Educadores

Ínicio : Pedagogia : Dissertações : Produções de Profissionais da Seed: Dissertações : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Pedagogia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O Pedagogo na Organização do Trabalho Pedagógico com ênfase no Planejamento da Escola Itinerante Cam Versão: 
Atualização:  10/1/2019
Descrição:
SILVA, Luciana Maria de Matos e

Apresenta estudo sobre o trabalho do pedagogo na organização do trabalho pedagógico, na experiência de implementação do Projeto Político Pedagógico da Escola Itinerante Caminhos do Saber. Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), entre 2016 e 2018. Objetiva compreender o trabalho do pedagogo na organização do trabalho pedagógico da Escola Itinerante Caminhos do Saber, a partir da implementação dos Ciclos de Formação Humana com Complexos de Estudo; Conhecer a história da pedagogia no Brasil e as contradições do trabalho do pedagogo na escola pública paranaense; Identificar as principais raízes da Educação do MST, assim como as bases pedagógicas que a constituem; Analisar a ação do pedagogo na organização do trabalho pedagógico com ênfase no planejamento escolar da Escola Itinerante Caminhos do Saber. No campo metodológico assume a teoria marxista, com as categorias teóricas de análise: história, mediação, contradição e totalidade. Pesquisa bibliográfica em autores como Brzezinsky (2012), Saviani (2013), Haddad (2016) que tratam da história da pedagogia no Brasil e no Paraná; Caldart (2004), MST (1996), Camini (2009), contribui com os elementos da educação do MST e Escola Itinerante; Paulo Freire (1980) colabora com as reflexões sobre a Pedagogia Freiriana; Pistrak (2000; 2009); Shulgin (2013); Krupskaya (2017) e Makarenko (1986) elucidam a Pedagogia Socialista; Freitas (2001) expõe discussões sobre a organização do trabalho pedagógico. Realiza análise documental no Projeto Político Pedagógico, Plano de Trabalho Docente e entrevistas semiestruturadas com pedagogos que trabalham na coordenação pedagógica da Escola Itinerante Caminhos do Saber, complementando a análise com a observação em campo. A análise considera a trajetória do Curso de Pedagogia no Brasil e a complexidade que envolve a questão da identidade e o trabalho do pedagogo nas escolas públicas da rede estadual de educação do Estado do Paraná. Destaca ainda, as bases que fundam o projeto de educação do MST, a Pedagogia do Movimento, a Pedagogia Freiriana e a Pedagogia Socialista soviética e com isso, estabelece a análise da atuação do pedagogo na proposta pedagógica da Escola itinerante Caminhos do Saber. Conclui que trabalho do pedagogo é marcado pelo conjunto de elementos que compõe a forma escolar itinerante, por Ciclos de Formação Humana e com Complexos de Estudo. Demarca que o pedagogo e o seu trabalho são essenciais para articular os elementos de resistência desse profissional na escola e na educação, fazendo a mediação entre os encaminhamentos do Estado e as demandas do movimento social. Considera que o pedagogo tem como desafio garantir o movimento dialético do projeto político pedagógico na relação com o coletivo escolar, seja, articulando conteúdo, vida e trabalho; as práticas avaliativas; a elaboração coletiva e interdisciplinar dos planejamentos por complexo de estudo; e, a auto organização dos estudantes. Propõe que esse perfil de pedagogo pode trazer contribuições para o avanço do trabalho da escola, logo para o conjunto do MST e para educação brasileira.

Palavras-chave: Pedagogia. Trabalho do pedagogo Organização do trabalho pedagógico. Escola itinerante.

