Educadores

Ínicio : Física : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Um Estudo das Tendências em Teses e Dissertações Brasileiras sobre o Laboratório Didático de Física Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
ALVARENGA, Rodrigo Gontijo de

Nesta pesquisa, analisamos trabalhos acadêmicos sobre o laboratório didático de Física. Mais especificamente, investigamos a possibilidade de existir algum tipo de tendência ao longo do tempo em dissertações e teses defendidas no Brasil, nas últimas três décadas, que de uma forma ou de outra, abordam o tema laboratório didático de Física. Para isso, tomamos uma amostra composta por 17 trabalhos: 15 dissertações e 2 teses que abordavam esta temática. Estes trabalhos foram analisados qualitativamente buscando identificar as seguintes categorias: Objetivo da pesquisa; Metodologia de pesquisa; Nível de ensino e Conclusões. Tal análise mostrou haver entre os autores a busca por novas metodologias de ensino de laboratório, bem como a comparação com as já existentes, como uma proposta de solução para os problemas de ensino e aprendizagem de Física. Observamos ainda uma forte queda no número desses trabalhos a partir da década de noventa. Tal fato é explicado a partir do advento do paradigma construtivista que coloca o laboratório didático de Física como um recurso coerentemente integrado no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Laboratórios de física. Didática. Física. Estudo e ensino. Trabalho.

Downloads 674  674  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Construção de um sistema de avaliação contínuo em um curso de eletrodinâmica de nível médio Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
BARROS FILHO, Jomar

Neste trabalho, propomos um sistema de avaliação contínuo e coerentemente integrado num curso de Física de Nível Médio, baseado em alguns pressupostos construtivistas; em síntese o problema desta pesquisa repousa no fato de que a avaliação do rendimento escolar, da forma que vem sendo utilizada na maioria das escolas, não tem colaborado para gerar uma aprendizagem adequada aos seus educandos. Ao invés de dar subsídios ao professor, dizendo que tipo de ajuda ele precisa fornecer a cada aluno para que este consiga construir os seus conhecimentos, as avaliações têm servido ao controle da conduta e das atitudes dos estudantes em sala de aula. Especificamente, iremos elaborar e propor um curso de Eletrodinâmica. Este será composto por um conjunto de atividades de ensino que procurarão partir das concepções, sobre alguns fenômenos elétricos, que os alunos já possuam, questionando-os e buscando gerar neles conflitos cognitivos assim como a superação dessas concepções, através da construção de modelos explicativos mais elaborados. A cada atividade de ensino existirá, pelo menos, um instrumento de avaliação que possibilite acompanhar o desenvolvimento dos estudantes quanto à aprendizagem de habilidades que denotem conceitos, procedimentos e atitudes implícitos ao conteúdo de Eletrodinâmica. Além disso, faremos uma discussão propondo, também, uma maneira de compor a nota final dos alunos a partir da análise dos processos de ensino-aprendizagem vivenciados em sala de aula.

Palavras-chave: Avaliação educacional. Ensino de segundo grau. Construtivismo (Educação). Eletrodinâmica.

Downloads 638  638  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000188958
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Branas em supergravidade Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
BEVILAQUA, Leandro Ibiapina

Este trabalho tem o objetivo de rever a obtenção das soluções do tipo brana em supergravidade e contém uma dedução detalhada das soluções extrema e negra. A fim de motivar algumas escolhas feitas ao longo do cálculo, o trabalho inclui uma breve revisão dos conceitos advindos da teoria de cordas e supersimetria. Esta revisão nos permitirá ainda relacionar as soluções da supergravidade com as branas da teoria de cordas e tecer considerações sobre o papel desta relação na dualidade entre teoria de calibre e gravitação.

Palavras-chave: Branas. Supergravidade. Supersimetria. Teoria de cordas.

Downloads 623  623  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-29032007-211600/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Uma experiência didática de inserção do microcomputador como instrumento de medida no laboratório de Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Lucia Forgiarini da

Neste trabalho foram elaboradas cinco atividades experimentais que envolveram o uso do microcomputador como instrumento de medida no laboratório didático de Física. As atividades foram do tipo abertas, de modo que os alunos tivessem oportunidade de explorar, testar e discutir soluções para todo o processo de medida, desde o uso de sensores nos sistemas de detecção, à conversão analógica/digital, passando pelos softwares.

