Educadores

Ínicio : Espanhol : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (4)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!El cine para la clase de ELE: aprendizaje de español a partir de fragmentos cinematográficos Popular Versão: 
Atualização:  4/6/2008
Descrição:
VIZCAÍNO ROGADO, Iván

El objetivo principal de esta memoria es presentar una nueva propuesta de explotación didáctica del material audiovisual en la clase de español como lengua extranjera. Y dentro de este grupo tan heterogéneo se centra exclusivamente el uso de fragmentos de películas de cine. Por ello, la memoria presenta una doble estructura. En una primera parte, se analiza el uso de cine como material didáctico en los manuales de E.L.E. y en la segunda, se hace un repaso de las características de las películas como medio audiovisual, con sus ventajas y desventajas. Así como de las propuestas hechas para su explotación en clase. Y , finalmente, termina con una propuesta didáctica basada en las actividades creadas a partir de quince secuencias destinadas a la práctica y aprendizaje de la competencia gramatical. Igualmente, se incluyen pautas y orientaciones metodológicas para la creación de ejercicios con material cinematográfico. Todo está orientado a ampliar el gran número de propuestas dedicadas a trabajar con cine en clase.

Downloads 1369  1369  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad de Salamanca  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Del contexto al texto: el texto literario en ELE. Reflexiones y propuesta Popular Versão: 
Atualização:  4/6/2008
Descrição:
AVENTÍN FONTANA, Alejandra

A medida que vamos escribiendo estas palabras, lo hacemos con la intención de que alguien lea nuestro discurso. Pero, ¿qué hace exactamente esa persona cuándo nos lee?
Esta Memoria de Master consta de parte teórica, aplicación didáctica y apéndice.
La parte teórica incluye una aproximación a la lectura; del contexto al texto, prestando especial atención a la importancia del elemento sociocultural y la interculturalidad; y panorama general de las ediciones de textos literarios para ELE.
La aplicación didáctica está centrada en la edición crítica de ¡Adiós “Cordera”!, de Leopoldo Alas “Clarín”.

Downloads 1688  1688  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad Nebrija  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!O jogo e o ensino de línguas Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2008
Descrição:
SCHROTER, Brigite Augusta Farina

A presente pesquisa aborda o tema dos Jogos no Ensino de Línguas Estrangeiras e analisa seu valor pedagógico por meio dos tempos. Analisou-se os conceitos modernos de jogo, brinquedo e brincadeira, buscando-se justificar sua aplicação na sala de aula de línguas. Os jogos são capazes de facilitar a aquisição e a aprendizagem de uma língua permitindo a realização de "pontes" entre a teoria e a prática, transformando a aprendizagem em algo agradável e significativo.

Downloads 2085  2085  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Estado de Santa Catarina  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!"A função do lúdico no ensino/aprendizagem de língua estrangeira: uma visão psicopedagógica do desej Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2008
Descrição:
SILVA, Sergio Luiz Baptista da

Esta pesquisa busca investigar qual o papel das técnicas lúdicas no ensino de Língua Estrangeira, verificando, sobretudo, as reações dos alunos frente a esta abordagem lúdica. Esse trabalho procura, ainda, entender o que leva o aluno a querer aprender uma língua estrangeira. Questiona o papel do professor frente ao conteúdo a ser ensinado e, se ele, enquanto ensinante, pode fazer algo concretamente para que o aluno deseje aprender a LE. Todos os questionamentos são colocados a partir da Psicopedagogia, em especial dos aportes de Alicia Fernandez, lembrando que sua obra tem um forte vínculo com a psicanálise, em especial com a obra de Winnicott, tão instigante no que se refere ao lúdico. A experiência prática, aqui descrita, deu-se em uma escola privada na cidade de São Paulo, com um grupo da 7a. série do Ensino Fundamental. Para a sua realização, utilizou-se a Técnica de Simulação Global de Francis Yaiche. Todo o percurso foi traçado a partir das experiências e inquietações do pesquisador, que é professor de língua francesa há 20 anos.

Palavras-chave: Lúdico. Psicopedagogia. Desejo. Metodologia do ensino de línguas estrangeiras.Simulação global.