Downloads 6  6  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicentro  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O Uso de Dicas de Aprendizagem na Aquisição de Habilidades Motoras pelo Deficiente Intelectual Versão: PDF
Atualização:  10/1/2019
Descrição:
FRANZ, Luiz Gustavo Cangussú

O objetivo do presente estudo foi analisar a aquisição de habilidades motoras através do uso de dicas de aprendizagem, como estratégia cognitiva, com alunos com deficiência intelectual, classificada como leve e moderada. As dicas de aprendizagem têm como objetivo, atuar diretamente nos processos de atenção seletiva, direcionando a atenção dos alunos com deficiência intelectual aos pontos de maior relevância da atividade motora. Estes indivíduos caracterizam-se principalmente pelo rebaixamento intelectual, consequentemente, tendo dificuldade em manter a atenção por um longo período de tempo em uma atividade. Vinte alunos, do sexo masculino, com idade entre 16 e 30 anos de uma escola especial da cidade de Curitiba, foram selecionados e divididos aleatoriamente em dois grupos: Grupo com Dicas (GCD) e Grupo sem dicas (GSD), para realizar o arremesso por cima do ombro. Metodologicamente, o estudo foi dividido em um pré-teste, um período de 6 aulas praticas da habilidade do arremesso, o pós-teste (logo na sequência do encerramento das práticas), e um teste de retenção (20 dias após o pós-teste). Avaliação nas três fases ocorreu através de 10 arremessos, os quais foram filmados, para posterior analise por 2 avaliadores, utilizando uma ficha de pontuação com os 8 segmentos. O resultado confirmou alterações significativas ocorridas dentro do grupo com dicas em sete dos oito segmentos avaliados, ao passo que o grupo sem dicas apresentou apenas duas alterações significativas. Apesar dos resultados não apresentarem muitas diferenças significativas entre os grupos, pudemos perceber uma tendência em favor ao uso das dicas. Futuros estudos com essa população são necessários a fim de concretizar a utilização das dicas como uma estratégia de aprendizagem.

Palavras chaves: Dicas de aprendizagem. Atenção. Deficiência intelectual.

Downloads 6  6  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Um Estudo do Programa PDE/PR: Anotações sobre os Avanços, Limites, e Poss Versão: PDF
Atualização:  4/1/2019
Descrição:
CASTRO, Carmen Lucia Porto de

O poema "Nosso Tempo", de Carlos Drummond de Andrade, proporciona um repensar, sobre o tempo sociohistórico, em que se vive. Um repensar que reflete sobre a efemeridade da vida de homens/mulheres na terra. Do mesmo modo, que se evidenciam as vicissitudes, os momentos, os avanços, limites e, as possibilidades, os sujeitos humanos, percebem-se impulsionados a agir. E a agir, por um agir que os mova e, os provoque à ação, uma ação que realize inferências e, que é capaz de qualificar socialmente o caminhar pessoal e profissional de todos. E, a partir da releitura do poema, percebe-se o esforço do poeta, em demonstrar que, os momentos sociohistóricos se reproduzem, revelando à fragmentação/recomposição, à resignação/protestação e à alienação/politização no qual o sujeito histórico se encontra. A vida aguarda-lhe e exige-lhe uma tomada de consciência/posição, de decisão/posição política. Nesse viés, compreende-se a importância do estudo da temática, Programa de Desenvolvimento da Educação, o PDE/PR, a partir da determinação em se conhecer à visão/percepção que os Coordenadores/Coordenações PDE/NRE/PR, têm do processo de formação continuada em serviço dos professores da educação básica paranaense. Portanto, o programa foi o objeto de investigação e os Coordenadores/Coordenações PDE/NRE/PR, os representantes do PDE/PR, nos Núcleos Regionais de Educação. Portanto, conhecer a trilha formativa do Programa de Desenvolvimento da Educação Paranaense, o PDE/PR, expressa no desenho do Plano Integrado de Formação Continuada, o PIFC, potencializou a produção de um novo conhecimento sobre o PDE/PR, a partir de uma importante representação do ato formativo, a sua matriz formativa: política, pedagógica, avaliativa, sociohistórica, dentre outras. Em síntese, a ação propositiva desse trabalho dissertativo foi a de analisar/compreender a política pública, o PDE/PR, direcionada especificamente, para os professores atuantes na educação básica da rede estadual paranaense, no marco 2003 a 2015, mais especificamente, na trajetória formativa das Turmas PDE/PR 2007 a 2015.

Palavras-chave: PDE/PR. Histórico.

