Educadores

Ínicio : Física : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!O eletromagnetismo abordado de forma conceitual no Ensino Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
BRAGA, Marcia de Melo

Este trabalho trata de uma abordagem instrucional centrada nos aspectos conceituais, visando uma aprendizagem eficaz e significativa de situações físicas no Ensino Médio. O objetivo da metodologia aqui empregada é priorizar conceitos físicos em relação a instrumentos (como, por exemplo, a Matemática), que devem ter a conotação apenas de ferramentas, ou de coadjuvantes, no contexto do ensino de Física no Nível Médio. Como referencial teórico para o desenvolvimento dessa metodologia é utilizada a teoria dos campos conceituais de Vergnaud. A proposta é desenvolver um material instrucional que possa servir como texto de apoio na abordagem conceitual do Eletromagnetismo.

Downloads 1940  1940  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Rio Grande do Sul  Site http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/5384
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Trabalhos trimestrais: uma proposta de pequenos projetos de pesquisa no ensino da Física Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
MÜTZENBERG, Luiz André

Este trabalho relata os avanços que se tornaram possíveis na atividade dos trabalhos trimestrais já consolidados no currículo de Física da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha depois de documentá-la e analisá-la à luz de diversas teorias da aprendizagem.

Downloads 730  730  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Uma experiência didática de inserção do microcomputador como instrumento de medida no laboratório de Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Lucia Forgiarini da

Neste trabalho foram elaboradas cinco atividades experimentais que envolveram o uso do microcomputador como instrumento de medida no laboratório didático de Física. As atividades foram do tipo abertas, de modo que os alunos tivessem oportunidade de explorar, testar e discutir soluções para todo o processo de medida, desde o uso de sensores nos sistemas de detecção, à conversão analógica/digital, passando pelos softwares.

Downloads 810  810  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Uma proposta para o ensino de eletrodinâmica no nível médio Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
MORAES, Maria Beatriz dos Santos Almeida

Neste trabalho é apresentada uma proposta para o ensino de Eletrodinâmica. A proposta visa tornar o ensino e a aprendizagem desta disciplina mais eficientes, usando metodologia e recursos apropriados para os novos tempos, de forma a despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento.

Palavras-chave: Física. Nível médio. Eletrodinâmica. Novas tecnologias. Construção do conhecimento. Aprendizagem significativa.

Downloads 812  812  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Ensino de Física moderna e contemporânea e a revista Ciência Hoje Popular Versão: pdf
Atualização:  23/8/2010
Descrição:
ALVETTI, Marco Antônio Simas

Na perspectiva de uma renovação dos conteúdos programáticos escolares, devido à pouca disponibilidade de material didático que insere a Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio, neste trabalho articula-se uma alternativa: a utilização do material de divulgação científica, em particular a revista Ciência Hoje (CH), editada desde 1982 pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que se diferencia das outras publicações nacionais, devido à qualidade da informação veiculada, à confiabilidade da autoria dos artigos e ao seu perfil editorial.

Downloads 2235  2235  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site http://www.casadaciencia.ufrj.br/Publicacoes/Dissertacoes/Alveti_tese.PDF
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!A física moderna e contemporânea no Ensino Médio: qual sua presença em sala de aula? Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SANCHES, Mônica Bordim

O problema abordado nesse trabalho refere-se à situação em que se encontra o ensino de Física no nível médio, envolvendo a Física Moderna e Contemporânea (FMC). Com esse objetivo, verificamos, junto a professores, alunos e livros didáticos, qual a presença da FMC em sala de aula. Essas três instâncias, professores, alunos e material didático são peças-chave para a compreensão da complexidade do processo de ensino-aprendizagem, permitindo-nos conhecer os processos que envolvem a construção do conhecimento e que acabam por desaguar numa busca importante, que é a da renovação curricular da Física no Ensino Médio.

Palavras-chave: Física moderna e contemporânea. Livros didáticos.

Downloads 4399  4399  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM   Site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=59656
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Estática e dinâmica do modelo gaussiano Popular Versão: pdf
Atualização:  23/8/2010
Descrição:
CARMO, Eduardo do

O modelo gaussiano para um ferromagneto em uma rede hipercúbica d-dimensional é apresentado num contexto estático e dinâmico. Sua termodinâmica é investigada calculando diversas grandezas para a faixa de temperatura na qual o modelo é definido (T < T_c). Expoentes críticos e a dimensão crítica são definidos e calculados para o caso ferromagnético com interações de primeiros vizinhos. Dois tipos de dinâmica são inseridos no modelo gaussiano: a dinâmica de Langevin e a de Cahn-Hilliard. São calculadas a função de auto-correlação e a função resposta, que são os observáveis de interesse num enfoque dinâmico.

