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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (10)


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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Ensina-se a virtude? conexões do Mênon de Platão com o ensino de valores na escola Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
HERMANN, Nadja Mara Amilibia

A questão da possibilidade ou não de se ensinar a virtude é um dos problemas mais antigos em ética. Mesmo que não surja de forma sempre explícita, já as epopeias homéricas tratam da questão. Platão, ao ocupar-se do tema, é devedor de uma longa tradição. Nesse sentido, esta pesquisa de cunho teórico, busca, inicialmente, investigar como o conceito grego de aretê e sua possibilidade de ensino, ocorrem na anterioridade platônica em Homero e Hesíodo, passando pelos poetas líricos, trágicos, cômicos, filósofos pré-socráticos, sofistas e Sócrates, indo até Platão no diálogo Mênon que contém a abordagem mais direta do tema da ensinabilidade da virtude. O mestre da Academia, apesar de considerar a aretê o cerne da polis ideal, reluta em afirmar categoricamente que a mesma pode ser ensinada, pois essa posição estava na raiz da controvérsia dos sofistas com seu mestre Sócrates.

Palavras-chave: Educação. Valores. Virtude. Moral. Platão.

Downloads 1016  1016  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Em torno do corpo próprio e sua imagem Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
MANZI FILHO, Ronaldo

Meu objetivo nesta pesquisa é entender a noção de "corpo próprio" pensada por Merleau-Ponty nas suas primeiras obras. Trata-se de uma noção "cara" ao filósofo, levando-o a questionar e a dialogar tanto com a filosofia quanto com a psicologia, fisiologia e a psicanálise de sua época. De qualquer modo, é a partir da descrição deste conceito que veremos como o filósofo pôde sugerir uma subjetividade sem plena determinação de si, que nos remete a um sujeito corporal em relação com o mundo, com o outro e consigo mesmo. Desta descrição, irei seguir um desdobramento específico deste conceito: a "imagem corporal". Pretendo mostrar como a interpretação merleau-pontyana, nos cursos de Sorbonne, do "estádio do espelho" (proposto por Lacan), pode "ampliar" o questionamento em torno da problemática da relação com o outro.

Palavras-chave: Corpo próprio. Imagem corporal. Poder corporal.

Downloads 2708  2708  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FFLCH - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências   Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Elementos fundamentais da analitica transcendental de Kant Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2013
Descrição:
PIMENTA, Olavo Clabria

Neste trabalho identifiquei os elementos mais importantes envolvidos na argumentação de Kant na sua Analítica Transcendental, isto é, por um lado, as representações intuitivas (sensações, intuições empíricas, intuições puras e aparecimentos) tratadas na Estética Transcendental e, por outro, tanto as representações discursivas (conceitos) como as operações (associadas a unidades, regras e julgamentos) tratadas na sua Lógica Transcendental. Em relação a cada um destes elementos, faço um confronto entre trechos de diversas obras de Kant onde eles são explicitados, buscando identificar, nesta multiplicidade de descrições, informações complementares e/ou possíveis incoerências, na intenção de compreender cada um deles de maneira clara e precisa. Finalmente, exponho como Kant opera com tais elementos para resolver seu problema fundamental relacionado à possibilidade dos juízos sintéticos, inicialmente no Esquematismo dos conceitos e, depois, nas Proposições Fundamentais do entendimento puro.

Palavras-chave: Semântica. Lógica transcendental. Teoria do conhecimento. Transcendentalismo.

Downloads 1995  1995  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Educação Filosófica : uma proposta para a construção da cidadania Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2013
Descrição:
OLIVEIRAl, Walace Soares de

As transformações do mundo reeditaram a cidadania ao longo da história. Para garantir um debate sobre o que é cidadania? Como se constrói? Qual a sua importância no mundo atual? devemos debater o papel da educação nessa construção. Assim, querendo nos aprofundar no tema, optamos por discutir a influência da educação filosófica junto à cidadania.

Palavras-chave: Educação. Filosofia. Cidadania. Educação. Educação política.

