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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Análise das Crenças de Eficácia de Professores de Física do Ensino Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Fábio Ramos da

Esse trabalho tem como objetivo analisar as Crenças de Eficácia de Professores de Física do nível médio. Para isso, foi necessário a elaboração de um instrumento de coleta de dados, um questionário do tipo Likert. A nossa amostra consistiu num número de cento e trinta e seis sujeitos. Utilizamos a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura como fundamentação teórica. Os dados coletados foram submetidos à aplicação de alguns testes estatísticos, como testes de correlação, teste Kruskal-Wallis e análise fatorial exploratória com o objetivo de estudar a validade do instrumento utilizado e analisar as Crenças de Eficácia dos Professores, estabelecendo associações entre os itens do questionário e entre os constructos apresentados e algumas variáveis independentes. Como resultados destacamos: os indícios de validade do instrumento de coleta de dados, a correspondência com resultados de importantes pesquisas, os fatores influenciadores dessas crenças no contexto do ensino de Física no ensino médio e a associação de fatores motivacionais com a formação do professor de Física.

Palavras-chave: Ensino de Física. Crenças de eficácia. Motivação de professores.

Downloads 2917  2917  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL - 2007  Site http://www2.uel.br/cce/pos/mecem/pdf/Dissertacoes/fabio_ramos_silva.pdf
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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Controvérsias sobre a natureza da luz: uma aplicação didática Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
Silva, Boniek Venceslau da Cruz

A pesquisa no campo da Didática das Ciências vem mostrando, nas últimas décadas, que alunos do nível médio de ensino apresentam dificuldades de entendimento de conceitos básicos da ciência, em geral, e da Física, em particular. A literatura especializada aponta, como um dos eixos para uma educação científica de melhor qualidade, uma compreensão mais estruturada sobre a ciência. Este trabalho propõe a introdução de elementos da História e da Filosofia da Ciência no ensino médio como subsídio à aprendizagem de conceitos da óptica, de forma geral, e de aspectos relativos à natureza da ciência, de forma específica. Valendo-nos de episódios históricos sobre a controvérsia existente acerca da natureza da luz, principalmente nos séculos XVII e XVIII, como também de recortes da história da óptica no que diz respeito ao desenvolvimento de modelos explicativos do processo da visão, elaboramos e aplicamos uma unidade didática a duas turmas do ensino médio noturno de uma escola da rede pública estadual da cidade de Parnamirim (RN). A unidade envolveu, primordialmente, a leitura de três textos históricos contendo questões escritas, além da realização de um debate coletivo (“júri simulado”). A análise dos resultados indicou algumas dificuldades de superação das concepções alternativas relacionadas ao processo da visão e à natureza da luz. Apesar disso, entendemos que a unidade didática logrou êxitos no que diz respeito à aprendizagem da maioria dos alunos, tanto em relação a uma melhor compreensão da ciência como também de conceitos da óptica.

Palavras-chave: História da Ciência. Óptica. Natureza da Ciência. Ensino de Ciências.

Downloads 606  606  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRN - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciên  Site 
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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Modelagem Matemática no Ensino de Física: Registros de Representação Semiótica Popular Versão: 2010
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de. Modelagem Matemática no Ensino de Física: Registros de Representação Semiótica. Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-IEMCI/UFPA. Dissertação de Mestrado. Pará, 2010.

O objetivo geral da pesquisa é propor reflexões sobre a possibilidade de coordenar registros de representação semiótica em ambiente gerado pelo processo de Modelagem Matemática com vistas ao ensino de Física. Procurando responder à seguinte questão norteadora: A mobilização de registros de representação em atividades de Modelagem Matemática pode favorecer a conceitualização em Física? É que buscamos apoio na teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval (2009; 2008) e em autores de renome na área de Modelagem Matemática no ensino, entre eles: Bassanezi (2004); Biembengut e Hein (2003); Barbosa (2001) e Chaves & Espírito Santo (2008). Metodologicamente, realizamos pesquisa bibliográfica sobre a temática Modelagem Matemática no ensino de Física, bem como o desenvolvimento analítico de seis (06) atividades de modelagem. O resultado da pesquisa bibliográfica levou à explicitação de três recursos didático-pedagógicos para desenvolver a modelagem no ensino de Física: por meio de problemas contextualizados; por meio de simulações computacionais e por meio de atividades experimentais. O desenvolvimento das atividades mostrou que a articulação de registros de representação em ambiente gerado pela Modelagem Matemática pode favorecer a conceitualização em Física.

Palavras-chave: Modelagem matemática. Registros semióticos. Ensino de Física.

Downloads 1830  1830  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IEMCI/UFPA  Site 
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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Relações com o Saber e o Aprendizado em Física por Meio da Avaliação Formativa em um Curso de Introd Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
BALLESTERO, Henrique César Estevan

Este trabalho, de cunho qualitativo, analisa o envolvimento e a permanência de cinco alunos em um curso introdutório de mecânica clássica, tendo como embasamento teórico, para esse fim, as obras de Bernard Charlot que versam sobre a temática das relações com o saber; as de Thomas Kuhn sobre o aprendizado em Física, bem como referenciais relativos à avaliação formativa. Como resultados, apontamos a formação de uma rede de relações construídas pelos alunos ao longo do curso destacando a importância de uma exposição sistemática do aprendiz a situações exemplares desse ramo científico, bem como, o convívio com pares já fluentes nessa linguagem, a fim de que haja uma significativa contribuição na aquisição desse novo vocabulário, aquisição essa que pode ser ainda mais acentuada se existir, no processo de ensino-aprendizagem, um sistema avaliativo que contribua para a autorregulação do aprendizado dos alunos.