Palavras-chave: Dinâmica de Sistemas. Desordenados. Física Estatística. Matéria condensada.

Downloads 748  748  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-17122007-091932/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!História e Filosofia da Ciência: da teoria para a sala de aula Popular Versão: pdf
Atualização:  24/8/2010
Descrição:
VANNUCCHI, Andrea Infantosi

Este trabalho discute a introdução de tópicos de História e Filosofia da Ciência no ensino de Física para o segundo grau. Procurou-se dar embasamento teórico para atividades com tal temática, tanto no que diz respeito a questões metodológicas, com a análise de resultados de pesquisas em Didática das Ciências, como, também, quanto aos conteúdos histórico e filosófico.

Palavras-chave: Atividade de ensino. Ciência e tecnologia. Ensino de Física. História da Óptica. História e Filosofia da Ciência

Downloads 760  760  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-15062005-164939/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Ação pedagógica em física no ensino médio: contribuições da história da ciência - um estudo de caso Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
CURADO, Maria Clotilde Correa

Este trabalho apresenta e analisa uma ação pedagógica realizada com alunos do ensino médio, na disciplina de Física, no estudo do movimento da queda dos corpos, na qual, a Hístória da Ciência foi incorporada. A partir da minha preocupação com a busca de significado e sentido nos conteúdos de Física por parte dos alunos e do pressuposto da existência de paralelismo entre as explicações prévias dos alunos e aquelas explicações registradas na história do pensamento científico, a ação pedagógica desenvolvida recorreu à História da Ciência como um recurso potencialmente enriquecedor para promover nos alunos mudanças conceituais e para aproximá-los do processo de produção do conhecimento científico.

Palavras-chave: Física. Estudo e ensino. Ciência. História. Epistemologia. Ensino de segundo grau. Cinemática.

Downloads 2135  2135  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000186821
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Como, quando e o que se lê em aulas de Física no Ensino Medio: elementos para uma proposta de mudan Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
SILVA, Henrique Cesar da

Este trabalho tem como objeto a análise de processos de leitura em aulas de Física no Ensino Médio. As informações foram coletadas em uma escola pública de Campinas, SP, em aulas de Física, Ensino Médio, noturno, entre outubro de 1995 a maio de 1997. Foram usados vários instrumentos de coleta de informações entre eles, registros de observações de aulas, registros em áudio e vídeo, entrevista semiestruturada. A análise das informações coletadas de forma exploratória na primeira etapa da pesquisa, revelou um contexto de leitura caracterizado pelo uso de um único tipo de texto, fragmentado, apresentando exclusivamente produtos do conhecimento da física, cujo uso estava relacionado apenas à prática de resolução de exercícios de livros didáticos, em sua maioria de natureza quantitativa, cobrados em avaliações para atribuição de notas. Nesse contexto, a voz dos sujeitos-leitores aparecia encoberta caracterizando uma situação de simulação de leitura. Na busca de superação dessa situação, na segunda etapa do trabalho, interviemos no contexto de leitura escolar em diferentes momentos, elaborando e aplicando diferentes estratégias, modificando o tipo de texto utilizado, o tema/assunto trabalhado, as formas de interação com os alunos, o tipo de requisição proposta aos alunos na forma de questões por escrito. A análise das intervenções revelou que a emersão dos sujeitos-leitores ocorre em situações de ensino que pressupõem e privilegiam a possibilidade de produção de sentidos diferentes dos esperados do ponto de vista das teorias da física. A abertura à voz dos alunos, tanto nas interações verbais orais como nas interações verbais mediadas por questões escritas, propiciou a emersão de diferentes formas de pensamento, diferentes modos de leitura e diferentes sentidos. Esses resultados são discutidos levando-se em conta o necessário conhecimento sobre os alunos por parte do professor, se se considera a aprendizagem de conteúdos da física como um processo de continuidade-ruptura dos conhecimentos e modos de pensar do senso comum para os conhecimentos e modos de pensar científicos

Palavras-chave: Física - estudo e ensino. Física. Leitura e livros didáticos.

Downloads 1052  1052  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000121508
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 (4) 5 6 »