Educadores

Ínicio : Física : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!A astronomia presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Londrina Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
QUEIROZ, Vanessa

Neste trabalho investigamos os conteúdos de Astronomia que estiveram presentes nas séries iniciais (primeiro e segundo ciclos) do Ensino Fundamental de algumas Escolas Municipais de Londrina, durante o ano de 2006. Os materiais de análise foram os Livros de Chamada – onde os professores registram os conteúdos ministrados em cada aula. A metodologia utilizada constituiu-se de uma pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1991) e os documentos de análise de conteúdo (BARDIN, 2001) foram os Livros de Chamada 2006 – Conteúdo. Os dados obtidos foram comparados com os conteúdos de Astronomia, indicados pelos documentos oficiais, utilizados pelo universo pesquisado: a Proposta Pedagógica do Município de Londrina, e Livros Didáticos utilizados pelos professores. A análise dos Livros de Chamada forneceu um mapeamento sobre como anda o Ensino de Astronomia nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Em termos de conteúdo revelou fatos agradavelmente inesperados, fora das perspectivas, reveladas na literatura sobre o tema, que apontam para a existência de falhas na formação dos docentes em conteúdos de Astronomia (LANGHY, 2004), levando-os a “pular” tais conteúdos. Concluímos que, apesar de toda a problemática enfrentada pelos professores, quanto ao conteúdo de Astronomia (má formação, falta de material para aulas práticas, falta de boas referências, etc.) (PUZZO, 2005; LIMA, 2006), os conteúdos ministrados vão muito além daqueles sugeridos na Proposta Pedagógica do Município de Londrina, indo, também, além dos conteúdos dos Livros Didáticos utilizados como apoio, para o preparo de suas aulas. Complementando nossa pesquisa, tomamos o depoimento de uma das Assessoras Técnico Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de Londrina, responsável pela elaboração da Proposta da área de Ciências, e de três professores, participantes da pesquisa, concluindo que as principais influências, entre outras, que levaram a este resultado, podem estar ligadas ao treinamento das professoras em Astronomia pela Secretaria, que por sua vez, tem tido um grande entrosamento com o Laboratório de Astrofísica e Ensino de Astronomia da Universidade Estadual de Londrina e também a relação do professor com o conteúdo abordado.

Palavras-chave: Astronomia. Séries iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads 5460  5460  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://www2.uel.br/cce/pos/mecem/pdf/Dissertacoes/vanessa_queiroz_texto.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Ensino da Física e senso comum: as ideias prévias dos alunos do Ensino Médio e a aprendizagem de Fís Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
SOUZA Júnior, Jonas Pereira de

Neste trabalho, o autor investiga a presença das concepções espontâneas dos alunos sobre os fenômenos físicos na prática educativa dos professores de Física do Ensino Médio. Aborda as mudanças de estratégias de ensino do professor diante da inserção das concepções espontâneas nas aulas de Física, apontando aspectos como interesse, motivação, dinâmica da aula e o aluno como sujeito do seu próprio conhecimento.

Palavras-chave: Aprendizagem. Conhecimento científico. Concepções espontâneas. Ensino de Física.

Downloads 7274  7274  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Universitário Nove de Julho – Uninove  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Newton numa leitura de divulgação científica : produção de sentidos no ensino médio Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
LANÇA, Tatiana

Neste trabalho, a partir de um estudo realizado em uma escola pública da cidade de Jundiaí - SP, buscou-se aliar o ensino da Física à prática de leitura de um livro de divulgação científica, em alunos da primeira série do ensino médio, procurando-se verificar o funcionamento da leitura das leis de Newton, como apresentadas no livro: Isaac Newton e sua maçã, com a mediação da pesquisadora. Tendo em vista atingir esse objetivo, propusemo-nos a responder a seguinte questão: Como são produzidos os significados a partir da leitura do texto citado sobre Isaac Newton, considerando as condições de produção do estudo e as mediações ocorridas durante o desenvolvimento das aulas assumidas pela pesquisadora (autora deste trabalho)? O suporte se encontra na linha francesa da análise de discurso, principalmente em trabalhos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Nesses autores encontra-se sustentação para admitir a relevância de se compreender o funcionamento dos discursos escolares. Verificamos que os processos de produção de sentidos, a partir de atividades de leitura em sala de aula, como as que foram realizadas, ocorreram de maneira específica para cada aluno, e, como esperávamos, confirmamos que os mesmos processos dependem das condições de produção e das histórias de vida dos estudantes.

Palavras-chave: Análise do discurso. Ensino médio. Física. Estudo e ensino.

Downloads 8351  8351  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6)