Educadores

Ínicio : Física : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Ação pedagógica em física no ensino médio: contribuições da história da ciência - um estudo de caso Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
CURADO, Maria Clotilde Correa

Este trabalho apresenta e analisa uma ação pedagógica realizada com alunos do ensino médio, na disciplina de Física, no estudo do movimento da queda dos corpos, na qual, a Hístória da Ciência foi incorporada. A partir da minha preocupação com a busca de significado e sentido nos conteúdos de Física por parte dos alunos e do pressuposto da existência de paralelismo entre as explicações prévias dos alunos e aquelas explicações registradas na história do pensamento científico, a ação pedagógica desenvolvida recorreu à História da Ciência como um recurso potencialmente enriquecedor para promover nos alunos mudanças conceituais e para aproximá-los do processo de produção do conhecimento científico.

Palavras-chave: Física. Estudo e ensino. Ciência. História. Epistemologia. Ensino de segundo grau. Cinemática.

Downloads 2135  2135  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000186821
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Ensino de Física moderna e contemporânea e a revista Ciência Hoje Popular Versão: pdf
Atualização:  23/8/2010
Descrição:
ALVETTI, Marco Antônio Simas

Na perspectiva de uma renovação dos conteúdos programáticos escolares, devido à pouca disponibilidade de material didático que insere a Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio, neste trabalho articula-se uma alternativa: a utilização do material de divulgação científica, em particular a revista Ciência Hoje (CH), editada desde 1982 pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que se diferencia das outras publicações nacionais, devido à qualidade da informação veiculada, à confiabilidade da autoria dos artigos e ao seu perfil editorial.

Downloads 2235  2235  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site http://www.casadaciencia.ufrj.br/Publicacoes/Dissertacoes/Alveti_tese.PDF
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Introdução ao conceito de energia Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
BUCUSSI, Alessandro Aquino

Como o foco deste texto de apoio está no ensino e aprendizagem do conceito de energia, entendemos ser relevante iniciarmos por uma discussão sobre os problemas que a História e a Filosofia da Ciência mostram terem sido fundamentais para a construção deste conceito; evitando, assim, apresentá-lo de forma arbitrária, sem qualquer contextualização histórica. Quando se discute o processo de ensino-aprendizagem em ciências há uma ideia quase consensual entre os pesquisadores de que é preciso evitar uma apresentação do saber científico como se o mesmo fosse algo acabado, dando ênfase apenas à forma como o concebemos atualmente, sem oferecer aos estudantes oportunidades de compreenderem como se deu a evolução histórica deste saber. Neste sentido, é preciso buscar um maior esclarecimento sobre quais eram os problemas que a comunidade científica buscava solucionar quando do surgimento do conceito de energia. Inclusive para que, refletindo sobre estes fatos, os estudantes possam familiarizar-se com critérios e estratégias de elaboração e validação comuns ao trabalho científico, de modo que lhes seja possível comparar a trajetória de suas concepções pessoais com concepções já superadas dentro da própria evolução do saber científico.

Downloads 2282  2282  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://www.if.ufrgs.br/tapf/v17n3_Bucussi.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!A Significação Filosófica da Física Moderna : temas controversos, conflito de enfoques Popular Versão: pdf
Atualização:  3/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Lidia Maria Ribeiro de

O texto inicialmente situa o leitor no que diz respeito à crise da física do século XX, mostrando através dos avanços desta ciência a importância da interpretação do formalismo suscitado por ela e, principalmente, seus fundamentos de ordem filosófica. O primeiro capítulo identifica as concepções de ciência partilhadas por alguns físicos representativos da revolução da física do século XX, concepções estas que envolvem aspectos ontológicos e gnosiológicos. O segundo capítulo analisa alguns temas das novas teorias, na medida em que parecem ameaçar uma concepção materialista dialética da física, com a qual nos identificamos. Acreditamos ser a concepção materialista dialética a que mais dá conta das novas teorias e da realidade física que elas descrevem e explicam. Acreditamos também que nosso trabalho possa trazer alguma contribuição, direta ou indireta, para o ensino da física moderna.

Palavras-chave: Física - Estudo e ensino. Física - História. Física - Filosofia. Física moderna. Epistemologia.

