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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (10)


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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!A crítica heideggeriana de Ser e Tempo ao conceito de ser da tradiçăo filosófica Popular Versão: 
Atualização:  20/6/2012
Descrição:
SANTOS, Marcel Albiero da Silva

A presente dissertação versa a crítica heideggeriana, em Ser e tempo, ao conceito de ser dominante ao longo da tradição filosófica. Primeiramente mostraremos como Heidegger caracteriza a filosofia como projeto de ontologia fundamental. Tal projeto necessita, como tarefa preliminar, de uma analítica existencial do ser-aí. Em seguida, mostraremos que, para Heidegger, uma tal ontologia não pôde se desenvolver ao longo da tradição filosófica justamente porque o ser-aí foi interpretado segundo um padrão ontológico a ele inadequado: o padrão ontológico categorial.

Palavras-chave: Heidegger. Ser e tempo. Vorhandenheit. Decadência. Proposição.

Downloads 15623  15623  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!A Crítica de Sartre ao ego transcendental na fenomenologia de Husserl Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
SANTOS, Adelar Conceição dos

A presente dissertação tem como tema a crítica de Sartre a noção de Ego transcendental na fenomenologia de Husserl. Dentro do quadro de evolução da obra de Husserl, o Ego transcendental pode ser assinalado como resultado da introdução da noção de epoché, ou redução fenomenológica, na chamada “virada transcendental” da fenomenologia. O Ego transcendental é simultaneamente o resultado desta operação e o princípio de constituição de todo sentido do mundo. A fenomenologia transcendental de Husserl é então Idealismo Transcendental. Contra esta concepção, em A Transcendência do Ego, Sartre apresenta a tese segundo a qual o Eu não é um conteúdo da consciência transcendental, necessário para garantir a sua unidade e individualidade, mas um objeto transcendente. A unidade e individualidade, necessárias à consciência, é garantida pela intencionalidade, interpretada como o caráter fundamental de toda consciência.

Palavras-chave: Filosofia contemporânea. Fenomenologia. Ego transcendental.

Downloads 797  797  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Maria  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!A Crítica de Hegel ao Realismo Ingênuo Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
GUISOLFI, Rafael Claudio

O senso comum sempre despertou interesse filosófico tanto para Hegel como para os demais filósofos. Seja para superá-lo, seja para compreendê-lo, criticá-lo ou analisá-lo, o senso comum sempre se fez presente em teorias filosóficas. No presente trabalho, pretende-se analisar o senso comum segundo uma de suas formas específicas, a saber, o realismo ingênuo conforme a exposição feita por Hegel em sua obra Fenomenologia do espírito.

Palavras-chave: Hegel. Realismo ingênuo. Crítica. Saber absoluto.

Downloads 7038  7038  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCRS  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!A crítica a psicologia em História da Loucura Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
MIOTTO, Marcio Luiz

Essa dissertação é resultado de um projeto maior, intitulado “Sobre a Morte do Homem e a Psicologia, em Michel Foucault”. Esse projeto busca analisar as diversas nuances argumentativas empregadas por Foucault nas críticas às “antropologias”, figuradas em seus livros ditos “arqueológicos”. Para isso, parte-se de uma dupla problematização: a autocrítica feita pelo próprio Foucault a seus escritos dos anos 50, tributários de querelas epistemológicas e de fundação da psicologia e das ciências humanas; e a descrição mesma dessas querelas, tomando como base problemas históricos e epistemológicos da fundação da psicologia (no caso, questões relativas à sua unidade, especificidade e objetividade).

Palavras-chave: Foucault. Arqueologia. História da loucura. Psicologia. Ciências humanas. Doença mental. Modernidade. Alteridade. Humanismo.

Downloads 2316  2316  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!A construção do objeto das ciências humanas segundo a epistemologia da linguagem de Gilles - Gaston  Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Rita de Cassia

O presente trabalho tem por objetivo expor e comentar os principais aspectos da proposta de uma epistemologia da linguagem conforme concebida pelo filósofo contemporâneo Gilles-Gaston Granger no seu programa de epistemologia comparada, bem como ilustrar esta proposta com sua aplicação à teoria linguística de Ferdinand de Saussure. A ideia de Granger de uma epistemologia da linguagem se sustenta no pressuposto de que o objeto científico é uma construção linguística resultante de um processo do pensamento formal. Este último se insere na filosofia transcendental, não propriamente nos mesmos moldes da concepção kantiana, mas considerando as condições a priori e os princípios transcendentais de fundamental importância para uma epistemologia, quando deslocados do sujeito para a linguagem.

Palavras-chave: Filosofia. Epistemologia. Linguística.

