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Categoria: Pedagogia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Habilidades Cognitivas e Metacognição do Aluno com Altas Habilidades/Superdotação na Resolução de Pr Popular Versão: PDF
Atualização:  30/1/2019
Descrição:
MACHADO, Járci Maria

Objetivou-se nesta pesquisa identificar as estratégias cognitivas e metacognitivas utilizadas na resolução de situações problema de matemática de um aluno com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), matematicamente talentoso, que frequenta o 6.º ano da Educação Básica. O pressuposto deste estudo é que alunos com AH/SD alcançam precocemente o pensamento hipotético dedutivo, próprio do estádio operatório-formal de Piaget. Encontra-se o pressuposto desta pesquisa fundamentado na Epistemologia Genética de Jean Piaget, nos estudos de Sternberg & Davidson (1985) e na teoria de Joseph Renzulli (1986), quando esta aborda o superdotado acadêmico. Trata-se de um estudo qualitativo na modalidade de estudo de caso. A seleção do aluno iniciou com a aplicação de dez problemas específicos de lógica, e um questionário individual para 20 alunos com AH/SD que frequentam uma Sala de Recursos para alunos com AH/SD de uma escola da rede pública de
ensino no município de Curitiba, PR. Dos 20 alunos que iniciaram este estudo, cinco atingiram o número de acertos exigidos no teste de lógica. Destes cinco alunos, apenas um seguiu com a pesquisa, por ser o mais jovem do grupo. Com este aluno foram trabalhadas atividades de matemática, buscando compreender, através de questionamentos realizados pela pesquisadora, os processos cognitivos e metacognitivos envolvidos na resolução dos exercícios. Ficou evidenciado que o aluno utilizou-se das seguintes estratégias cognitivas: identificação do tipo de problema, encontrando as ideias principais do enunciado e realizando os cálculos, regulação da sua ação através do pensar para resolver, dedução a partir de hipóteses, não somente através de uma observação do real. Quanto às estratégias metacognitivas, o aluno fez uso do pensar sobre seus pensamentos e da autorregulação, verificou se os objetivos foram atingidos nas atividades através da comparação dos processos e resultados, identificando as etapas do seu raciocínio. Utilizou-se do pensamento dedutivo ao resolver os problemas, fazendo uso da representação mental dos símbolos aritméticos, definindo as estratégias mais adequadas para sua resolução, formulando proposições e operando sobre elas. Esta forma de pensamento envolve uma dificuldade e um trabalho mental muito maior que o pensamento concreto, demonstrando estar no estádio operatório-formal antes da idade (12/15a) cronológica prevista na epistemologia genética de Piaget. O estudo sugere a possibilidade de desenvolvimento de uma espécie de intuição intelectual em pessoas com Altas Habilidades/Superdotação.

Palavras-chave: Piaget. Cognição. Metacognição. Operatório-formal. Altas Habilidades/Superdotação.

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Fazer Download agora!Formação Permanente de Professores de Química da EJA na Perspectiva Dialógico_problematizadora Freir Popular Versão: PDF
Atualização:  30/1/2019
Descrição:
LAMBACH, Marcelo

