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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Esporte Escolar: razão e significados Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
LETTNIN, Carla da Conceição

O presente estudo, do tipo descritivo exploratório, destinou-se a avaliar o funcionamento, a razão e os significados da implementação das Práticas Esportivas Extracurriculares (PEE) nas escolas da rede particular de Pelotas-RS, a partir da estrutura física e recursos humanos, estrutura pedagógica e financeira existentes em cada instituição. Nove diretores e nove coordenadores do esporte responderam a um questionário com questões pertinentes ao estudo. Após esta etapa, foram selecionadas duas escolas para caracterizar estas atividades de forma mais aprofundada, realizando-se entrevista semiestruturada com todos os professores – dezesseis - responsáveis pelas modalidades esportivas.


Palavras-chave: Esporte escolar. Formação educacional. Prática esportiva extracurricular.

Downloads 12677  12677  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Esporte e religião no imaginário da Grécia Antiga Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MACHADO, Raoni Perrucci Toledo

Na Grécia Antiga, a prática esportiva, mesmo antes de ser vista como objeto pedagógico, era uma forma de transmissão cultural, tinha caráter sagrado e buscava celebrar a honra dos deuses. Independentemente dos motivos da criação desses eventos - os Jogos Públicos, certo era que predominava seu cunho religioso, e como tal, impunham a seus participantes uma série de normas a serem seguidas. Com o tempo, os Jogos de Olímpia passaram a ganhar maior importância até chegar ao ponto de ser o acontecimento central de toda a cultura grega, interrompiam-se as guerras e uma multidão se dirigia a Olímpia para apreciar os Jogos Olímpicos. Eram nestas ocasiões que se conheciam os novos heróis, o momento em que o homem chegava mais perto dos deuses, buscando sua transcendência. Com o tempo, a condição religiosa foi sendo suplantada pelo espetáculo propriamente dito, atingindo seu auge logo após o início do domínio romano, e quase imediato declínio. Com isso, este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre os motivos que direcionaram os antigos rituais a se tornarem os grandes Jogos, apoiado principalmente na mitologia que os sustentam. Buscar-se-á discutir os motivos que levaram o povo grego a tamanha exaltação frente a essa que foi, talvez, a mais importante manifestação social de todos os tempos.

Palavras-chave: Esporte.História. Mitologia.

Downloads 3919  3919  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Envelhecimento: um olhar sobre a perspectiva de saúde, autonomia e Promoção da Saúde em programa de  Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
NAKAMURA, Ana Lúcia Lago

A natureza desse estudo é o resultado de questionamentos elaborados durante o período em que a pesquisadora atuou como docente em um programa de atividade física voltado à população idosa, o assim denominado Projeto Fênix – Terceira Idade com Qualidade, desenvolvido nas Faculdades Integradas de Guarulhos – São Paulo.

Palavras-chave: Programa de atividade física. Idosos e Promoção da Saúde.

Downloads 788  788  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade São Judas Tadeu  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Entre a ilha deserta e o arquipélago: mapeamentos e cartografias das percepções de professores (as)  Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Marcelo Moraes e

A presente pesquisa apresenta os mapeamentos e as cartografias das percepções dos (as) professores de Educação Física do município de Araucária sobre as masculinidades produzidas nas aulas dessa disciplina escolar. Para realizar essa operação geográfica o estudo dividiu-se em quatro capítulos. No primeiro apresento quais foram às linhas de navegação utilizadas para compor o arquipélago das masculinidades. Para isso articulo as reflexões do escritor Érico Veríssimo, sobre seu personagem Floriano Cambará com as contribuições pós-estruturalistas de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Suely Rolnik. No segundo capítulo realizo uma revisão de literatura sobre os mens studies, partindo das contribuições dos estudos feministas e de gênero Utilizo também às contribuições da fase genealógica de Michel Foucault e das reflexões sobre a heterossexualidade compulsória realizadas por Judith Butler. No terceiro capítulo faço análise documental procurando visualizar como se configurou a Educação Física escolar no sistema de ensino municipal de Araucária, confrontando para isso o antigo Plano Curricular com os apontamentos realizados pela nova Diretriz Curricular. No quarto capítulo analiso as falas dos (as) professores tentando visualizar como eles (as) percebem as questões de gênero e masculinidades acontecidas dentro do espaço escolar e da disciplina de Educação Física. A título de conclusão a pesquisa aponta que os (as) professores (as) percebem a existência de várias masculinidades presentes nas aulas de Educação Física.

