Categoria: Educação Especial Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Processo de Formação para Professores de Sala de Recurso Multifuncionais sobre as Tecnologias Assist |
Versão: PDF Atualização: 16/10/2017 |
Descrição:
REIS, Juliana Irani Villanueva dos
A política educacional para a inclusão da criança com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) tem promovido inquietações frente a este desafio que vai além do direito da matrícula em uma instituição de ensino regular. A implantação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) na rede pública surge para contribuir diretamente no processo de ensino e de aprendizagem do aluno público-alvo da Educação Especial, para estas salas são disponibilizados recursos de Tecnologia Assistiva (TA) que auxiliam e contribuem no processo de inclusão deste alunado. Parte da seguinte questão de investigação: Considerando que o professor que atua na SRM vem demonstrando pouco conhecimento sobre as TA disponíveis nas SRM, de que forma a organização de um curso de formação na modalidade semipresencial pode contribuir para melhorar o conhecimento referente as TA? A presente pesquisa tem como desenvolver um programa de formação para professores especialistas sobre as TA que são disponibilizadas nas SRM. Ainda elencamos como objetivos específicos planejar, desenvolver e avaliar uma proposta de formação, para o que o professor especialista que atua no serviço do Atendimento Educacional Especializado conheça os conceitos de TA e as possibilidades de usos destes recursos. Os pressupostos teóricos estão pautados na Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e em autores que discutem a formação do professor e as tecnologias assistivas sendo eles: Mantoan (2004), Manzzini (2012), Bescher (2013), Hummel (2015). Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi a pesquisa de intervenção que visa contribuir para a mudança da prática pedagógica definida em dois momentos. O primeiro para o levantamento das necessidades dos professores especialista que atuam na SRM do Núcleo Regional de Educação em Londrina no que se refere ao conhecimento e uso das TA. Esta identificação culminou na elaboração de uma Unidade Didática como produto educacional visando contribuir para prática pedagógica desses profissionais. O segundo momento se deu por meio da aplicação desta Unidade Didática, por meio de um curso de formação continuado com 58 participantes, analisando os conceitos iniciais referentes às TA e a mudança destes conceitos a partir da aplicação do produto educacional. Propôs-se durante o processo de intervenção conhecimento das TA disponibilizadas nas salas de recursos e identificação das possibilidades de uso com o aluno com NEE. As discussões e reflexões durante esse processo foram fundamentais para que os professores especialistas pudessem compreender as TA para além de recursos tecnológicos.
Palavras chaves: Formação de professores. Educação especial. Sala de Recursos Multifuncional. Tecnologia assistiva. Necessidade educacional especial.
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Categoria: Educação Especial Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Sala de recurso multifuniconal: Visão de Professores inseridos na Rede Pública de Curitiba e Região |
Versão: PDF Atualização: 21/6/2016 |
Descrição:
MIRANDA, Elba Neri Moreira de
O objetivo deste estudo foi analisar a visão de um grupo de professores da rede públicade ensino do Estado do Paraná, que atuam em salas derecursos multifuncionais e salas comuns, acerca da formação, do conhecimento, da concepção, do objetivo e das práticas relacionados às salas de recursos multifuncionais. A metodologia de estudo consiste na análise de conteúdo com abordagem qualitativa e quantitativa. Foi realizada a pesquisa de campo utilizando como instrumento um questionário com respostas abertas, que foi aplicado a dois grupos de professores, sendo 30 (trinta) atuantes em sala comum e 30 (trinta) em sala de recurso multifuncional, ambos inseridos na rede pública do ensino fundamental. É importante salientar que todos trabalhavam com alunos com necessidades educacionais especiais. Com base nas respostas, foram obtidos resultados que revelaram, predominantemente, os seguintes aspectos: a) conhecimento restrito acerca do atendimento educacional especial, particularmente em relação aos objetivos e as finalidades da sala de recurso multifuncional e, também, aos documentos acerca pertinentes a ela; b) sobre os conteúdos teóricos e práticos ao atendimento educacional especial do aluno com necessidades educacionais especiais, verificou-se que as instituições educacionais superiores de ensino abordam de forma restrita tais conteúdos; c) quanto à relação estabelecida entre os professores de sala comum e de sala de recurso multifuncional, pôde-se verificar que ela, também, é restrita, e que o trabalho pedagógico dos atendimentos educacionais especializados é prioritariamente pautado numa relação de auxílio e não de um trabalho colaborativo. Por fim, os dados apontam para o fato de que, embora os professores tenham, em geral, conhecimentos restritos sobre a especificidade da sala de recurso multifuncional, afirmam ter uma visão positiva quanto aos avanços de aprendizagem que ela provoca nos educandos com necessidades educacionais especiais. Este estudo aponta a necessidade da realização de novas pesquisas que ofereçam elementos para compreender tal contradição, bem como contribuir para sua superação. Foi evidencia da, ainda, a necessidade de aperfeiçoamento na formação docente que articule o teórico e prático, e que esse aperfeiçoamento seja conduzido de modo que os professores de sala comum e sala de recurso multifuncional estabeleçam relações colaborativas, a partir das quais ambos passem a ser sujeitos ativos e responsáveis como profissionais de educação.
Palavras-chave: Educação inclusiva. Sala de recurso multifuncional. Necessidade educacional especial.
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