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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Sexualidade: reconstruindo compreensões de forma coletiva, partindo da visão dos adolescentes Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BOURSCHEID, Jacinta Lourdes

Esta pesquisa teve por objetivo central investigar uma proposta de trabalho sobre sexualidade, construída a partir da percepção e questionamentos de dois grupos de alunos/adolescentes. Partindo do pressuposto de que a sexualidade implica a própria estruturação do sujeito, estando frente aos adolescentes os quais possuem interesses e necessidades, faz-se necessário o encaminhamento de atividades que busquem abordar cientificamente o tema sexualidade, procurando, ao mesmo tempo, um tipo de trabalho significativo para os envolvidos. Para tanto, escolhi duas turmas de alunos na fase da adolescência, iniciando com um grupo de dezenove alunos, sendo nove meninas e dez meninos, estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental, com idade entre treze e dezesseis anos e outra turma de vinte e cinco alunos, treze meninas e doze meninos, com idade entre quatorze e dezenove anos, ambas da rede estadual de ensino de diferentes municípios. Estes alunos foram o canal para que essa pesquisa fosse desenvolvida e construída, pois a pesquisa embasada no educar pela pesquisa buscou mobilizar e envolver os alunos/adolescentes, proporcionando espaço para refletir e oportunizar 8 questionamentos, questionamentos estes que partiram das dúvidas existentes e foram as premissas norteadoras da presente proposta. A pesquisa consistiu em construir coletivamente respostas aos questionamentos levantados nos grupos. Deste processo emergiram na primeira escola cinco categorias de questionamentos: Transformação do corpo; Iniciação sexual; Doenças sexualmente transmissíveis, Métodos contraceptivos e diversos. Na segunda escola surgiram sete categorias de questionamentos: Transformação do corpo; Sexo; Menstruação; Métodos contraceptivos; Doença sexualmente transmissível e Identidade sexual. Para cada uma delas foi organizado um grupo de alunos que, então, se mobilizaram em busca das respostas.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Contribuições de Projetos de Aula na Educação Científica e Tecnológica Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FERNANDES, Carlos Adalberto de Campos

Esta pesquisa foi realizada em duas turmas de um Curso Técnico de Informática de uma Escola Técnica durante um semestre letivo e constituiu uma amostra de um universo maior que corresponde ao trabalho desenvolvido com projetos ao longo de uma década nesta mesma Escola. Este trabalho tem o propósito de compreender de que forma projetos, utilizados como suporte pedagógico, podem favorecer o processo de aprendizagem do aluno em uma abordagem construtivista, utilizando os pressupostos do educar pela pesquisa em um ambiente da Educação Científica e Tecnológica. A metodologia utilizada foi a Análise Textual, unitarizando e categorizando os depoimentos dos alunos, sujeitos da pesquisa.

Palavras-chave: Projetos de Aula. Educar pela Pesquisa. Educação Científica e Tecnológica.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Desenho no Ensino de Ciências: investigando possibilidades metodológicas Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PERES, Maria Regina

No ensino de Ciências, em nível de 1º grau, são utilizadas, via de regra, somente duas formas de expressão: a escrita e a oral -, em detrimento de diversas outras utiIizadas por crianças e adultos em sua vida diária. Dentre essas várias formas, este trabalho procura abordar a utiIização do desenho no ensino de Ciência e sua viabiIidade como modo de expressão do pensamento do aluno e como recurso metodológico. Em um estudo de caso com alunos da 5ª série do 1º grau são desenvolvidas duas experiências educacionais: na primeira, parte-se da leitura e da discussão de um texto que trata das transformações do planeta Terra vídeo ao longo do tempo; na segunda, da exibição de um sobre as transformações da água em situações específicas.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação no Ensino Interdisciplinar de Ciências sob a Perpectiva Discente  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
SANTOS, Rosiméri dos

