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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (4)


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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!José Martí: um olhar cosmopolita em La Edad de Oro Popular Versão: 
Atualização:  18/9/2008
Descrição:
SANTOS, Maria Angélica Guidolin dos

O objetivo deste trabalho é estudar a figura do escritor José Julián Martí y Pérez (1853-1895) do ponto de vista literário, ou seja, o literato Martí, destacando a importância do autor e de sua revista infantil, La Edad de Oro, como representante da voz literária tanto para a literatura hispano-americana, como universal.

Palavras-chave: Literatura infantil. Revista. Modernidade.

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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Letramento em uma escola de educação bilíngue na fronteira Uruguai/Brasil Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BORTOLINI, Leticia Soares

Esta pesquisa tem como objetivo descrever as práticas de letramento realizadas pelos participantes de duas terceiras séries de uma escola de educação bilíngue por imersão dual espanhol/português, localizada na cidade de Rivera (Uruguai) e levantar as atividades letradas em português e em espanhol realizadas por alunos e seus familiares fora do contexto escolar. A fundamentação teórica que subjaz à análise apresentada está baseada nos Novos Estudos sobre Letramentos (New Literacies Studies) (Heath, 1982; Street, 1984; Barton, 1994; Gee, 2004), os quais entendem letramento como um conjunto de práticas organizadas social e culturalmente (Cole & Scribner, 1981) que envolvem na sua constituição a tecnologia da escrita - ao que Street (1984) se refere como práticas de letramento. Como unidade de análise do letramento em sala de aula, uso o conceito de evento de letramento (Heath, 1982, 1983): atividade social em que a escrita é parte essencial na constituição da interação entre os participantes. A pesquisa foi realizada por meio de trabalho de campo de 27 dias que envolveu a geração de dados etnográficos na escola e na comunidade através de observação participante, gravação de entrevistas em áudio e registro fotográfico. Por meio da análise dos dados, pude constatar que os alunos da escola estudada são membros de um grupo social que está em contato com diferentes textos escritos e realiza diferentes atividades letradas em português e em espanhol cotidianamente. Os dados evidenciam que, dentro da sala de aula, os professores propõem variadas atividades de letramento sob uma perspectiva de monolinguismos paralelos, não havendo, em geral, a proposta de atividades de biletramento. Os materiais trazidos pelos alunos para a sala de aula e as atividades em grupos sem o controle do professor demonstraram ser, no entanto, gatilhos para a ocorrência de eventos de letramento bilíngue. Este trabalho contribui para a descrição das práticas de letramento de uma escola de educação bilíngue e propõe uma reflexão sobre como o (bi)letramento pode promover a inclusão de minorias sociais e lingüísticas, apontando para a importância de a escola conhecer as práticas sociais da comunidade para poder usá-las como possíveis recursos socioculturais em uma prática pedagógica inclusiva.

Palavras-chave: Aquisição da linguagem. Bilinguismo. Escrita. Etnografia. Letramento. Linguagem e línguas. Linguística aplicada. Rivera (Uruguai).

Downloads 1304  1304  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://
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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Análisis de las dificultades de aprendizaje de la expresión escrita por parte de estudiantes portugu Popular Versão: 
Atualização:  6/10/2008
Descrição:
ARIAS, Guadalupe Méndez

Este trabajo de grado tiene como objetivo conocer cuáles son las principales dificultades que han tenido un grupo concreto de aprendices portugueses de español como lengua extranjera a la hora de aprender a escribir en español. La metodología utilizada es la realización y análisis de un corpus de producciones reales de estos aprendices, según el procedimiento del Análisis de Errores, por un lado, y la realización y análisis de una encuesta personal de análisis de dificultades según la apreciación de estos aprendices, por otro.

Palabras clave: Español para extranjeros (L2). Análisis de Errores. Interlengua portugueses.

Downloads 1306  1306  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad de Salamanca  Site http://
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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Internet y la enseñanza del español: el uso de blogs Popular Versão: 
Atualização:  4/6/2008
Descrição:
BLÁNQUEZ, Francisco Javier Mayor

El uso de los blogs en las clases de español como lengua extranjera hace que se individualice el proceso de aprendizaje y se adapte a las características, habilidades y motivaciones del alumno. También ayuda a que el profesor se convierta en alguien que orienta y asesora, sugiere estrategias y caminos a recorrer, y ayuda al alumno en su proceso de exploración y aprendizaje.
La presente Memoria refleja la experiencia del uso del blog como medio de enseñanza de español con una alumna de origen brasileño. Mediante encuestas se analiza el uso de sus estrategias a la hora de aprender español. Por otra parte, los datos obtenidos a través de los comentarios depositados en el blog por ella, sirven de análisis para determinar el estado de su interlengua y si se alcanzan los objetivos previstos en el estudio, entre los que destacan, fomentar el aprendizaje de forma autónoma por parte del alumno, rebajar el filtro afectivo y aumentar la motivación en el aprendizaje de español.