Downloads 7  7  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNOCHAPECÓ  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação do Ensino e Aprendizagem Escolar: Relações entre as Políticas Públicas de Avaliação e a Pr Versão: PDF
Atualização:  4/1/2019
Descrição:
FANTINEL, Cristiane A.

A avaliação, atividade contínua de análise sobre os resultados alcançados em contradição com os objetivos determinados, gera movimento no processo de ensino e aprendizagem na relação com os métodos e conteúdos. Elemento da ação educativa, ganhou ênfase nas políticas públicas educacionais com o advento do neoliberalismo. Tema amplo e multifacetado, está presente no cotidiano da escola, permeado por questionamentos constantes sobre sua função e sua prática, em um contexto social meritocrático e excludente. Diante de tal contexto, buscamos investigar como se constituem as práticas avaliativas dos docentes do ensino fundamental, anos finais, frente às orientações para a avaliação do ensino e aprendizagem escolar emanadas das políticas públicas de avaliação para a educação básica. A investigação delineou-se por um estudo de caso, com análise documental e entrevista semiestruturada. A análise considerou a realidade socioeconômica e política à qual os dados estão relacionados. Com o objetivo de compreender as relações entre as políticas públicas de avaliação e a prática avaliativa do ensino e aprendizagem escolar, nos anos finais do ensino fundamental em um colégio estadual no município de Pato Branco/PR, historicizamos a avaliação e denotamos a relação intrínseca entre o modo de produção de cada período histórico e o modelo educacional vigente, o que condiciona o formato avaliativo de acordo com a concepção de homem, sociedade e trabalho hegemônicas, com maior destaque para o final do século XX, e a incidência das perspectivas neoliberais, condição que se desdobra pelo século XXI e que influencia a educação até a atualidade; analisamos as políticas públicas que orientam a avaliação da aprendizagem escolar na educação básica do estado do Paraná com o estudo dos documentos oficiais e orientações advindos dos órgãos gestores da educação, em que se evidenciou o direcionamento neoliberal da educação, promovendo a perspectiva do mérito, fomentando a competição, a classificação e a exclusão social, em que se valorizam competências e habilidades em detrimento do conhecimento científico historicamente construído, uma política de avaliação na qual a atenção está voltada à elevação de indicadores, ao controle da escola através de índices, formação para o mercado de trabalho e manutenção da perspectiva da educação como um bem a ser adquirido e consumido de acordo com as capacidades e talentos; e analisamos a constituição da prática avaliativa do ensino e aprendizagem no contexto escolar. Concluímos que as políticas públicas são incisivas na organização escolar e prática pedagógica, com influência na construção dos documentos oficiais da escola e direcionamento na organização avaliativa através das legislações, instruções, orientações, formações continuadas e programas. Evidenciamos a prática neotecnicista no cotidiano escolar, bem como a percepção do neoconstrutivismo como uma possibilidade salutar para superação de tal prática. Destacamos, também, na prática avaliativa, o produtivismo, a quantificação do conhecimento e o processo de culpabilização assumidos pela comunidade escolar. São evidenciadas políticas públicas de avaliação que influenciam a prática pedagógica, a partir de uma perspectiva reducionista e controladora da educação, em detrimento de uma educação com qualidade social.

Palavras-chave: Políticas públicas de avaliação. Avaliação do ensino e aprendizagem escolar. Prática pedagógica.

Downloads 8  8  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unioeste  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora! A Disciplina de Libras na Formação do Pedagogo da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicent Versão: PDF
Atualização:  4/1/2019
Descrição:
KENDRICK, Denielli

