Educadores

Ínicio : Química : Dissertações : Produções de Profissionais da Seed: Dissertações : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Química Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Saberes populares: recurso para o ensino de conceitos químicos num enfoque CTS Popular Versão: PDF
Atualização:  24/2/2016
Descrição:
ZANOTTO, Ricardo Luiz

Partindo-se da premissa de que a Química originou-se de saberes e práticas ligadas à transformação da matéria, considera-se que deva ser ensinada a partir do diálogo entre os diversos saberes que integram o cotidiano dos alunos. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho foi verificar as contribuições da utilização dos saberes populares, sob um enfoque CTS, na construção de conceitos científicos para o ensino de Química. A pesquisa foi realizada com uma turma de 3ª série do Ensino Médio composta de 30 alunos de um colégio da rede estadual de ensino, da região sul do Estado do Paraná. A abordagem metodológica foi a qualitativa, de natureza interpretativa, com observação participante. A coleta de dados para análise efetuouse por meio de questionários, entrevistas, discussões, pesquisas bibliográficas, elaboração e análise de mapas conceituais, resumos, produção de textos, fotos e desenhos. As atividades foram planejadas e desenvolvidas em oito momentos, abordando, sobretudo, os conteúdos químicos de Funções Orgânicas. Os principais resultados evidenciaram que a utilização dos saberes populares foi um fator motivador da aprendizagem e que esses podem ser usados como conceitos espontâneos, favorecendo a criação de estruturas cognitivas, uma vez que contribuíram para a ocorrência de construção de conhecimento e mudança de perfil conceitual. Além dessa verificação, pode-se citar como resultado, a construção de infográficos de conceitos químicos, como produto da pesquisa, enfocando as relações da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) como propulsores de todas as discussões que permearam o desenvolvimento da pesquisa.

Palavras-chave: Alfabetização científica e tecnológica. CTS. Ensino de Química. Saberes Populares.

Downloads 18767  18767  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tecnológica Federal do Paraná  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2)