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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A roda do mundo : Os fundamentos da Capoeira Angola “glocalizada” Popular Versão: PDF
Atualização:  29/2/2012
Descrição:
BRITO, Celso de

Este trabalho trata da análise etnográfica multissituada de grupos de Capoeira Angola das cidades de Lyon, na França (Grupo de Capoeira Angola Cabula), e de Curitiba, no Brasil (Grupo de Capoeira Angola Zimba), e suas relações no interior da “comunidade transnacional da Capoeira Angola”. A análise considera o conjunto de normas ritualísticas da Capoeira Angola, chamado de fundamentos, para a formação das identidades dos sujeitos angoleiros que se organizam em um “sistema de linhagem” baseado na ideia de ancestralidade mítica africana. Vê-se que o “sistema de linhagem” expande-se pelo mundo, através da formação de “núcleos emergentes” e de sua aliança com grupos de Capoeira Angola tradicionais, segundo a lógica específica dos fundamentos. O “sistema de linhagem” funciona, então, segundo fundamentos vinculados à ancestralidade mítica africana que, por sua vez, também dita o funcionamento do ritual Roda de Capoeira Angola. Os fundamentos, como símbolos culturais, viajam até os “núcleos emergentes” levados por sujeitos viajantes, imagens midiáticas e trabalhos acadêmicos que formam um “mundo imaginado” da Capoeira Angola. Esse “mundo imaginado” da Capoeira Angola é entendido como um processo identitário contemporâneo, no qual a “tradição” e a “modernidade”, o “local” e o “global”, o “sagrado” e o “profano” se apresentam como pares de conceitos em relação dialética, cuja síntese compõe a “Capoeira Angola Glocalizada”.

Palavras-chave: transnacionalismo, glocalização, identidades, Capoeira Angola.

Downloads 1282  1282  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Departamento de Antropologia Social da Universidad  Site 
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Elementos musicais a serem abordados na formação profissional em Educação Física Popular Versão: 
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BRAGA, Joseni Marlei de Paula

Este trabalho objetivou apontar a necessidade de uma maior preocupação com as questões musicais na formação profissional em Educação Física.

Downloads 1687  1687  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Educação Física e Esporte: uma visão na Escola Pública Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid

O estudo realizado objetiva discutir algumas questões presentes nas relações entre a Educação Física Escolar e o Esporte, enquanto elemento de Educação, no espaço da Escola Pública de 1o grau, especialmente no período de 5a a 8a série. Aborda-se sobre a crise da Educação Física identificando-a com um contexto maior; faz-se o caminho inverso do geral para o particular, da crise da sociedade, dos seus diferentes sistemas, da escola e da Educação Física. A linha básica de argumentação foi de início discutir sobre as possibilidades de Educação, evidenciando a escola como principal instituição formal, onde se dá a Educação das pessoas, embora reconheça-se não ser a única forma de se educar. O Esporte é destacado como elemento de Educação em algumas instituições não-formais, onde aponta-se para as limitações existentes; quer seja pela elitização nos clubes esportivos (número reduzidos de pessoas), ou pelo excesso de informalidade com que o Esporte é desenvolvido nos programas e projetos esportivos públicos (enfatizado apenas no aspecto lúdico). Busca-se subsídios para estabelecer a discussão entre Educação Física e Esporte e tenta-se relacioná-los.

Palavras-chave: Educação Física. Educação Física Escolar. Esporte. Escola pública.

Downloads 15567  15567  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Metodista de Piracicaba  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Associaçăo da atividade física, consumo de álcool e índice de massa corporal com a qualidade de Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GORDIA, Alex Pinheiro

Investigar a relação do Nível de Atividade Física (NAF), consumo de álcool e Índice de Massa Corporal (IMC) com a Qualidade de Vida (QV) de adolescentes. Métodos: participaram deste estudo 608 adolescentes, com idades entre 14 a 20 anos, estudantes do Ensino Médio do município da Lapa, PR. Foram mensuradas a massa corporal e a estatura para obtenção do IMC. Para a avaliação da condição socioeconômica foi utilizado o questionário desenvolvido pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Para mensuração das variáveis QV, NAF e consumo de álcool foram utilizados os seguintes instrumentos: a) Instrumento Abreviado para Análise da Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-Bref); b) Questionário Internacional de Atividades Físicas (IPAQ versão 8, forma curta, última semana); c) Teste para a Identificação de Problemas Decorrentes do Uso de Álcool (AUDIT). Para análise dos dados recorreu- se à estatística descritiva e aos testes de Kolmogorov Smirnov, Teste t de Student, ANOVA one-way, Qui-quadrado, Regressão Logística binária e multinomial.

