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Categoria: Sociologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!As Construções Discursivas do Trabalho Livre e o Escravo na Peça Mãe de José de Alencar Popular Versão: PDF
Atualização:  10/1/2019
Descrição:
VENTURA, Maria Domingos Pereira

Esta dissertação analisa as construções discursivas do trabalho livre e escravo na peça "Mãe" de José de Alencar publicada em 1860. A pesquisa foi predominantemente exploratória quanto ao seu objetivo, utilizou o método bibliográfico, buscando nos textos de Marx, Engels, Freyre, Freitas, Fausto, Gorender, Costa, Ianni e outros autores o surgimento do trabalhador assalariado e indícios que levassem à compreensão sobre como se deu a passagem do trabalho escravo para o trabalho livre no Brasil do século XIX. [...]

Palavras-chave: Trabalho livre. Escravidão. Trabalho escravo. Análise dialógica do discurso. Literatura brasileira/teatro de José de Alencar.

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Categoria: Sociologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A Relação entre o Trabalho e a Formação Educacional das Mulheres Jovens na Esfera da Reprodução Soci Popular Versão: PDF
Atualização:  11/1/2019
Descrição:
BIANCHINI, Rejane Aparecida

Situada entre os estudos sobre trabalho e a educação, esta dissertação, de caráter empírico, exploratório, qualitativo e descritivo, traz como sujeitos pesquisados as jovens mulheres com faixa etária entre 18 e 19 anos, trabalhadoras dos setores formais de comércio e serviços do município de Santa Terezinha de Itaipu. Optou-se pela delimitação restritiva ao setor formal do comércio e de serviços porque esses são os ramos trabalhistas que, no município, representam a maior concentração de mulheres empregadas com o perfil delimitado para o estudo. [...]

Palavras-chave: Educação. Trabalho. Juventude e município de Santa Terezinha de Itaipu.

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Fazer Download agora!A População Negra em Londrina: As Interfaces Entre Violência e Educação Popular Versão: PDF
Atualização:  16/4/2018
Descrição:
GALDINO, Claudio Francisco

O principal propósito desta dissertação foi problematizar as interfaces entre violência e educação que condicionam os homicídios da população negra em Londrina. Concomitante a análise dos homicídios ocorridos no período de 2005 até 2014, buscaremos compreender a persistência histórica de segregação socioespacial, racismo e violência, contra os negros no Brasil, e como a evasão escolar, a baixa escolaridade e a vulnerabilidade social conjugam na elevada incidência de homicídios voltadas a população negra. Nossa trajetória como militante do movimento negro, morador por décadas em bairro de extrema pobreza e sobrevivente justifica nosso empenho nesta pesquisa. O desenvolvimento desse trabalho partiu do levantamento de dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), órgão ligado ao Ministério da Saúde, que disponibiliza informações sobre homicídios em todo território nacional, outra fonte de pesquisa sobre a questão da violência e homicídios no país, foram obtidas a partir da análise dos Mapas de Violência, que validam as denúncias feitas pelo movimento negro de um genocídio voltado a população negra. Já a pesquisa empírica ocorreu no CREAS II, que atende jovens em Liberdade Assistida e no banco de dados do Instituto Médico Legal (IML/LDA), ambos forneceram dados acerca dos homicídios, escolaridade, região geográfica, entre outras informações que se fizeram cruciais na estruturação e resultados desta pesquisa. Evidenciamos, a partir da análise dos indicadores, que a evasão escolar, baixa escolaridade, a segregação espacial e a cor da pele, são determinantes na maior incidência de homicídios voltados a população negra, desta forma o racismo assoberba a possibilidade de negros e negras serem vítimas de violência que culminam em homicídios.

Palavras-chave: Racismo. Violência. Homicídios. Segregação Racial. Negros.