Esta pesquisa de doutorado versa sobre a formação permanente de professores de química do ensino médio que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Nela é realizada a investigação das possibilidades, dos avanços e das dificuldades da formação permanente fundamentada nos princípios dialógico-problematizadores anunciados por Paulo Freire; e verificada se a formação nessa concepção contribui para possíveis mudanças na forma de conceber o ensino de química para alunos da EJA, implicando em mudanças metodológicas. Além dos fundamentos freireanos, esta pesquisa também utiliza a epistemologia de Ludwik Fleck como referencial analítico para elucidar como se organiza o conhecimento e como ele se dissemina e se transforma a partir das categorias: Estilo de Pensamento, Coletivos de Pensamento, Circulação Inter e Intracoletiva de Ideias, Complicações no Estilo de Pensamento. Analisa, ainda, como elemento empírico da pesquisa, um curso de extensão universitária ministrado para professores de química da EJA que atuam na rede pública estadual do Paraná. O curso foi organizado a partir do referencial freireano e das pesquisas realizadas, sobretudo, por Antônio F. Gouvêa da Silva, apresentadas em sua tese defendida, intitulada “A construção do currículo na perspectiva popular crítica das falas significativas às práticas contextualizadas”, na qual ele analisa a orientação da formação docente realizada em distintas redes públicas da educação municipal e/ou estadual no Brasil. Nesse momento empírico da tese, os professores participantes do curso tiveram que realizar o estudo da realidade local com os alunos da EJA, investigar falas, propor temas geradores, elaborar aulas na perspectiva dialógico-problematizadora e desenvolvê-las com os alunos da EJA. Para a análise, é utilizado como corpus os materiais produzidos pelos participantes durante o curso, os registros dos professores em diário de bordo, os registros do pesquisador, a gravação em vídeo das apresentações das aulas desenvolvidas nas escolas e o grupo focal sobre a formação desenvolvida. A partir da Análise Textual Discursiva dos materiais, são apontados os possíveis avanços em relação à formação permanente de professores, sejam eles os dialógicos, os metodológicos, os epistemológicos, os político-pedagógicos; assim como os limites, sendo eles os estruturais, os organizacionais, os procedimentais, os conceituais, os dialogais e os do orientador da formação permanente para professores de química da EJA, organizada a partir da concepção dialógico-problematizadora freireana. Como conclusão, são apresentadas algumas propostas para superar tais limites, pensando na sua factibilidade, tendo em vista os problemas estruturais que a escola vivencia.

Palavras-chave: Formação permanente. Formação em serviço. Formação docente. Ensino de Química. Educação de jovens e adultos. EJA. Paulo Freire. Ludwik Fleck.

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Fazer Download agora!Formação de Professores em Tecnologias Digitais em Diálogo com as Políticas Públicas do Estado do Pa Popular Versão: PDF
Atualização:  22/1/2019
Descrição:
PALAGI, Ana Maria Marques

Esta tese intitulada Formação de Professores em Tecnologias Digitais em Diálogo com as Políticas Públicas no Estado do Paraná tem como problema de pesquisa investigar como as propostas de formação continuada de professores da Rede Estadual do Paraná, em Tecnologias Digitais (TDs), dialogam com as políticas públicas estaduais e federais. [...]

Palavras-chave: Tecnologias digitais. Formação de professores. Políticas públicas.

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Fazer Download agora!Fies e Prouni na Expansão da Educação Superior: Quanto vale o conhecimento no Brasil? Popular Versão: PDF
Atualização:  31/1/2019
Descrição:
MIRANDA, Paula Roberta

O estudo teve como objetivo analisar as políticas públicas de expansão da educação superior: Fies, Prouni e Reuni no período de (1990-2015), contexto da Reforma do Estado brasileiro e sua relação com o setor privado na formação de um mercado educacional lucrativo, a fim de identificar as implicações desses programas no processo de democratização da educação superior. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, realizada a partir de levantamento de teses e dissertações sobre o tema, disponíveis no site da Capes, fontes primárias e documentos oficiais, tais como CF/88, LDB/96, Relatórios de Gestão do Fies, Relatórios de Gastos Tributários do Prouni. O método que subsidiou a pesquisa foi o Materialismo Histórico e Dialético. Seus critérios permitem compreender o objeto de estudos em suas múltiplas determinações. Este referencial auxilia no estudo e no desvelamento da política educacional, uma vez que busca apreender tal fenômeno, considerando a correlação de diferentes forças no processo pelo qual se define e se implementa a política educacional. Portanto, a pesquisa sustenta que a reforma universitária que originou as políticas de expansão Fies (2000), Prouni (2005) e Reuni (2007) deve ser compreendida em suas múltiplas determinações, como um campo complexo que faz parte de uma totalidade social, a partir da relação público-privada, no qual se insere essas políticas, onde dadas as suas configurações institucionais, curriculares e legais, foi responsável por incluir milhões de pessoas neste nível de ensino. Sob este referencial analisou-se os dados de expansão da educação superior pública e privada, a partir de dados estatísticos (gráficos e tabelas), Censos Educacionais disponibilizados pelo MEC, INEP e Grupo Hoper (2012, 2014, 2016), empresa especializada em consultorias e gestão da educação privada no Brasil. Os dados mostraram a prevalência do setor privado na oferta da educação superior em relação ao setor público. Nos três programas analisados, considera-se que a expansão ocorrida no período de 1990 a 2015 concorreu para o processo de democratização da educação superior, porém, ocorreu pela via da privatização e mercantilização, em detrimento de maiores investimentos nas universidades públicas, o que leva a concluir que o atual panorama da qual se encontra a educação superior pode ser tipificado como expansão da mercadorização ou de sua financeirização, deixando a educação de ser um direito social para se tornar uma mercadoria comercializável. Portanto, para a universidade pública, ainda continua o desafio de rever criticamente os paradigmas políticos, econômicos e ideológicos que têm mantido seu status de elitização. Pretende-se uma universidade com uma dimensão pública, desvinculada à lógica mercantilista a qual está inserida.

