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Categoria: Pedagogia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Para Além do Templo das Musas: Museu Virtual como Possibilidade de Leituras de Documentos Históricos Popular Versão: PDF
Atualização:  7/1/2019
Descrição:
YOSHIMOTO, Elton Mitio

A presente dissertação explicita os resultados de uma pesquisa qualitativa, de caráter social e participante, enfocando a formação continuada de professores de dois estabelecimentos de Educação Básica, no uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), mais especificamente, ferramentas da Web 2.0 que auxiliem na produção de museus virtuais. Para tanto, desenvolveu-se o curso cognominado “Museu Virtual na Escola: organização de acervos mediada por recursos Web 2.0”, produto educacional resultante das leituras efetuadas em meio à revisão bibliográfica. Definiu-se como ponto de partida os seguintes questionamentos: O museu virtual pode ser utilizado na escola como instrumento de auxílio à organização e leitura de objetos e documentos em ambiente on-line? De que modo os professores da Educação Básica podem dinamizar suas aulas, via museu virtual, além de participar da discussão do seu uso? Tal abordagem justifica-se como possiblidade de reflexão docente sobre sua prática, buscando por alternativas que prezem pelo trabalho colaborativo e multidisciplinar. Portanto, considera-se importante analisar o uso do museu virtual como recurso pedagógico a partir das diferentes dimensões da produção humana. Por isso ofertou-se o curso a professores de disciplinas diversas, promovendo debates enriquecedores, valorizando diferentes visões de realidade. Adotou-se como procedimento epistemológico a didática para uma Pedagogia Histórico-Crítica, de modo que os professores-cursistas fossem motivados a transformar sua postura prática. Os resultados obtidos atestam a necessidade de formação continuada como a proposta nesse trabalho, tendo em vista o caráter de incompletude que envolve o ser humano, para além das tradicionais concepções que consideravam o professor o centro do saber historicamente acumulado. Almeja-se, portanto, que a pesquisa aqui apresentada contribua com os debates que envolvem não apenas a criação de museus virtuais na escola, mas também a formação de profissionais reflexivos como caminho para a transformação da prática docente.

Palavras-chave: Museu virtual. Web 2.0. Formação continuada. Pedagogia histórico-crítica. Pesquisa participante.

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Categoria: Pedagogia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Aprender a ser Professor: Contribuições da Educação Histórica na Formação Inicial de Professores (PI Popular Versão: PDF
Atualização:  7/1/2019
Descrição:
TOMAZINI, Elizabete Cristina de Souza

Esta pesquisa teve como objetivo central analisar a participação de licenciandos do curso de História da Universidade Estadual de Londrina, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação do Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES) e as possíveis apropriações por esses sujeitos sobre os pressupostos da Educação Histórica no que se refere ao ensino de História, de maneira a poder interferir na formação desses futuros profissionais da área de História. Para tanto, foi estabelecido um recorte temporal que contemplou o subprojeto de História do referido programa entre os anos de 2011 e 2013, pelo fato de nesse período terem sido realizadas atividades pensadas a partir de diálogos com a Teoria da Educação Histórica. Pesquisadores deste campo teórico, como Barca (2001a;2011), defendem que devemos ter um olhar atento sobre a formação inicial ofertada graduandos. Sobre esse tema, recorremos aos estudos de Nóvoa (1992), Saviani (2009), Cainelli (2002), (2009), Ramos (2011), bem como escolhemos realizar esta pesquisa a partir da Metodologia Qualitativa, que nos possibilitou flexibilidade, principalmente quanto às técnicas de coleta de dados, incorporando aquelas mais adequadas à investigação. Como fonte da nossa análise, optamos por documentos produzidos pelos alunos (bolsistas) durante sua participação no programa como relatórios e artigos publicados em revista científica voltada para o ensino de História. Posteriormente, realizamos uma investigação por meio de questionários semiestruturados aplicados em dois momentos da pesquisa, durante um estudo piloto e durante o estudo principal. Com esse procedimento, buscamos identificar como se deu a apropriação de alguns conceitos teóricos que os egressos do PIBID tinham acerca da docência em História. Recorremos também a dados provenientes de uma entrevista com ex-pibidianos que assumiram a função de professores da Educação Básica para investigarmos como estes se utilizaram de conceitos da Educação Histórica em suas aulas, em especial na aula-oficina. Conceitos esses propostos por Lee (2001), Barca (2004a) e Schmidt (2009) tais como conhecimentos prévios, conteúdos substantivos e de segunda ordem. Como resultado, esta pesquisa traz contribuições para as reflexões sobre a formação inicial de professores de História, no sentido de entender que é necessário integrar os conhecimentos teóricos e práticos nos currículos dos cursos de licenciatura. Tais reflexões perpassaram o planejamento das atividades bem como o processo de intervenção didática no subprojeto do PIBID investigado. A Educação Histórica entende o professor como um pesquisador social (BARCA, 2004a), desse modo, esperamos que esta pesquisa fomente discussões e futuras pesquisas acerca da necessidade de futuros professores de História, inseridos em um contexto real de atuação, ocuparem o papel de agentes em seu processo de formação.

