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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A capoeira na sociedade do capital: a docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ARAÚJO, Benedito Carlos Libório Caires

A capoeira, desde sua primeira menção nos registros oficiais em 1789 até o final da primeira república (1930), sempre esteve relacionada ao que havia de mais discriminado na sociedade brasileira. Após as grandes transformações sociais no mundo e seus efeitos na política brasileira no século XX, essa manifestação ganha espaço social, assumindo uma nova dinâmica. Esse processo se inicia quando a docência da capoeira passa a ser estruturada sob o signo da mercadoria, expresso nas ações concretas de duas escolas de capoeiras baianos, que transformaram o conhecimento da capoeira em propriedade. Dessa forma, atribui-se uma relação de troca entre mercadorias que, nas décadas de 1980 e 1990, viriam a se concretizar sob a lógica do trabalho produtivo. Destaca-se, como marco, desse processo, a atuação do Centro de Cultura Física Regional (1936), que, sob forte influência do pensamento positivista e da forma taylorista de trabalho, materializou, nas relações diretas, a fragmentação da capoeira. Esses marcos se concretizam nos dias atuais, quando a capoeira aparta-se do seu produtor, relegando-lhe papéis secundários na sua construção. São as esferas da sociedade civil onde a capoeira se insere, a gerência na lógica dos interesses privados, em uma estrutura que une a ideologia burguesa, o estado liberal e as parcerias privadas de financiamento público. O objetivo deste trabalho é se aproximar das formas que articulam respostas contra a dinâmica da sociedade capitalista, onde a capoeira se encontra de forma alienada. Para compreender esse fenômeno, concentramos a atenção na mercadoria prática docente da capoeira, destacando nela as contradições que evidenciem a lógica da mercadoria e suas determinações. Por reconhecer mudanças nos dados concretos do trabalho pedagógico, nos espaços e tempos formativos na capoeira, assumimos uma postura de confronto, para avançar na compreensão dos limites e das possibilidades que se põem aos capoeiras, assim como a outros formadores populares de conscientização de classe e de ações revolucionárias.

Palavras-chave: Capoeira. Prática docente. Projeto histórico socialista.



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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Indicadores antropométricos de obesidade abdominal: prevalência e fatores associados em funcionárias Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Rogério Tosta de

A gordura corporal localizada na região abdominal tem sido apontada como preditora mais relevante de riscos elevados à saúde do que a gordura generalizada, constituindo-se grande problema de saúde pública, com alto custo financeiro e social. A obesidade abdominal (OABD) na população feminina brasileira tem aumentado nas últimas décadas. Os objetivos deste estudo foram avaliar o desempenho de diferentes pontos de corte dos indicadores antropométricos de OABD – Índice de Conicidade (Índice C), Circunferência de Cintura (CC), Razão Cintura-Quadril (RCQ) e Razão Cintura/Estatura (RCEst) – para discriminar Risco Coronariano Elevado (RCE) em funcionárias de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e estimar a prevalência de OABD e sua relação com variáveis sociodemográficas, ocupacionais e comportamentais. Trata-se de um estudo de corte transversal realizado em Feira de Santana-BA-Brasil com 461 funcionárias técnico- administrativas e de serviços gerais de uma IES com idade entre 20-69 anos. A análise dos pontos de corte dos indicadores antropométricos foi feita através das curvas ROC. A sensibilidade e a especificidade foram estimadas para identificar e comparar os melhores pontos de corte para discriminar RCE, calculado com base no Escore de Risco de Framingham (ERF). Foi adotada a prevalência como medida de ocorrência. A razão de prevalência foi utilizada para avaliar as associações entre as variáveis. Os pontos de corte e as prevalências encontradas foram: CC (86 cm / 37,3%), RCQ (0,87 / 28,9%), Índice C (1,25 / 32,3%) e RCEst (0,55 / 29,1%), sendo, respectivamente, as áreas sob a curva ROC de 0,70 (IC95% = 0,63-0,77), 0,74 (IC95% = 0,67-0,81), 0,76 (IC95% = 0,70-0,83) e 0,74 (IC95% = 0,67-0,81). O Índice C foi o indicador que apresentou o melhor poder discriminatório, seguido pela RCQ e pela RCEst e, por fim pela CC. Encontrou-se associação positiva e com significância estatística entre todos os indicadores de OABD e maior idade, maior número de filhos, menor escolaridade, maior tempo de serviço, tabagismo (fumantes e exfumantes) e maior consumo de açúcar. O consumo de carne bovina também esteve associado com a OABD, não sendo significante estatisticamente, apenas pelo Índice C. A situação conjugal (casada/união estável) foi positivamente associada à OABD a partir de todos indicadores, entretanto apresentou associação estatística somente através da RCEst. Espera-se que estes resultados possam contribuir para a elucidação do fenômeno da obesidade, especialmente a abdominal, na população feminina brasileira, fornecendo informações para que os profissionais de saúde atuem na prevenção dessa condição clínica multifatorial evitando o aparecimento das doenças cardiovasculares.