Palavras-chave: Educação Física escolar. Professores (as) de Educação Física. Gênero. Masculinidades.


Downloads 3159  3159  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Efeitos na performance de atletas de handebol submetidas a dois programas de treinamento Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ALVES, Thiago Cândido

O objetivo desse estudo foi observar a variabilidade de performance de dois grupos de atletas de handebol submetidas a dois programas de treinamento durante um período 13 microciclos, sendo um modelo voltado ao trabalho integrado das capacidades biomotoras e técnico-táticas na mesma sessão e outro modelo baseado a na teoria clássica do treinamento desportivo, em que se trabalha separadamente a técnica e tática dos componentes físicos.

Palavras-chave: Handebol. Treinamento. Performance.

Downloads 1733  1733  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIMEP Faculdade de Ciências da Saúde  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal de escolares Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SOARES, José Carlos Pereira

A elevação da ocorrência de obesidade na população em geral tem estimulado os estudos sobre a sua prevalência e o papel da prática de atividade física programada sobre a composição corporal promovendo a redução de fatores de risco para a saúde. Este estudo buscou avaliar a prevalência de sobrepeso e obesidade em uma área do nordeste (Parnaíba-PI) e verificar os efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal em escolares. Inicialmente avaliou-se 371 escolares do sexo masculino com idade entre 7 e 11 anos, selecionados aleatoriamente de escolas públicas locais. Desses escolares, foram medidos: massa corporal, estatura e dobras cutâneas tricipital (TR), subescapular (SE) e panturrilha medial (PM) além de circunferência de cintura (CC) e quadril (CQ). Foram a seguir calculados o IMC peso/estatura²), a razão cintura quadril (RCQ) e o percentual de gordura corporal (%GC). Utilizando-se o IMC/idade, foi observada uma baixa ocorrência de sobrepeso (8,36% n=31) e de obesidade (0,54% n=2) na amostra estudada. Com exceção da RCQ os outros indicadores de adiposidade ( TR+SE, TR+PM, CC e % de gordura corporal) apresentaram correlação positiva e significativa com o IMC. Na segunda etapa do estudo, 27 escolares foram submetidos ao método misto de treinamento de futsal, durante 4 meses e avaliados pela antropometria no início e final do estudo.

Downloads 3090  3090  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Católica de Brasília  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Efeito da suplementação de creatina na performance e em algumas variáveis bioquímicas e metabólicas  Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
DOBGENSKI, Vinicius

O objetivo do presente estudo foi determinar o efeito da suplementação de creatina na performance, composição corporal e em algumas variáveis bioquímicas e metabólicas em nadadores do sexo masculino. Dezessete nadadores foram avaliados antes e após tiros de 100 metros nado livre em intensidade progressiva. Os parâmetros analisados foram: creatinina, uréia, cortisol, insulina, glicemia, creatina quinase(CK) e lactato sanguíneo, sendo que esse último foi coletado também durante as intensidades progressivas. Após 6 dias de suplementação com creatina (20g/dia) + maltodextrina (1g/kg) (n=9) ou controle (n=8) (somente maltodextrina) nova bateria de testes foi realizada. Os resultados foram analisados através de estatística não paramétrica de Wilcoxon (dentro do grupo) e Mann-Whitney (entre dos grupos) com significância de p≤0,05. Não foram encontradas diferenças significativas na composição corporal e na performance máxima dos nadadores, embora foi evidenciado redução no tempo para 100 metros (-1,38s) no grupo suplementado com creatina.



Downloads 5503  5503  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Educação Física no ensino médio: um estudo de caso numa escola técnica Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
BENEDETTI, Augusto Pio

Há, nas aulas de Educação Física do Colégio Técnico Industrial (CTISM), um histórico de aumento no número de faltas dos alunos da primeira para a terceira série do ensino médio. O objetivo desta pesquisa consistiu em identificar e analisar as causas que levam os alunos a, progressivamente, engajarem-se menos nesta disciplina, tornando-se infreqüentes. Assim, por que os alunos da terceira série do Ensino Médio, do CTISM, são mais infreqüentes, nas aulas de educação física, que os alunos que cursam a primeira série, foi a questão de pesquisa. Tratou-se de pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. Os sujeitos participantes foram num total de dezessete (17) alunos, assim constituídos: nove (09) alunos que estavam cursando a terceira série em 2007 e oito (08) egressos de 2006 com um número elevado de faltas. Os instrumentos utilizados foram uma questão exploratória, realizado com alunos em curso na terceira série, assim como uma entrevista semi-estruturada. Na análise dos resultados, utilizou-se a análise de conteúdo. Da interação entre os elementos teóricos e empíricos, surgiram duas categorias que sintetizam os resultados da pesquisa: a) condicionantes sociais b) concepção de Educação Física.