A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, propõe atingir dois objetivos: analisar a constituição da Língua Brasileira de Sinais – Libras como disciplina curricular obrigatória no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava/PR, e investigar o lócus da disciplina de Libras no currículo do curso e sua possível contribuição para a formação do pedagogo. Fundamenta-se teoricamente em Bourdieu com conceitos-chave de habitus, capital, campo, violência simbólica, estratégia e hierarquia dos saberes, o que inspira, para além de conhecer e definir seus conceitos, aplicar seu modus operandi de investigação, observar como são forjadas as noções a partir do objeto de pesquisa e das relações entre agentes e estrutura. Para a produção de dados, optou-se por entrevista não-diretiva. Os agentes participantes foram os docentes da disciplina de Libras e os docentes do Departamento de Pedagogia da UNICENTRO/G. Com a pesquisa, foi possível averiguar que o curso de Pedagogia tem por centralidade na formação a docência para Educação Infantil e anos iniciais. Há uma ideia recorrente entre os docentes de que as disciplinas de Fundamentos ocupam mais espaço no currículo. A disciplina de Libras e sua implementação no curso é de ordem legal, com pouca ou nenhuma mobilidade dentro do currículo, e a ela tem se atribuído um papel de formadora do pedagogo para o ensino de surdos, na perspectiva da inclusão educacional. Contudo, a responsabilidade da Libras é muito grande para as condições reais que ela ocupa dentro do curso. Portanto, há urgência em se pensar a configuração da disciplina e os conhecimentos de que ela trata, pois mesmo atrelada ao discurso da inclusão, historicamente tem sido considerada insuficiente pelos surdos por ser ambiente de instrução prioritariamente monolíngue. Como o aluno surdo aprende e como ensiná-lo perpassa pela língua, mas são necessárias metodologias específicas, resultando numa carga horária da disciplina que se apresenta insuficiente para esse fim. Ainda, constata-se que o papel do professor de Libras na Universidade tem nuances ímpares, mas o fato de sentir-se pouco valorizado no espaço acadêmico é limitador de suas práticas. A formação do professor surdo que atua na graduação também se destaca pela dificuldade dos professores surdos em dar continuidade à sua formação stricto sensu e, com isso, a pouca existência de capital institucionalizado que lhes confira maior participação e mobilidade no campo acadêmico. Por fim, há os confrontos internos dentro da comunidade surda, a tensão entre surdos e ouvintes fluentes em Libras e a especificidade para ser professor de Libras no ensino superior. As discussões sobre o tema concentram-se na questão audiológica e não necessariamente em competência profissional.

Palavras-chave: Disciplina de libras. Formação do pedagogo. Lócus da disciplina.

Downloads 9  9  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEPG  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Inovação na Educação Pública: a Adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação pelos Docentes nas Versão: PDF
Atualização:  3/1/2019
Descrição:
SILVA, Alinne Marcondes Pavelski da

A inovação apresenta vantagens competitivas para as organizações, e na esfera pública as políticas inovadoras garantem uma participação democrática da sociedade e a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos. Em um contexto educacional, a inovação traz novas práticas pedagógicas e como consequência a melhoria no ensino. Uma das principais práticas inovadoras neste campo é a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelos docentes nas práticas de ensino. Nesse cenário, esta pesquisa teve como objetivo analisar os principais fatores que determinam a adoção de recursos tecnológicos em suas práticas de ensino, nas escolas estaduais do município de Guarapuava. Para isso, foi realizada uma pesquisa classificada como descritiva, quanto aos procedimentos levantamento (survey) e de abordagem quantitativa. A coleta de dados foi transversal, coletados entre outubro e novembro de 2016, com o uso de questionário semiestruturado, aplicados a 319 professores atuantes nas escolas estaduais do município de Guarapuava. A análise dos dados foi por meio de estatística descritiva e análise fatorial exploratória. Como resultado, foi encontrado um alto índice de utilização das tecnologias com os alunos, além de recursos disponíveis nos Portais Dia a Dia Educação e do Professor. Como sugestões de melhorias apontadas pelos docentes para uma efetiva utilização das tecnologias em sala de aula estão a disponibilização de mais equipamentos, a atualização dos equipamentos já disponibilizados e a oferta de cursos e treinamentos voltados para a utilização. Os fatores que determinam a adoção de recursos tecnológicos nas práticas docentes são a vantagem relativa de sua adoção, a compatibilidade com o trabalho já desenvolvido, a percepção de facilidade e domínio no uso da tecnologia, a visibilidade que sua adoção traz, a imagem, e a demonstração de resultado. Os fatores que mais relacionaram com a adoção de tecnologias são a vantagem relativa e a facilidade e domínio no uso da tecnologia, demonstrando, assim, a necessidade de constantes treinamentos e ofertas de cursos para os professores, para a garantia de uma efetiva utilização das tecnologias de informação e comunicação com os alunos, melhoria esta, também apontada pelos docentes pesquisados. A identificação da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelos docentes contribui para as discussões das práticas pedagógicas e eficiência do ensino público, necessárias em um contexto de mudanças tecnológicas constantes na sociedade.