Downloads 2435  2435  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://www.inep.gov.br/PESQUISA/BBE-ONLINE/det.asp?cod=14591&type=M
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Análise das Crenças de Eficácia de Professores de Física do Ensino Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Fábio Ramos da

Esse trabalho tem como objetivo analisar as Crenças de Eficácia de Professores de Física do nível médio. Para isso, foi necessário a elaboração de um instrumento de coleta de dados, um questionário do tipo Likert. A nossa amostra consistiu num número de cento e trinta e seis sujeitos. Utilizamos a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura como fundamentação teórica. Os dados coletados foram submetidos à aplicação de alguns testes estatísticos, como testes de correlação, teste Kruskal-Wallis e análise fatorial exploratória com o objetivo de estudar a validade do instrumento utilizado e analisar as Crenças de Eficácia dos Professores, estabelecendo associações entre os itens do questionário e entre os constructos apresentados e algumas variáveis independentes. Como resultados destacamos: os indícios de validade do instrumento de coleta de dados, a correspondência com resultados de importantes pesquisas, os fatores influenciadores dessas crenças no contexto do ensino de Física no ensino médio e a associação de fatores motivacionais com a formação do professor de Física.

Palavras-chave: Ensino de Física. Crenças de eficácia. Motivação de professores.

Downloads 2920  2920  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL - 2007  Site http://www2.uel.br/cce/pos/mecem/pdf/Dissertacoes/fabio_ramos_silva.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Soluções e Aplicações da Equação de Difusão Fracionária a Problemas de Contorno Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
ROSSATO, Roberto

Dedicamos esta dissertação ao estudo das equações de difusão que generalizam a equação de difusão usual pela presença de derivadas fracionárias vinculadas à variável espacial e/ou temporal ou termos não-locais. Também consideramos o efeito dos contornos sobre o sistema difusivo por meio de condições de contorno que são não-homogêneas e dependentes do tempo. Para estas equações, sejam elas com derivadas fracionárias ou com termos não-locais, obtivemos soluções exatas utilizando o formalismo de função de Green e mostramos que elas exibem uma dispersão anômala.

Palavras-Chave: Equação de difusão. Difusão anômala. Funções de Green.

Downloads 3275  3275  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá - UEM  Site http://www.pfi.uem.br/mfi/disserta_teses/roberto_rossato_2009.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Um prefil da pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil partir da análise de periódicos de Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
MARRONE JR, Jayme

O presente trabalho tem por objetivo descrever o perfil da pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil, por meio da análise dos periódicos de ensino de ciências, publicados nos últimos 20 anos. O trabalho é constituído de duas partes, uma quantitativa onde os dados foram coletados pela análise de 1772 artigos publicados em periódicos de circulação nacional e a segunda parte corresponde à interpretação do volume de 38 artigos publicados no Caderno Brasileiro de Ensino de Física onde buscamos entender como os pesquisadores descrevem a área. Utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin como referencial teórico e como técnica de coleta/análise dos dados na primeira parte e, ainda, o conceito de transposição didática de Chevallard na segunda parte como forma de avaliação dos padrões encontrados nos textos destes periódicos que permitiram reconhecer a visão dos autores sobre a área analisada. Encontramos no final da análise, uma área ainda em construção, mas com características bem-definidas no que tange aos problemas de pesquisa encontrados, a forma como são divulgados e a preocupação dos pesquisadores em transformar o Ensino de Astronomia em potencial recurso didático.

Palavras-chave: Ensino de astronomia. Análise de conteúdo. Periódicos de ensino de Ciências.

Downloads 3765  3765  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://www.uel.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Óptica e instrumentaçăo de raios X aplicada ao estudo de materiais Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
KAKUNO, Edson Massayuki

