Categoria: Filosofia Dissertações |
Morte da arte?: O tema do fim da arte nos Cursos de estética de Hegel |
Versão: Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
ARAUJO, Katia Silva
O presente trabalho tem por escopo esboçar um exame acerca da problemática do Fim da Arte nos Cursos de Estética de Hegel. Para tanto, partimos de duas hipóteses. A primeira aponta para um fim sistemático da arte na tríade do Espírito Absoluto, ou seja, a arte cede lugar a outras manifestações do espírito tais como a religião e a filosofia, sob a forma do conceito. A segunda hipótese diz respeito à própria intenção sistemática dos Cursos de Estética. Primeiro, considerando as modalidades sucessivas de expressão artística apontadas pelo filósofo sob a Forma das artes simbólica, clássica e romântica e, segundo considerando as formas específicas de artes, todas elas submetidas a uma ordenação histórica, tais como a arquitetura, a escultura, a pintura, a música e a poesia.
Palavras-chave: Hegel. Georg Wilhelm Friedrich. Morte da arte.
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1216 0 bytes UFMG http:// |
Categoria: Filosofia Dissertações |
O problema da fundamentação de uma história universal no sistema crítico-transcendental de Kant |
Versão: Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
KLEIN, Joel Thiago
Este trabalho de mestrado aborda o problema da fundamentação de uma História universal sobre as bases do sistema crítico-transcendental kantiano. Seu objetivo é mostrar que o tema da história possui legitimidade transcendental, isto é, que ele pode ser visto a partir do horizonte da revolução copernicana do pensamento. No primeiro capítulo, caracteriza-se a natureza do projeto de uma História universal e sustenta-se que as reflexões sobre a história formam uma doutrina unitária e coerente. No segundo capítulo, reconstrói-se, a partir da Crítica da faculdade do juízo, a legitimidade transcendental da noção de teleologia e se mostra como ela determina a concepção de história. No último capítulo, defende-se que a História universal deve ser vista como uma resposta à pertunta “que me é permitido esperar?” E, por conseguinte, como fundada sobre um particular interesse da razão humana.
Palavras-chave: História universal. Teleologia. Interesse da razão. Sistema transcendental.
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1886 0 bytes Universidade Federal de Santa Maria |
Categoria: Filosofia Dissertações |
O próximo de Kierkegaard, o outro de Lévinas e a condição animal |
Versão: Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
FERREIRA, Sandro de Souza
Historicamente, a condição animal tem sido tratada, com pequenas variações, à luz do perfeccionismo moral nascido com Aristóteles e desenvolvido por Tomás de Aquino. Os animais ocupam espaço no mundo para servirem ao homem. A reação à concepção perfeccionista, em nossos dias, tem alcançado destaque nas vozes de Peter Singer e de Tom Regan, filósofos dedicados ao exame da questão animal. Tanto as proposições de Singer, quanto as de Regan, porém, têm sido alvo de objeções que, muitas vezes, as põem em dificuldades. Uma abordagem da condição animal que possa, ao mesmo tempo, reagir à altura ao perfeccionismo moral e escapar às objeções opostas a Singer e Regan, não é tarefa fácil. Tem-se, porém, que a ética pensada a partir da alteridade, na qual a responsabilidade assume o papel primordial, pode apresentar-se como um bom caminho. Sobressaem, nesse contexto, os nomes de Kierkegaard e de Lévinas, filósofos que pensaram a alteridade e a responsabilidade de formas inovadoras. Neste estudo, então, o que se pretende analisar são as perspectivas de debate acerca da condição animal a partir das reflexões éticas desenvolvidas por Kierkegaard e por Lévinas.
Palavras-chave: Kierkegaard. Lévinas. Próximo. Outro. animais.
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1234 0 bytes Universidade do Vale do Rio do Sinos |
Categoria: Filosofia Dissertações |
Paul Ricouer: entre hermenêutica e crítica das ideologias |
Versão: Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Ana Kelly de
Este trabalho expõe o pensamento de Paul Ricœur em relação ao debate contemporâneo entre a hermenêutica e a crítica das ideologias. Procura mostrar, neste sentido, a unidade existente entre texto e ação segundo a perspectiva ricoeuriana. A proposta filosófica de Ricœur, afirma-se, está longe de qualquer ecletismo, mas se caracteriza por um estilo dinâmico e inquietante, aqui explicado a partir das analogias com o movimento das partículas subatômicas, da física quântica, as quais ajudam a dispensar a ideia equivocada de compilação e ecletismo, resultante de leituras superficiais de seus textos. Na verdade, este trabalho é uma contribuição à construção de uma teoria da leitura do texto desse notável filósofo.
Palavras-chave: Paul Ricœur. Texto. Ação. Hermenêutica. Crítica.
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969 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Categoria: Filosofia Dissertações |
Teatro Trianon: forças da ordem x forças da desordem |
Versão: Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
FERREIRA, Adriano de Assis
Este trabalho procura situar, em sua primeira parte, o teatro Trianon, inaugurado no Rio de Janeiro em 1915, na história do teatro brasileiro. No primeiro capítulo, apresenta o discurso do “teatro moderno brasileiro” e sua construção histórica. No segundo capítulo centra-se na inauguração do teatro Trianon e destaca o papel que efetivamente ocupou em nossa tradição teatral. No terceiro capítulo apresenta Leopoldo Fróes, maior ator nacional do período, que brilhou nos palcos do Trianon, e relata algumas histórias de sua vida profissional. Em sua segunda parte, traz artigos sobre o Teatro Trianon coletados em jornais cariocas durante o período de março de 1915 e fevereiro de 1921, e um quadro com todas as peças encenadas no período.
Palavras-chave: Leopoldo Fróes. Teatro brasileiro. Teatro moderno brasileiro. Teatro na República Velha. Teatro Trianon.
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