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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (15)


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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!A educação física na rede pública do município de São João da Boa Vista - SP e o portador de necessi Popular Versão: PDF
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
FLORENCE, Rachel Barbosa Poltronieri
Considerar a diversidade presente entre os alunos nas instituições escolares da rede municipal e estadual de ensino do município de São João da Boa Vista-SP requer procedimentos que nos remetam à flexibilidade e dinamismo nos currículos, compromisso e responsabilidade dos professores, cooperação dos pais e apoio da comunidade de forma a atender efetivamente aos alunos com necessidades educacionais especiais. Mediante o atual processo inclusivo, como forma a colaborar para um melhor entendimento sobre o assunto, o presente estudo retoma enquanto revisão da literatura, a Legislação Educacional Brasileira, destacando-se as Constituições do Brasil, Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e outros documentos nacionais e internacionais referentes ao desenvolvimento da educação, educação especial e educação física. Como recurso metodológico para este estudo, para contemplar a prática da educação física face à inclusão nas escolas, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com a realização de entrevistas semi-estruturadas com os professores de educação física que atuam junto a estes alunos especiais na rede regular. Como amostra para a coleta de dados, delimitou-se o Ciclo I da etapa do ensino fundamental de escolas do município que incorporaram a inclusão em seu atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais.

Downloads 555  555  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP  Site http://boletimef.org/biblioteca/358/Florence-Dissertacao
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Classe Especial: os desafios dos professores de Educação Popular Versão: pdf
Atualização:  16/12/2011
Descrição:
FEIJÓ, Gabriel de Oliveira

O presente estudo seguiu os procedimentos da pesquisa etnográfica (WOODS, 1998). Objetivou identificar e caracterizar como a educação física intervém junto às classes especiais que, até fevereiro de 2010, eram chamadas de classes especiais de Condutas Típicas, em um município do norte do Paraná, tendo por base os preceitos da escola inclusiva; caracterizar os documentos que fundamentam e regulamentam a intervenção da educação física junto às classes de condutas típicas; e caracterizar as condições dos alunos classificados dentro do quadro de condutas típicas nas escolas do município participante. Os procedimentos metodológicos foram divididos em três etapas para garantir a amplitude da análise: 1) Análise documental; 2) Entrevista recorrente; e 3) Observação e Filmagem das aulas de Educação Física. Os resultados apontaram a imprecisão na caracterização do aluno com Condutas Típicas e a secundarização do atendimento destes alunos nas aulas de Educação Física. As aulas foram planejadas de acordo com o conceito da Cultura Corporal de Movimento, porém dirigidas refletindo a perpetuação do modelo tecnicista e performático, que não prioriza uma possível visão e compreensão cultural e diversa dos movimentos. O movimento de inclusão dos alunos em nenhum momento promoveu o rompimento de preconceitos enraizados socialmente, mas sim afirmou o caráter ultrageneralizador e negativo do esteriótipo atribuído aos alunos da classe especial. O fato dos alunos não demandarem adaptações curriculares ou procedimentais e apresentarem um desempenho igual ou melhor que os alunos da classe regular não foi suficiente para valorizá-los, pois suas capacidades e habilidades não superaram a classificação como deficientes e a utilização de uma pedagogia disciplinadora.

Palavras-chave: Educação Especial, Educação Física, Classe Especial, Inclusão,
Condutas Típicas.


Downloads 658  658  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site 
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Comparação de dois métodos para representação da força de reação do solo no desempenho de classifica Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PAOLUCCI, Leopoldo Augusto

Este trabalho visou comparar a influência de dois padrões de entrada, coeficientes de Fourier versus Legendre, sobre o desempenho de classificação de padrões da marcha. Para distinguir a marcha de indivíduos, foram aplicados aos padrões de entrada, o método dos Quadrados Mínimos (MQ) e o Least Absolute Shrinkage and Selector Operator (LASSO). O desempenho dos métodos foi testado para identificar marcha descalça e marcha calçada de quarenta e três indivíduos, 19 homens e 24 mulheres, com idade média de 24,8 anos.