Palavras-chave: PIBID. Formação inicial de professor. Educação histórica. Ensino de História.

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Fazer Download agora! A Disciplina de Libras na Formação do Pedagogo da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicent Popular Versão: PDF
Atualização:  4/1/2019
Descrição:
KENDRICK, Denielli

A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, propõe atingir dois objetivos: analisar a constituição da Língua Brasileira de Sinais – Libras como disciplina curricular obrigatória no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava/PR, e investigar o lócus da disciplina de Libras no currículo do curso e sua possível contribuição para a formação do pedagogo. Fundamenta-se teoricamente em Bourdieu com conceitos-chave de habitus, capital, campo, violência simbólica, estratégia e hierarquia dos saberes, o que inspira, para além de conhecer e definir seus conceitos, aplicar seu modus operandi de investigação, observar como são forjadas as noções a partir do objeto de pesquisa e das relações entre agentes e estrutura. Para a produção de dados, optou-se por entrevista não-diretiva. Os agentes participantes foram os docentes da disciplina de Libras e os docentes do Departamento de Pedagogia da UNICENTRO/G. Com a pesquisa, foi possível averiguar que o curso de Pedagogia tem por centralidade na formação a docência para Educação Infantil e anos iniciais. Há uma ideia recorrente entre os docentes de que as disciplinas de Fundamentos ocupam mais espaço no currículo. A disciplina de Libras e sua implementação no curso é de ordem legal, com pouca ou nenhuma mobilidade dentro do currículo, e a ela tem se atribuído um papel de formadora do pedagogo para o ensino de surdos, na perspectiva da inclusão educacional. Contudo, a responsabilidade da Libras é muito grande para as condições reais que ela ocupa dentro do curso. Portanto, há urgência em se pensar a configuração da disciplina e os conhecimentos de que ela trata, pois mesmo atrelada ao discurso da inclusão, historicamente tem sido considerada insuficiente pelos surdos por ser ambiente de instrução prioritariamente monolíngue. Como o aluno surdo aprende e como ensiná-lo perpassa pela língua, mas são necessárias metodologias específicas, resultando numa carga horária da disciplina que se apresenta insuficiente para esse fim. Ainda, constata-se que o papel do professor de Libras na Universidade tem nuances ímpares, mas o fato de sentir-se pouco valorizado no espaço acadêmico é limitador de suas práticas. A formação do professor surdo que atua na graduação também se destaca pela dificuldade dos professores surdos em dar continuidade à sua formação stricto sensu e, com isso, a pouca existência de capital institucionalizado que lhes confira maior participação e mobilidade no campo acadêmico. Por fim, há os confrontos internos dentro da comunidade surda, a tensão entre surdos e ouvintes fluentes em Libras e a especificidade para ser professor de Libras no ensino superior. As discussões sobre o tema concentram-se na questão audiológica e não necessariamente em competência profissional.