Downloads 3574  3574  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Tradução de minicontos: uma experiência no ensino de língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2008
Descrição:
BIANCHINI, Sônia Maria Simões

A presente pesquisa busca verificar se o uso de atividades de tradução no ensino de língua estrangeira pode ser uma estratégia eficiente no processo de ensino-aprendizagem. O trabalho fundamenta-se nas teorias sobre aprendizagem de língua estrangeira desenvolvidas por Cook (1994) e Ellis (1994), bem como na teoria lingüística de tradução de Newmark (1988). Para examinar a influência da tradução na aprendizagem foi realizado um experimento. Nesse experimento testou-se a eficácia da atividade de tradução, envolvendo as estruturas contidas em 6 minicontos em língua inglesa (Moss, 1995) e 6 minicontos em língua portuguesa (França Júnior, 1985). Foi utilizado, para esse experimento, um grupo de 12 alunos do 8º período de Letras da Universidade Vale do Rio Doce, de Governador Valadares, que trabalhou com as diversas estruturas lingüísticas para confirmar se o método da tradução pode ser benéfico no ensino de língua estrangeira. O resultado obtido realmente confirmou que atividades de tradução, feitas por aprendizes que já tenham a proficiência adequada, tanto na língua portuguesa quanto na língua inglesa, podem ser benéficas para a fixação de estruturas gramaticais e de vocabulário.


Downloads 1407  1407  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC Minas  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Professor, tem alguém ficando para trás!: as crenças de professores influenciando a cultura de ensin Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2008
Descrição:
OLIVEIRA, Dulcimary de Freitas Alves

Desde os anos 80, pesquisas sobre crenças de aprendizagem têm ganho destaque no contexto da Lingüística Aplicada (Barcelos, 2004), pois se torna cada vez mais importante saber como o aluno concebe sua aprendizagem e, ainda mais importante, como o professor concebe o processo de ensino/aprendizagem de seu aluno (Pajares, 1992). Um outro fenômeno que tem merecido destaque no contexto de ensino/aprendizagem é a educação de alunos surdos em salas de ensino regular de Língua Estrangeira (LE). Professores de línguas e/ou lingüistas não podem estar alheios a esta nova realidade, porque língua e linguagem constituem seu objeto de trabalho. Assim, o presente trabalho tem por objetivo investigar e analisar como as crenças de professores têm influenciado a cultura de ensino/aprendizagem de LE de alunos surdos. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa de natureza etnográfica. Os dados foram coletados por meio de questionários, aplicados a professores e alunos, observações, notas de campo e conversas informais com professores. Participaram da pesquisa quatro professoras de duas escolas da rede pública do Distrito Federal.

Palavras-chave: Aluno surdo. Crenças de professores. Crenças de aprendizagem. Ensino/aprendizagem de LE. Linguística aplicada.

Downloads 1635  1635  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Os moinhos de vento no Brasil: uma leitura da adaptação de 'Dom Quixote das crianças' de Monteiro Lo Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2008
Descrição:
JUSTO, Rosa Maria Oliveira

O presente trabalho consiste no estudo da adaptação de "Dom Quixote das crianças", (1936), de Monteiro Lobato, tendo com base o diálogo intertextual que a referida obra mantém com o "Dom Quixote de la Mancha", de Miguel de Cervantes (1605). Apesar da distância temporal que separa as duas obras, muitos aspectos as unem, em particular a preocupação com a leitura e com o próprio leitor da obra. A partir, portanto, do estudo da leitura e da condição do leitor correspondente a cada um dos períodos históricos, pretende-se desenhar possíveis análises e interpretações da obra de Monteiro Lobato, focalizando, em especial, as eventuais contribuições do escritor brasileiro para a formação de jovens leitores.

Palavras-chave: Cervantes. Leitor. Leitura. Lobato. Romanesco.

Downloads 726  726  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!Estereótipos culturais nos estágios iniciais de aquisição do espanhol como língua estrangeira: uma t Popular Versão: 
Atualização:  13/5/2008
Descrição:
GAIAS, Inez

A meta principal dessa pesquisa é verificar em que medida se dá a incorporação de elementos culturais nas aulas de espanhol como língua estrangeira para futuros professores dessa língua. Em seguida, analisar a interferência de estereótipos e preconceitos no processo de ensino-aprendizagem. Parte-se do pressuposto de que, em face de um maior contato do aluno com a língua e a cultura em estudo, seus conceitos tendem a ser reavaliados, ocorrendo mudanças significativas em suas crenças estereotipadas.

Downloads 919  919  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!O uso do dicionário bilíngüe Português /Espanhol no Ensino Fundamental do colégio Dom Jaime Câmara Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2008
Descrição:
TEIXEIRA, Priscilla Gonçalves Iracema

Trata-se da realização de um experimento com 286 informantes, entre dez e catorze anos. A pesquisadora observa quais os dicionários mais utilizados pelos alunos e se estes satisfazem as suas necessidades.

Downloads 1965  1965  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Espanhol Dissertações
Fazer Download agora!O papel dos esquemas para a compreensão da leitura em espanhol Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2008
Descrição:
OLIVEIRA, Maria Laura de

Discussão sobre leitura de texto em Língua Espanhola.

Downloads 1425  1425  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 (11) 12 13 »