos sobre a controvérsia existente acerca da natureza da luz, principalmente nos séculos XVII e XVIII, como também de recortes da história da óptica no que diz respeito ao desenvolvimento de modelos explicativos do processo da visão, elaboramos e aplicamos uma unidade didática a duas turmas do ensino médio noturno de uma escola da rede pública estadual da cidade de Parnamirim (RN). A unidade envolveu, primordialmente, a leitura de três textos históricos contendo questões escritas, além da realização de um debate coletivo (“júri simulado”). A análise dos resultados indicou algumas dificuldades de superação das concepções alternativas relacionadas ao processo da visão e à natureza da luz. Apesar disso, entendemos que a unidade didática logrou êxitos no que diz respeito à aprendizagem da maioria dos alunos, tanto em relação a uma melhor compreensão da ciência como também de conceitos da óptica.

Palavras-chave: História da Ciência. Óptica. Natureza da Ciência. Ensino de Ciências.

Downloads 388  388  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRN - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciên  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Um estudo investigativo sobre a inserção de tecnologia multimídía no ensino de física de nível médio Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
LIMA, Luciano Santos

A inserção de tecnologias multimídia no ensino básico é um assunto que a cada dia se torna comum entre professores que estão preocupados em ter resultados melhores em sua sala de aula. No ensino médio não poderia ser diferente, sendo a Física uma disciplina ligada diretamente à tecnologia. Trabalhar com estas tecnologias é um desafio que cabe aos professores enfrentar, pois aulas com estes subsídios podem trazer os resultados que são almejados por todos educadores. Este trabalho mostra os resultados na melhora do aprendizado de Física conseguidos por escolas que utilizam o novo modelo do livro “Os Fundamentos da Física”, através de entrevistas com alunos e professores que o utilizam. O livro “Os Fundamentos da Física” de Nicolau, Ramalho e Toledo, utilizado por várias décadas em diversas escolas brasileiras, é um exemplo de inserção de tecnologia multimídia no ensino, pois em 2009 sofreu uma mudança na sua estrutura e ganhou um portal na internet de apoio pedagógico para alunos e professores. O livro passou a se chamar Moderna Plus. Nesta pesquisa buscou-se compreender o ambiente no qual está inserido o ensino de Física de nível médio, os acessos, as perspectivas e até mesmo os problemas relacionados à tecnologia multimídia voltada para a educação. É feita uma breve revisão literária, sobre trabalhos neste assunto. Os resultados obtidos com as entrevistas fundamentaram este trabalho, e nos resultados são mostrados o que representa a inserção de novas tecnologias multimídia voltadas para o Ensino de Física de nível médio.

Palavras-chave: Ensino de Física, Tecnologia, Multimídia, Educação.

Downloads 298  298  Tamanho do arquivo 3.91 KB  Plataforma   Site http://www.repositorio.ufc.br
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Elaboração de unidades didáticas como estratégia central para a compreensão dos modelos científico Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
SANTOS, Leandro Antonio.

Esta dissertação de mestrado descreve o processo de pesquisa, de elaboração e de aplicação de quatro unidades didáticas voltadas ao estudo do movimento, para estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública paranaense. Buscou-se valorizar a interação social em sala de aula, o intercâmbio de ideias, o envolvimento ativo dos estudantes, o diálogo
permanente, possibilitando ao professor em sala de aula trabalhar na zona de desenvolvimento proximal, agindo como mediador entre o conhecimento que os estudantes já possuem e os conhecimentos científicos a serem adquiridos.

Palavras-chave: Ensino de Física. Modelos. Unidades Didáticas.

Downloads 88  88  Tamanho do arquivo 5.03 KB  Plataforma Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6)