Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Proposta de ensino de polybat para pessoas com paralisia cerebral |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
STRAPASSON, Aline Miranda
A atividade física é utilizada há anos como prevenção e tratamento de doenças. Também pode ter como objetivo a recreação, a educação, o esporte e até mesmo a reabilitação. A Educação Física Adaptada visa desenvolver atividades, preocupando-se com a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, proporcionando-lhes a busca da autonomia enquanto seres humanos dentro das possibilidades de cada um. Este trabalho, resultado de uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, teve como objetivo principal desenvolver uma proposta de ensino de polybat para oferecer aos professores de Educação Física e pessoas interessadas, uma atividade recreativa/esportiva inclusiva para alunos com Paralisia Cerebral e ou deficiência física freqüentadores de escolas especiais ou regulares. Entendemos Paralisia Cerebral como o resultado de uma lesão encefálica irreversível, não progressiva, afetando postura e movimento, podendo estar associado aos problemas motores alterações sensoriais e cognitivas, apresentando graus de severidade e prognóstico variáveis. Desenvolvemos nosso estudo na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmas - PR, durante o ano de 2004, contando com seis alunos participantes (todos com Paralisia Cerebral), com idades entre oito e vinte anos. Realizamos trinta e duas aulas ministradas semanalmente com 1 hora e 25 minutos de duração cada. A proposta desenvolvida encontra-se descrita passo a passo no decorrer do texto; as atividades estavam de acordo com as habilidades motoras dos alunos e os resultados obtidos através da observação sistemática e registrados no diário de campo foram: melhora do controle postural e do alcance; melhora do controle da raquete e da raquete sobre a bolinha, conseqüentemente dos fundamentos do jogo e dos ralis; melhora da força e precisão dos golpes; compreensão das regras; melhora da concentração, auto-motivação e aceitação da derrota (quando ocorre). As atividades criadas, desenvolvidas, sistematizadas, fundamentadas teoricamente e propostas neste trabalho fazem parte de uma realidade e cotidiano escolar que vale a pena ser incentivada e praticada em outras instituições (especializadas ou não), pois o polybat é uma atividade/modalidade de fácil acesso e adaptação e os alunos, professores, pessoas envolvidas e interessadas só tendem a ganhar com ela.
Palavras-chave: Educação Fisica para deficientes , Inclusão , Paralisia cerebral , Deficientes fisicos , Jogos.
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2568 0 bytes Faculdade de Educação Física, Universidade Estadua http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000377180&fd=y |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal de escolares |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SOARES, José Carlos Pereira
A elevação da ocorrência de obesidade na população em geral tem estimulado os estudos sobre a sua prevalência e o papel da prática de atividade física programada sobre a composição corporal promovendo a redução de fatores de risco para a saúde. Este estudo buscou avaliar a prevalência de sobrepeso e obesidade em uma área do nordeste (Parnaíba-PI) e verificar os efeitos do treinamento de futsal sobre a composição corporal em escolares. Inicialmente avaliou-se 371 escolares do sexo masculino com idade entre 7 e 11 anos, selecionados aleatoriamente de escolas públicas locais. Desses escolares, foram medidos: massa corporal, estatura e dobras cutâneas tricipital (TR), subescapular (SE) e panturrilha medial (PM) além de circunferência de cintura (CC) e quadril (CQ). Foram a seguir calculados o IMC peso/estatura²), a razão cintura quadril (RCQ) e o percentual de gordura corporal (%GC). Utilizando-se o IMC/idade, foi observada uma baixa ocorrência de sobrepeso (8,36% n=31) e de obesidade (0,54% n=2) na amostra estudada. Com exceção da RCQ os outros indicadores de adiposidade ( TR+SE, TR+PM, CC e % de gordura corporal) apresentaram correlação positiva e significativa com o IMC. Na segunda etapa do estudo, 27 escolares foram submetidos ao método misto de treinamento de futsal, durante 4 meses e avaliados pela antropometria no início e final do estudo.
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3090 0 bytes Universidade Católica de Brasília http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Educação Física no ensino médio: um estudo de caso numa escola técnica |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
BENEDETTI, Augusto Pio
Há, nas aulas de Educação Física do Colégio Técnico Industrial (CTISM), um histórico de aumento no número de faltas dos alunos da primeira para a terceira série do ensino médio. O objetivo desta pesquisa consistiu em identificar e analisar as causas que levam os alunos a, progressivamente, engajarem-se menos nesta disciplina, tornando-se infreqüentes. Assim, por que os alunos da terceira série do Ensino Médio, do CTISM, são mais infreqüentes, nas aulas de educação física, que os alunos que cursam a primeira série, foi a questão de pesquisa. Tratou-se de pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas. Os sujeitos participantes foram num total de dezessete (17) alunos, assim constituídos: nove (09) alunos que estavam cursando a terceira série em 2007 e oito (08) egressos de 2006 com um número elevado de faltas. Os instrumentos utilizados foram uma questão exploratória, realizado com alunos em curso na terceira série, assim como uma entrevista semi-estruturada. Na análise dos resultados, utilizou-se a análise de conteúdo. Da interação entre os elementos teóricos e empíricos, surgiram duas categorias que sintetizam os resultados da pesquisa: a) condicionantes sociais b) concepção de Educação Física.