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Fazer Download agora!Cinema nacional e ensino de sociologia: como trechos de filme e filmes na íntegra podem contribuir c Popular Versão: PDF
Atualização:  1/3/2017
Descrição:
ANGREWSKI, Elisandra

Estudar o cinema na perspectiva da Sociologia passa, antes de tudo, por uma questão cultural, mas não se limita a isto. Pensar os desdobramentos que cercam a temática do cinema é, também, se deparar com questões de ordem social, política, econômica e ideológica das relações entre indivíduo e sociedade, levando-se em conta que as mesmas são estruturadas a partir das esferas da produção e do consumo. Este conjunto de relações constitui por si mesmo uma problemática das Ciências Sociais. Por isso, quando se trata da sala de aula, a projeção de um filme ou de um trecho de filme, não pode se restringir somente ao lazer ou ao entretenimento. Com a implantação da Lei n° 13.006 de junho de 2014, que torna obrigatória a exibição por 2 horas mensais de filmes nacionais nas escolas, a busca por maneiras de trabalhar o cinema nacional de forma significativa na sala de aula tornou-se premente.Foi a busca pela identificação de diferentes perspectivas de trabalho com cinema nacional no ensino de Sociologia na Educação Básica que motivou esta pesquisa. A abordagem metodológica partiu de uma revisão bibliográfica sobre a temática e, na sequencia, foram analisados materiais associados ao cinema presentes na página de Sociologia do Portal Dia a Dia Educação – portal educacional da Secretaria de Educação do Estado do Paraná -, procurando compreender quais as perspectivas de trabalho apresentadas e como estas podem contribuir com a formação crítica do sujeito.

Palavras-chave: Sociologia. Ensino de Sociologia. Cinema. Cinema nacional. Formação crítica.

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Fazer Download agora!A Participação como Princípio Constitucional na República Bolivariana da Venezuela: Análise de um Mo Popular Versão: PDF
Atualização:  8/6/2017
Descrição:
SILVA, Marcos Wílian da

Na República Bolivariana da Venezuela, a partir da ascensão do governo Hugo Chávez, em 1999, ocorre uma expressiva mudança nas estruturas do Estado. A refundação institucional se dá em decorrência da profunda desigualdade social, refletida pela crise do petróleo no final da década de oitenta, e do impacto causado pelas medidas neoliberais adotadas pelas últimas gestões governamentais signatárias do Pacto de Punto Fijo. Para a legitimação do ideal político, Chávez, de início, realiza um referendo popular que autorizou a convocação de uma Assembleia Constituinte, cujo resultado foi a promulgação da Constituição da República Bolivariana da Venezuela. Trata-se de um instrumento jurídico de organização política, jurídica, econômica e social, focado principalmente nos direitos sociais e na busca da efetivação de uma sociedade mais justa e igualitária. A partir da contextualização histórica institucional da Venezuela, a pesquisa busca verificar um possível modelo de democracia estabelecido formalmente na Constituição da República Bolivariana, por meio de um estudo dos Modelos de Democracia classificados e descritos pelo cientista político britânico David Held.

Palavras-chave: Venezuela. Constituição. Modelos de Democracia.

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Fazer Download agora!Projeto Encontro de Saberes nas Universidades: Uma Leitura Sociológica do Diálogo entre Distintas Ep Popular Versão: PDF
Atualização:  14/1/2019
Descrição:
OLIVEIRA, Tautê Frederico Gallardo Marciel de

O projeto criado na UnB, denominado Encontro de Saberes (ES), foi gestado em uma conjuntura político-acadêmica ligada a um processo de fomento científico aos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), particularmente o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão (INCTI). Neste sentido, o ES se propõe a estabelecer um diálogo entre as denominadas ciências ou epistemologias ocidentais e as epistemologias do Sul, ou saberes populares e tradicionais, por intermédio de uma disciplina acadêmica em que os mestres atuam ministrando aulas como professores visitantes em parceria com os professores orgânicos das instituições de ensino superior. O presente estudo visa compreender como ocorreu o estabelecimento institucional da proposta, particularmente na Universidade de Brasília, sua gênese étnico-racial e cultural; a articulação supra-acadêmica facultada pelo INCTI para enraizamento da proposta; e quais foram os efeitos, consequências e transformações intra-acadêmicas produzidas por meio desse diálogo entre paradigmas de produção do conhecimento. Para interpretar este processo nos valemos de entrevistas com os coordenadores, da participação em eventos de divulgação e avaliação, bem como da análise de editais, portarias e documentos de aporte financeiro, concernentes ao Encontro de Saberes e ao INCTI. O projeto Encontro de Saberes apresenta um caráter inovador e de protagonismo no cenário universitário e figura como um desafio interpretativo e de alteridade para as ciências humanas e sociais. À luz dessas impressões nos valemos de teorias atinentes ao multiculturalismo e às chamadas epistemologias do Sul para compreender, interpretar e aprofundar o escopo sobre esta dinâmica acadêmico-social.

