Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Associação entre carecterísticas morfo-fisiológicas e funcionais com as atividades da vida diária de Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
KRAUSE, Maressa Priscila

A diminuição da performance nas atividades da vida diária (AVD’s) ou dependência, bem como a diminuição da performance nas atividades instrumentais da vida diária (AIVD’s) ou da perda da independência, podem ser influenciadas pelos componentes do nível de atividade física, da aptidão física e funcional. Entretanto, quais dessas variáveis podem ser consideradas como preditores dessas atividades na população feminina idosa, participantes de grupos comunitários no município de Curitiba-Pr, ainda não são apresentadas. Sendo assim, esta pesquisa buscará identificar como o nível de atividade física e seus componentes, variáveis morfo-fisiológicos e funcionais, podem ser considerados como fatores de risco para a incapacidade ou dependência.

Downloads 2140  2140  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Aspectos da imagem corporal de idosos, praticantes e não praticantes de atividades físicas Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
BALESTRA, Carmencita Márcia

A mudança demográfica ocorrida no século XX mudou o perfil etário dos brasileiros.Segundo convenções sociodemográficas, a velhice é a última etapa da vida humana e é delimitada a partir dos 60 anos para países que vivem em tentativa de desenvolvimento. O envelhecimento, enquanto fenômeno, desperta de forma significativa o interesse de pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento, entre elas, a educação física. Este é um estudo sobre a velhice, a imagem corporal e atividades físicas. Tivemos como base, um referencial teórico que discute a velhice e a imagem corporal. Para uma melhor compreensão da imagem corporal dos idosos, definimos como universo para este estudo os moradores da unidade gerontológica Vila Vida, localizada na cidade de Goiânia/GO e os frequentadores do Centro de Convivência de idosos/CCI, que funciona no mesmo local. Foi definido como critério da população alvo serem os moradores e os frequentadores praticantes e não praticantes de atividades físicas sistematizadas.

Downloads 1188  1188  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!As percepções pessoais, crenças e valores dos alunos na disciplina de Educação Física Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
NOLASCO, Ronaldo César

A pesquisa sobre o pensamento do aluno, tendo suas bases na psicologia cognitiva, releva as atitudes, percepções pessoais, crenças e valores como elemento mediador entre o ensino e a aprendizagem, bem como ressalta a influência mútua existente entre o comportamento do professor, o comportamento do aluno e o produto da aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo analisar o pensamento dos alunos,no que diz respeito as suas percepções pessoais, atitudes, crenças e valores na disciplina de Educação Física.

Palavras-chave: Educação Física. Pensamento do aluno. Crenças. Valores. Pedagogia.

Downloads 1592  1592  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Castelo Branco  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Educação Física e saúde mental: uma prática de cuidado emergente em Centros de Atenção Psicossocial  Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
WACHS, Felipe

Esta dissertação trata da relação entre educação física e saúde mental e tem como principal objetivo discutir os sentidos que circulam em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) sobre a presença de professores de educação física e sobre as práticas desenvolvidas por eles no interior desse serviço. Sustenta-se no aporte teórico da Reforma Psiquiátrica e inspira-se metodologicamente na cartografia. Através da análise documental da legislação pertinente, de relatórios das conferências nacionais de saúde mental, da produção científica encontrada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME) e posterior “garimpagem” manual de outros textos acadêmicos; foram traçados movimentos de aproximação entre as políticas públicas em saúde mental e a educação física. O trabalho de campo foi realizado em três CAPS (do tipo II) da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, os quais possuíam professores de educação física na composição de suas equipes. As observações variaram entre dois meses e um ano, e foram registradas em diários de campo.

Palavras-chave: Educação Física. Saúde mental. Serviços de saúde mental. Desinstitucionalização. Terapia por exercício. Atividade física.


Downloads 4933  4933  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto A  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Educação Física e esporte escolar: poder, identidade e diferença Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
NUNES, Mário Luiz Ferrari

O atual debate sobre identidade e a diferença está associado ao processo de transformação social. Nesta perspectiva, a identidade é construída à medida que os sistemas de significação e representação cultural se ampliam permitindo ao sujeito localizar-se de diferentes formas na sociedade. Por outro lado, a discussão educacional é como o currículo influencia nas identidades de forma a reproduzir as relações de poder. Diante deste quadro, realizamos uma pesquisa com objetivo de investigar quais posições os sujeitos assumem diante das práticas discursivas da Educação Física e como estas podem contribuir para a constituição de identidades e a enunciação da diferença.

Palavras-chave: Educação Física. Currículo. Poder. Identidade e diferença.

