Educadores

Ínicio : Física : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Tempo de retorno em sistemas dinâmicos Popular Versão: 
Atualização:  20/9/2010
Descrição:
ALTMANN, Eduardo Goldani

Estuda-se nesta dissertação o tempo de recorrência em sistemas dinâmicos, concentrando-se na estatística do tempo de retorno. Calcula-se numericamente a distribuição de tempo de retorno a uma região específica do espaço de fases de sistemas caóticos e compara-se com a distribuição binomial, deduzida para um processo aleatório.

Palavras-chave: Estatística de tempo de retorno. Séries temporais. Sistemas caóticos. Tempo de recorrência de Poincaré. Turbulência em plasma.

Downloads 1090  1090  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Teoria da argumentação e ensino de Física Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Adriana Aparecida da

Neste trabalho, buscamos compreender como a Teoria da Argumentação pode contribuir para o Ensino de Física.

Palavras-chave: Ensino de Física. Teoria da Argumentação. Chaïm Perelman. Letramento científico.

Downloads 1437  1437  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Juiz de Fora  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Texto e contexto para o ensino de física moderna e contemporânea na escola média Popular Versão: 
Atualização:  20/9/2010
Descrição:
CANATO Junior, Osvaldo

Neste trabalho apresenta-se uma proposta de inserção da Física Moderna e Contemporânea no currículo da escola média, de forma integrada aos demais campos e aspectos da Física, tendo como referências textos com contextos, a concepção do conhecimento em rede e o aprendizado a partir do desenvolvimento de competências e habilidades.

Palavras-chave: Conhecimento em rede. Ensino de Física. Física Moderna e Contemporânea. Hipertexto. Texto e contexto.

Downloads 1107  1107  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Trabalhos trimestrais: uma proposta de pequenos projetos de pesquisa no ensino da Física Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
MÜTZENBERG, Luiz André

Este trabalho relata os avanços que se tornaram possíveis na atividade dos trabalhos trimestrais já consolidados no currículo de Física da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha depois de documentá-la e analisá-la à luz de diversas teorias da aprendizagem.

Downloads 800  800  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Um Estudo das Tendências em Teses e Dissertações Brasileiras sobre o Laboratório Didático de Física Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
ALVARENGA, Rodrigo Gontijo de

Nesta pesquisa, analisamos trabalhos acadêmicos sobre o laboratório didático de Física. Mais especificamente, investigamos a possibilidade de existir algum tipo de tendência ao longo do tempo em dissertações e teses defendidas no Brasil, nas últimas três décadas, que de uma forma ou de outra, abordam o tema laboratório didático de Física. Para isso, tomamos uma amostra composta por 17 trabalhos: 15 dissertações e 2 teses que abordavam esta temática. Estes trabalhos foram analisados qualitativamente buscando identificar as seguintes categorias: Objetivo da pesquisa; Metodologia de pesquisa; Nível de ensino e Conclusões. Tal análise mostrou haver entre os autores a busca por novas metodologias de ensino de laboratório, bem como a comparação com as já existentes, como uma proposta de solução para os problemas de ensino e aprendizagem de Física. Observamos ainda uma forte queda no número desses trabalhos a partir da década de noventa. Tal fato é explicado a partir do advento do paradigma construtivista que coloca o laboratório didático de Física como um recurso coerentemente integrado no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Laboratórios de física. Didática. Física. Estudo e ensino. Trabalho.

Downloads 997  997  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Um estudo hidrodinâmico do fluxo elíptico em colisões nucleares relativísticas Popular Versão: 
Atualização:  20/8/2010
Descrição:
ANDRADE, Rone Peterson Galvão de

O objetivo dessa dissertação é calcular o parâmetro de fluxo elíptico v2, em função da pseudorapidez η, do momento transversal pt e da centralidade da colisão.

Palavras-chave: Colisões nucleares ultra-relativísticas. Hidrodinâmica relativística. Produção múltipla de partículas.