Palavras chave: Inovação. Educação. Tecnologias de Informação e Comunicação.

Downloads 11  11  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicentro  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O Ensino de Arte da Educação Básica à Formação Docente: Relatos de Professoras com Deficiência Versão: PDF
Atualização:  4/1/2019
Descrição:
LIMA, Cristiane Kelly Takahara de

A Psicologia Histórico Cultural compreende que a Arte possibilita o desenvolvimento humano. Essa perspectiva teórica pauta-se nas potencialidades da pessoa com deficiência. Entretanto, a história da educação especial apresenta marcas, focadas nos aspectos biológicos, na institucionalização e em práticas sem cunho pedagógico, direcionadas pelo terapêutico na Arte. Nesse contexto, a Arte, para a maioria das pessoas com deficiência, se constitui sem uma organização formal e sem a compreensão dessa área do conhecimento, reduzindo-se a atividades manuais. Apesar dessas barreiras encontradas na trajetória escolar de pessoas com deficiência, encontrou-se, por meio dos microdados do censo escolar da educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no ano de 2014, cinco professoras com deficiência que trabalham a disciplina de Arte na educação básica, em um município do Paraná. Considera-se que essas professoras tiveram a disciplina Arte durante o percurso escolar. Deste modo, o objetivo geral deste estudo foi analisar o ensino de Arte da Educação Básica à formação docente para professoras com deficiência. Especificamente, objetivou-se analisar o ensino de Arte na Educação Básica, na formação docente e na prática docente. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as cinco professoras com deficiência. Os resultados da pesquisa mostraram que, tanto a Arte quanto o atendimento educacional para pessoas com deficiência, não foram efetivos na Educação Básica. No que se refere à formação docente, o ensino de Arte foi insuficiente ou inexistente na formação. Além disso, percebeu-se uma ausência total de atenção às dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência no ensino superior. Com relação ao ensino de arte na prática docente, verificou-se a falta de compreensão dessa disciplina como área de conhecimento e, ao mesmo tempo, o comprometimento das professoras em busca da formação continuada. Além disso, identificou-se a falta de adaptação de infraestrutura no ambiente de trabalho das professoras com deficiência. Espera-se que o presente estudo possa contribuir com discussões e produção acadêmica nas áreas do ensino de arte; da educação especial e na interface.

Palavras-chave: Ensino de Arte. Formação docente. Professor com deficiência.

Downloads 12  12  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unopar  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Aprender a ser Professor: Contribuições da Educação Histórica na Formação Inicial de Professores (PI Versão: PDF
Atualização:  7/1/2019
Descrição:
TOMAZINI, Elizabete Cristina de Souza

