Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A identidade do jogador de pólo aquático e o mito da masculinidade |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
TELLES, Silvio de Cassio Costa
Este trabalho investiga por que, apesar de não haver conseguido um lugar de destaque entre os esportes mais populares em nosso país, o Pólo Aquático aqui se institucionalizou e, com poucos incentivos e participantes, vem atuando regularmente por uma centena de anos. Quais foram os mecanismos que possibilitaram aos seus praticantes construir uma identidade, estabelecer um elo entre gerações e manter vivo esse esporte durante tanto tempo? Acompanhando a evolução do Pólo Aquático no Brasil e entrevistando jogadores, ex-jogadores, técnicos e dirigentes, pôde-se detectar que ser forte, ser másculo, ser “homem”, foram as características que permitiram a este grupo construir sua identidade e atingir aqueles objetivos. Isso nos permitiu inferir que existe uma intrínseca relação entre estes atributos físicos que se espera que os jogadores de Pólo Aquático possuam e os atributos que compõem o mito da masculinidade. Os estudos de Sócrates Nolasco forneceram o suporte teórico necessário para a apresentação da figura de Aladar Szabo, lembrado pela unanimidade de nossos entrevistados, como uma encarnação do mito da masculinidade e, sob a perspectiva de Joseph Campbell, como um herói do Pólo Aquático brasileiro.
|
4484 0 bytes Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Uni http://boletimef.org/biblioteca/2621/Identidade-do-jogador-de-polo-aquatico-e-o-mito-da-masculinidad |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Análise dos resultados do WHOQOL-100 utilizando Data Mining |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Celso Bilynkievycz dos
A Qualidade de Vida é um estado de bem-estar, que se intercorrelaciona com diversos aspectos do cotidiano e que pode sofrer interferências de fatores externos, muitas vezes difíceis de serem identificados, principalmente quando são estudados grandes grupos de trabalhadores com diferentes características. A identificação destes fatores, potencialmente implícitos, poderá auxiliar gestores de empresas em suas tomadas de decisões para melhoria do estado de qualidade de vida de seus colaboradores e, conseqüentemente, da sua produtividade. Este trabalho propõe uma análise complementar utilizando técnicas de Data Mining de maneira inovadora. Foi realizado um estudo de caso envolvendo agentes universitários de uma instituição pública e, como instrumento de coleta dos dados, o WHOQOL-100. Para aquisição de conhecimento implícito, foram percorridas as etapas do Processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados, utilizando-se na etapa de Mineração de Dados, técnicas de Regras de Associação. Conclui-se que as técnicas de Data Mining, mais especificamente, as de Regras de Associação, podem ser utilizadas para complementar a análise dos resultados de um instrumento de pesquisa estruturada para surveys, principalmente quando se dispõe de muitos dados adicionais e se deseja descobrir conhecimento implícito. O planejamento e a utilização combinada de medidas de interesse subjetivas e objetivas permitiu diminuir os custos operacionais das tarefas de descrição do Processo de Aquisição de Conhecimento em Base de Dados.
Palavras-chave: Mineração de Dados. WHOQOL-100. Qualidade de Vida. Processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados.
|
5061 0 bytes Universidade Tecnológica Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A história da ginástica rítmica em Campinas |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SARÔA, Giovanna
O objetivo deste estudo foi reconstruir a história da ginástica rítmica em Campinas – São Paulo - Brasil, pois este tema nunca foi explorado em pesquisas acadêmicas e esta é sem dúvida uma grande história, a história de vida de pessoas que passaram por esse esporte e deixaram marcas de conquistas, vitórias e paixões. Registrar esta pesquisa na área acadêmica é algo importante para podermos dar continuidade na história da ginástica em nossa cidade e com isso entendermos o crescimento relevante dessa modalidade em Campinas, que transformou a vida de muitas pessoas ao longo dessas três décadas e nesse decorrer, foi tomando diversos rumos, ganhando espaço e conquistando cada vez mais adeptos. Para essa composição histórica, foi utilizada a metodologia da História Oral, que possibilitou a reconstrução com os personagens que fizeram e fazem parte dela, além da utilização de imagens e reportagens pesquisadas nos jornais da cidade e dos acervos pessoais cedidos pelas entrevistadas. Este trabalho teve como resultado o registro da história desta modalidade esportiva, que nessas três ultimas décadas tem encantado o cenário esportivo campineiro.
