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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Proposta de ensino de polybat para pessoas com paralisia cerebral Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
STRAPASSON, Aline Miranda

A atividade física é utilizada há anos como prevenção e tratamento de doenças. Também pode ter como objetivo a recreação, a educação, o esporte e até mesmo a reabilitação. A Educação Física Adaptada visa desenvolver atividades, preocupando-se com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, proporcionando-lhes a busca da autonomia enquanto seres humanos dentro das possibilidades de cada um. Este trabalho, resultado de uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, teve como objetivo principal desenvolver uma proposta de ensino de polybat para oferecer aos professores de Educação Física e pessoas interessadas, uma atividade recreativa/esportiva inclusiva para alunos com Paralisia Cerebral e ou deficiência física freqüentadores de escolas especiais ou regulares. Entendemos Paralisia Cerebral como o resultado de uma lesão encefálica irreversível, não progressiva, afetando postura e movimento, podendo estar associado aos problemas motores alterações sensoriais e cognitivas, apresentando graus de severidade e prognóstico variáveis. Desenvolvemos nosso estudo na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmas - PR, durante o ano de 2004, contando com seis alunos participantes (todos com Paralisia Cerebral), com idades entre oito e vinte anos. Realizamos trinta e duas aulas ministradas semanalmente com 1 hora e 25 minutos de duração cada. A proposta desenvolvida encontra-se descrita passo a passo no decorrer do texto; as atividades estavam de acordo com as habilidades motoras dos alunos e os resultados obtidos através da observação sistemática e registrados no diário de campo foram: melhora do controle postural e do alcance; melhora do controle da raquete e da raquete sobre a bolinha, conseqüentemente dos fundamentos do jogo e dos ralis; melhora da força e precisão dos golpes; compreensão das regras; melhora da concentração, auto-motivação e aceitação da derrota (quando ocorre). As atividades criadas, desenvolvidas, sistematizadas, fundamentadas teoricamente e propostas neste trabalho fazem parte de uma realidade e cotidiano escolar que vale a pena ser incentivada e praticada em outras instituições (especializadas ou não), pois o polybat é uma atividade/modalidade de fácil acesso e adaptação e os alunos, professores, pessoas envolvidas e interessadas só tendem a ganhar com ela.

Palavras-chave: Educação Fisica para deficientes , Inclusão , Paralisia cerebral , Deficientes fisicos , Jogos.

Downloads 2568  2568  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Educação Física, Universidade Estadua  Site http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000377180&fd=y
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal de escolares Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SOARES, José Carlos Pereira

A elevação da ocorrência de obesidade na população em geral tem estimulado os estudos sobre a sua prevalência e o papel da prática de atividade física programada sobre a composição corporal promovendo a redução de fatores de risco para a saúde. Este estudo buscou avaliar a prevalência de sobrepeso e obesidade em uma área do nordeste (Parnaíba-PI) e verificar os efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal em escolares. Inicialmente avaliou-se 371 escolares do sexo masculino com idade entre 7 e 11 anos, selecionados aleatoriamente de escolas públicas locais. Desses escolares, foram medidos: massa corporal, estatura e dobras cutâneas tricipital (TR), subescapular (SE) e panturrilha medial (PM) além de circunferência de cintura (CC) e quadril (CQ). Foram a seguir calculados o IMC peso/estatura²), a razão cintura quadril (RCQ) e o percentual de gordura corporal (%GC). Utilizando-se o IMC/idade, foi observada uma baixa ocorrência de sobrepeso (8,36% n=31) e de obesidade (0,54% n=2) na amostra estudada. Com exceção da RCQ os outros indicadores de adiposidade ( TR+SE, TR+PM, CC e % de gordura corporal) apresentaram correlação positiva e significativa com o IMC. Na segunda etapa do estudo, 27 escolares foram submetidos ao método misto de treinamento de futsal, durante 4 meses e avaliados pela antropometria no início e final do estudo.

Downloads 3090  3090  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Católica de Brasília  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Entre a ilha deserta e o arquipélago: mapeamentos e cartografias das percepções de professores (as)  Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Marcelo Moraes e

A presente pesquisa apresenta os mapeamentos e as cartografias das percepções dos (as) professores de Educação Física do município de Araucária sobre as masculinidades produzidas nas aulas dessa disciplina escolar. Para realizar essa operação geográfica o estudo dividiu-se em quatro capítulos. No primeiro apresento quais foram às linhas de navegação utilizadas para compor o arquipélago das masculinidades. Para isso articulo as reflexões do escritor Érico Veríssimo, sobre seu personagem Floriano Cambará com as contribuições pós-estruturalistas de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Suely Rolnik. No segundo capítulo realizo uma revisão de literatura sobre os mens studies, partindo das contribuições dos estudos feministas e de gênero Utilizo também às contribuições da fase genealógica de Michel Foucault e das reflexões sobre a heterossexualidade compulsória realizadas por Judith Butler. No terceiro capítulo faço análise documental procurando visualizar como se configurou a Educação Física escolar no sistema de ensino municipal de Araucária, confrontando para isso o antigo Plano Curricular com os apontamentos realizados pela nova Diretriz Curricular. No quarto capítulo analiso as falas dos (as) professores tentando visualizar como eles (as) percebem as questões de gênero e masculinidades acontecidas dentro do espaço escolar e da disciplina de Educação Física. A título de conclusão a pesquisa aponta que os (as) professores (as) percebem a existência de várias masculinidades presentes nas aulas de Educação Física.