Downloads 1309  1309  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad León - FUNIBER, 2007  Site http://
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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!La enseñanza del componente pragmático a través de fragmentos de películas  Popular Versão: 
Atualização:  4/6/2008
Descrição:
VÍLCHEZ, José Antonio Tallón

Este trabajo se basa en la idea de que algunos errores que cometen los estudiantes de E/LE se deben a la reproducción de estrategias comunicativas, y de actuación, que son propias de su lengua y cultura. Estos errores son de tipo pragmático y el objetivo de la memoria ha sido desarrollar algunas unidades didácticas para evitarlos. Concretamente aparecen tres unidades que, utilizando pequeños fragmentos de pelίculas, explotan algunas caracterίsticas pragmáticas de la lengua española, tales como: temas posibles en la conversación entre recién conocidos, mostrar interés hacia el interlocutor para progresar en la conversación, las fases de un cumplido y los cumplidos sobre el físico, la no cooperación en la conversación y el cambio brusco de tema, expectativas que se dan en la situación: un invitado a comer, las peticiones: estructura y fases, el debilitamiento y la pérdida del sonido /d/ y posibles interpretaciones de su pronunciación, y las presentaciones. También se facilita una guίa didáctica para cada unidad que pretende ayudar al profesor en el desarrollo de las mismas. En esta memoria podemos encontrar, además, un marco teórico que pretende dar una visión sucinta de la Pragmática, prestando mayor atención a los elementos teóricos que justifican los ejercicios y cuadros explicativos que aparecen en las unidades didácticas presentadas.

Downloads 1314  1314  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad de Alcalá de Henares  Site http://
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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Em torno da identidade do educador lingüístico : aspectos de sua auto-estima, suas concepções e sign Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2008
Descrição:
FABRET, Sheila Telli

Este estudo teve por objetivo principal conhecer e compreender os sentimentos de auto-imagem e auto-estima e as concepções dos professores de espanhol sobre o trabalho e a contribuição social do educador lingüístico em língua estrangeira, com vistas a um redimensionamento da identidade profissional deste professor. A ancoragem teórica dessa pesquisa centrou-se em três eixos: estudos teórico-bibliográficos sobre a auto-imagem e a auto-estima docentes; estudos sobre os modelos de identidade docente; e estudos sobre a educação lingüística em língua estrangeira.

Downloads 1317  1317  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUCRS  Site http://
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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Las dinámicas para grupos en clase de E/LE Popular Versão: 
Atualização:  6/10/2008
Descrição:
AMO, Inmaculada Peláez

Como profesores, podemos hacer que el aprendizaje de una segunda lengua sea más provechoso si ponemos atención y conciencia a lo que pasa dentro de la clase, entre los estudiantes y entre ellos y nosotros. A diferencia de lo que sucedía en los planteamientos tradicionales en los que se trabajaba básicamente de forma individual, en los enfoques actuales la tendencia es aprovechar todas las potencialidades que el propio grupo nos ofrece. Disciplinas como la psicología social, grupal, la pedagogía y la sociología están aportando elementos muy positivos a nuestras clases, como la aplicación de la dinámica de grupos y cómo ésta facilita la tarea de enseñar y hace más divertida la tarea de aprender.

Downloads 1318  1318  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad Nebrija  Site http://
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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora! Análise da Aplicação de um Hipertexto com Alunos do Ensino Médio Popular Versão: 
Atualização:  26/1/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Tereza C. M.