Palavras-chave: Ginástica rítmica. História da ginástica.
|
5455 0 bytes Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Edu http://www.ginasticas.com/conteudo/gimnica/gin_historia/gimnica_historia.html |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Efeito da suplementação de creatina na performance e em algumas variáveis bioquímicas e metabólicas |
Versão: Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
DOBGENSKI, Vinicius
O objetivo do presente estudo foi determinar o efeito da suplementação de creatina na performance, composição corporal e em algumas variáveis bioquímicas e metabólicas em nadadores do sexo masculino. Dezessete nadadores foram avaliados antes e após tiros de 100 metros nado livre em intensidade progressiva. Os parâmetros analisados foram: creatinina, uréia, cortisol, insulina, glicemia, creatina quinase(CK) e lactato sanguíneo, sendo que esse último foi coletado também durante as intensidades progressivas. Após 6 dias de suplementação com creatina (20g/dia) + maltodextrina (1g/kg) (n=9) ou controle (n=8) (somente maltodextrina) nova bateria de testes foi realizada. Os resultados foram analisados através de estatística não paramétrica de Wilcoxon (dentro do grupo) e Mann-Whitney (entre dos grupos) com significância de p≤0,05. Não foram encontradas diferenças significativas na composição corporal e na performance máxima dos nadadores, embora foi evidenciado redução no tempo para 100 metros (-1,38s) no grupo suplementado com creatina.
|
5510 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
A capoeira na sociedade do capital: a docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ARAÚJO, Benedito Carlos Libório Caires A capoeira, desde sua primeira menção nos registros oficiais em 1789 até o final da primeira república (1930), sempre esteve relacionada ao que havia de mais discriminado na sociedade brasileira. Após as grandes transformações sociais no mundo e seus efeitos na política brasileira no século XX, essa manifestação ganha espaço social, assumindo uma nova dinâmica. Esse processo se inicia quando a docência da capoeira passa a ser estruturada sob o signo da mercadoria, expresso nas ações concretas de duas escolas de capoeiras baianos, que transformaram o conhecimento da capoeira em propriedade. Dessa forma, atribui-se uma relação de troca entre mercadorias que, nas décadas de 1980 e 1990, viriam a se concretizar sob a lógica do trabalho produtivo. Destaca-se, como marco, desse processo, a atuação do Centro de Cultura Física Regional (1936), que, sob forte influência do pensamento positivista e da forma taylorista de trabalho, materializou, nas relações diretas, a fragmentação da capoeira. Esses marcos se concretizam nos dias atuais, quando a capoeira aparta-se do seu produtor, relegando-lhe papéis secundários na sua construção. São as esferas da sociedade civil onde a capoeira se insere, a gerência na lógica dos interesses privados, em uma estrutura que une a ideologia burguesa, o estado liberal e as parcerias privadas de financiamento público. O objetivo deste trabalho é se aproximar das formas que articulam respostas contra a dinâmica da sociedade capitalista, onde a capoeira se encontra de forma alienada. Para compreender esse fenômeno, concentramos a atenção na mercadoria prática docente da capoeira, destacando nela as contradições que evidenciem a lógica da mercadoria e suas determinações. Por reconhecer mudanças nos dados concretos do trabalho pedagógico, nos espaços e tempos formativos na capoeira, assumimos uma postura de confronto, para avançar na compreensão dos limites e das possibilidades que se põem aos capoeiras, assim como a outros formadores populares de conscientização de classe e de ações revolucionárias.
Palavras-chave: Capoeira. Prática docente. Projeto histórico socialista.
|
5576 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópo http:// |
|