Palavras-chave: Educação Física escolar. Professores (as) de Educação Física. Gênero. Masculinidades.


Downloads 3159  3159  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Pedagogia do esporte e o karatê-dô: considerações acerca da iniciação e da especialização esportiva  Popular Versão: 
Atualização:  27/2/2015
Descrição:
MOREIRA, Sandro Marlos

O karatê - dô, constitui um meio formativo por excelência, favorável ao desenvolvimento de um ser humano crítico, e uma significativa base motora, devido a diversificação de movimentos do kata. No entanto, o não respeito às fases de desenvolvimento e às fases sensíveis, pode estar levando as crianças a um treinamento esportivo precoce. Preocupado com tal fato,objetivei verificar com meu trabalho se está ocorrendo ou não a especialização esportiva precoce no karatê.

Downloads 3166  3166  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Educação Física no ensino médio: um estudo de caso numa escola técnica Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
BENEDETTI, Augusto Pio

Há, nas aulas de Educação Física do Colégio Técnico Industrial (CTISM), um histórico de aumento no número de faltas dos alunos da primeira para a terceira série do ensino médio. O objetivo desta pesquisa consistiu em identificar e analisar as causas que levam os alunos a, progressivamente, engajarem-se menos nesta disciplina, tornando-se infreqüentes. Assim, por que os alunos da terceira série do Ensino Médio, do CTISM, são mais infreqüentes, nas aulas de educação física, que os alunos que cursam a primeira série, foi a questão de pesquisa. Tratou-se de pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. Os sujeitos participantes foram num total de dezessete (17) alunos, assim constituídos: nove (09) alunos que estavam cursando a terceira série em 2007 e oito (08) egressos de 2006 com um número elevado de faltas. Os instrumentos utilizados foram uma questão exploratória, realizado com alunos em curso na terceira série, assim como uma entrevista semi-estruturada. Na análise dos resultados, utilizou-se a análise de conteúdo. Da interação entre os elementos teóricos e empíricos, surgiram duas categorias que sintetizam os resultados da pesquisa: a) condicionantes sociais b) concepção de Educação Física.


Downloads 3185  3185  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria,   Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A Educação Fisica escolar no estado de Goiás e a formação continuada de professores Popular Versão: 
Atualização:  27/7/2010
Descrição:
SOUZA, Nilva Pessoa de

O presente estudo tem, como temática, a Educação Física no Estado de Goiás e a formação continuada de professores – realidade e perspectivas –, em que procuro analisar a não formação profissional como um dos fatores da baixa qualidade do ensino desta disciplina. O objetivo central do estudo é analisar a qualidade do ensino da Educação Física pelo viés da formação continuada.

Palavras-chave: Educação Física. Professores de Educação Física. Esportes escolares. Educação permanente.

Downloads 3441  3441  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Football, uma prática elitista e civilizadora: investigando o ambiente social e esportivo paranaense Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CAPRARO, André Mendes

Este trabalho analisa – no contexto curitibano do início do século XX – os primórdios do futebol paranaense, com ênfase na participação de dois clubes: o Internacional Football Club e o América Football Club. Utilizando o modelo micro-histórico e a teoria do processo civilizador de Norbert Elias, a investigação buscou as origens sociais e étnicas dos componentes dos clubes de futebol que participaram da sua introdução no estado. Utilizando fontes variadas como documentos de época, periódicos, fotografias, entre outras, buscou-se um confronto com as idéias estabelecidas pelos memorialistas que escreveram sobre a mesma temática. Também foi aberto um quadro comparativo entre o panorama do futebol paranaense e a prática deste esporte em outros grandes centros brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre; já que, tal atividade, não poderia ser entendida isoladamente, pois o ciclo de influências partia, no primeiro momento dos grandes centros, estendendo-se, posteriormente, dentro da própria sociedade local. Além disso, foi explicitado a relação que o football mantinha, nos primeiros anos da sua prática nos clubes sociais, com uma gama variada de atividades, sejam elas de caráter esportivo, lúdico, cultural, cívico ou, até mesmo, um modismo europeu e/ou norte-americano de cunho civilizatório. É da junção destes variados elementos, que a prática futebolística vai tomandoos gostos populares, tornando-se, passo-a-passo, um dos elementos culturais que mais caracterizam a brasilidade.

Palavras-chave: História do futebol paranaense. Micro-história. Internacional Football Club. América Football Club.

