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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Análise do perfil de liderança de treinadores de futebol do Campeonato Brasileiro Série A/2005 Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
COSTA, Israel Teoldo da

As investigações no âmbito da liderança no esporte têm se desenvolvido a partir do pressuposto que o comportamento do líder/treinador tem um impacto relevante, de natureza negativa ou positiva, na produção do atleta e/ou no seu bem-estar psicológico.

Palavras-chave: Liderança. Futebol. Treinador.

Downloads 992  992  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site http://hdl.handle.net/1843/CRAO-6WWMU6
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Análise dos resultados do WHOQOL-100 utilizando Data Mining Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SANTOS, Celso Bilynkievycz dos

A Qualidade de Vida é um estado de bem-estar, que se intercorrelaciona com diversos aspectos do cotidiano e que pode sofrer interferências de fatores externos, muitas vezes difíceis de serem identificados, principalmente quando são estudados grandes grupos de trabalhadores com diferentes características. A identificação destes fatores, potencialmente implícitos, poderá auxiliar gestores de empresas em suas tomadas de decisões para melhoria do estado de qualidade de vida de seus colaboradores e, conseqüentemente, da sua produtividade. Este trabalho propõe uma análise complementar utilizando técnicas de Data Mining de maneira inovadora. Foi realizado um estudo de caso envolvendo agentes universitários de uma instituição pública e, como instrumento de coleta dos dados, o WHOQOL-100. Para aquisição de conhecimento implícito, foram percorridas as etapas do Processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados, utilizando-se na etapa de Mineração de Dados, técnicas de Regras de Associação. Conclui-se que as técnicas de Data Mining, mais especificamente, as de Regras de Associação, podem ser utilizadas para complementar a análise dos resultados de um instrumento de pesquisa estruturada para surveys, principalmente quando se dispõe de muitos dados adicionais e se deseja descobrir conhecimento implícito. O planejamento e a utilização combinada de medidas de interesse subjetivas e objetivas permitiu diminuir os custos operacionais das tarefas de descrição do Processo de Aquisição de Conhecimento em Base de Dados.

Palavras-chave: Mineração de Dados. WHOQOL-100. Qualidade de Vida. Processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados.





Downloads 844  844  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tecnológica Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A educação física na rede pública do município de São João da Boa Vista - SP e o portador de necessi Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
FLORENCE, Rachel Barbosa Poltronieri
Considerar a diversidade presente entre os alunos nas instituições escolares da rede municipal e estadual de ensino do município de São João da Boa Vista-SP requer procedimentos que nos remetam à flexibilidade e dinamismo nos currículos, compromisso e responsabilidade dos professores, cooperação dos pais e apoio da comunidade de forma a atender efetivamente aos alunos com necessidades educacionais especiais. Mediante o atual processo inclusivo, como forma a colaborar para um melhor entendimento sobre o assunto, o presente estudo retoma enquanto revisão da literatura, a Legislação Educacional Brasileira, destacando-se as Constituições do Brasil, Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e outros documentos nacionais e internacionais referentes ao desenvolvimento da educação, educação especial e educação física. Como recurso metodológico para este estudo, para contemplar a prática da educação física face à inclusão nas escolas, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com a realização de entrevistas semi-estruturadas com os professores de educação física que atuam junto a estes alunos especiais na rede regular. Como amostra para a coleta de dados, delimitou-se o Ciclo I da etapa do ensino fundamental de escolas do município que incorporaram a inclusão em seu atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais.

Downloads 285  285  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP  Site http://boletimef.org/biblioteca/358/Florence-Dissertacao
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A educação inclusiva de alunos com deficiência física: problematizando o corpo no contexto escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
FINGER, Alenia Varela

O presente estudo, inserido na Linha de Pesquisa Educação Especial, visou roblematizar o papel do Corpo na perspectiva da Educação Inclusiva, contextualizando-o na realidade de alunos com deficiência física, incluídos em séries iniciais da rede municipal de Caxias do Sul, RS. Para tanto, realizamos inicialmente a busca teórica a fim de revisitar diferentes perspectivas acerca do corpo, bem como aproximá-las das discussões relacionadas à Educação Inclusiva. Com a intenção de apreender concepções e atitudes dos professores participantes da pesquisa em relação ao corpo e a educação inclusiva e identificar as condições de acessibilidade referentes ao espaço físico das escolas pesquisadas, realizamos um estudo do tipo exploratório. A pesquisa de campo aconteceu nas escolas municipais de Caxias do Sul, RS, que possuíam alunos com deficiência física – limitação da mobilidade (cadeirantes), incluídos em classes comuns de séries iniciais, sendo os participantes da pesquisa as cinco escolas e as cinco professoras dos referidos alunos, apontados pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). Os instrumentos para coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada, aplicada aos professores, a observação sistemática do espaço físico escolar e o diário de campo. Os dados obtidos com as entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo e, juntamente com os dados apreendidos nas observações, foram abordados de forma quantiqualitativa. Atendendo aos objetivos propostos, identificamos, em relação aos professores, concepções e atitudes positivas frente ao corpo e à inclusão, predominantemente, ainda, que em algumas situações minoritárias evidenciamos o pensamento fragmentário do indivíduo em corpo/mente, sem a aproximação do corpo às práticas em sala de aula; quanto ao corpo dos alunos incluídos, identificamos sentimentos iniciais de medo e ansiedade, mas que foram revertidos com o conhecimento das limitações físicas dos alunos e posterior aproximação. A inclusão, de forma geral, tem sido apontada como positiva e os mecanismos exclusivistas através do corpo foram encontrados em menor grau no aspecto atitudinal em comparação ao aspecto arquitetônico. Neste último, identificamos a falta de condições de acessibilidade, pois mesmo que seja notável o esforço por parte das escolas através de situações de adaptação, estas estão limitadas à uma mobilidade relativa, com a construção de rampas, mas a autonomia dos alunos é comprometida pela inexistência de banheiros adaptados, bebedouros e telefones. O estudo permitiu discutir o papel do corpo na inclusão, sugerindo que novas pesquisas que venham dar continuidade à proposta de aproximação entre as temáticas corpo, inclusão e deficiência física.