Downloads 1709  1709  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Do Ressentimento a gaia ciência : a função da arte na Terceira Dissertação de "Para a genealogia da  Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2013
Descrição:
RABELO, Rodrigo Cumpre

O texto visa evidenciar e depurar a função da arte no interior da análise crítica do ascetismo entendido como subsequência do ressentimento, função essa necessariamente imbricada com a ideia de uma gaia ciência em oposição aos valores metafísico-niilistas. Conforme a tese dos escritos de Nietzsche, o tipo homem deu-se, via de regra, sob a égide dos valores negativos do ressentimento, cujo corolário é o ideal ascético, atual paradigma dominante de todas as áreas da vida humana (e de todo ? conhecimento? sobre essas áreas). Contra esse processo de decadência que corresponde a um castramento do homem, a um enfraquecimento de seus impulsos positivos, criadores, apenas a arte poderá indicar o caminho para novas possibilidades de existência, posto que é a única atividade humana que exemplifica uma valoração não-asceta da existência. O espírito livre, o filósofo do futuro, tem na arte a matriz operacional que permitirá idealizar novamente o mundo, levar o homem a assumir, agora de forma consciente e plena, a função 'divina' de autocriador e modelador da vida, no espírito de Dioniso (do segundo Dioniso, o do velho Nietzsche). Ao invés do autoapequenamento do homem, ter-se-ia, com e a partir da 'arte' (isto é, com a autocriação de cunho nobre, regida pela gaia ciência), as diretrizes para a autosuperação da vida humana atual, dando lugar e vazão a novas, até agora não desejadas, realidades. Estas se traduzirão, por exemplo, numa grande saúde, numa grande política, numa grande razão, e mesmo numa grande seriedade; numa palavra, à existência em grande estilo, inédita na história, senão por alguns "acasos felizes". O ponto de viragem é a chamada morte de Deus, perpetrada pela própria vontade de verdade ascética, numa imensa e inédita autoimplosão que implica, inclusive, na auto-superação-supressão ou metamorfose da Filosofia em gaia ciência.

Palavras-chave: Arte e moral. Arte. Filosofia. Arte e ciência. Verdade. Verdade e falsidade.

Downloads 6111  6111  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Do fordismo à produção flexível: a produção do espaço num contexto de mudança das estratégias de acu Popular Versão: 
Atualização:  28/8/2013
Descrição:
BOTELHO, Adriano

O objeto do presente trabalho é uma análise da produção do espaço da indústria, privilegiando a indústria automobilística brasileira, no contexto de passagem do chamado fordismo para a produção flexível. O objetivo do trabalho é o de examinar a intrincada rede de relações entre o espaço e as estratégias de produção e reprodução do capital, num contexto de transformação dessas estratégias. O espaço é considerado como um produto, mas por outro lado, também é aqui tomado como produtivo. Buscou-se, então, detectar quais são as principais mudanças (políticas, sociais, econômicas e espaciais) que ocorrem na passagem das estratégias fordistas de reprodução e acumulação do capital para as ligadas à produção flexível.

Palavras-chave: Fordismo. Indústria automobilística. Produção do espaço.Produção flexível. Reestruturação produtiva.

Downloads 872  872  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Do Argumento do Desígnio - David Hume  Popular Versão: PDF
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
LAUX, Evelise Rosane Treptowe

Neste estudo nos propusemos a uma investigação das críticas de David Hume ao ‘Argumento do Desígnio’, existente em seu livro Diálogos sobre a Religião Natural. Críticas essas que têm por finalidade apontar as fragilidades do referido argumento, como fundamento da teoria que defende a criação do mundo a partir de Deus. Objetivamos também, explicitar o caminho dialético e rgumentativo humeano, que a partir de uma perspectiva empirista, propõe que todo o conhecimento pode, somente, provir da experiência sensível. Se Hume consegue ou não refutar e destruir esse argumento e, se propõe ou não alguma alternativa para substituição, é o que examinaremos no presente. De um total de quatro capítulos, começaremos por apresentar o ‘Argumento do Desígnio’, na forma em que ficou conhecido. A seguir entraremos, efetivamente em contato com o livro Diálogos sobre a Religião Natural, passando então à abordagem da construção das críticas elaboradas por Hume (Filo) para, finalmente demonstrarmos que, apesar de parecer ter Filo, sido vencido no diálogo - num feito que só corrobora a maestria linguística humeana - ratifica, sob um véu de discrição, a posição assumida durante todo o diálogo.