Downloads 3574  3574  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2002  Site http://boletimef.org/biblioteca/495/Capraro-Dissertacao
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Jogo, inteligência e pensamento, a construção de conhecimento para além do ensino da Educação Física Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ARAÚJO, Karina de Toledo

O principal objetivo deste trabalho é compreender, analisar e explicitar a relação entre os jogos e o desenvolvimento da criança, sob diferentes perspectivas. Além disso, procuramos refletir acerca da utilização de jogos no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados às diferentes áreas do conhecimento humano e, em especial, no ensino da Educação Física dado que este é um dos conteúdos específicos desta área. Defendemos a ideia de que o trabalho com jogos deve possibilitar o desenvolvimento das estruturas lógicas do pensamento dos alunos, ou seja, o desenvolvimento da inteligência e a abertura de novas possibilidades do pensar sobre e por meio desse conteúdo de ensino, concomitantemente, ao desenvolvimento dos aspectos motores, afetivos e sociais das crianças. Acreditamos que o procedimento de ensino, utilizado pelo professor, que possibilita ao aluno alcançar os objetivos anteriormente descritos precisa basear-se na proposta de situações problemas e conflitos cognitivos com o intuito de provocar desequilíbrios nas estruturas mentais e a necessidade de novas equilibrações. Desta forma, fundamentamos nossa análise a partir da Teoria Construtivista postulada pela Epistemologia Genética de Jean Piaget. Diferentes tipos de jogos, além de estarem constantemente presentes nos diferentes níveis de ensino, mostram-se especialmente freqüentes durante as aulas designadas às Séries Iniciais do Ensino Fundamental, período este destacado neste estudo. Neste trabalho, consideramos os jogos a partir de três vertentes: 1) Jogos enquanto atividades inerentes ao desenvolvimento espontâneo da criança; 2) Os jogos enquanto instrumento de intervenção pedagógica e 3) Os jogos enquanto conteúdos de ensino da Educação Física.

Palavras-chave: Aprendizagem. Desenvolvimento. Ensino da Educação
Física. Epistemologia genética. Jogos. Metodologia de ensino.

Downloads 3635  3635  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A tribo skatista e a instituição escolar: o poder escolar em uma perspectiva sociológica Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
HONORATO, Tony

Qual seria a relação entre tribo skatista e instituição escolar? O interesse por esta temática veio do fato de que a prática cultural dos skatistas está no universo escolar e o ‘invade’, representando atipicidade e esboçando relações de poder por meio de seus capitais culturais produzidos fora das barreiras arquitetônicas escolares. Trabalhamos a hipótese de que tal relação colocaria em discussão as questões referentes ao fenômeno sociológico poder escolar, pois no espaço escolar a incorporação de indivíduos detentores de diferentes capitais culturais, não comandados pelo pedagógico stricto sensu, tenderia a demonstrar a transformação e a continuidade do (re)equilíbrio do poder escolar, em função das diferentes formas de acessos às fontes de poder na configuração escola.

Palavras-chave: Tribo skatista. Instituição escolar. (Re)Equilíbrio de poder e Sociologia.

Downloads 3641  3641  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Metodista de Piracicaba  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Corpo, gênero e sexualidade: educar meninas e meninos para além da homofobia Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SANTOS, Luciene Neves

Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo descritivo-exploratória na qual tematizamos as questões de gênero e homofobia e o processo de formação humana no âmbito da Educação Física. As seguintes questões nos auxiliaram na estruturação da pesquisa: Professores de Educação Física com experiência profissional como educadores compreendem o gênero e a homofobia como problemáticas significativas a serem enfrentadas em suas atuações pedagógicas desde a universidade e, sobretudo, para além dela na Educação Básica? Quais os elementos teórico-práticos apontados como saída ou enfrentamento da homofobia na escola, durante o processo de intervenção pedagógica em Educação Física? Delineamos como objetivo: investigar como, na perspectiva dos egressos, a formação inicial ofertada no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina contemplou elementos para que elas pudessem tratar pedagogicamente as questões relacionadas a sexualidade, gênero e homofobia em sua prática pedagógica junto à Educação Básica, compreendendo-as como fundamentais à formação humana. Para tal estudo fizemos entrevistas semi-estruturadas com dois grupos compostos por professoras egressas da UFSC. O primeiro grupo foi constituído por egressas que cursaram a disciplina denominada “Gênero e Co-educação na Educação Física” e o segundo por contemporâneas que não a cursaram. O critério comum para os dois grupos foi o de terem atuado ou estarem atuando na Educação Básica. Os dados indicam que, em alguma medida, os professores estão sensíveis a estas questões e as consideram relevantes para a formação humana e desenvolvem intervenções nesta direção em sua prática pedagógica, independente de terem cursado uma disciplina específica, apesar de avaliarem que o currículo da formação inicial, como um todo, pouco prepara para o enfrentamento destas problemáticas, em especial, da homofobia.

Palavras-chave: Corpo. Sexualidade. Gênero. Homofobia.


Downloads 3649  3649  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópo  Site http://
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