Palavras-chave: Disciplina de libras. Formação do pedagogo. Lócus da disciplina.

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Fazer Download agora!O Ensino de Arte da Educação Básica à Formação Docente: Relatos de Professoras com Deficiência Popular Versão: PDF
Atualização:  4/1/2019
Descrição:
LIMA, Cristiane Kelly Takahara de

A Psicologia Histórico Cultural compreende que a Arte possibilita o desenvolvimento humano. Essa perspectiva teórica pauta-se nas potencialidades da pessoa com deficiência. Entretanto, a história da educação especial apresenta marcas, focadas nos aspectos biológicos, na institucionalização e em práticas sem cunho pedagógico, direcionadas pelo terapêutico na Arte. Nesse contexto, a Arte, para a maioria das pessoas com deficiência, se constitui sem uma organização formal e sem a compreensão dessa área do conhecimento, reduzindo-se a atividades manuais. Apesar dessas barreiras encontradas na trajetória escolar de pessoas com deficiência, encontrou-se, por meio dos microdados do censo escolar da educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no ano de 2014, cinco professoras com deficiência que trabalham a disciplina de Arte na educação básica, em um município do Paraná. Considera-se que essas professoras tiveram a disciplina Arte durante o percurso escolar. Deste modo, o objetivo geral deste estudo foi analisar o ensino de Arte da Educação Básica à formação docente para professoras com deficiência. Especificamente, objetivou-se analisar o ensino de Arte na Educação Básica, na formação docente e na prática docente. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as cinco professoras com deficiência. Os resultados da pesquisa mostraram que, tanto a Arte quanto o atendimento educacional para pessoas com deficiência, não foram efetivos na Educação Básica. No que se refere à formação docente, o ensino de Arte foi insuficiente ou inexistente na formação. Além disso, percebeu-se uma ausência total de atenção às dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência no ensino superior. Com relação ao ensino de arte na prática docente, verificou-se a falta de compreensão dessa disciplina como área de conhecimento e, ao mesmo tempo, o comprometimento das professoras em busca da formação continuada. Além disso, identificou-se a falta de adaptação de infraestrutura no ambiente de trabalho das professoras com deficiência. Espera-se que o presente estudo possa contribuir com discussões e produção acadêmica nas áreas do ensino de arte; da educação especial e na interface.

Palavras-chave: Ensino de Arte. Formação docente. Professor com deficiência.

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Fazer Download agora!Avaliação do Ensino e Aprendizagem Escolar: Relações entre as Políticas Públicas de Avaliação e a Pr Popular Versão: PDF
Atualização:  4/1/2019
Descrição:
FANTINEL, Cristiane A.