Palavras-chave: Encontro de saberes. INCTI. Diálogo de epistemologias. UnB. Inclusão de mestres e mestras.

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Fazer Download agora!Memórias para Educação do Munícipe: Histórias do Portão do Ocoí por entre Memórias Escritas e Memóri Popular Versão: PDF
Atualização:  11/1/2019
Descrição:
PARIZOTTO, Rosângela

Na realização desta pesquisa foi utilizada dois tipos de fontes: orais e escritas, ou seja, realização de uma pesquisa bibliográfica juntamente com uma pesquisa de campo, ambas tratadas como entrevista semiestruturada, com o intuito de documentar as memórias dos personagens que auxiliaram na formação do Distrito do Portão do Ocoí, que, mesmo em meio aos conflitos da posse da terra, fizeram com que ocorresse a construção da Igreja/escola, edificação que marca a criação e a posterior transição como instituição pública, explorando os sentidos do espaço em quatro verbos: ocupar, nomear, morar e trabalhar. Considerou-se o que já existe que é o livro didático utilizado como fonte oficial da memória da origem e das tramas do ensino local. Ao lado dessa fonte oficial, foram expostas memórias registradas pela história oral. Buscou-se compreender e trazer para a escrita à densidade dessas memórias e seus conflitos e, ao mesmo tempo, demonstrar como elas se articulam com a história da educação no município de Missal e qual é a relação da escola no processo de ocupação territorial no Portão do Ocoí, território do município de Missal/Paraná. A opção foi pesquisar desde a formação do distrito administrativo em 1961 até 2017, pois ainda são muitos os moradores vivos que auxiliaram na formação dessas comunidades e que ainda dela fazem parte, auxiliando assim, para inserir significantes e novos elementos na história de formação do nosso município, no caso, na história da educação.

Palavras-chave: Formação das comunidades. Memórias oral e escrita. Memórias e conflitos. Educação formal. História da Educação.

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Categoria: Sociologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Mulheres e Trabalho: Diversidade Sexual, Vivências Profissionais e Desenvolvimento Popular Versão: PDF
Atualização:  8/6/2017
Descrição:
SALINO, Rita Estela

Este estudo investigou a relação entre mulheres e seus trabalhos, com foco nas intersecções entre diversidade sexual, vivências profissionais e desenvolvimento humano e sustentável. Partiu-se das perguntas norteadoras: Em que medida a diversidade sexual das mulheres influencia suas relações com o mundo do trabalho? Como a diversidade sexual de mulheres e sua relação com o trabalho interpela o desenvolvimento humano e sustentável? A abordagem metodológica envolveu a pesquisa quali-quantitativa com 108 mulheres com orientação sexual homossexual e bissexual de diversas regiões do Brasil, entre junho a outubro de 2016. Os dados quantitativos foram obtidos mediante questionário online e compilados mediante estatística descritiva; os dados qualitativos emergiram mediante 25 entrevistas em profundidade realizadas com questões semiestruturadas, gravadas, transcritas, codificadas. Os dados do campo foram cotejados com a literatura pertinente, especialmente com os estudos de gênero relacionados ao desenvolvimento humano e sustentável. A análise dos dados permitiu a elaboração de três artigos que integram a seção de resultados. No primeiro artigo, abordam-se as oportunidades de emprego e renda das mulheres homo e bissexuais, suas conquistas e desafios e a relação desses com o desenvolvimento sustentável. No segundo tratou-se das violências de gênero no acesso ao emprego, ascensão na carreira e das interações profissionais cotidianas que interpelam o desenvolvimento humano e sustentável. No terceiro, abordou-se a interseccionalidade de gênero, orientação sexual e raça/cor no acesso ao emprego, ascensão na carreira e interações profissionais para o desenvolvimento das mulheres. Por fim, são tecidas considerações sobre todo ouvido, lido e vivido nesse período. Com este estudo, em síntese, argumenta-se que: 1) a diversidade sexual engendra preconceitos no trabalho, que se interseccionam com questões de gênero; 2) o ambiente do trabalho configurou-se por um território com exercício de poder heteronormativo; 3) o trabalho pode caracterizar-se como um espaço limitador da autonomia feminina, uma vez que impede o direito das mulheres homo e bissexuais de terem asseguradas suas liberdades substantivas e de viverem de acordo com seus próprios valores; e por isso implica em entraves para o desenvolvimento humano e sustentável de mulheres com orientação sexual homossexual e bissexual no trabalho.