Downloads 620  620  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Uma proposta para o ensino de eletrodinâmica no nível médio Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
MORAES, Maria Beatriz dos Santos Almeida

Neste trabalho é apresentada uma proposta para o ensino de Eletrodinâmica. A proposta visa tornar o ensino e a aprendizagem desta disciplina mais eficientes, usando metodologia e recursos apropriados para os novos tempos, de forma a despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento.

Palavras-chave: Física. Nível médio. Eletrodinâmica. Novas tecnologias. Construção do conhecimento. Aprendizagem significativa.

Downloads 599  599  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!História e Filosofia da Ciência: da teoria para a sala de aula Popular Versão: pdf
Atualização:  24/8/2010
Descrição:
VANNUCCHI, Andrea Infantosi

Este trabalho discute a introdução de tópicos de História e Filosofia da Ciência no ensino de Física para o segundo grau. Procurou-se dar embasamento teórico para atividades com tal temática, tanto no que diz respeito a questões metodológicas, com a análise de resultados de pesquisas em Didática das Ciências, como, também, quanto aos conteúdos histórico e filosófico.

Palavras-chave: Atividade de ensino. Ciência e tecnologia. Ensino de Física. História da Óptica. História e Filosofia da Ciência

Downloads 536  536  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-15062005-164939/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Uma análise da história e filosofia da ciência presente em livros didáticos de física para o ensin Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
PAGLIARINI, Cassiano Rezende

Pesquisas atuais na área de ensino de ciências têm enfatizado a importância de uma formação científica humanística que seja ampla e geral, mais significativa para estudantes em todos os seus níveis de ensino.

Palavras-chave: História da ciência. Livros didáticos. Mitos científicos. Natureza da ciência. Pseudo-história.


Downloads 527  527  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Trabalhos trimestrais: uma proposta de pequenos projetos de pesquisa no ensino da Física Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
MÜTZENBERG, Luiz André

Este trabalho relata os avanços que se tornaram possíveis na atividade dos trabalhos trimestrais já consolidados no currículo de Física da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha depois de documentá-la e analisá-la à luz de diversas teorias da aprendizagem.

Downloads 511  511  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Newton e a metafísica : uma proposta de ensino de física para o segundo grau a partir do resgate das Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
BARRETO, Márcio

Nesta dissertação de mestrado o leitor encontrará os principais aspectos da obra de Newton, vistos a partir das relações entre ciência e religião em seus escritos. O foco da análise é a lei da atração gravitacional, aqui utilizada como uma metáfora valiosa para o ensino de Segundo Grau, mais especificamente o ensino de Física. O resgate das origens do conceito de força à distância, baseado em autores como B. Dobbs, R. Westfall, A. Koyré e outros, mostra que no ceme do pensamento científico moderno é possível encontrar respostas para questões essenciais da Educação do nosso tempo.

Palavras-chave: Física. Metafísica. Ciência. História.

Downloads 509  509  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Estática e dinâmica do modelo gaussiano Popular Versão: pdf
Atualização:  23/8/2010
Descrição:
CARMO, Eduardo do

O modelo gaussiano para um ferromagneto em uma rede hipercúbica d-dimensional é apresentado num contexto estático e dinâmico. Sua termodinâmica é investigada calculando diversas grandezas para a faixa de temperatura na qual o modelo é definido (T < T_c). Expoentes críticos e a dimensão crítica são definidos e calculados para o caso ferromagnético com interações de primeiros vizinhos. Dois tipos de dinâmica são inseridos no modelo gaussiano: a dinâmica de Langevin e a de Cahn-Hilliard. São calculadas a função de auto-correlação e a função resposta, que são os observáveis de interesse num enfoque dinâmico.

Palavras-chave: Dinâmica de Sistemas. Desordenados. Física Estatística. Matéria condensada.

Downloads 474  474  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-17122007-091932/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 (4) 5 6 »