Palavras-chave: Obesidade. Antropometria. Circunferência abdominal. Fatores de risco. Mulheres.


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora! Esporte como elemento facilitador da inclusão de pessoas com paralisia cerebral severa: contribuiçõ Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
JERÔNIMO, Janaína Pessato
Discriminação e omissão marcaram a história de pessoas deficientes; acreditava-se que a deficiência era crônica, imutável. Mas uma mudança na melhoria das condições de vida delas se esboçou, sobretudo pela educação. No Brasil, dentre outras ações, a educação especial foi prevista pela legislação, programas de esportes adaptados foram implantados, e a disciplina Educação Física Adaptada foi incluída na graduação em Educação Física. A presença dessas pessoas em classes regulares evidenciou a necessidade de estrutura adequada e profissionais aptos a lidar com elas; logo, a preocupação se voltou à formação docente, pois muitos viam a ausência de certas disciplinas como entrave ao trabalho. Esta pesquisa converge para essa temática ao objetivar verificar como o esporte ajuda a incluir socialmente pessoas com paralisia cerebral severa. Como pesquisa qualitativa interpretativa, seus procedimentos metodológicos incluíram observação de filmagens em VHS , entrevistas semi-estruturadas, análise de documentos e revisão bibliográfica. Participaram 23 atletas de esportes adaptados e suas mães ou responsáveis. As fitas registram a participação em competições esportivas. Nossa análise revelou uma história marcada pela exclusão: de famílias simples e desinformadas, essas pessoas desconhecem direitos elementares; revelou, também, avanços no desenvolvimento de habilidades motoras que lhes trouxeram mais concentração, memória, atenção e a consciência de que o esporte pode fazê-las superar limitações e obter respeito. Concluímos que pouco tem sido feito pela inclusão social dessas pessoas; logo, a exclusão continuará a ser analisada como prática social naturalmente instituída se não houver ações conjuntas da sociedade e formação docente ajustada à educação para a diversidade.

Palavras-chave: pessoas deficientes; educação especial; habilidades motoras.

Downloads 5508  5508  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE DE UBERABA  Site http://www.uniube.br/infoisis/base/teses/BU000106396.pdf
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Pedagogia do esporte e o atletismo : considerações acerca da iniciação e da especialização esportiva Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
NASCIMENTO,Aida Christine Silva Lima do