Palavras-chave: Gênero. Diversidade. Trabalho. Desenvolvimento humano. Desenvolvimento sustentável.

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Categoria: Sociologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A Socialização Política dos Jovens Estudantes do Ensino Médio no Município de Toledo/Paraná Popular Versão: PDF
Atualização:  7/12/2017
Descrição:
SILVA, Francielli Pirolli da

Essa dissertação tem como tema a socialização política, no município de Toledo/Paraná. O objeto de pesquisa são os jovens com idade entre 16 e 19 anos, estudantes do ensino médio nas escolas públicas e privadas do município. O objetivo é analisar e identificar como eles realizam a socialização política e quais as questões, ações e atividades relacionadas à política de que eles participam. Para a realização da proposta deste trabalho, a pesquisa de caráter bibliográfico abordou temas como cultura política, socialização política e juventude. Na pesquisa empírica, 420 questionários – de cunho quantitativo, compostos por questões socioeconômicas e sobre assuntos políticos – foram aplicados aos jovens, com as idades acima mencionadas, distribuídos entre 12 colégios públicos e 03 colégios privados. Constatou-se que os meios e as formas pelas quais os jovens constroem a socialização política são estabelecidos conforme o meio social que estão inseridos e as agências socializadoras de que participam.

Palavras-chave: Socialização política. Juventude. Democracia. Participação.

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Categoria: Sociologia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A Luta Internacional doa Trabalhadores em Educação: um estudo sobre os sindicatos em educação públic Popular Versão: PDF
Atualização:  23/4/2018
Descrição:
SEVERO, Sandra Regina Kasper

Nesta dissertação de mestrado delimitamos o estudo na comparação das estruturas de organização formal de sindicatos em educação da fronteira Brasil-Paraguai-Argentina, com o objetivo geral de verificar se há indícios de articulação internacionalista dentre sindicatos dos trabalhadores da educação pública nesta região. O recorte do estudo comparado se deu nas estruturas de organização formal da Unión Nacional de Educadores, Sindicato Nacional, Comité de Base Ciudad del Este-Alto Paraná-Paraguai (doravante denominada UNE-SN-CDE), da APP-Sindicato dos trabalhadores em eduacação pública do Paraná-núcleo sindical de Foz do Iguaçu-Paraná-Brasil (doravante denominada APP-FI) e da Unión de docentes de la província de Misiones (doravante denominada U.D.P.M.-PI) Departamento Sindical de Puerto Iguazú-Misiones-Argentina. Os questionamentos centrais deste estudo foram: as estruturas formais desses sindicatos revelam indícios de iniciativas internacionalistas entre sindicatos de trabalhadores em educação da fronteira Foz do Iguaçu-Brasil, Ciudad del Este-Paraguai e Puerto Iguazú-Argentina? Quais as semelhanças e quais as diferenças nas estruturas organizativas formais desses sindicatos? A compreensão inicial é que estes sindicatos tinham em comum à proximidade territorial, dada pela fronteira Brasil-Paraguai-Argentina. Elegemos como método de pesquisa o Materialismo Histórico Dialético, as categorias gerais que nortearam o estudo foram a práxis, a totalidade e a contradição. Analisamos mediante uma revisão de literatura, as categorias de conteúdo: nacionalismo, internacionalismo proletário, as I, II, III e IV edições da Associação Internacional dos Trabalhadores (1º capítulo), a produção científica brasileira sobre internacionalismo proletário, na atualidade (2º capítulo). Através dos recursos metodológicos de entrevistas e análise documental, realizamos a análise comparativa: das histórias orais, das estruturas de organização formal e de documentos dos sindicatos UNE-SN-CDE, APP-FI e U.D.P.M.-PI evidenciando as articulações internacionalistas encontradas (3º capítulo). Os resultados do estudo demonstraram que existem poucas, eventuais, individualizadas, descontínuas e esparsas iniciativas de articulação internacionalista, materializadas na forma de reuniões, encontros e participação em seminários e congressos.

Palavras-chave: Nacionalismo. Internacionalismo proletário. Sindicatos. Educação.

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