Palavras-chave: Qualidade de vida. Atividade física. Consumo de álcool. Índice de
massa corporal. Variáveis sociodemográficas. Adolescentes.

Downloads 1571  1571  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Análise das relações desencadeadas pelos jogos cooperativos na Educação Física do Colégio Agrícola S Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
POCERA, Joverci Antonio

Durante muito tempo acreditou-se que todo tipo de jogo era importante para promover cooperação, integração e união das pessoas. Hoje ainda é bastante comum encontrar nas escolas projetos descritos com a famosa frase através desses jogos pretendemos promover integração entre nossos alunos. Uma vez aprovado, a direção reúne os professores para organizar jogos com disputa acirrada entre as séries. Atitudes como estas também ocorrem diariamente nas aulas de Educação Física escolar ofuscadas pelo discurso da necessidade da competição para motivar os alunos. Por meio desta pesquisa realizada entre os alunos do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, instituição ligada à Universidade Federal de Santa Catarina, procuramos identificar de que forma poderemos trabalhar os jogos para exercitar a cidadania, a ética e os demais valores indispensáveis na formação do caráter que promove a integração e a socialização dos alunos das diferentes turmas da escola. As técnicas apresentadas evitam que os alunos sejam separados em grupos, duelando entre si para obter uma vitória (maior número de pontos), incentivados por uma platéia com os mesmos ideais, onde o mais importante é vencer o outro não importando as armas utilizadas. Esta estratégia promove apenas a disseminação dos ideais propagados pelo poder dominante e a elitização do esporte, deixando de lado pessoas com limitação de desempenho físico.

Palavras-chave: Jogo. Competição. Cooperação. Educação Física.

Downloads 809  809  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Jogo e esporte: um paradoxo moral Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SOUZA, Jean Carlos de

Os objetivos da presente pesquisa consistiram em verificar o sentimento de cooperação subjacente a praticantes de futebol e, a partir dos resultados obtidos, aventar os alcances educacionais e suas possíveis distorções no contexto deste esporte. Foram estudados 22 sujeitos do sexo masculino, com idade entre 13 e 15 anos na cidade de São José do Rio Preto - SP, que compunham dois grupos distintos, sendo um denominado de Grupo A formado por 11 sujeitos integrantes de uma equipe de futebol que disputava o campeonato paulista da categoria na primeira divisão e, um outro Grupo intitulado de B configurado por 11 sujeitos alunos de uma escola do ensino fundamental tendo na mesma o futebol como um meio de lazer fora do horário de aula. Todos os sujeitos foram submetidos a uma entrevista, norteada pelos princípios do método clínico piagetiano em que, na mesma, eram apresentados cinco dilemas que versavam, em sua essência, a respeito de hipotéticas situações que comumente são
vivenciadas em uma partida de futebol e que, por sua vez, poderiam gerar escolhas a favor ou contra a cooperação.


Downloads 1492  1492  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDU  Site http://efartigos.atspace.org/jogos.html
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Iº Jogos Escolares Brasileiros da Confederação Brasileira de Desportos para cegos:Um estudo de caso Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MATSUI, Regina

A pessoa com deficiência visual possui um atraso no seu desenvolvimento motor, em decorrência das poucas oportunidades que elas possuem ao longo da vida. Nesse sentido, sabemos da importância da prática de atividade física para essas pessoas, tendo em vista que ela contribui para o desenvolvimento global da pessoa. As informações retiradas do meio e a aprendizagem degestos e habilidades motoras contribuem na formação e no desenvolvimento motor dessas pessoas.

Palavras-chave: Deficiência visual. Desenvolvimento motor. Jogos. Esportes escolares.