A ideia deste estudo de investigação científica surgiu em 1.995, quando realizei uma pesquisa inicial para a conclusão do curso de Pós-Graduação em nível Lato Sensu em Treinamento Desportivo, na FEFISA - Faculdade de Educação Física de Santo André. Verifica-se que a especialização precoce no esporte vem se tomando um problema mundial. É cada vez maior o número de crianças e jovens que se especializam na prática esportiva prematuramente. Observa-se que essa especialização vem estimulando, sobremaneira, a conquista de resultados, o que vem a ser preocupante e, de certa forma, contribui para que a criança e o jovem abandonem o esporte precocemente. Este estudo tem como objetivo identificar os problemas que OCOITem com a especialização precoce na modalidade Atletismo, buscando, assim, contribuir com uma permanente discussão sobre a Pedagogia Esportiva. O universo metodológico utilizado foi a revisão bibliográfica. Optou-se por realizar uma pesquisa com esportistas do sexo masculino, atuantes no Atletismo no. âmbito nacional. O procedimento utilizado para a coleta dos dados foi uma entrevista semiestruturada com atletas de alto nível da categoria adulta, mais especificamente, praticantes da prova de velocidade (velocistas) e de longa distância (fundistas). O ambiente da pesquisa foi o Troféu Brasil- Edição 1.999, onde os sujeitos entrevistados foram 1°, 2° e 3° colocados de cada prova. Após a investigação, todos os dados foram analisados pela autora e vieram a fortalecer as discussões sobre a pedagogia esportiva com aplicabilidade no Atletismo



Downloads 5570  5570  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!O jogo no ambiente escolar Popular Versão: 
Atualização:  27/2/2015
Descrição:
ANDRÉ, Mauro Henrique

O presente trabalho, realizado por meio de uma pesquisa (pesquisador atuando também como professor), busca descrever e analisar as atitudes e comportamentos de crianças (de 10 e 12 anos de idade) na prática de um conjunto de jogos de regras, dentro de um ambiente escolar da rede pública, nas aulas de Educação Física.

Palavras-chave: Jogo. Comportamento atitudinal. Cultura. Educação Física escolar.

Downloads 6043  6043  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A análise do jogo em futebol: Um estudo realizado em clubes da Liga Betandwin.com Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Pedro Miguel Moreira Oliveira e

Atualmente, o nível competitivo alcançado pelo Futebol profissional tem exigido níveis de performance cada vez mais elevados. Neste sentido, o desempenho das equipas em treino e competição tem sido analisado ao pormenor. Uma das formas que tem sido utilizada para monitorizar a performance em Futebol é a análise do jogo. Para os treinadores, a análise das prestações da sua equipa e da equipa adversária tem-se assumido como uma fonte de informação importante na regulação do processo de treino. Com o presente trabalho, pretendeu-se caracterizar as percepções de treinadores de Futebol da I.a Liga Portuguesa, relativamente à operacionalização do processo de análise do jogo da sua equipa e das equipas adversárias (scouting) nos seus clubes. Neste contexto, os objectivos do estudo foram traçados no sentido de conhecer: (1) a importância da análise do jogo; (2) a frequência da sua realização; (3) as principais pessoas envolvidas; (4) os instrumentos e métodos utilizados; (5) a importância atribuída pelos treinadores a diferentes eixos de análise; (6) os principais meios de transmissão da informação à equipa; e (7) a valorização atribuída ao Modelo de Jogo na construção de um instrumento de AJ.

Palavras-chave: Futebol. Observação. Análise do jogo. Scouting. Comunicação da informação. Performance.

Downloads 6095  6095  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Técnica de Lisboa  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!O corpo cria, descobre e dança com Laban e Freinet Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
SCARPATO, Marta Thiago.

Neste trabalho escrevi sobre a influência, na minha formação como professora e bailarina, de dois grandes pensadores: Rudolf von Laban e Célestin Freinet. Proponho a dança na escola como um recurso metodológico para o trabalho do professor. Um recurso importante para a formação integral do aluno que vive um final de século, que o espaço físico e contato com a natureza tornam-se raros. As preocupações da escola vão pouco além de manter o aluno imóvel por horas, sentado em sua carteira, ouvindo o professor falar, copiando lições da lousa. Apresento reflexões sobre que corpo a escola quer formar: um corpo submisso ou um corpo com autonomia para agir. Aponto as convergências de ideias entre Laban e Freinet que podem vir a formar uma proposta de movimento dançante para o professor usar em sala de aula com seus alunos.