A avaliação, atividade contínua de análise sobre os resultados alcançados em contradição com os objetivos determinados, gera movimento no processo de ensino e aprendizagem na relação com os métodos e conteúdos. Elemento da ação educativa, ganhou ênfase nas políticas públicas educacionais com o advento do neoliberalismo. Tema amplo e multifacetado, está presente no cotidiano da escola, permeado por questionamentos constantes sobre sua função e sua prática, em um contexto social meritocrático e excludente. Diante de tal contexto, buscamos investigar como se constituem as práticas avaliativas dos docentes do ensino fundamental, anos finais, frente às orientações para a avaliação do ensino e aprendizagem escolar emanadas das políticas públicas de avaliação para a educação básica. A investigação delineou-se por um estudo de caso, com análise documental e entrevista semiestruturada. A análise considerou a realidade socioeconômica e política à qual os dados estão relacionados. Com o objetivo de compreender as relações entre as políticas públicas de avaliação e a prática avaliativa do ensino e aprendizagem escolar, nos anos finais do ensino fundamental em um colégio estadual no município de Pato Branco/PR, historicizamos a avaliação e denotamos a relação intrínseca entre o modo de produção de cada período histórico e o modelo educacional vigente, o que condiciona o formato avaliativo de acordo com a concepção de homem, sociedade e trabalho hegemônicas, com maior destaque para o final do século XX, e a incidência das perspectivas neoliberais, condição que se desdobra pelo século XXI e que influencia a educação até a atualidade; analisamos as políticas públicas que orientam a avaliação da aprendizagem escolar na educação básica do estado do Paraná com o estudo dos documentos oficiais e orientações advindos dos órgãos gestores da educação, em que se evidenciou o direcionamento neoliberal da educação, promovendo a perspectiva do mérito, fomentando a competição, a classificação e a exclusão social, em que se valorizam competências e habilidades em detrimento do conhecimento científico historicamente construído, uma política de avaliação na qual a atenção está voltada à elevação de indicadores, ao controle da escola através de índices, formação para o mercado de trabalho e manutenção da perspectiva da educação como um bem a ser adquirido e consumido de acordo com as capacidades e talentos; e analisamos a constituição da prática avaliativa do ensino e aprendizagem no contexto escolar. Concluímos que as políticas públicas são incisivas na organização escolar e prática pedagógica, com influência na construção dos documentos oficiais da escola e direcionamento na organização avaliativa através das legislações, instruções, orientações, formações continuadas e programas. Evidenciamos a prática neotecnicista no cotidiano escolar, bem como a percepção do neoconstrutivismo como uma possibilidade salutar para superação de tal prática. Destacamos, também, na prática avaliativa, o produtivismo, a quantificação do conhecimento e o processo de culpabilização assumidos pela comunidade escolar. São evidenciadas políticas públicas de avaliação que influenciam a prática pedagógica, a partir de uma perspectiva reducionista e controladora da educação, em detrimento de uma educação com qualidade social.

Palavras-chave: Políticas públicas de avaliação. Avaliação do ensino e aprendizagem escolar. Prática pedagógica.

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Fazer Download agora!Um Estudo do Programa PDE/PR: Anotações sobre os Avanços, Limites, e Poss Popular Versão: PDF
Atualização:  4/1/2019
Descrição:
CASTRO, Carmen Lucia Porto de

O poema "Nosso Tempo", de Carlos Drummond de Andrade, proporciona um repensar, sobre o tempo sociohistórico, em que se vive. Um repensar que reflete sobre a efemeridade da vida de homens/mulheres na terra. Do mesmo modo, que se evidenciam as vicissitudes, os momentos, os avanços, limites e, as possibilidades, os sujeitos humanos, percebem-se impulsionados a agir. E a agir, por um agir que os mova e, os provoque à ação, uma ação que realize inferências e, que é capaz de qualificar socialmente o caminhar pessoal e profissional de todos. E, a partir da releitura do poema, percebe-se o esforço do poeta, em demonstrar que, os momentos sociohistóricos se reproduzem, revelando à fragmentação/recomposição, à resignação/protestação e à alienação/politização no qual o sujeito histórico se encontra. A vida aguarda-lhe e exige-lhe uma tomada de consciência/posição, de decisão/posição política. Nesse viés, compreende-se a importância do estudo da temática, Programa de Desenvolvimento da Educação, o PDE/PR, a partir da determinação em se conhecer à visão/percepção que os Coordenadores/Coordenações PDE/NRE/PR, têm do processo de formação continuada em serviço dos professores da educação básica paranaense. Portanto, o programa foi o objeto de investigação e os Coordenadores/Coordenações PDE/NRE/PR, os representantes do PDE/PR, nos Núcleos Regionais de Educação. Portanto, conhecer a trilha formativa do Programa de Desenvolvimento da Educação Paranaense, o PDE/PR, expressa no desenho do Plano Integrado de Formação Continuada, o PIFC, potencializou a produção de um novo conhecimento sobre o PDE/PR, a partir de uma importante representação do ato formativo, a sua matriz formativa: política, pedagógica, avaliativa, sociohistórica, dentre outras. Em síntese, a ação propositiva desse trabalho dissertativo foi a de analisar/compreender a política pública, o PDE/PR, direcionada especificamente, para os professores atuantes na educação básica da rede estadual paranaense, no marco 2003 a 2015, mais especificamente, na trajetória formativa das Turmas PDE/PR 2007 a 2015.

