Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Associação entre carecterísticas morfo-fisiológicas e funcionais com as atividades da vida diária de |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
KRAUSE, Maressa Priscila
A diminuição da performance nas atividades da vida diária (AVD’s) ou dependência, bem como a diminuição da performance nas atividades instrumentais da vida diária (AIVD’s) ou da perda da independência, podem ser influenciadas pelos componentes do nível de atividade física, da aptidão física e funcional. Entretanto, quais dessas variáveis podem ser consideradas como preditores dessas atividades na população feminina idosa, participantes de grupos comunitários no município de Curitiba-Pr, ainda não são apresentadas. Sendo assim, esta pesquisa buscará identificar como o nível de atividade física e seus componentes, variáveis morfo-fisiológicos e funcionais, podem ser considerados como fatores de risco para a incapacidade ou dependência.
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2140 0 bytes Universidade Federal do Paraná http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Aspectos da imagem corporal de idosos, praticantes e não praticantes de atividades físicas |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
BALESTRA, Carmencita Márcia
A mudança demográfica ocorrida no século XX mudou o perfil etário dos brasileiros.Segundo convenções sociodemográficas, a velhice é a última etapa da vida humana e é delimitada a partir dos 60 anos para países que vivem em tentativa de desenvolvimento. O envelhecimento, enquanto fenômeno, desperta de forma significativa o interesse de pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento, entre elas, a educação física. Este é um estudo sobre a velhice, a imagem corporal e atividades físicas. Tivemos como base, um referencial teórico que discute a velhice e a imagem corporal. Para uma melhor compreensão da imagem corporal dos idosos, definimos como universo para este estudo os moradores da unidade gerontológica Vila Vida, localizada na cidade de Goiânia/GO e os frequentadores do Centro de Convivência de idosos/CCI, que funciona no mesmo local. Foi definido como critério da população alvo serem os moradores e os frequentadores praticantes e não praticantes de atividades físicas sistematizadas.
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1188 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
As percepções pessoais, crenças e valores dos alunos na disciplina de Educação Física |
Versão: Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
NOLASCO, Ronaldo César
A pesquisa sobre o pensamento do aluno, tendo suas bases na psicologia cognitiva, releva as atitudes, percepções pessoais, crenças e valores como elemento mediador entre o ensino e a aprendizagem, bem como ressalta a influência mútua existente entre o comportamento do professor, o comportamento do aluno e o produto da aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo analisar o pensamento dos alunos,no que diz respeito as suas percepções pessoais, atitudes, crenças e valores na disciplina de Educação Física.
Palavras-chave: Educação Física. Pensamento do aluno. Crenças. Valores. Pedagogia.
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1592 0 bytes Universidade Castelo Branco http:// |
Categoria: Educação Fisica Dissertações |
Corpo, gênero e sexualidade: educar meninas e meninos para além da homofobia |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Luciene Neves
Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo descritivo-exploratória na qual tematizamos as questões de gênero e homofobia e o processo de formação humana no âmbito da Educação Física. As seguintes questões nos auxiliaram na estruturação da pesquisa: Professores de Educação Física com experiência profissional como educadores compreendem o gênero e a homofobia como problemáticas significativas a serem enfrentadas em suas atuações pedagógicas desde a universidade e, sobretudo, para além dela na Educação Básica? Quais os elementos teórico-práticos apontados como saída ou enfrentamento da homofobia na escola, durante o processo de intervenção pedagógica em Educação Física? Delineamos como objetivo: investigar como, na perspectiva dos egressos, a formação inicial ofertada no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina contemplou elementos para que elas pudessem tratar pedagogicamente as questões relacionadas a sexualidade, gênero e homofobia em sua prática pedagógica junto à Educação Básica, compreendendo-as como fundamentais à formação humana. Para tal estudo fizemos entrevistas semi-estruturadas com dois grupos compostos por professoras egressas da UFSC. O primeiro grupo foi constituído por egressas que cursaram a disciplina denominada “Gênero e Co-educação na Educação Física” e o segundo por contemporâneas que não a cursaram. O critério comum para os dois grupos foi o de terem atuado ou estarem atuando na Educação Básica. Os dados indicam que, em alguma medida, os professores estão sensíveis a estas questões e as consideram relevantes para a formação humana e desenvolvem intervenções nesta direção em sua prática pedagógica, independente de terem cursado uma disciplina específica, apesar de avaliarem que o currículo da formação inicial, como um todo, pouco prepara para o enfrentamento destas problemáticas, em especial, da homofobia.
Palavras-chave: Corpo. Sexualidade. Gênero. Homofobia.
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3640 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópo http:// |
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