Downloads 2555  2555  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo  Site http://www.boletimef.org
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Determinantes ambientais para a realização de atividades físicas nos parques urbanos de Curitiba: um Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
REIS, Rodrigo Siqueira

Os benefícios que uma vida ativa proporciona à saúde e a elevada prevalência de sedentarismo na população têm aumentado o interesse sobre o estudo dos fatores que influenciam a prática regular de atividades físicas. Estudos têm utilizado diferentes abordagens para investigar estes fatores. No entanto, poucos estudos tem sido desenvolvidos a partir de abordagens ecológicas, que investigam a relação sujeito-ambiente. A Cidade de Curitiba é reconhecida como modelo de ecologia e qualidade de vida, em parte pelo grande número de áreas verdes, especialmente parques e praças. Todavia, pouco se sabe sobre a utilização destes locais para a realização de atividades físicas. Este estudo de natureza descritiva, realizado em duas etapas, buscou identificar as formas de utilização e os determinantes ambientais para a prática de atividades físicas no Jardim Botânico de Curitiba-PR.

Downloads 699  699  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Corpo, gênero e sexualidade: educar meninas e meninos para além da homofobia Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SANTOS, Luciene Neves

Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo descritivo-exploratória na qual tematizamos as questões de gênero e homofobia e o processo de formação humana no âmbito da Educação Física. As seguintes questões nos auxiliaram na estruturação da pesquisa: Professores de Educação Física com experiência profissional como educadores compreendem o gênero e a homofobia como problemáticas significativas a serem enfrentadas em suas atuações pedagógicas desde a universidade e, sobretudo, para além dela na Educação Básica? Quais os elementos teórico-práticos apontados como saída ou enfrentamento da homofobia na escola, durante o processo de intervenção pedagógica em Educação Física? Delineamos como objetivo: investigar como, na perspectiva dos egressos, a formação inicial ofertada no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina contemplou elementos para que elas pudessem tratar pedagogicamente as questões relacionadas a sexualidade, gênero e homofobia em sua prática pedagógica junto à Educação Básica, compreendendo-as como fundamentais à formação humana. Para tal estudo fizemos entrevistas semi-estruturadas com dois grupos compostos por professoras egressas da UFSC. O primeiro grupo foi constituído por egressas que cursaram a disciplina denominada “Gênero e Co-educação na Educação Física” e o segundo por contemporâneas que não a cursaram. O critério comum para os dois grupos foi o de terem atuado ou estarem atuando na Educação Básica. Os dados indicam que, em alguma medida, os professores estão sensíveis a estas questões e as consideram relevantes para a formação humana e desenvolvem intervenções nesta direção em sua prática pedagógica, independente de terem cursado uma disciplina específica, apesar de avaliarem que o currículo da formação inicial, como um todo, pouco prepara para o enfrentamento destas problemáticas, em especial, da homofobia.

Palavras-chave: Corpo. Sexualidade. Gênero. Homofobia.


Downloads 3640  3640  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópo  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Controle postural em adultos com síndrome de down: acoplamento entre informação sensorial e oscilaçã Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
GOMES, Matheus Machado

Um aspecto importante do comportamento motor de adultos com síndrome de Down (SD) é a menor estabilidade no controle postural comparado a seus pares neurologicamente normais (NN). O sistema de controle postural baseia-se no acoplamento dinâmico entre informação sensorial e ação motora para controlar a postura. Sendo assim, uma pergunta que surge é se adultos com SD relacionam informação sensorial com ação motora da mesma forma que seus pares NN.

Downloads 3675  3675  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Comparação de dois métodos para representação da força de reação do solo no desempenho de classifica Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PAOLUCCI, Leopoldo Augusto

Este trabalho visou comparar a influência de dois padrões de entrada, coeficientes de Fourier versus Legendre, sobre o desempenho de classificação de padrões da marcha. Para distinguir a marcha de indivíduos, foram aplicados aos padrões de entrada, o método dos Quadrados Mínimos (MQ) e o Least Absolute Shrinkage and Selector Operator (LASSO). O desempenho dos métodos foi testado para identificar marcha descalça e marcha calçada de quarenta e três indivíduos, 19 homens e 24 mulheres, com idade média de 24,8 anos.

Downloads 673  673  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Canoagem Velocidade: Dinâmica das cargas de treinamento no macrociclo e a dinâmica da alteração de m Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
BORGES, Thiago Oliveira

A canoagem velocidade é uma modalidade de competição. Esta faz parte da programação dos jogos olímpicos desde o ano de 1936. Desta maneira, por tratar - se de modalidade competitiva, a busca pelo aumento no desempenho dos atletas está intrinsecamente relacionada ao êxito da modalidade. Desta forma, a melhor organização e acompanhamento das variáveis que compõem o processo de treinamento auxiliam a obtenção deste êxito desportivo. O objetivo deste estudo foi acompanhar o processo de treinamento da seleção brasileira feminina de canoagem velocidade, estabelecendo métodos específicos para controle e avaliação das cargas de treinamento e também de indicadores funcionais externos, proporcionando assim a possibilidade de verificação da dinâmica de ambos durante esse processo. Para tanto, fizeram parte da amostra 4 atletas da Seleção Brasileira Feminina de Canoagem Velocidade.

Palavras-chave: Canoagem velocidade. Cargas de treinamento. Teoria e metodologia do treinamento desportivo.

Downloads 5312  5312  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 9 10 11 »