Palavras-chave: PDE/PR. Histórico.

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Fazer Download agora!Inovação na Educação Pública: a Adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação pelos Docentes nas Popular Versão: PDF
Atualização:  3/1/2019
Descrição:
SILVA, Alinne Marcondes Pavelski da

A inovação apresenta vantagens competitivas para as organizações, e na esfera pública as políticas inovadoras garantem uma participação democrática da sociedade e a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos. Em um contexto educacional, a inovação traz novas práticas pedagógicas e como consequência a melhoria no ensino. Uma das principais práticas inovadoras neste campo é a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelos docentes nas práticas de ensino. Nesse cenário, esta pesquisa teve como objetivo analisar os principais fatores que determinam a adoção de recursos tecnológicos em suas práticas de ensino, nas escolas estaduais do município de Guarapuava. Para isso, foi realizada uma pesquisa classificada como descritiva, quanto aos procedimentos levantamento (survey) e de abordagem quantitativa. A coleta de dados foi transversal, coletados entre outubro e novembro de 2016, com o uso de questionário semiestruturado, aplicados a 319 professores atuantes nas escolas estaduais do município de Guarapuava. A análise dos dados foi por meio de estatística descritiva e análise fatorial exploratória. Como resultado, foi encontrado um alto índice de utilização das tecnologias com os alunos, além de recursos disponíveis nos Portais Dia a Dia Educação e do Professor. Como sugestões de melhorias apontadas pelos docentes para uma efetiva utilização das tecnologias em sala de aula estão a disponibilização de mais equipamentos, a atualização dos equipamentos já disponibilizados e a oferta de cursos e treinamentos voltados para a utilização. Os fatores que determinam a adoção de recursos tecnológicos nas práticas docentes são a vantagem relativa de sua adoção, a compatibilidade com o trabalho já desenvolvido, a percepção de facilidade e domínio no uso da tecnologia, a visibilidade que sua adoção traz, a imagem, e a demonstração de resultado. Os fatores que mais relacionaram com a adoção de tecnologias são a vantagem relativa e a facilidade e domínio no uso da tecnologia, demonstrando, assim, a necessidade de constantes treinamentos e ofertas de cursos para os professores, para a garantia de uma efetiva utilização das tecnologias de informação e comunicação com os alunos, melhoria esta, também apontada pelos docentes pesquisados. A identificação da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelos docentes contribui para as discussões das práticas pedagógicas e eficiência do ensino público, necessárias em um contexto de mudanças tecnológicas constantes na sociedade.

Palavras chave: Inovação. Educação. Tecnologias de Informação e Comunicação.

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Fazer Download agora!Formação de Professores e Novas Tecnologias: Uma Mediação Possível? Popular Versão: PDF
Atualização:  3/1/2019
Descrição:
BRUSTOLIM, Adriana de Oliveira Correia