Esta pesquisa teve como objetivo central analisar a participação de licenciandos do curso de História da Universidade Estadual de Londrina, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação do Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES) e as possíveis apropriações por esses sujeitos sobre os pressupostos da Educação Histórica no que se refere ao ensino de História, de maneira a poder interferir na formação desses futuros profissionais da área de História. Para tanto, foi estabelecido um recorte temporal que contemplou o subprojeto de História do referido programa entre os anos de 2011 e 2013, pelo fato de nesse período terem sido realizadas atividades pensadas a partir de diálogos com a Teoria da Educação Histórica. Pesquisadores deste campo teórico, como Barca (2001a;2011), defendem que devemos ter um olhar atento sobre a formação inicial ofertada graduandos. Sobre esse tema, recorremos aos estudos de Nóvoa (1992), Saviani (2009), Cainelli (2002), (2009), Ramos (2011), bem como escolhemos realizar esta pesquisa a partir da Metodologia Qualitativa, que nos possibilitou flexibilidade, principalmente quanto às técnicas de coleta de dados, incorporando aquelas mais adequadas à investigação. Como fonte da nossa análise, optamos por documentos produzidos pelos alunos (bolsistas) durante sua participação no programa como relatórios e artigos publicados em revista científica voltada para o ensino de História. Posteriormente, realizamos uma investigação por meio de questionários semiestruturados aplicados em dois momentos da pesquisa, durante um estudo piloto e durante o estudo principal. Com esse procedimento, buscamos identificar como se deu a apropriação de alguns conceitos teóricos que os egressos do PIBID tinham acerca da docência em História. Recorremos também a dados provenientes de uma entrevista com ex-pibidianos que assumiram a função de professores da Educação Básica para investigarmos como estes se utilizaram de conceitos da Educação Histórica em suas aulas, em especial na aula-oficina. Conceitos esses propostos por Lee (2001), Barca (2004a) e Schmidt (2009) tais como conhecimentos prévios, conteúdos substantivos e de segunda ordem. Como resultado, esta pesquisa traz contribuições para as reflexões sobre a formação inicial de professores de História, no sentido de entender que é necessário integrar os conhecimentos teóricos e práticos nos currículos dos cursos de licenciatura. Tais reflexões perpassaram o planejamento das atividades bem como o processo de intervenção didática no subprojeto do PIBID investigado. A Educação Histórica entende o professor como um pesquisador social (BARCA, 2004a), desse modo, esperamos que esta pesquisa fomente discussões e futuras pesquisas acerca da necessidade de futuros professores de História, inseridos em um contexto real de atuação, ocuparem o papel de agentes em seu processo de formação.

Palavras-chave: PIBID. Formação inicial de professor. Educação histórica. Ensino de História.

Downloads 12  12  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O Trabalho do Pedagogo na Escola: Compromisso com a Gestão Democrática na Rede Municipal de Ensino d Versão: PDF
Atualização:  11/1/2019
Descrição:
ROSA, Sandra Regina Bernardes de Oliveira

A presente dissertação tem como objeto de investigação o trabalho do profissional pedagogo nas escolas da Rede Municipal de Curitiba. Busca responder a seguinte problemática: Quais políticas educacionais são necessárias para superar o tecnicismo pedagógico na escola pública e avançar para a efetivação da práxis crítica e transformadora no trabalho do pedagogo? Define-se como objetivo geral da pesquisa: Analisar o trabalho do pedagogo na Rede Municipal de Ensino de Curitiba e a efetividade da práxis na organização do trabalho para a democratização/humanização da educação na escola pública.Trata-se de pesquisa documental e empírica. Realiza a análise histórica das regulamentações do curso de Pedagogia, principalmente das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, Lei Complementar do Estado do Paraná n. 103/2004, nos Editais de Concurso n. 37/2004, 10/2007, 17/2013, a atual Lei n. 14.544 de 11 de novembro de 2014, que institui o Plano de Carreira do Profissional do Magistério de Curitiba e o decreto nº35 da referida lei que regulamenta as funções atribuídas ao Pedagogo. A análise dos documentos tem o objetivo de compreender a implantação e implicações das políticas educacionais na concepção e efetivação do trabalho do pedagogo. Além disso, pesquisou-se a produção do conhecimento sobre o trabalho do pedagogo, em teses e dissertações, em nível nacional, com ênfase no estudo da realidade do município de Curitiba. A pesquisa de campo envolve a aplicação de instrumentos de coleta e realização de entrevistas semiestruturadas com 24 pedagogas das escolas municipais da cidade de Curitiba para investigar a relação entre as políticas para a formação e trabalho do pedagogo e a efetividade do compromisso do profissional com a gestão democrática. O método de análise é a dialética na perspectiva teórica do materialismo histórico, pois possibilita captar o movimento do real nas suas múltiplas determinações, revelar as contradições por meio da análise da prática social, desvelando os fenômenos da educação presentes no contexto das políticas públicas em curso e em ação nas escolas do município de Curitiba. Almeja-se, contribuir com o debate no campo da formação e trabalho do pedagogo para formulação e implementação de políticas que garantam o exercício democrático de sua profissionalidade na escola pública. Como resultado da pesquisa destaca-se: nas relações entre o trabalho do pedagogo nas escolas e as políticas de gestão da educação da RME, as pedagogas compreendem a importância de a gestão democrática ser construída e incorporada coletivamente nas relações de trabalho. Este contexto justifica a defesa da necessidade de contínua formação ao pedagogo atender as demandas
socioeducacionais no sentido de compreender o histórico dos processos pedagógicos, a organização das práticas pedagógicas e aprimorar o trabalho coletivo da escola, com provimento de recursos financeiros que transformem as condições de trabalho nas escolas públicas e valorizem a criação de uma estrutura organizacional capaz de ampliar o número de profissionais e de pedagogos nas escolas e valorizar a carreira docente.