Palavras-chave: Corpo. Dança. Escolas. Laban. Rudolf von Freinet. Célestin.

Downloads 6385  6385  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de E  Site http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000188337&fd=y
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Lazer nos clubes sócio-recreativos de Curitiba/PR : a constituição de práticas e representações soci Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Marcos Ruiz da

Os clubes sócio-recreativos constituem-se como manifestação de uma característica específica da sociedade brasileira, a privatização de espaços no formato de condomínios como uma opção para as vivências divertidas no tempo livre. Apesar de características semelhantes quanto à formação, objetivos e estrutura administrativa, cada associação reserva peculiaridades que se formam a partir das tensões e conflitos vividos nesse cenário. Dentro desse contexto, a proposta central do presente trabalho foi discutir o cotidiano dessas estruturas e descortinar elementos que permitam compreender a dinâmica vida associativa nos clubes e as possíveis influências na constituição de modos de vidas e representações sociais na vida dos usuários. Procurando debater algumas variáveis que compõem o contexto dos clubes, foi falado sobre a constituição do tempo social, o espaço e o lúdico, considerando dessa forma a tríade que constituí o lazer. Também foi discutido sobre aspectos de maior destaque dentro do cotidiano dos clubes, que formam pontos de significativa influência na constituição de referenciais para a vida social, com ênfase na forma de administração, as atividades desenvolvidas representadas pela discussão sobre esporte, considerando a desproporção existente nas propostas dos clubes para os associados em relação às demais opções de lazer e, também, pelas tensões existentes nas sociabilidades constituídas nos diversos grupos de interesses.

Palavras-chave: Clubes sócio-recreativos. Tempo social. Representações sociais. Estilo de vida.

Downloads 6457  6457  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A Educação Física do ginásio paranaense ao Colégio Estadual do Paraná: contribuições para a construç Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CHAVES JUNIOR, Sergio Roberto

Neste trabalho, meu principal objetivo consiste apresentar uma interpretação histórica do processo de consolidação e valorização da disciplina de Educação Física no Ginásio Paranaense (hoje, Colégio Estadual do Paraná) entre os anos de 1931 e 1951. O recorte temporal foi definido tendo como marco inicial a reforma do ensino secundário, através do Decreto n.° 19.890, de 18 de abril de 1931, conhecida também como Reforma Francisco Campos. Por outro lado, o que delimita o recorte é a inauguração do novo prédio do Colégio Estadual do Paraná, em 29 de março de 1950 e, mais especificamente, a entrega, em 27 de outubro do ano seguinte, das instalações da Educação Física. Através da análise de aspectos caros às disciplinas escolares, apresento de que forma as questões relativas à Educação Física foram tratadas nos aspectos legislativos e normativos e também na apropriação destes discursos na realidade da instituição de ensino analisada. Para atingir os objetivos propostos, o presente trabalho está estruturado em três capítulos.

Palavras-chave: História das Disciplinas escolares. História da Educação Física escolar. Educação Física no ensino secundário.

Downloads 6769  6769  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://www.boletimef.org
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A cultura do Fandango no litoral do Paraná e suas relações entre trabalho, cultura popular e lazer n Popular Versão: 
Atualização:  27/2/2015
Descrição:
OLIVEIRA, Rogério Massarotto

O problema de pesquisa, ora em evidência, foi elaborado a partir da questão sobre quais as possíveis relações entre a cultura do fandango enquanto manifestação da cultura popular e os mundos do trabalho e do lazer para seus praticantes no litoral do Estado do Paraná. Dessa forma, este trabalho diz respeito mais profundamente, à complexa, rica e contraditória cultura do fandango, enquanto manifestação da cultura popular, tratando-se de um recorte sobre as possíveis aproximações entre trabalho, cultura popular e lazer.

Palavras-chave: Trabalho. Cultura popular. Lazer.

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