Palavras-chave: Corpo. Educação inclusiva. Deficiência física.


Downloads 8134  8134  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria,   Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A formação do homem forte: Educação Física e gymnastica no ensino público primário paranaense (1882- Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PUCHTA, Diogo Rodrigues

O presente trabalho versa sobre o estudo histórico da gymnastica no ensino público primário paranaense, em um período compreendido entre as duas últimas décadas dos oitocentos e o primeiro quartel do século XX. Estamos preocupados mais especificamente com a trajetória desta disciplina no plano das ideias e prescrições provenientes das atividades de políticos e intelectuais da época e, ao privilegiarmos este aspecto no texto, não significa que não abordaremos no decorrer do mesmo alguns aspectos das práticas escolares propriamente ditas. Neste sentido, nosso trabalho surge com o intuito de contribuir com os estudos relacionados à linha de história e historiografia da educação, sobretudo aqueles voltados à educação do corpo na escola. Paralelamente, ao propormos a realização de um exercício nesta direção, buscamos analisar quais eram, em que momento e como deveriam ser aplicadas as práticas corporais prescritas para os exercícios de gymnastica, assim como verificar quem eram os responsáveis por ministrá-la nas escolas.

Palavras-chave: História da educação. História das disciplinas escolares. História da Educação Física. Educação do corpo. Gymnastica.

Downloads 642  642  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A história da ginástica rítmica em Campinas  Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SARÔA, Giovanna

O objetivo deste estudo foi reconstruir a história da ginástica rítmica em Campinas – São Paulo - Brasil, pois este tema nunca foi explorado em pesquisas acadêmicas e esta é sem dúvida uma grande história, a história de vida de pessoas que passaram por esse esporte e deixaram marcas de conquistas, vitórias e paixões. Registrar esta pesquisa na área acadêmica é algo importante para podermos dar continuidade na história da ginástica em nossa cidade e com isso entendermos o crescimento relevante dessa modalidade em Campinas, que transformou a vida de muitas pessoas ao longo dessas três décadas e nesse decorrer, foi tomando diversos rumos, ganhando espaço e conquistando cada vez mais adeptos. Para essa composição histórica, foi utilizada a metodologia da História Oral, que possibilitou a reconstrução com os personagens que fizeram e fazem parte dela, além da utilização de imagens e reportagens pesquisadas nos jornais da cidade e dos acervos pessoais cedidos pelas entrevistadas. Este trabalho teve como resultado o registro da história desta modalidade esportiva, que nessas três ultimas décadas tem encantado o cenário esportivo campineiro.

Palavras-chave: Ginástica rítmica. História da ginástica.

Downloads 4006  4006  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Edu  Site http://www.ginasticas.com/conteudo/gimnica/gin_historia/gimnica_historia.html
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A identidade do jogador de pólo aquático e o mito da masculinidade Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
TELLES, Silvio de Cassio Costa

Este trabalho investiga por que, apesar de não haver conseguido um lugar de destaque entre os esportes mais populares em nosso país, o Pólo Aquático aqui se institucionalizou e, com poucos incentivos e participantes, vem atuando regularmente por uma centena de anos. Quais foram os mecanismos que possibilitaram aos seus praticantes construir uma identidade, estabelecer um elo entre gerações e manter vivo esse esporte durante tanto tempo? Acompanhando a evolução do Pólo Aquático no Brasil e entrevistando jogadores, ex-jogadores, técnicos e dirigentes, pôde-se detectar que ser forte, ser másculo, ser “homem”, foram as características que permitiram a este grupo construir sua identidade e atingir aqueles objetivos. Isso nos permitiu inferir que existe uma intrínseca relação entre estes atributos físicos que se espera que os jogadores de Pólo Aquático possuam e os atributos que compõem o mito da masculinidade. Os estudos de Sócrates Nolasco forneceram o suporte teórico necessário para a apresentação da figura de Aladar Szabo, lembrado pela unanimidade de nossos entrevistados, como uma encarnação do mito da masculinidade e, sob a perspectiva de Joseph Campbell, como um herói do Pólo Aquático brasileiro.