Downloads 737  737  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Um estudo investigativo sobre a inserção de tecnologia multimídía no ensino de física de nível médio Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
LIMA, Luciano Santos

A inserção de tecnologias multimídia no ensino básico é um assunto que a cada dia se torna comum entre professores que estão preocupados em ter resultados melhores em sua sala de aula. No ensino médio não poderia ser diferente, sendo a Física uma disciplina ligada diretamente à tecnologia. Trabalhar com estas tecnologias é um desafio que cabe aos professores enfrentar, pois aulas com estes subsídios podem trazer os resultados que são almejados por todos educadores. Este trabalho mostra os resultados na melhora do aprendizado de Física conseguidos por escolas que utilizam o novo modelo do livro “Os Fundamentos da Física”, através de entrevistas com alunos e professores que o utilizam. O livro “Os Fundamentos da Física” de Nicolau, Ramalho e Toledo, utilizado por várias décadas em diversas escolas brasileiras, é um exemplo de inserção de tecnologia multimídia no ensino, pois em 2009 sofreu uma mudança na sua estrutura e ganhou um portal na internet de apoio pedagógico para alunos e professores. O livro passou a se chamar Moderna Plus. Nesta pesquisa buscou-se compreender o ambiente no qual está inserido o ensino de Física de nível médio, os acessos, as perspectivas e até mesmo os problemas relacionados à tecnologia multimídia voltada para a educação. É feita uma breve revisão literária, sobre trabalhos neste assunto. Os resultados obtidos com as entrevistas fundamentaram este trabalho, e nos resultados são mostrados o que representa a inserção de novas tecnologias multimídia voltadas para o Ensino de Física de nível médio.

Palavras-chave: Ensino de Física, Tecnologia, Multimídia, Educação.

Downloads 545  545  Tamanho do arquivo 3.91 KB  Plataforma   Site http://www.repositorio.ufc.br
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Um prefil da pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil partir da análise de periódicos de Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
MARRONE JR, Jayme

O presente trabalho tem por objetivo descrever o perfil da pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil, por meio da análise dos periódicos de ensino de ciências, publicados nos últimos 20 anos. O trabalho é constituído de duas partes, uma quantitativa onde os dados foram coletados pela análise de 1772 artigos publicados em periódicos de circulação nacional e a segunda parte corresponde à interpretação do volume de 38 artigos publicados no Caderno Brasileiro de Ensino de Física onde buscamos entender como os pesquisadores descrevem a área. Utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin como referencial teórico e como técnica de coleta/análise dos dados na primeira parte e, ainda, o conceito de transposição didática de Chevallard na segunda parte como forma de avaliação dos padrões encontrados nos textos destes periódicos que permitiram reconhecer a visão dos autores sobre a área analisada. Encontramos no final da análise, uma área ainda em construção, mas com características bem-definidas no que tange aos problemas de pesquisa encontrados, a forma como são divulgados e a preocupação dos pesquisadores em transformar o Ensino de Astronomia em potencial recurso didático.

Palavras-chave: Ensino de astronomia. Análise de conteúdo. Periódicos de ensino de Ciências.

Downloads 3873  3873  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://www.uel.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Uma análise da história e filosofia da ciência presente em livros didáticos de física para o ensin Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
PAGLIARINI, Cassiano Rezende

Pesquisas atuais na área de ensino de ciências têm enfatizado a importância de uma formação científica humanística que seja ampla e geral, mais significativa para estudantes em todos os seus níveis de ensino.

Palavras-chave: História da ciência. Livros didáticos. Mitos científicos. Natureza da ciência. Pseudo-história.


Downloads 1071  1071  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Uma experiência didática de inserção do microcomputador como instrumento de medida no laboratório de Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Lucia Forgiarini da

Neste trabalho foram elaboradas cinco atividades experimentais que envolveram o uso do microcomputador como instrumento de medida no laboratório didático de Física. As atividades foram do tipo abertas, de modo que os alunos tivessem oportunidade de explorar, testar e discutir soluções para todo o processo de medida, desde o uso de sensores nos sistemas de detecção, à conversão analógica/digital, passando pelos softwares.

Downloads 875  875  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 »