Downloads 996  996  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site 
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Jogo, inteligência e pensamento, a construção de conhecimento para além do ensino da Educação Física Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ARAÚJO, Karina de Toledo

O principal objetivo deste trabalho é compreender, analisar e explicitar a relação entre os jogos e o desenvolvimento da criança, sob diferentes perspectivas. Além disso, procuramos refletir acerca da utilização de jogos no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados às diferentes áreas do conhecimento humano e, em especial, no ensino da Educação Física dado que este é um dos conteúdos específicos desta área. Defendemos a ideia de que o trabalho com jogos deve possibilitar o desenvolvimento das estruturas lógicas do pensamento dos alunos, ou seja, o desenvolvimento da inteligência e a abertura de novas possibilidades do pensar sobre e por meio desse conteúdo de ensino, concomitantemente, ao desenvolvimento dos aspectos motores, afetivos e sociais das crianças. Acreditamos que o procedimento de ensino, utilizado pelo professor, que possibilita ao aluno alcançar os objetivos anteriormente descritos precisa basear-se na proposta de situações problemas e conflitos cognitivos com o intuito de provocar desequilíbrios nas estruturas mentais e a necessidade de novas equilibrações. Desta forma, fundamentamos nossa análise a partir da Teoria Construtivista postulada pela Epistemologia Genética de Jean Piaget. Diferentes tipos de jogos, além de estarem constantemente presentes nos diferentes níveis de ensino, mostram-se especialmente freqüentes durante as aulas designadas às Séries Iniciais do Ensino Fundamental, período este destacado neste estudo. Neste trabalho, consideramos os jogos a partir de três vertentes: 1) Jogos enquanto atividades inerentes ao desenvolvimento espontâneo da criança; 2) Os jogos enquanto instrumento de intervenção pedagógica e 3) Os jogos enquanto conteúdos de ensino da Educação Física.

Palavras-chave: Aprendizagem. Desenvolvimento. Ensino da Educação
Física. Epistemologia genética. Jogos. Metodologia de ensino.

Downloads 3640  3640  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Meu professor inesquecível: um estudo sobre as características da atuação do professor de Educação F Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
FERRARI, Ana Lucia de Sant'Ana

O foco desta investigação é o professor do curso de graduação em Educação Física, a partir da óptica de seus ex-alunos. A questão proposta para o estudo foi: Quais as características da atuação de professores que marcaram positivamente ex-alunos da graduação em Educação Física? Os dados foram coletados a partir de entrevistas com quatro ex-alunos da graduação em Educação Física de uma Universidade particular do Estado de São Paulo. A análise do conteúdo foi feita a partir de seis categorias: razões da escolha profissional, o professor lembrado, características pessoais do professor, características de atuação do professor, marcas deixadas na vida pessoal do aluno e marcas deixadas na vida profissional do aluno. O referencial para a análise foi a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon, dando realce à afetividade que permeia o processo ensino-aprendizagem. Os resultados indicaram que os professores que deixaram marcas em seus alunos foram aqueles que exerceram uma mediação positiva entre o aluno e o conteúdo ensinado, demonstrando conhecimento sobre sua disciplina, capacidade de transformar esse conhecimento em ensino, gosto pela profissão e respeito pelo aluno.

Palavras-chave: Afetividade. Professor de Educação Física. Teoria Walloniana.

Downloads 7467  7467  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  Site 
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Lazer nos clubes sócio-recreativos de Curitiba/PR : a constituição de práticas e representações soci Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Marcos Ruiz da

Os clubes sócio-recreativos constituem-se como manifestação de uma característica específica da sociedade brasileira, a privatização de espaços no formato de condomínios como uma opção para as vivências divertidas no tempo livre. Apesar de características semelhantes quanto à formação, objetivos e estrutura administrativa, cada associação reserva peculiaridades que se formam a partir das tensões e conflitos vividos nesse cenário. Dentro desse contexto, a proposta central do presente trabalho foi discutir o cotidiano dessas estruturas e descortinar elementos que permitam compreender a dinâmica vida associativa nos clubes e as possíveis influências na constituição de modos de vidas e representações sociais na vida dos usuários. Procurando debater algumas variáveis que compõem o contexto dos clubes, foi falado sobre a constituição do tempo social, o espaço e o lúdico, considerando dessa forma a tríade que constituí o lazer. Também foi discutido sobre aspectos de maior destaque dentro do cotidiano dos clubes, que formam pontos de significativa influência na constituição de referenciais para a vida social, com ênfase na forma de administração, as atividades desenvolvidas representadas pela discussão sobre esporte, considerando a desproporção existente nas propostas dos clubes para os associados em relação às demais opções de lazer e, também, pelas tensões existentes nas sociabilidades constituídas nos diversos grupos de interesses.

Palavras-chave: Clubes sócio-recreativos. Tempo social. Representações sociais. Estilo de vida.

Downloads 7136  7136  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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