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3185 0 bytes Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Football, uma prática elitista e civilizadora: investigando o ambiente social e esportivo paranaense |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CAPRARO, André Mendes
Este trabalho analisa – no contexto curitibano do início do século XX – os primórdios do futebol paranaense, com ênfase na participação de dois clubes: o Internacional Football Club e o América Football Club. Utilizando o modelo micro-histórico e a teoria do processo civilizador de Norbert Elias, a investigação buscou as origens sociais e étnicas dos componentes dos clubes de futebol que participaram da sua introdução no estado. Utilizando fontes variadas como documentos de época, periódicos, fotografias, entre outras, buscou-se um confronto com as idéias estabelecidas pelos memorialistas que escreveram sobre a mesma temática. Também foi aberto um quadro comparativo entre o panorama do futebol paranaense e a prática deste esporte em outros grandes centros brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre; já que, tal atividade, não poderia ser entendida isoladamente, pois o ciclo de influências partia, no primeiro momento dos grandes centros, estendendo-se, posteriormente, dentro da própria sociedade local. Além disso, foi explicitado a relação que o football mantinha, nos primeiros anos da sua prática nos clubes sociais, com uma gama variada de atividades, sejam elas de caráter esportivo, lúdico, cultural, cívico ou, até mesmo, um modismo europeu e/ou norte-americano de cunho civilizatório. É da junção destes variados elementos, que a prática futebolística vai tomandoos gostos populares, tornando-se, passo-a-passo, um dos elementos culturais que mais caracterizam a brasilidade.
Palavras-chave: História do futebol paranaense. Micro-história. Internacional Football Club. América Football Club.
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3574 0 bytes Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2002 http://boletimef.org/biblioteca/495/Capraro-Dissertacao |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Jogo, inteligência e pensamento, a construção de conhecimento para além do ensino da Educação Física |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
ARAÚJO, Karina de Toledo
O principal objetivo deste trabalho é compreender, analisar e explicitar a relação entre os jogos e o desenvolvimento da criança, sob diferentes perspectivas. Além disso, procuramos refletir acerca da utilização de jogos no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados às diferentes áreas do conhecimento humano e, em especial, no ensino da Educação Física dado que este é um dos conteúdos específicos desta área. Defendemos a ideia de que o trabalho com jogos deve possibilitar o desenvolvimento das estruturas lógicas do pensamento dos alunos, ou seja, o desenvolvimento da inteligência e a abertura de novas possibilidades do pensar sobre e por meio desse conteúdo de ensino, concomitantemente, ao desenvolvimento dos aspectos motores, afetivos e sociais das crianças. Acreditamos que o procedimento de ensino, utilizado pelo professor, que possibilita ao aluno alcançar os objetivos anteriormente descritos precisa basear-se na proposta de situações problemas e conflitos cognitivos com o intuito de provocar desequilíbrios nas estruturas mentais e a necessidade de novas equilibrações. Desta forma, fundamentamos nossa análise a partir da Teoria Construtivista postulada pela Epistemologia Genética de Jean Piaget. Diferentes tipos de jogos, além de estarem constantemente presentes nos diferentes níveis de ensino, mostram-se especialmente freqüentes durante as aulas designadas às Séries Iniciais do Ensino Fundamental, período este destacado neste estudo. Neste trabalho, consideramos os jogos a partir de três vertentes: 1) Jogos enquanto atividades inerentes ao desenvolvimento espontâneo da criança; 2) Os jogos enquanto instrumento de intervenção pedagógica e 3) Os jogos enquanto conteúdos de ensino da Educação Física.
Palavras-chave: Aprendizagem. Desenvolvimento. Ensino da Educação Física. Epistemologia genética. Jogos. Metodologia de ensino.
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3635 0 bytes Universidade Estadual de Maringá http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Corpo, gênero e sexualidade: educar meninas e meninos para além da homofobia |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Luciene Neves
Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo descritivo-exploratória na qual tematizamos as questões de gênero e homofobia e o processo de formação humana no âmbito da Educação Física. As seguintes questões nos auxiliaram na estruturação da pesquisa: Professores de Educação Física com experiência profissional como educadores compreendem o gênero e a homofobia como problemáticas significativas a serem enfrentadas em suas atuações pedagógicas desde a universidade e, sobretudo, para além dela na Educação Básica? Quais os elementos teórico-práticos apontados como saída ou enfrentamento da homofobia na escola, durante o processo de intervenção pedagógica em Educação Física? Delineamos como objetivo: investigar como, na perspectiva dos egressos, a formação inicial ofertada no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina contemplou elementos para que elas pudessem tratar pedagogicamente as questões relacionadas a sexualidade, gênero e homofobia em sua prática pedagógica junto à Educação Básica, compreendendo-as como fundamentais à formação humana. Para tal estudo fizemos entrevistas semi-estruturadas com dois grupos compostos por professoras egressas da UFSC. O primeiro grupo foi constituído por egressas que cursaram a disciplina denominada “Gênero e Co-educação na Educação Física” e o segundo por contemporâneas que não a cursaram. O critério comum para os dois grupos foi o de terem atuado ou estarem atuando na Educação Básica. Os dados indicam que, em alguma medida, os professores estão sensíveis a estas questões e as consideram relevantes para a formação humana e desenvolvem intervenções nesta direção em sua prática pedagógica, independente de terem cursado uma disciplina específica, apesar de avaliarem que o currículo da formação inicial, como um todo, pouco prepara para o enfrentamento destas problemáticas, em especial, da homofobia.
Palavras-chave: Corpo. Sexualidade. Gênero. Homofobia.
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3649 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópo http:// |
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