Palavras-chave: Concepção de pedagogo. Políticas educacionais. Trabalho do pedagogo. Gestão democrática.

Downloads 15  15  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Tuiuti  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Programa de Aceleração de Estudos no Paraná: Desafios e Perspectivas para a Qualidade da Educação Versão: PDF
Atualização:  11/1/2019
Descrição:
FILIPPI, Rosaria Cordeiro Bernardo

Nesta pesquisa, discutem-se as proposições da política de aceleração da aprendizagem executada no Programa de Aceleração de Estudos - PAE, no Estado do Paraná, com o objetivo de analisar o referido Programa e sua relação com a política educacional atual e a qualidade da educação. Este Programa está sendo ofertado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED -, desde 2015, sendo este considerado ano piloto, e tem a vigência de cinco anos, conforme determina o Parecer CP/CEE N° 019/2015. Para tanto, procura-se responder à seguinte problemática: o que é o PAE e como ele se desenvolve na rede estadual do Paraná? Que relação o PAE estabelece com a qualidade da educação? A pesquisa se faz importante, por tratar-se de um Programa desenvolvido nos 6° e 8° anos do Ensino Fundamental, para alunos que apresentam duas ou mais reprovações escolares, ou que tenham 13 anos de idade ou mais, no 6º ano, e 15 anos ou mais no 8º ano, ou seja, que estejam em situação de distorção idade/ano escolar. A pesquisa foi realizada com base na abordagem materialista histórica. Como recurso para obtenção de dados, utilizou discussão bibliográfica e análise de documentos relativos ao desenvolvimento do Programa de Aceleração de Estudos pela SEED. Teve como objetivo geral analisar as proposições políticas para a organização e funcionamento de um programa que propõe a reclassificação de alunos, na tentativa de diminuir a quantidade de alunos com distorção idade/ano escolar, aliviando o estrangulamento do fluxo escolar nos anos finais do Ensino Fundamental. Como objetivo específico, buscou compreender o papel do Estado e suas implicações no ideário neoliberal, assim como suas ações e articulações para a oferta da educação pública. Este pressuposto foi suporte teórico para analisar como ocorrem: a qualidade da educação, as avaliações externas e o investimento educacional, aspectos interligados que influenciam diretamente a oferta do Programa de Aceleração de Estudos no Paraná e seus propósitos governamentais. Entre os resultados desta pesquisa, destacamos que a educação vem sendo gerida pelo ideário neoliberal, trazendo implicações para a política educacional. Também verificamos em quais momentos históricos foram implantados os ciclos escolares na educação brasileira e os motivos para implementação de ciclos de aceleração de estudos, assim como os benefícios e as lacunas do Programa de Aceleração de Estudos no Paraná para uma educação com qualidade.

Palavras-chave: Política educacional. Reclassificação escolar. Ensino-aprendizagem. Fluxo escolar. Qualidade da educação.

Downloads 15  15  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 »