Palavras-chave: Hume. Crítica. Argumento do Desígnio. Religião Natural.

Downloads 1651  1651  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCRS  Site http://
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Diálogo na escoIa: ética do discurso habermasiana versus a violência  Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2013
Descrição:
MARQUES, Edi I Carlos Aparecido

O presente trabalho analisa e defende a tese de que a aplicação da teoria da ética do discurso de Jürgen Habermas nas escolas brasileiras cria uma cultura discursiva capaz de enfrentar o problema da indisciplina e da violência estudantil, bem como restaura a práxis pedagógica das mesmas. Pois, leva-se em consideração que tal teoria, ao reintroduzir a racionalidade comunicativa nas interações pedagógicas, estabelece barreiras contra a permanência da racionalidade instrumental nas instituições educacionais. Esta visão é o resultado de uma investigação sistemática e reflexiva a propósito da literatura acerca da questão da indisciplina e da violência escolar no Brasil, da ética do discurso habermasiana e do pensamento pedagógico brasileiro que analisa as possíveis contribuições da filosofia de Habermas para o processo educacional formal.

Palavras-chave: Escola. Ética do Discurso. Indisciplina. Violência Escola. Racionalidade Comunicativa. Racionalidade Instrumental.


Downloads 2803  2803  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Desconstrução e identidade : o caminho da diferença Popular Versão: 
Atualização:  28/8/2013
Descrição:
PRIKLANICKI, Fábio

Por meio de uma investigação que incide sobre as práticas críticas, o trabalho apresenta uma elaboração sobre o potencial político da desconstrução para uma leitura de textos literários comprometida com reivindicações identitárias feitas às margens dos discursos hegemônicos. O gesto desconstrutivo, como proposto pelo pensador franco-argelino Jacques Derrida, desafia a estabilidade de categorias que fundamentam estes discursos, tais como “essência”, “natureza”, “origem” e outros nomes metafísicos que envolvem a ideia de identidade a si, demonstrando, desta forma, que toda estrutura é atravessada por uma falta constitutiva.

Palavra-chave: Bhabha. Homi K. Crítica literária. Derrida. Jacques. Desconstrucionismo. Filosofia. Identidade.

Downloads 754  754  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!Das andanças do pensar : cenas infantis Popular Versão: 
Atualização:  28/8/2013
Descrição:
SILVA, Tomaz Tadeu da

Na estrada, pegadas sugerem passos e descompassos de andarilhos de diferentes tribos. Por toda parte, pisadas: rastejantes, superficiais, firmes, a-fundadas, dançarinas, crianceiras e até rasuradas. A diagramação é a máquina que captura as relações de forças e ressalta, no percurso e no percorrido, linhas, fluxos e composições. Da vida, lampejos de pensamentos desgarram-se. Dos pensamentos, possibilidades de vida desprendem-se. É nesse ponto que a experimentação suscita outros modos de pensamento e desencadeia novas maneiras de viver. É por essa conjugação com a vida que os signos se dão à sensibilidade e coagem-na a sentir. A agressão inicial repercute: leva a memória a aprender um imemorial, a fabular um por vir e a resistir ao presente; introduz o tempo no pensamento e o desafia a pensar o impensado. À vista disso, a aprendizagem conduz as faculdades ao exercício transcendente e requer uma educação voltada para a emissão e a exploração dos signos. Da conexão entre educação, crianceiria e filosofia, forças são duplicadas e devires precipitados.

Palavra-chave: Bergson. Henri. Criança. Pensamento. Deleuze. Gilles. Filosofia da diferença. Tempo.

Downloads 1919  1919  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site 
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