Palavras-chave: Aprendizado em física. Relação com o saber. Avaliação formativa. Produção escrita.

Downloads 2109  2109  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://www2.uel.br/cce/pos/mecem/pdf/Dissertacoes/henrique_ballestero_texto_completo.pdf
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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!A astronomia presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Londrina Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
QUEIROZ, Vanessa

Neste trabalho investigamos os conteúdos de Astronomia que estiveram presentes nas séries iniciais (primeiro e segundo ciclos) do Ensino Fundamental de algumas Escolas Municipais de Londrina, durante o ano de 2006. Os materiais de análise foram os Livros de Chamada – onde os professores registram os conteúdos ministrados em cada aula. A metodologia utilizada constituiu-se de uma pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1991) e os documentos de análise de conteúdo (BARDIN, 2001) foram os Livros de Chamada 2006 – Conteúdo. Os dados obtidos foram comparados com os conteúdos de Astronomia, indicados pelos documentos oficiais, utilizados pelo universo pesquisado: a Proposta Pedagógica do Município de Londrina, e Livros Didáticos utilizados pelos professores. A análise dos Livros de Chamada forneceu um mapeamento sobre como anda o Ensino de Astronomia nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Em termos de conteúdo revelou fatos agradavelmente inesperados, fora das perspectivas, reveladas na literatura sobre o tema, que apontam para a existência de falhas na formação dos docentes em conteúdos de Astronomia (LANGHY, 2004), levando-os a “pular” tais conteúdos. Concluímos que, apesar de toda a problemática enfrentada pelos professores, quanto ao conteúdo de Astronomia (má formação, falta de material para aulas práticas, falta de boas referências, etc.) (PUZZO, 2005; LIMA, 2006), os conteúdos ministrados vão muito além daqueles sugeridos na Proposta Pedagógica do Município de Londrina, indo, também, além dos conteúdos dos Livros Didáticos utilizados como apoio, para o preparo de suas aulas. Complementando nossa pesquisa, tomamos o depoimento de uma das Assessoras Técnico Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de Londrina, responsável pela elaboração da Proposta da área de Ciências, e de três professores, participantes da pesquisa, concluindo que as principais influências, entre outras, que levaram a este resultado, podem estar ligadas ao treinamento das professoras em Astronomia pela Secretaria, que por sua vez, tem tido um grande entrosamento com o Laboratório de Astrofísica e Ensino de Astronomia da Universidade Estadual de Londrina e também a relação do professor com o conteúdo abordado.

Palavras-chave: Astronomia. Séries iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads 5469  5469  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://www2.uel.br/cce/pos/mecem/pdf/Dissertacoes/vanessa_queiroz_texto.pdf
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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Soluções e Aplicações da Equação de Difusão Fracionária a Problemas de Contorno Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
ROSSATO, Roberto

Dedicamos esta dissertação ao estudo das equações de difusão que generalizam a equação de difusão usual pela presença de derivadas fracionárias vinculadas à variável espacial e/ou temporal ou termos não-locais. Também consideramos o efeito dos contornos sobre o sistema difusivo por meio de condições de contorno que são não-homogêneas e dependentes do tempo. Para estas equações, sejam elas com derivadas fracionárias ou com termos não-locais, obtivemos soluções exatas utilizando o formalismo de função de Green e mostramos que elas exibem uma dispersão anômala.

Palavras-Chave: Equação de difusão. Difusão anômala. Funções de Green.

Downloads 3273  3273  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá - UEM  Site http://www.pfi.uem.br/mfi/disserta_teses/roberto_rossato_2009.html
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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!A formação do professor de física entre a graduação e a atuação profissional: aprender atuando e atu Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
MARTINS, Alisson Antonio