Downloads 3185  3185  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria,   Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Interações sociais em aulas de Educação Física Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ROCHA, Braulio

Esta pesquisa participante, embasada pela teoria histórico-cultural de Vigotski (1993; 1999; 2000; 2003) e pelas concepções abertas de ensino nas visões de Hildebrandt (1994) e Hildebrandt e Laging (1986) - quanto a maneira de conduzir as atividades - visou analisar as diversas formas de interações sociais que ocorrem durante a prática de jogos infantis. As observações foram feitas durante aulas de Educação Física ministradas pelo pesquisador para crianças entre nove e onze anos. As interações sociais que foram categorizadas ocorreram durante o processo de prática e formulação de jogos, que eram previamente conhecidos dos alunos, e a proposta de modificar suas regras serviu como motivador para a interação entre eles. Com base na assertiva de que o conflito em ambiente coletivo fomenta a aceitação da crítica e a formulação da autocrítica, ambas estimuladas pela co-decisão e co-responsabilidade, o processo de ensino/aprendizagem proposto nesta pesquisa seguiu as concepções abertas de ensino.

Palavras-chave: Educação Física. Interação social. Internalização.



Downloads 1179  1179  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Influência da massa muscular envolvida e dos intervalos de recuperação entre séries sobre as respost Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CASTINHEIRAS NETO, Antonio Gil

O exercício contraresistência (ECR) vem sendo utilizado em programas de emagrecimento e prevenção do ganho de peso gordo. O gasto energético da atividade em si e, principalmente, seu efeito sobre a taxa metabólica após o exercício e o aumento da massa muscular em longo prazo são aspectos importantes nesse contexto. Entretanto, ainda não é possível definir qual ou quais variáveis de prescrição do ECR tem maior impacto sobre o gasto energético total de uma sessão, sobretudo no consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC). Os objetivos da presente dissertação foram: investigar o efeito de do intervalo de recuperação (1 min vs 3 min) e da massa muscular envolvida no exercício (leg press vs voador peitoral) sobre as respostas cardiorrespiratórias (consumo de oxigênio-VO2, razão entre trocas respiratórias-RER e frequência cardíaca-FC) durante e após sessão de ECR. Dez voluntários [26±4 anos; 179±6 cm; 77±8 kg] destreinados em ECR foram submetidos às situações experimentais, respeitando o método aleatório. Os resultados mostraram que a massa muscular envolvida no exercício é fator determinante do gasto energético total (sessão+EPOC) (p<0,05), sendo maior no legpress independentemente do IR. Por outro lado, se o IR de 3 min associou-se a um maior gasto energético na sessão (p<0,05), o EPOC foi maior nas situações com IR de 1 min, especialmente quando a massa muscular era maior (p<0,05). O RER durante o exercício também foi afetado pela massa muscular (p<0,05), sendo maior no leg-press nos dois IR. A oxidação lipídica na fase de recuperação pós-exercício ocorreu em todas as situações, sem diferença estatística entre as situações experimentais (p>0,05). O exercício com maior massa muscular e curto IR levou à maior FC de pico (p<0,001). A variação do IR não induziu diferença significativa para a FC de pico entre as situações experimentais, seja durante o exercício ou no período de recuperação. Em conclusão, a massa muscular e o intervalo de recuperação influenciam as respostas cardiorrespiratórias durante e após sessões de ECR. Exercícios que envolvem maior massa muscular aumentam o VO2 total, enquanto intervalos curtos de recuperação associam-se a menor VO2 durante a sessão, mas a um maior EPOC.

Palavras-chave: Exercícios físicos, Aptidão física, Aspectos fisiológicos, Metabolismo energético, Treinamento com pesos, Saúde.


Downloads 4134  4134  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, 2009  Site http://
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