Downloads 679  679  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site 
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Novos atores em cena nos estudos do lazer no Brasil: possíveis diálogos a partir da teoria configura Popular Versão: PDF
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
REIS, Leoncio José de Almeida

Nos últimos anos, notadamente a partir da década de 1990, constatou-se um elevado crescimento na produção científica no campo dos estudos do lazer no Brasil. Considerando esse aumento, cresceu também a necessidade de desenvolvimento de pesquisas com o objetivo de avaliar aquilo que vem sendo produzido. É nessa categoria que se enquadra o presente estudo, cuja principal finalidade é expor e discutir o conhecimento produzido por pesquisadores com ampla publicação científica na área dos estudos do lazer no Brasil: Victor Andrade de Melo, Christianne Luce Gomes e Fernando Mascarenhas. Os referidos nomes foram eleitos a partir de um levantamento quantitativo realizado no Diretório dos Grupos de Pesquisas do CNPq, no Currículo da Plataforma Lattes e no sistema de classificação de periódico do programa QUALIS, o qual identificou pesquisadores doutores vinculados a grupos de pesquisas com elevada produção acadêmica sobre o tema lazer. Procurou-se, posteriormente ao levantamento, expor e discutir as principais produções dos autores selecionados, buscando estabelecer, em certos momentos, diálogos com a sociologia configuracional, principal referência teórica desse estudo. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de caráter exclusivamente bibliográfico, que procura refletir sobre conhecimentos produzidos pelos autores selecionados, fundamentando-se essencialmente em obras do sociólogo Norbert Elias. Verificou-se que as concepções de lazer encontrada nas obras dos autores selecionados divergem substancialmente uma das outras, embora possuam elas traços em comuns, principalmente no que se refere ao entendimento de que o lazer pode ser um instrumento para a transformação social. Constatou-se que o direcionamento investigativo dado por cada pesquisador a suas pesquisas também não eram semelhantes entre si. Embora existissem temáticas que foram contempladas mesmo que sutilmente por todos os autores, os temas centrais de pesquisa de cada um deles não tinham a mesma orientação. Nenhuma das abordagens apresentadas se aproximavam da concepção de lazer verificada na teoria configuracional: nenhuma delas colocava a discussão das emoções e do prazer em evidência na análise como esta última o fazia. Foi possível perceber em algumas das pesquisas investigadas afirmações e comentários que podem ser traduzidos, sob uma análise configuracional, como resultantes de uma postura envolvida, o que propiciou o estabelecimento de um debate em deferência a essa questão.

Palavras-­chave: Lazer. Estudos do lazer no Brasil. Teoria configuracional.

Downloads 699  699  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Departamento de Educação Física, Setor de Ciências  Site 
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Por uma Educação Física histórica e crítica Popular Versão: pdf
Atualização:  3/5/2012
Descrição:
CARARO, Luciane Gorete

Este trabalho é um estudo com intervenção que buscou avançar na análise e entendimento sobre a Pedagogia Histórico-Crítica e a metodologia de ensino em Educação Física escolar, buscando constatar a possibilidade ou não dessas duas dimensões teórico-práticas se aproximarem. Partimos da compreensão das questões didáticas e metodológicas em Educação Física, fazendo uma análise desse campo de estudos e suas produções. Por meio de uma retomada histórica, teórica e metodológica, reconhecemos os princípios da Pedagogia Histórico-Crítica. Para a confirmação prática dessa possível relação entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação Física, a modalidade de pesquisa utilizada foi uma intervenção de ensino, com a execução, pela pesquisadora, de aulas de Educação Física, metodologicamente orientadas. Após a execução da prática docente, foi feita a análise e interpretação dos resultados, coletados por meio de um diário de campo. O aporte teórico para acomposição do trabalho foi o materialismo histórico e dialético. Concluímos, que é possível e necessária uma ação docente em Educação Física escolar sob os princípios teóricos e metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica.

Palavras-chave: Educação Física; Pedagogia Histórico-Crítica; Metodologia de
ensino.

