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Categoria: Pedagogia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora! Carneiro Leão e a Educação Rural Brasileira: um Projeto Cultural, Político e Modernizador (1909-19 Popular Versão: PDF
Atualização:  8/6/2017
Descrição:
LIMA, Rosilene de

A pesquisa ora apresentada analisa a educação rural e suas relações com a modernização da sociedade brasileira com base nos escritos de Antônio Arruda Carneiro Leão (1887-1966), um intelectual pernambucano, de expressiva contribuição aos aspectos sociais e educacionais do país. Esta pesquisa aprofunda os estudos sobre seu pensamento, uma vez que analisa o posicionamento do autor acerca da sociedade rural, com ênfase nos enfrentamentos e embates que apresenta em relação à educação nos períodos que compreendem a Primeira República brasileira, haja vista que a produção de sua obra percorre enfaticamente tal período, além de momentos posteriores, observando a conjuntura do momento histórico em sua totalidade. Parte-se do pressuposto de que o projeto de sociedade expresso pelo autor tem significativa importância nos encaminhamentos educacionais brasileiros, visto abarcar os setores urbano e rural do país de forma ampla. Concentra-se na análise de como este intelectual pretendia contribuir para a modernização da sociedade brasileira implantando um projeto de desenvolvimento para a educação rural do país, enquanto o discurso recorrente no período priorizava a industrialização e a ampliação dos centros urbanos. São tomados como principais fontes o conjunto de livros de autoria de Carneiro Leão. Considera-se que no conjunto de sua produção apresenta elementos que podem ser avaliados como formadores de uma concepção de sociedade rural pautada em princípios sociológicos, a qual fundamenta as ações do autor em estudo. Para uma exposição que possibilite maior visibilidade aos resultados, é apresentado um panorama do contexto socioeconômico brasileiro na Primeira República brasileira, a fim de caracterizar o momento histórico no qual Carneiro Leão configurou suas teses e se debruçou sobre as causas educacionais do país; são destacadas as suas propostas que subsidiam o processo de modernização da sociedade brasileira, destacando suas concepções de educação, de sociologia, bem como a formação de professores; e, analisam-se o pensamento e a ação de Carneiro Leão como um projeto de desenvolvimento para a educação rural do país e sua modernização. Defende-se que, embora a historiografia brasileira destaque as discussões sobre questões urbano industriais ao tratar do processo de modernização da sociedade brasileira, há que se considerar as contribuições da educação rural para a efetivação deste processo. Neste sentido, a proposta de educação de Carneiro Leão para a educação rural configura-se em um projeto cultural, político e modernizador para a sociedade daquele momento.

Palavras-chave: Carneiro Leão. Sociedade Rural. Educação Rural. Modernização da Sociedade.

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Categoria: Pedagogia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora! A Inclusão de Alunos com Deficiência Física Neuromotora: um Estudo no Contexto da Educação Básica Popular Versão: PDF
Atualização:  8/6/2017
Descrição:
SILVA, Márcia Aparecida Marussi

Neste trabalho, investigamos a implementação de uma cultura educacional inclusiva que vem se desenhando no Brasil com algumas práticas educativas para o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais. O objetivo geral é perceber como vem ocorrendo a inclusão dos alunos que apresentam, notadamente, deficiência física neuromotora, matriculados na rede estadual de educação, na região metropolitana de Maringá, buscando compreender que tipo de atendimento pedagógico ofertado no contexto do ensino comum contribui efetivamente com a aprendizagem desses alunos. A pesquisa buscou também analisar como são realizadas as práticas de aprendizagem dos alunos com deficiência física neuromotora, no contexto do ensino comum e regular, entendendo-as como processos que proporcionam a apropriação dos conteúdos escolares e o desenvolvimento das funções complexas do pensamento. Para a execução da pesquisa, realizamos, inicialmente, estudos bibliográficos, levantamento e análise de textos, documentos e dados oficiais acerca do tema. Em seguida, por meio de uma pesquisa empírica, realizamos entrevistas com representantes das equipes pedagógicas e professores especializados que atuam como: Professor de Apoio à Comunicação Alternativa (PAC), no contexto do ensino comum, e Professor de Sala de Recursos Multifuncional (SRM), em estabelecimentos ligados à Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Pretendemos conhecer como vêm se efetivando a inclusão e o ensino voltado ao atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência física neuromotora; os principais diagnósticos; os espaços de atendimento pedagógico que estão sendo disponibilizados a estes alunos; analisando também, se as práticas pedagógicas atuais respeitam as características individuais, se utilizam de recursos tecnológicos, se mobilizam aspectos cognitivos e se contribuem com o desenvolvimento e a aprendizagem. Para tanto, buscamos na teoria histórico-cultural elementos para analisar o conceito de desenvolvimento e aprendizagem, a partir dos escritos de L. S. Vygotski e seus colaboradores. Buscamos responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como está se efetivando a Inclusão de alunos com Deficiência Física Neuromotora na Educação Básica na região de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Maringá? Constatamos a necessidade de mudanças no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência física neuromotora, com uma maior reflexão crítica dos professores quanto à utilização de práticas pedagógicas que oportunizem o aluno com deficiência física neuromotora, mais autonomia nas situações de aprendizagem.

Palavras-chave: Deficiência Física Neuromotora. Aprendizagem. Desenvolvimento. Teoria Histórico-Cultural. Educação Básica.

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