Este trabalho propôs-se a analisar de que forma o professor em sua prática e sala de aula pode mediar as novas tecnologias na formação docente em nível médio, para a construção do conhecimento sócio-histórico e científico-tecnológico em sala de aula. Para evidenciar tal questionamento, o objetivo geral foi analisar as possibilidades de mediação entre a formação de docentes e as novas tecnologias, tendo como categorias de análise que compunham esta pesquisa, a mediação, a práxis, o conhecimento e resistência. O problema da formação docente no Brasil está enraizado historicamente com o descompasso de políticas formativas, as quais nunca atenderam satisfatoriamente nos discursos, tampouco na prática. A formação docente hoje está pautada em atender as necessidades do mercado, apoiadas em políticas educacionais de uma lógica neoliberal. Este fato pode ser observado nos discursos aplicados aos currículos que segmentam a formação. Há um novo princípio educativo baseado nas novas tecnologias que trouxeram mudanças para o mundo do trabalho e consequentemente, para a educação. Desta forma, é imprescindível conceber uma pedagogia radical, entendida por Giroux (1992) como a base do novo princípio educativo, articular e apreender, enquanto professor intelectual estabelecer a mediação numa práxis que vise a transformação social e a emancipação em prol de uma luta de resistência contra a hegemonia. Com o intuito de analisar as considerações acima, foram elaborados como forma de investigação, a pesquisa de campo em educação, pesquisa bibliográfica e análise qualitativa dos dados. Diante disso, na pesquisa de campo foi elaborado um curso semipresencial, que foi realizado com professores da rede estadual de ensino, do Curso de Formação de Docentes de nível médio, das cidades de Guarapuava, cidade onde fica localizada a UNICENTRO, instituição na qual a pesquisadora faz o curso de scrictu sensu e Quedas do Iguaçu, cidade de residência da professora pesquisadora e um questionário aplicado na etapa presencial do Curso. Para efetivação do curso, foi elaborado um Projeto de Extensão. O Curso teve uma carga horária de 40 horas, com certificação através da Universidade Estadual do Centro-Oeste –UNICENTRO, com o apoio do Núcleo de Educação à Distância – NEAD, que viabilizou o curso na Plataforma Moodle da UNICENTRO. O curso teve como objetivo propiciar uma reflexão teórico-metodológica sobre as novas tecnologias. Desta forma, os instrumentos de análise que subsidiaram este trabalho foram: questionário, Curso - etapa presencial, Curso – atendimentos e Curso – fóruns e atividades que evidenciaram algumas questões debatidas ao longo da pesquisa. Através destes instrumentos foi possível verificar que há a possibilidade de mediação entre a formação de docentes e as novas tecnologias, no entanto, deve estar claro o conhecimento do novo princípio educativo: ciência, tecnologia e trabalho, a práxis como princípio curricular para que assim, professores intelectualizados possam lutar de forma a criar uma resistência contra a exploração e dominação do capital.

PALAVRAS-CHAVE: Formação docente. Mediação. Novas tecnologias. Práxis. Giroux.

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Fazer Download agora!A Gestão do Currículo Escolar para a Educação em Tempo Integral Popular Versão: PDF
Atualização:  23/4/2018
Descrição:
PROVIN, Willie Anne Martins da Silva

Com o objetivo de refletir sobre as condições existentes para a gestão do currículo da escola pública em tempo integral, assim como seus impasses e desafios, este estudo analisa a estreita articulação das concepções dos termos gestão escolar, currículo escolar e educação integral com a implantação de uma educação em tempo integral nas escolas públicas estaduais do Estado do Paraná. A partir da análise das experiências já realizadas no país, assim como da análise das concepções de gestão escolar, currículo escolar e educação em tempo integral presentes nos documentos oficiais norteadores das políticas educacionais brasileiras, foi possível compreender e apresentar os motivos pelos quais as propostas já realizadas para a educação em tempo integral no Brasil ainda apresentam fragilidades e equívocos e relação à sua finalidade e modalidades de oferta. Diante das reformas educacionais realizadas pelo Estado, que levaram à educação pública algumas práticas de gestão empresarial em detrimento dos princípios democráticos como autonomia e participação efetiva da comunidade, torna-se necessária a mudança para uma abordagem inovadora que forneça os elementos necessários à emancipação da educanda e do educando. Com o auxílio dos estudos de autores como SANTOMÉ (2015), APPLE (1999), SILVA (2015), PARO (1988; 2015), LIBÂNEO (2012; 2015), DEMO (2009), FREIRE (2015; 2016), GENTILI (2013; 2015), EVANGELISTA e TRICHES (2012) e EVANGELISTA e SHIROMA (2004; 2006), foi possível compreender as reais intenções que cercam as políticas públicas para uma educação em tempo integral no Estado. Para o desenvolvimento desta pesquisa, além da análise bibliográfica e documental, adotou-se uma abordagem qualitativa subsidiada com os dados obtidos mediante aplicação de questionário aos diretores e diretoras de 12 unidades escolares do município de Curitiba, da região central. Com o intuito de conhecer as reais condições de trabalho para compreender o papel destes na gestão do currículo da educação em tempo integral nas escolas estaduais de Curitiba, foi utilizado como referência o estudo de Judith Bell (2008) e sua metodologia para análise de conteúdo. A partir desta análise, é possível concluir que não existe nos documentos oficiais analisados uma possibilidade concreta de superação dos problemas existentes na educação pública brasileira, que não seja apenas da ordem econômica. Diante desta constatação, será necessário ocorrer uma mudança do enfoque dado nestes documentos oficiais para uma abordagem transformadora que, principalmente, forneça os elementos necessários à emancipação e à formação do ser humano, assim como propiciar as condições para a implantação de uma educação em tempo integral.