Palavras-chave: Expansão. Fies. Prouni. Reuni. Educação superior privada. Democratização.

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Fazer Download agora!Docências Trans*: Entre a Decência e a Abjeção Popular Versão: PDF
Atualização:  29/1/2019
Descrição:
SANTOS, Dayana Brunetto Carlin dos

Esta tese se dedica a uma questão do presente já observada no campo dos movimentos sociais de travestis e transexuais no Brasil e que institui uma hierarquização entre corpos e práticas trans* agora na docência. Isto é, investiga as condições de possibilidades para que a narrativa comum de que para ser professora da Educação Básica, a professora trans* deve se assumir como transexual, pois à travesti tal espaço é interdito. À travesti somente a prostituição, as ruas, as pistas e o escândalo. Tal narrativa produz um mapa estático da docência trans* com fronteiras fixas e bem traçadas. Esta pesquisa desconfia desses regimes de saber-poder-verdade, e investiga como se instituiu uma docência-decente nas escolas. Por meio desta docência-decente todos os corpos e condutas de professoras, trans* e cis* são distintamente governados a partir de rígidas normas regulatórias de gênero, sexualidade e raça. Tal investigação busca na fabricação das experiências e corpos das professoras trans*, nos seus processos de subjetivação e experimentação de si, bem como na dupla constituição de algumas das professoras trans* como docentes e profissionais do sexo, elementos para entender como se constituíram tais espaços autorizados ou interditos para esta ou aquela identidade. Por meio da cartografia foi possível sobrepor ao mapa estático da narrativa comum uma carta cartográfica que desloca o pensamento a respeito das docências trans*. Assim, qualquer generalização a respeito das experiências docentes trans* passa a ser perigosa.

Palavras-chave: Docência-decente. Gênero. Sexualidade. Biopolítica. Política. Cartografia. Professoras trans*.

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Fazer Download agora!Ciberespaço: uma Nova Ágora para a Performance Comunicativa através do Ensino e da Aprendizagem Híbr Popular Versão: PDF
Atualização:  1/2/2019
Descrição:
TEIXEIRA, Vanderson Ronaldo

O ciberespaço e as infinitas possibilidades que se apresentam para nós, professores de filosofia no ensino médio, não são panaceias capazes de resolver de uma vez por todas os problemas de insucessos no processo de ensino e da aprendizagem, mas se articulados de modo a deslocar o foco do ensino para a aprendizagem, imputando ao estudante o papel de protagonista de sua narrativa de conhecimento, acreditamos que poderemos enfim caminhar rumo a uma educação melhor. [...]

Palavras-chave: Ciberespaço. Filosofia. Ensino híbrido (Sala de aula invertida, Gamificação). Performance comunicativa.

