Categoria: Física Dissertações |
Estudo da formação de rastos nucleares em polímeros |
Versão: pdf Atualização: 25/4/2013 |
Descrição:
DELGADO, Adriana de Oliveira
O campo da modificação de materiais, através da implantação iônica, vem crescendo amplamente, impulsionado pelas aplicações tecnológicas na biologia, medicina, eletrônica, e outras áreas. Um dos aspectos relacionados ao entendimento desses novos materiais é a identificação e caracterização dos danos produzidos, após a irradiação. Nesse trabalho, foi proposto estudar as modificações microscópicas, após irradiação com feixe de íons de alta energia, em três diferentes polímeros: o policarbonato (Makrofol KG), com espessura de 8 µm; o polialil diglicol carbonato PADC (CR39), espessura 900 µm; e o nitrato de celulose (LR115), espessura 12µm. As amostras foram irradiadas com feixe de Au de 350 MeV no acelerador Cíclotron do Hahn-Meitner Institut (HMI) em Berlim. As amostras de Makrofol KG foram dispostas em superposição de 6 folhas posicionadas perpendicularmente à direção do feixe e foram irradiadas com fluências de 10^8, 10^9 e 10^11 íons/cm^2. As amostras de CR39 e LR115 foram irradiadas com fluência de 10^9 íons/cm^2, sem superposição das amostras. O estudo comparativo dos danos estruturais nas amostras, antes e após a irradiação, foi realizado através de técnicas analíticas como Espectroscopia de Absorção no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Difração de Raios X (XRD), Análise com Detecção de Recuo Elástico (ERDA), e Corrosão Química, para visualização e caracterização dos poros através do microscópio óptico e microscópio eletrônico de varredura.
Palavras-chave: Feixes Iônicos. Irradiações. Polímeros. Rastos Nucleares.
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623 0 bytes USP http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-26032008-080816/ |
Categoria: Física Dissertações |
Introdução ao conceito de energia |
Versão: pdf Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
BUCUSSI, Alessandro Aquino
Como o foco deste texto de apoio está no ensino e aprendizagem do conceito de energia, entendemos ser relevante iniciarmos por uma discussão sobre os problemas que a História e a Filosofia da Ciência mostram terem sido fundamentais para a construção deste conceito; evitando, assim, apresentá-lo de forma arbitrária, sem qualquer contextualização histórica. Quando se discute o processo de ensino-aprendizagem em ciências há uma ideia quase consensual entre os pesquisadores de que é preciso evitar uma apresentação do saber científico como se o mesmo fosse algo acabado, dando ênfase apenas à forma como o concebemos atualmente, sem oferecer aos estudantes oportunidades de compreenderem como se deu a evolução histórica deste saber. Neste sentido, é preciso buscar um maior esclarecimento sobre quais eram os problemas que a comunidade científica buscava solucionar quando do surgimento do conceito de energia. Inclusive para que, refletindo sobre estes fatos, os estudantes possam familiarizar-se com critérios e estratégias de elaboração e validação comuns ao trabalho científico, de modo que lhes seja possível comparar a trajetória de suas concepções pessoais com concepções já superadas dentro da própria evolução do saber científico.
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2285 0 bytes UFRGS http://www.if.ufrgs.br/tapf/v17n3_Bucussi.pdf |
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