Nesta pesquisa buscou-se verificar o que se passa entre a graduação e a atuação profissional de professores de Física do ensino médio e que não se evidencia de modo explícito nestes espaços considerados de modo isolado. Partiu-se da noção de que os professores em formação adotam uma postura de produtores de conhecimentos sobre o ensino e que esta postura está relacionada com a ideia do professor como intelectual sugerida por Giroux. Esta noção é entendida nesta pesquisa como uma alternativa ao conceito de professor reflexivo de Schön, que tem sido utilizado recentemente em diversos trabalhos sobre formação de professores. Com o intuito de melhor entender as relações que ocorrem no espaço escolar foram exploradas as noções sobre a escola e educação para diversas linhas de pensamento. A discussão sobre a metodologia da pesquisa é desenvolvida com o fim de apresentar os modos como as informações foram coletadas em face da discussão teórica presente nos capítulos anteriores a ela. Logo após são realizadas as análises das respostas obtidas no primeiro instrumento de pesquisa utilizado, isto é, o questionário. Tal instrumento foi respondido voluntariamente por cinco alunos de um curso de licenciatura em Física, que já atuavam como professores, embora ainda estivessem em processo de formação inicial. Este instrumento permitiu visualizar que os sujeitos adotam uma postura de produtores de conhecimento, entretanto dois deles apresentaram uma aproximação maior em relação à esta postura, levantando inclusive a possibilidade de fazer uma discussão sobre o professor como intelectual. Esta pesquisa permitiu ampliar a compreensão sobre o que se passa entre a universidade e a escola que contribui para a formação do professor. Foi possível perceber que o contato com a docência estando ainda em processo de formação inicial possibilitou aos sujeitos entrevistados uma tomada de posição crítica em relação a sua situação semiprofissional, ao mesmo tempo em que a sua formação para a docência na graduação ganhou novo significado quando se tem aproximação com o espaço escolar sendo realizado em paralelo com a sua formação inicial.

Palavras-chave: Formação de Professores de Física. Ensino de Física. Professor como intelectual. Produção de conhecimento.

Downloads 2105  2105  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/22155
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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Elaboração de unidades didáticas como estratégia central para a compreensão dos modelos científico Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
SANTOS, Leandro Antonio.

Esta dissertação de mestrado descreve o processo de pesquisa, de elaboração e de aplicação de quatro unidades didáticas voltadas ao estudo do movimento, para estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública paranaense. Buscou-se valorizar a interação social em sala de aula, o intercâmbio de ideias, o envolvimento ativo dos estudantes, o diálogo
permanente, possibilitando ao professor em sala de aula trabalhar na zona de desenvolvimento proximal, agindo como mediador entre o conhecimento que os estudantes já possuem e os conhecimentos científicos a serem adquiridos.

Palavras-chave: Ensino de Física. Modelos. Unidades Didáticas.

Downloads 276  276  Tamanho do arquivo 5.03 KB  Plataforma Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG  Site http://
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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Como, quando e o que se lê em aulas de Física no Ensino Medio: elementos para uma proposta de mudan Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
SILVA, Henrique Cesar da

Este trabalho tem como objeto a análise de processos de leitura em aulas de Física no Ensino Médio. As informações foram coletadas em uma escola pública de Campinas, SP, em aulas de Física, Ensino Médio, noturno, entre outubro de 1995 a maio de 1997. Foram usados vários instrumentos de coleta de informações entre eles, registros de observações de aulas, registros em áudio e vídeo, entrevista semiestruturada. A análise das informações coletadas de forma exploratória na primeira etapa da pesquisa, revelou um contexto de leitura caracterizado pelo uso de um único tipo de texto, fragmentado, apresentando exclusivamente produtos do conhecimento da física, cujo uso estava relacionado apenas à prática de resolução de exercícios de livros didáticos, em sua maioria de natureza quantitativa, cobrados em avaliações para atribuição de notas. Nesse contexto, a voz dos sujeitos-leitores aparecia encoberta caracterizando uma situação de simulação de leitura. Na busca de superação dessa situação, na segunda etapa do trabalho, interviemos no contexto de leitura escolar em diferentes momentos, elaborando e aplicando diferentes estratégias, modificando o tipo de texto utilizado, o tema/assunto trabalhado, as formas de interação com os alunos, o tipo de requisição proposta aos alunos na forma de questões por escrito. A análise das intervenções revelou que a emersão dos sujeitos-leitores ocorre em situações de ensino que pressupõem e privilegiam a possibilidade de produção de sentidos diferentes dos esperados do ponto de vista das teorias da física. A abertura à voz dos alunos, tanto nas interações verbais orais como nas interações verbais mediadas por questões escritas, propiciou a emersão de diferentes formas de pensamento, diferentes modos de leitura e diferentes sentidos. Esses resultados são discutidos levando-se em conta o necessário conhecimento sobre os alunos por parte do professor, se se considera a aprendizagem de conteúdos da física como um processo de continuidade-ruptura dos conhecimentos e modos de pensar do senso comum para os conhecimentos e modos de pensar científicos

Palavras-chave: Física - estudo e ensino. Física. Leitura e livros didáticos.

Downloads 1051  1051  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000121508
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Categoria: Física Dissertações
Fazer Download agora!Aspectos motivacionais em operação nas aulas de Física do Ensino Médio, nas escolas estaduais de São Popular Versão: pdf
Atualização:  16/8/2010
Descrição:
SILVA, Elifas Levi da

A presente pesquisa tem por objeto o estudo dos aspectos motivacionais que atuam na relação professor-aluno nas aulas de Física do Ensino Médio em escolas públicas do estado de São Paulo, e foi guiada pela seguinte questão: Por que em relação aos estudos algumas pessoas gostam, querem e se esforçam, enquanto outras ou são claramente apáticas, ou simplesmente desistem?

Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Motivação do aluno. Motivação para a aprendizagem de Física. Motivação para o ensino de Física. Relação motivacional professor/aluno.

Downloads 1657  1657  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27072004-144016/
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