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Categoria: Pedagogia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Bertha Lutz e a Construção de Condições para a Autonomia da Mulher Brasileira: Trabalho, Política e  Popular Versão: PDF
Atualização:  31/1/2019
Descrição:
QUADROS, Raquel dos Santos

Esta tese tem como objetivo analisar as intervenções nas áreas social, política e educacional que Bertha Maria Júlia Lutz (1894-1976) promoveu na sociedade brasileira, no período de 1919 a 1937, com vistas ao reconhecimento da mulher como cidadã. As fontes que deram suporte para o desenvolvimento da pesquisa foram cartas, discursos, jornais, resoluções, projetos e textos produzidos pela autora. Em consequência da análise desses documentos, a problematização do trabalho se apresenta com a seguinte proposição: Quais as ações em que a educadora Bertha Lutz esteve envolvida com a intenção de possibilitar condições para a autonomia da mulher brasileira? As atividades profissionais, como bióloga e museóloga, política e educadora, demonstraram a importância de se considerar Bertha Lutz uma das expoentes da história da educação no Brasil, no decorrer do século XX. Como delimitação espacial, foi eleita a cidade do Rio de Janeiro a capital do Brasil no período estudado. Tomou-se como ponto inicial da investigação o ano de 1919, época em que ela começou a trabalhar no Museu Nacional até o período de 1937, momento em que deixou de ser deputada pela instalação do Estado Novo. A proposta de pesquisa refere-se à história da educação no Brasil no século XX, por meio do estudo de intelectuais ligados à educação. O tema da pesquisa tem envolvimento com o Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE), que se define pela investigação acerca da educação e história da educação, entendida em sua articulação com a sociedade em seus aspectos econômicos, sociais e políticos. Destaca-se que o grupo de pesquisa está conexo ao Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). Verifica-se que as leis, as resoluções, a organização de instituições em diferentes níveis não foram fatos lineares e espontâneos nem consensuais, mas foram travadas lutas, debates ideológicos sobre temas relacionados à educação até que se chegasse a uma suposta resolução. As análises permitiram justificar a tese defendida, que se apresenta na seguinte asserção: para Bertha Lutz, a condição de autonomia para a mulher brasileira como cidadã se daria por três eixos: a área do trabalho, a da política e a da educação. Em consequência dessa perspectiva, no âmbito social Bertha Lutz apresentou subsídios voltados à inserção da mulher no trabalho, projetando uma instituição voltada ao público feminino com a centralidade no trabalho. No âmbito político, atuou com ênfase na defesa dos direitos femininos, no período em que esteve exercendo o cargo de deputada e à frente da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, movimento que procurou informar a mulher sobre questões ligadas à história da mulher e seu espaço na sociedade. Na área da educação defendeu um programa que visava a uma prática educativa por meio dos museus. A importância histórica de Bertha Lutz reside nas ações desempenhadas na sociedade brasileira.

Palavras-chave: Educação. História da educação. Bertha Lutz.

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Fazer Download agora!As Práticas de Modelagem Matemática no Âmbito do Ensino Fundamental: um Olhar a partir de Relatos de Popular Versão: PDF
Atualização:  30/1/2019
Descrição:
KAVIATKOVSKI, Marinês

Este trabalho apresenta uma análise de como a modelagem Matemática vem sendo inserida no contexto escolar, como campo de uma investigação que busca responder o que os Relatos de Experiência apontam a respeito de práticas de Modelagem Matemática, no âmbito do Ensino Fundamental.
[...]

Palavras-chave: Modelagem matemática. Educação matemática. Relatos de experiência. Ensino fundamental.

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Categoria: Pedagogia Teses Produções de Profissionais da Seed: Teses
Fazer Download agora!Alcoolismo entre Indígenas: Programa de Formação para Professores e Agentes de Saúde Kaingang na Ter Popular Versão: PDF
Atualização:  30/1/2019
Descrição:
BURATTO, Lúcia Gouvea

Após o contato com os colonizadores, intensificou entre os indígenas o consumo de outras bebidas alcoólicas e o hábito de ingerir bebida destilada ficou praticamente incontrolável, causando danos irreparáveis, para o indivíduo, familiares e comunidade. Em consequência do uso indiscriminado de bebidas alcóolicas verifica-se entre os indígenas casos de suicídio, esfaqueamento, estupro, afogamentos e atropelamentos seguidos de morte, assassinatos e coma alcoólico. O presente estudo objetivou a formação de professores e agentes de saúde Kaingang na Terra Indígena Ivaí Estado do Paraná, por meio de uma metodologia participativa na qual pesquisadora e professores indígenas discutiram e intercambiaram conhecimentos sobre prevenção de alcoolismo visando desenvolver ampliar e gerar procedimentos e ações eficazes e culturalmente adequadas a organização sócio-cultural Kaingang, no que se refere a prevenção do alcoolismo e a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

Palavras-Chave: Saúde mental. Prevenção ao alcoolismo. Índios Kaingang.