A descoberta dos raios X há um pouco mais de 100 anos (por Wilhelm K. Roentgen em 1895) abriu um campo de pesquisas com possibilidades de instrumentação sem precedentes: o comprimento de onda dos raios X permite detectar deslocamentos lineares na ordem do Angstron e deslocamentos angulares da ordem de segundos de arco. A pesquisa em materiais teve um salto com o aparecimento de fontes de raios X de segunda geração, os síncrotrons. E, ao mesmo tempo, apareceu a necessidade de se desenvolver uma instrumentação adequada para poder aproveitar ao máximo a potencialidade destas máquinas. A astronomia, hoje, tem interesse maior em explorar a faixa dos raios X do espectro eletromagnético e setores de alta tecnologia têm mais interesse em utilizar os raios X, como é o caso da litografia com raios X mole. Ainda o desenvolvimento de instrumentação em raios X não atingiu um estágio maduro e consolidado. Neste trabalho são abordados três aspectos básicos de experimentos com raios X: o condicionamento do feixes de raios X, a amostra e o detetor. No capítulo 2 é estudado um aspecto particular da difração de raios X em caso extremamente assimétrico, com feixe emergindo rasante à superfície do cristal, bem como a sua utilização no desenvolvimento de dispositivos de condicionamento de raios X. No capítulo 3 é estudado uma amostra de cristal com periodicidade variável : cristal gradiente. Este tipo de cristal, se bem desenvolvido, tem enormes possibilidades de aplicações em óptica de raios X, como é mostrado em dois exemplos no apêndice 8. Este foi um trabalho de cooperação com o grupo de crescimento de cristais (CCMC, IFSC-USP) de São Carlos. E no capítulo 4 é estudado o desenvolvimento, a partir do cristal bruto até o dispositivo final, de um detetor de estado sólido baseado no sistema CdZnTe, que é um dos materiais mais promissores para desenvolvimento de detetores para raios X duros e radiação Gama, operando com eficiência na temperatura ambiente e com resolução em energias, i.e. a possibilidade de distinguir rádio-isótopos, entre outras aplicações. É o mesmo tipo de detetor enviado na sonda Sojourner, que aterrizou em Marte. Este trabalho foi desenvolvido no NSLS do Brookhaven National Laboratory, US.

Downloads 4159  4159  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!A história da indução eletromagnética contada em livros didáticos de física Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
CARVALHO, Cristiano

Este trabalho teve por objetivo analisar como a história do conceito da indução eletromagnética está contada nos recentes livros didáticos de Física do Ensino Médio. A opção pelo estudo do livro didático foi feita devido à sua marcante presença como importante elemento de registro das formas de ensino em determinados períodos. Iniciando pela discussão do papel e função do livro didático no processo de ensino aprendizagem, foi feito também um estudo sobre a contribuição da História da Ciência ao ensino de Física e a importância que isso tem na humanização da ciência, bem como na desmistificação de fatos que impediriam o estabelecimento de relação do processo de desenvolvimento científico com as dimensões culturais, sociais, políticas e econômicas nele presentes. O universo da pesquisa constituiu-se dos livros didáticos de Física, tanto na sua versão completa como na de volume único, de autores que tiveram livros didáticos aprovados no processo do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNELEM 2007). A análise foi realizada a partir da identificação de quatro categorias, que permitiram diagnosticar a presença e o fazer humano no processo de construção da ciência, assim como as ideias e os métodos presentes no desenvolvimento da ciência. Além dessa análise, comparou-se o conteúdo presente nas obras de volume único com a versão completa de cada autor, na tentativa de investigar o que foi modificado na versão mais “enxuta” comparada com a mais completa. Embora tenham se caracterizado como exceção e não como regra, nos livros foram encontrados exemplos do uso da História da Ciência que a mostraram como um processo, como resultado de construção coletiva, cotejada por erros e acertos. Finalizando, são tecidas considerações para que essa história seja melhor contada nos livros didáticos.

Palavras-chave: História da Ciência. Livro didático. Ensino de Física.

Downloads 4230  4230  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/11761
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!A física moderna e contemporânea no Ensino Médio: qual sua presença em sala de aula? Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SANCHES, Mônica Bordim

O problema abordado nesse trabalho refere-se à situação em que se encontra o ensino de Física no nível médio, envolvendo a Física Moderna e Contemporânea (FMC). Com esse objetivo, verificamos, junto a professores, alunos e livros didáticos, qual a presença da FMC em sala de aula. Essas três instâncias, professores, alunos e material didático são peças-chave para a compreensão da complexidade do processo de ensino-aprendizagem, permitindo-nos conhecer os processos que envolvem a construção do conhecimento e que acabam por desaguar numa busca importante, que é a da renovação curricular da Física no Ensino Médio.

Palavras-chave: Física moderna e contemporânea. Livros didáticos.

Downloads 4398  4398  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM   Site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=59656
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 »