Downloads 1772  1772  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!A Construção do lugar da Filosofia no currículo do Ensino Médio Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli

A construção do lugar da Filosofia no currículo do Ensino Médio: análise a partir da compreensão dos professores de Filosofia da escola pública paranaense. Esta pesquisa busca entender o sentido e o lugar que a Filosofia ocupa como componente curricular do Ensino Médio da escola pública paranaense. Investiga, nos documentos produzidos por professores de Filosofia, os diferentes modos de compreender a natureza do conhecimento filosófico, seus objetivos, conteúdos e métodos de ensino a fim de estabelecer a relação entre esta compreensão e o lugar da Filosofia no currículo do Ensino Médio. Para localizar o objeto de estudo no campo da pesquisa educacional, buscou-se a compreensão de alguns aspectos do Ensino Médio como etapa final da educação básica, contextualizando a educação, a escola e a Filosofia como lugar da experiência. O lugar é construído por meio de políticas educacionais, inseridas no contexto da lógica capitalista, pelos sujeitos do Ensino Médio, professores e estudantes, com suas identidades de classe e culturais e pelo currículo como construção social.

Downloads 1001  1001  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!A constituição do sujeito em Paul Ricoeur: uma proposta ética e hermenêutica Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
STEFANE, Jaqueline

Este trabalho gira em torno de três grandes temas da história da filosofia: o sujeito, a compreensão e a linguagem. O objetivo principal é apresentar a importância da hermenêutica na constituição do sujeito não só no tocante à interpretação do “mundo do texto”, mas também em uma proposta ética renovada na qual o si-mesmo é gerado (constantemente) pela dialética entre a identidade ipse (outro) e a identidade idem (mesmo). O sujeito ricoeuriano se diferencia do “eu”, do ego, da consciência; é o “si” reflexivo de todas as pessoas. Esse “si”, que no Cogito cartesiano é uma verdade imediata, em Ricoeur, não é um dado, mas uma tarefa, uma dupla tarefa ética e hermenêutica. O texto, a escrita, a narrativa, são lugares onde se realiza a compreensão de si, do mundo e dos outros através da desconstrução, da perda do “eu”, e de sua reconstrução em um outro nível de maturação e aprimoramento da identidade de si.

Palavras-chave: Filosofia. Hermenêutica. Pragmática. Sujeito. Linguagem.

Downloads 5315  5315  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Vale do Rio do Sinos  Site 
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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!A concepção de pessoa na teoria da justiça eqüitativa de J.Rawls Popular Versão: 
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
PELLIZZARO, Kerlly

O presente trabalho tem como objetivo pesquisar como a concepção de pessoa é apresentada nas obras de Rawls, qual sua importância para a teoria da justiça equitativa e quais suas implicações nas sociedades democráticas atuais. A forma como os cidadãos estão representados na cultura política pública de uma sociedade, como são considerados e como eles próprios se consideram cidadãos livres e iguais, faz com que as instituições sociais sejam mais justas. Isto ocorre porque a participação e a representação das pessoas em uma sociedade justa obrigam que as instituições promovam direitos básicos de cidadania, como a liberdade e a igualdade, em suas regras internas, pautando-se em um modelo ideal de democracia.

Palavras-chave: Pessoa moral. Concepção política de pessoa. Concepção política de justiça. Justiça equitativa. Capacidades morais. Posição origina. Sociedade bem ordenada. Cooperação social.


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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!A ciência do sujeito na teoria lacaniana Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
FRANÇOIA, Carla Regina

Este trabalho tem como intenção traçar a gênese teórica de alguns conceitos fundamentais no desenvolvimento da obra de Lacan – do início até os anos 50. Para isso, é preciso questionar o que permitiu e o que precisou ser revisto e organizado para que tanto o simbólico quanto o significante fizessem sua entrada na obra de Lacan a partir do contexto inicial do imaginário; é preciso pontuar o que aconteceu com o período do imaginário que tornou necessária a entrada do simbólico, como tema privilegiado, e a partir deste, a entrada do significante.

Palavras-chave: Lacan. Desejo. Intersubjetividade.

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Categoria: Filosofia Dissertações
Fazer Download agora!A ausência da liberdade na tradição política e na era moderna segundo Hannah Arendt em A C Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
SPELLMEIER, Moisés

A presente dissertação consiste numa análise da constatação arendtiana da perda da liberdade outrora vivenciada na antiga polis grega. O desenvolvimento do tema, em linhas gerais, assenta-se sobre minha leitura de A Condição Humana cotejada, mais diretamente, com Entre o Passado e o Futuro. Três capítulos compõem esta análise, que parte de uma primeira conceitualização da vita activa, seguida da crítica à tradição política e à virada marxista sobre esta mesma tradição. O último capítulo trata do ponto de vista arquimediano e da dúvida cartesiana, que segundo Arendt, são determinantes para a confirmação de experiências políticas que se fundam sobre a ausência da liberdade.

Palavras-chave: Liberdade. Hannah Arendt. Condição humana.

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