Educadores

Ínicio : Física : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Um prefil da pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil partir da análise de periódicos de Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
MARRONE JR, Jayme

O presente trabalho tem por objetivo descrever o perfil da pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil, por meio da análise dos periódicos de ensino de ciências, publicados nos últimos 20 anos. O trabalho é constituído de duas partes, uma quantitativa onde os dados foram coletados pela análise de 1772 artigos publicados em periódicos de circulação nacional e a segunda parte corresponde à interpretação do volume de 38 artigos publicados no Caderno Brasileiro de Ensino de Física onde buscamos entender como os pesquisadores descrevem a área. Utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin como referencial teórico e como técnica de coleta/análise dos dados na primeira parte e, ainda, o conceito de transposição didática de Chevallard na segunda parte como forma de avaliação dos padrões encontrados nos textos destes periódicos que permitiram reconhecer a visão dos autores sobre a área analisada. Encontramos no final da análise, uma área ainda em construção, mas com características bem-definidas no que tange aos problemas de pesquisa encontrados, a forma como são divulgados e a preocupação dos pesquisadores em transformar o Ensino de Astronomia em potencial recurso didático.

Palavras-chave: Ensino de astronomia. Análise de conteúdo. Periódicos de ensino de Ciências.

Downloads 3765  3765  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://www.uel.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!A Significação Filosófica da Física Moderna : temas controversos, conflito de enfoques Popular Versão: pdf
Atualização:  3/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Lidia Maria Ribeiro de

O texto inicialmente situa o leitor no que diz respeito à crise da física do século XX, mostrando através dos avanços desta ciência a importância da interpretação do formalismo suscitado por ela e, principalmente, seus fundamentos de ordem filosófica. O primeiro capítulo identifica as concepções de ciência partilhadas por alguns físicos representativos da revolução da física do século XX, concepções estas que envolvem aspectos ontológicos e gnosiológicos. O segundo capítulo analisa alguns temas das novas teorias, na medida em que parecem ameaçar uma concepção materialista dialética da física, com a qual nos identificamos. Acreditamos ser a concepção materialista dialética a que mais dá conta das novas teorias e da realidade física que elas descrevem e explicam. Acreditamos também que nosso trabalho possa trazer alguma contribuição, direta ou indireta, para o ensino da física moderna.

Palavras-chave: Física - Estudo e ensino. Física - História. Física - Filosofia. Física moderna. Epistemologia.

Downloads 2437  2437  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://www.inep.gov.br/PESQUISA/BBE-ONLINE/det.asp?cod=14591&type=M
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Elaboração de unidades didáticas como estratégia central para a compreensão dos modelos científico Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
SANTOS, Leandro Antonio.

Esta dissertação de mestrado descreve o processo de pesquisa, de elaboração e de aplicação de quatro unidades didáticas voltadas ao estudo do movimento, para estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública paranaense. Buscou-se valorizar a interação social em sala de aula, o intercâmbio de ideias, o envolvimento ativo dos estudantes, o diálogo
permanente, possibilitando ao professor em sala de aula trabalhar na zona de desenvolvimento proximal, agindo como mediador entre o conhecimento que os estudantes já possuem e os conhecimentos científicos a serem adquiridos.

Palavras-chave: Ensino de Física. Modelos. Unidades Didáticas.

Downloads 278  278  Tamanho do arquivo 5.03 KB  Plataforma Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6)