A presente pesquisa faz parte da linha de pesquisa Interação e Discurso. Esta foi realizada em três etapas: a primeira, uma análise técnica do hipertexto; a segunda etapa, uma análise da experiência do usuário, com base nas observações dos sete usuários, que eram estagiários do LATEC/UFRJ e profissionais em formação, alunos da disciplina Linguagens Digitais, do curso de Comunicação Social da UFRJ; e a terceira, uma análise da experiência do usuário, com base nas observações dos dezoito alunos da 1a série do ensino médio do Ciep-165 Brigadeiro Sérgio Carvalho, localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Objetivamente, pretende responder às seguintes questões: “Quais as dificuldades encontradas pelos usuários na utilização do hipertexto? Quais os pontos positivos da experiência da utilização do hipertexto? Com base na literatura, qual o grau de adequação do hipertexto ao público-alvo, sob o ponto de vista de projeto de navegação, projeto gráfico, projeto de conteúdo e projeto de interação? Foi adotada uma perspectiva metodológica avaliativa exploratória e qualitativa, de base interpretativista, com auxílio de instrumentos etnográficos para avaliação de um hipertexto. Os dados foram coletados por meio de roteiro de avaliação, questionários e diários de campo. Os resultados encontrados responderam às questões de pesquisa e indicam que o hipertexto Dinosvirtuais mostrou-se útil e adequado ao público-alvo, jovens e alunos do ensino médio.

Downloads 1329  1329  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRJ  Site http://
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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Entre infiéis e chirus: a representação do indígena nas obras de José Hernández e João Simões Lop Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2012
Descrição:
GUIMARÃES, Rafael Eisinger

A literatura gauchesca configura um dos elementos-chave para o processo de mitificação do gaúcho histórico e a consequente transformação desse mito na base para a construção do pertencimento identitário de uma significativa parcela dos sujeitos argentino e sul-rio-grandense. Tendo em vista esse aspecto e a inegável relevância que o índio assumiu na formação étnica e cultural da identidade gaúcha, tanto no lado brasileiro como no lado argentino, investiga-se o papel que essa etnia assume nas obras literárias gauchescas.
Este trabalho descreve e analisa a forma como a imagem do indígena é elaborada nos poemas "El gaucho Martín Fierro" e "La vuelta de Martín Fierro", de José Hernández, e nos contos "Os cabelos da china" e "Melancia – coco verde", de João Simões Lopes Neto, contrapondo a representação dos autóctones argentino e sul-rio-grandense respectivamente às imagens do gaucho e do gaúcho. Uma vez que a análise está focada no contraponto que se estabelece entre identidade e alteridade, o referencial teórico escolhido compreende tanto as concepções da imagologia, corrente teórica dedicada ao estudo da imagem literária do estrangeiro, quanto as contribuições de pensadores dedicados à compreensão do processo de construção da identidade.
Para alcançar os objetivos estabelecidos, a metodologia adotada segue as propostas do teórico francês Daniel-Henri Pageaux, e inicialmente analisa a representação do autóctone nos níveis lexical e discursivo para, posteriormente, verificar o grau de conformidade da imagem literária às ideologias e ao imaginário dominantes no contexto de produção da obra.
A partir da abordagem do corpus, observa-se de imediato uma explícita distinção entre as representações do autóctone que Martín Fierro e Blau Nunes – narradores dos referidos textos de José Hernández e Simões Lopes Neto, fazem, uma diferença que, como se verifica, está diretamente relacionada aos projetos de construção de uma identidade nacional sustentados por esses dois escritores.

Palavras-chave: Alteridade. Identidade. Heteroimagem do índio. El gaucho Martín Fierro. La vuelta de Martín Fierro. Contos gauchescos.

Downloads 1342  1342  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://
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Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Uma análise do verbo tener à luz do confronto com o verbo ter Popular Versão: 
Atualização:  19/4/2012
Descrição:
LOPES, Kaarina Mirani Hamalainen

Este trabalho compara as construções existenciais do português do Brasil com as construções existenciais do espanhol. A pesquisa se situa no âmbito da Linguística Histórica, da análise sintática e semântica dos verbos HAVER e TER no espanhol e português atual e arcaico. As construções existenciais ou de tempo composto no espanhol ocorrem de modo distinto das do português, TER no espanhol somente constrói sentenças que expressam relações de posse. Levando em conta a origem das línguas portuguesa e espanhola e ainda as realizações de TER e HAVER no português e no espanhol arcaico, o objetivo deste trabalho é entender porque no espanhol não podemos formar sentenças existenciais como as do Português: 1. Por causa do feriado, há somente três alunos na sala. 2. Por causa do feriado, têm somente três alunos na sala. 3. Hay dos alumnos en el aula. 4. *Tiene una mujer en la cocina. No espanhol, o verbo TER somente é usado nas construções possessivas: 5. Yo tengo un gato y una perrita. Tendo como base princípios da teoria gerativa, busco fazer uma análise das estruturas sintática e semântica desses verbos e suas realizações, a fim de compreender as diferenças e semelhanças que existem nas construções existências no português e no espanhol.

Palavras-chave: Língua portuguesa.Língua espanhola. Sintática. Semântica. Verbo tener. Verbo ter.

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