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Fazer Download agora!A Unesco e Suas Relações com a Educação Rural no Brasil, no Paraná e em Prudentópolis (1936 - 1996) Popular Versão: PDF
Atualização:  30/1/2019
Descrição:
AKSENEN, Elisângela Zarpelon

O tema central do estudo que aqui se apresenta refere-se às influências da UNESCO nos assuntos relacionados à educação rural no Brasil entre os anos de 1936 e 1996. Essa Organização, constituída em 1945, como um organismo especializado da ONU, objetivava incentivar, por meio das relações educacionais, científicas e culturais entre os povos, a paz e o bem-estar comum da humanidade, com isso, postulou uma nova ordem econômica baseada na cooperação entre as nações. A investigação procurou analisar em que medida as recomendações da UNESCO interferiram nos rumos da educação rural no Brasil, consequentemente no estado do Paraná e no município de Prudentópolis, no período. Pormenorizando tal objetivo, buscou-se: a) situar historicamente a constituição da UNESCO e suas concepções, a participação do Brasil na Organização e os aspectos relacionados à escolaridade das populações rurais expressos em seus documentos; b) compreender o cenário educacional rural brasileiro, articulando-o ao contexto político, econômico e social, analisando como as diretrizes da UNESCO se incorporaram às políticas públicas para a educação rural no Brasil; c) contextualizar histórica e economicamente os aspectos relacionados às questões rurais no Paraná, a fim de compreender as características da educação rural no estado, identificando de que forma a legislação estadual incorporou a legislação federal, principalmente nos aspectos relacionados às adequações às recomendações da UNESCO; d) entender a colonização de Prudentópolis, apontando aspectos de seu desenvolvimento econômico, discutindo a educação rural nesse contexto e em que medida as recomendações da UNESCO foram apropriadas pelo município. Com isso, defende-se a tese de que a UNESCO, por meio de suas recomendações, norteou as políticas educacionais para o meio rural brasileiro, paranaense e prudentopolitano. Neste sentido, a partir de uma perspectiva materialista histórica e dialética, este estudo considera questões do contexto histórico nacional, estadual e municipal, articulados ao seu desenvolvimento econômico e social. Para tanto, sustentou-se no referencial bibliográfico da Historiografia da Educação, nos documentos resultantes das conferências da UNESCO (principalmente as Recomendações), nas legislações educacionais nacionais e estaduais, nas mensagens e relatórios de governo, nos periódicos pedagógicos (especialmente a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos), nos documentos oficiais do estado do Paraná e do município de Prudentópolis, em algumas obras de Erasmo Pilotto, em atas de reuniões escolares. Para o âmbito municipal, foram ainda utilizadas fontes iconográficas e depoimentos orais de profissionais que atuaram na educação rural de Prudentópolis. Recorreu-se ao aporte teórico de Cury (1985), Thompson (1981, 1997), Ianni (1984, 1997, 2004), Saviani (1987, 2000, 2013a, 2013b), Werle (2006, 2010, 2012), Miguel (1997, 1998, 2007, 2010), entre outros. O estudo mostrou que a educação rural nas esferas federal, estadual e municipal apresentou, em diferentes momentos históricos, adequações às recomendações da UNESCO, principalmente nos aspectos relacionados à formação de professores para atuarem em áreas rurais, à ampliação da rede escolar, à arquitetura escolar rural adaptada capaz de oferecer moradia ao professor e à nucleação das escolas rurais.

Palavras-chave: Unesco e educação rural. Educação rural em Prudentópolis (PR). História da educação.

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