Downloads 1620  1620  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Uni  Site http://boletimef.org/biblioteca/2621/Identidade-do-jogador-de-polo-aquatico-e-o-mito-da-masculinidad
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A motivação de adolescentes nas aulas de Educação Física Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MARZINEK, Adriano

O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças motivacionais intrínsecas e extrínsecas entre os sexos masculino e feminino das 8as séries do ensino fundamental e 3as séries do ensino médio para a prática das aulas de Educação Física. Entende-se por motivação intrínseca o interesse do indivíduo pelos aspectos inerentes à atividade, e por motivação extrínseca a execução da tarefa visando recompensas externas a ela. Esta pesquisa caracterizou-se como sendo descritiva. A amostra foi composta de 279 alunos de ambos os sexos, na faixa etária de 14 a 17 anos, de 8as séries do ensino fundamental e 3as séries do ensino médio do colégio Branca da Mota Fernandes do município de Maringá-PR, que se dispuseram a participar da pesquisa. O nstrumento de coleta de dados utilizado foi elaborado por KOBAL (1996); trata-se de um questionário referente à identificação de motivos intrínsecos e extrínsecos em aulas de Educação Física, constituído de três questões com 32 afirmações no total, sendo 16 referentes a motivação intrínseca e 16 referentes a motivação extrínseca.

Downloads 11999  11999  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Católica de Brasília   Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A motivação de adolescentes para a prática da Educação Física: uma análise comparativa de instituiçã Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PEREIRA, Maria Goretti Ramos

Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as causas que podem motivar ou não alunos e alunas de escolas públicas e particulares, integrantes da 8ª série do ensino fundamental, para a prática das atividades que são desenvolvidas nas aulas de Educação Física. A partir de minhas observações, na função de professora dessa área, foi possível detectar que muitos alunos, ao atingirem essa fase em sua trajetória escolar, principalmente as meninas, tornam-se apáticos em suas participações, independente dos conteúdos propostos. Com isso, buscamos investigar cientificamente as causas que impedem maior participação dos alunos dessa série, nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi construída numa abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica de questionários, que foram aplicados aos meninos e meninas da 8ª série, em duas escolas que apresentaram convergência em diferentes aspectos, sendo uma da rede particular e outra da rede pública. A interpretação das respostas dadas pelos alunos fundamentou-se na Análise de Conteúdo de Bardin, L. (1977), o que permitiu verificar diferentes categorias baseadas em percepções positiva e negativa dos alunos, em relação às aulas de Educação Física, na escola.

Palavras-chave: Educação Física escolar. Adolescência. Motivação.

Downloads 3819  3819  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade São Judas Tadeu, São Paulo  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora! Esporte como elemento facilitador da inclusão de pessoas com paralisia cerebral severa: contribuiçõ Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
JERÔNIMO, Janaína Pessato
Discriminação e omissão marcaram a história de pessoas deficientes; acreditava-se que a deficiência era crônica, imutável. Mas uma mudança na melhoria das condições de vida delas se esboçou, sobretudo pela educação. No Brasil, dentre outras ações, a educação especial foi prevista pela legislação, programas de esportes adaptados foram implantados, e a disciplina Educação Física Adaptada foi incluída na graduação em Educação Física. A presença dessas pessoas em classes regulares evidenciou a necessidade de estrutura adequada e profissionais aptos a lidar com elas; logo, a preocupação se voltou à formação docente, pois muitos viam a ausência de certas disciplinas como entrave ao trabalho. Esta pesquisa converge para essa temática ao objetivar verificar como o esporte ajuda a incluir socialmente pessoas com paralisia cerebral severa. Como pesquisa qualitativa interpretativa, seus procedimentos metodológicos incluíram observação de filmagens em VHS , entrevistas semi-estruturadas, análise de documentos e revisão bibliográfica. Participaram 23 atletas de esportes adaptados e suas mães ou responsáveis. As fitas registram a participação em competições esportivas. Nossa análise revelou uma história marcada pela exclusão: de famílias simples e desinformadas, essas pessoas desconhecem direitos elementares; revelou, também, avanços no desenvolvimento de habilidades motoras que lhes trouxeram mais concentração, memória, atenção e a consciência de que o esporte pode fazê-las superar limitações e obter respeito. Concluímos que pouco tem sido feito pela inclusão social dessas pessoas; logo, a exclusão continuará a ser analisada como prática social naturalmente instituída se não houver ações conjuntas da sociedade e formação docente ajustada à educação para a diversidade.

Palavras-chave: pessoas deficientes; educação especial; habilidades motoras.

Downloads 4327  4327  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE DE UBERABA  Site http://www.uniube.br/infoisis/base/teses/BU000106396.pdf
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