Palavras-chave: Gestão escolar. Currículo escolar. Educação integral. Educação em tempo integral.

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Fazer Download agora!A violência na educação: o que expressam professores das escolas públicas da rede estadual no municí Popular Versão: PDF
Atualização:  20/4/2018
Descrição:
CARVALHO, Mirian Alves

A presente dissertação expõe os resultados de pesquisa desenvolvida de 2015 a 2016, com os objetivos de realizar estudos teóricos que permitam compreender a violência relacionada à educação apoiados na Psicologia Histórico-Cultural (PHC) e conhecer o que expressam professores das escolas públicas da rede estadual no município de Cascavel/PR que passaram por situações de violência no dia 29 de abril de 2015. Justifica-se a realização da presente pesquisa, pois, ao se buscar por uma escola básica de qualidade, ainda são necessários estudos a respeito do que a faz perder seus propósitos, sendo que um dos fatores é a violência contra ou envolvendo o professor. Consideramos que a Psicologia, enquanto ciência e profissão, pode contribuir para o enfrentamento de algo tão sério, e que a sociedade precisa ter mais elementos que permitam maior compreensão do que ocorreu com os professores e funcionários da educação do Estado do Paraná. A pesquisa desenvolveu-se com estratégias de investigação teórica e de campo. A respeito da primeira, apresentamos diferentes estudos do tema violência, que abordam causas, conceitos, manifestações e ações de enfrentamento às diferentes formas de violência, como, por exemplo, os realizados por Guimarães (1984), Martin-Baró (1997), Spósito (1998), Chauí (1999), Abramovay (2002), Silva (2006), Vázquez (1977/2007), Barroco e Costa (2014), entre outros. Também discutimos sobre a Psicologia Histórico-Cultural em relação à concepção de desenvolvimento humano, com base em autores clássicos, tais como Vigotski (1993, 1994, 1996), Leontiev (1978a, 1978b) e Luria (1986, 1991). Sobre a investigação de campo, o desenvolvimento realizou-se por meio de entrevistas semiestruturadas com quatorze professores que estiveram em Curitiba no dia 29/04/2015, abordando-se quais foram os reflexos da violência sofrida para suas vidas e atuações profissionais. Importava-nos saber quem eram esses professores, como eles percebiam a violência na escola, o que relatariam sobre a estadia em Curitiba no citado dia, como se sentiram ao retornar ao trabalho após o episódio de violência, quais seriam as suas perspectivas em relação à educação e à vida pessoal. Os resultados da investigação bibliográfica apontam para os fatores multicausais da violência na escola, mas com ênfase na intrínseca relação com a reprodução da vida sob o capitalismo. Pela PHC se reafirma a impossibilidade de constituição das personalidades à parte das relações sociais sob tal reprodução. A investigação de campo aponta que a violência do dia 29/04/2015 promoveu grande sofrimento psicológico e físicoaos participantes, impactando negativamente suas personalidades; suas vidas pessoal e profissional. Conclui-se que o ocorrido corrobora com o processo de desvalorização dos professores e da escola pública, dentro de uma lógica neoliberal, e que os entrevistados demonstraram muita indignação pelos fatores conjunturais e políticos que culminam com tamanha violência. Porém, mesmo tendo passado pelas situações relatadas expressaram o desejo de continuar na profissão de professor, lutando contra as violências do Estado para com os trabalhadores da educação.

Palavras-chave: Violência. Educação. Professores. Psicologia histórico-cultural. Psicologia escolar.

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