Downloads 704  704  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site http://boletimef.org/biblioteca/2869/Por-uma-educacao-fisica-historica-e-critica
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Determinantes ambientais para a realização de atividades físicas nos parques urbanos de Curitiba: um Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
REIS, Rodrigo Siqueira

Os benefícios que uma vida ativa proporciona à saúde e a elevada prevalência de sedentarismo na população têm aumentado o interesse sobre o estudo dos fatores que influenciam a prática regular de atividades físicas. Estudos têm utilizado diferentes abordagens para investigar estes fatores. No entanto, poucos estudos tem sido desenvolvidos a partir de abordagens ecológicas, que investigam a relação sujeito-ambiente. A Cidade de Curitiba é reconhecida como modelo de ecologia e qualidade de vida, em parte pelo grande número de áreas verdes, especialmente parques e praças. Todavia, pouco se sabe sobre a utilização destes locais para a realização de atividades físicas. Este estudo de natureza descritiva, realizado em duas etapas, buscou identificar as formas de utilização e os determinantes ambientais para a prática de atividades físicas no Jardim Botânico de Curitiba-PR.

Downloads 708  708  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!O discurso sobre a homossexualidade no universo escolar : um estudo no curso de licenciatura em Educ Popular Versão: pdf
Atualização:  9/7/2010
Descrição:
LIMA, Francis Madlener de

Buscou-se com esta pesquisa uma análise dos discursos presentes nas falas do/s futuros as professores e professoras de Educação Física no que tange a questão da diversidade sexual, mais especificamente a homossexualidade. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa através da aplicação de um questionário e também com a exibição de um vídeo educativo e posterior discussão com os/as alunos/as a partir das idéias expostas no vídeo. Realizou-se inicialmente uma breve revisão das principais ideias foucaultianas e de que forma elas auxiliam em uma pesquisa voltada para os discursos da homossexualidade neste espaço acadêmico. Uma vez que a homossexualidade se constitui enquanto objeto a partir do advento do dispositivo da sexualidade em um momento histórico específico, faz-se necessário analisar quais discursos vêm sendo articulados em torno do tema e que tipo de estratégias, efeitos e resistências vêm sendo estabelecidos desde então em relação à sexualidade. Como o discurso da sexualidade faz parte das construções sociais e individuais, ele está presente em todas as instâncias da vida social, sendo delimitado e regulado de diferentes formas nos diferentes espaços, entre eles a escola e neste caso específico a aula de Educação Física, através, dentre outras formas, das ações das/os professoras/es. Assim é fundamental vislumbrar a função que esta disciplina vem assumindo na sociedade, percebendo de que forma essa área do conhecimento vem interferindo nas construções das subjetividades de alunos e alunas no espaço escolar, levando-se em conta os aspectos ligados ao discurso tanto da área da Educação Física como daquele voltado para uma sexualidade regulada e normatizada.

Palavras-chave: Educação. Educação Física. Homossexualidade.

Downloads 774  774  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Envelhecimento: um olhar sobre a perspectiva de saúde, autonomia e Promoção da Saúde em programa de  Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
NAKAMURA, Ana Lúcia Lago

A natureza desse estudo é o resultado de questionamentos elaborados durante o período em que a pesquisadora atuou como docente em um programa de atividade física voltado à população idosa, o assim denominado Projeto Fênix – Terceira Idade com Qualidade, desenvolvido nas Faculdades Integradas de Guarulhos – São Paulo.

Palavras-chave: Programa de atividade física. Idosos e Promoção da Saúde.

Downloads 790  790  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade São Judas Tadeu  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Análise das relações desencadeadas pelos jogos cooperativos na Educação Física do Colégio Agrícola S Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
POCERA, Joverci Antonio

Durante muito tempo acreditou-se que todo tipo de jogo era importante para promover cooperação, integração e união das pessoas. Hoje ainda é bastante comum encontrar nas escolas projetos descritos com a famosa frase através desses jogos pretendemos promover integração entre nossos alunos. Uma vez aprovado, a direção reúne os professores para organizar jogos com disputa acirrada entre as séries. Atitudes como estas também ocorrem diariamente nas aulas de Educação Física escolar ofuscadas pelo discurso da necessidade da competição para motivar os alunos. Por meio desta pesquisa realizada entre os alunos do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, instituição ligada à Universidade Federal de Santa Catarina, procuramos identificar de que forma poderemos trabalhar os jogos para exercitar a cidadania, a ética e os demais valores indispensáveis na formação do caráter que promove a integração e a socialização dos alunos das diferentes turmas da escola. As técnicas apresentadas evitam que os alunos sejam separados em grupos, duelando entre si para obter uma vitória (maior número de pontos), incentivados por uma platéia com os mesmos ideais, onde o mais importante é vencer o outro não importando as armas utilizadas. Esta estratégia promove apenas a disseminação dos ideais propagados pelo poder dominante e a elitização do esporte, deixando de lado pessoas com limitação de desempenho físico.

Palavras-chave: Jogo. Competição. Cooperação. Educação Física.

Downloads 809  809  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Dissertações
Fazer Download agora!Educação Física, Ciência e Hegemonia Popular Versão: pdf
Atualização:  16/12/2011
Descrição:
PELEGRINI, Thiago

O golpe de Estado civil-militar de 31 de março de 1964 exprimiu mudanças e reorientações para a estrutura institucional brasileira. Significou a recomposição do poder das classes dominantes via reorganização do Estado em torno de um projeto societário conservador. Nesse contexto, a coalizão golpista procurou ajustar as esferas superestruturais a um plano econômico articulado por um modelo de desenvolvimento industrial associado ao capital internacional. Uma das áreas mais atingidas por esse movimento foi a educacional. O sistema educacional foi, então, impelido a auxiliar por meio da formação de mão-de-obra especializada a aceleração da indústria nacional e a ampliação da aceitação popular ao regime. Estratégias fundamentais a conquista da hegemonia e a conservação do controle do Estado. Como integrante da política educacional a Educação Física mereceu especial atenção e foi reorientada como prática de controle social e desmobilização política. Essa formatação definiu formas de atuação e modelos de formação alinhados com o ideário da reforma educacional proposta pelo Estado autoritário. Ante o exposto, constituiu-se como escopo dessa dissertação a realização de uma análise conjuntural do processo de construção de concepções educacionais para o ensino superior e de definição de linhas de pesquisa para a pós-graduação na área de Educação Física entre 1969 e 1985. A fim de alcançar o objetivo proposto, adotou-se uma perspectiva teórico-metodológica fundamentada no materialismo histórico e dialético com a intenção de apreender a relação entre o geral e o particular, perpassada pelo exame histórico das fontes documentais. Assim, optou-se pela utilização das categorias, “Estado”, “bloco histórico”, “hegemonia”, “ideologia” e “revolução-restauração” gramscianas e “bloco de poder” e “poder” de Nicos Poulantzas. Não obstante, recorreu-se aos “fundamentos das políticas públicas” sistematizados por Mário Luiz Neves de Azevedo e Afrânio Mendes Catani e a elucidação do fenômeno esportivo proposta por Jean-Marie Brohm. Constatou-se que concorreram para a delimitação dos caminhos traçados pela Educação Física nacional a tentativa de modernização do ensino, a organização de demandas dos professores e a influência dos centros produtores de conhecimento. Nessa esfera, foram eleitos como pilares centrais a adoção do esporte como foco de investigação e a instrumentalização de práticas consoantes com as pretensões do sistema esportivo nacional. Por fim, ressalta-se que a direção dada à área concretizou-se pela conjunção do atendimento de interesses dos atores sociais ligados a área e pela realização dos impulsos doutrinários do Estado autoritário.

Palavras-chave: História da Educação Física, Ensino Superior, Pós-graduação,
Governos Militares.




Downloads 810  810  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site http://boletimef.org/biblioteca/2870/Educacao-fisica-ciencia-e-hegemonia
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