O objetivo desta dissertação foi pesquisar a percepção do aluno das disciplinas de Ciências sobre o processo de avaliação da aprendizagem. Investigou-se o tipo de envolvimento do aluno na avaliação. A investigação foi realizada com alunos e professores da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre. O foco do trabalho foi a análise dos aspectos que envolvem a participação do estudante na construção do processo de avaliação em atividades interdisciplinares. Os pressupostos da pesquisa relacionam-se à avaliação da aprendizagem, à investigação necessária para uma avaliação qualitativa e participativa, às questões éticas vinculadas às relações de poder, autoridade e autonomia, aos valores entre educando e educador e tendências para os novos caminhos da avaliação a serem implementadas pela escola neste novo século, à renovação do ensino de Ciências e às concepções que influenciam os novos currículos escolares. A metodologia proposta envolveu a redação de depoimentos pelos alunos sobre o processo de avaliação realizado pelos professores. A partir da análise de conteúdo dos textos foram selecionados dez alunos para entrevista, com objetivo de esclarecer questões surgidas na análise dos depoimentos. O estudo apresenta evidências de que os professores estão promovendo mudanças no processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na avaliação. É feita uma escuta atenta ao estudante sobre o quê e como ele aprende, a partir do momento em que se envolve na execução de uma proposta de trabalho, que precisa
ser coerente com os seus interesses e suas necessidades.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Avaliação da avaliação. Avaliação participativa. Percepções dos alunos.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Interdisciplinaridade por meio da Concepção do Ciclo da Água em uma Bacia de Drenagem de Campinas  Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RIBEIRO, Stella Regina

Esta pesquisa consiste em um trabalho desenvolvido em escola pública municipal, da cidade de Campinas, em parceria com duas professoras que ministravam as disciplinas de Geografia e Ciências no Ensino Fundamental para alunos de 5ª série. Foram realizadas atividades de formação continuada nas quais o objetivo era investigar o ensino, tratando questões ambientais. Houve um esforço para tratar o Ciclo da Água de forma sistêmica, utilizando distintas fontes de informação desde científicas a populares. O Ciclo da Água foi tratado a partir do local (microbacia de drenagem). O pressuposto do trabalho defende integração curricular por meio de debate e pesquisa colaborativa. Mostra-se a existência de dificuldades no tratamento do Ciclo da Água embora notem-se avanços em relação ao ensino apoiado em modelos extremamente simplificados. Atividades de campo mostraram-se especialmente enriquecedoras para professores e alunos começarem a refletir sobre o modelo de Ciclo da Água.

Palavras-chave: Ensino de Geociências. Pesquisa Qualitativa. Currículo. Formação de Professores. Ciclo da Água. Ensino Fundamental.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Concepções de Professores sobre o Ensino e a Aprendizagem de Ciências e de Biologia  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CAON, Céres Muniz

Este estudo permitiu analisar as concepções de ensino e de aprendizagem que orientam as práticas pedagógicas de professores de Ciências e de Biologia de uma escola pública de Porto Alegre e a importância atribuída por eles aos conhecimentos prévios, aos questionamentos, às atividades experimentais e à pesquisa em sala de aula. Consta do relato de sete professores sobre suas formas de ensinar e suas concepções sobre a aprendizagem. Foi investigado o modo como os conteúdos são trabalhados pelos professores e se os mesmos possibilitam uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. A análise de conteúdos dos depoimentos obtidos por meio de entrevistas foi efetuada com a ajuda de teóricos o que oportunizou detectar as características dos procedimentos adotados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Concepções.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Experimentação no Ensino de Ciências: atividades problematizadas e interações dialógicas Popular Versão: PDF
Atualização:  20/3/2012
Descrição:
GUESDES, Suzana de Souza.

Este trabalho tem por objetivo investigar a importância do uso das atividades experimentais em contexto e condições reais do ensino de ciências no nível fundamental II. A perspectiva foi pensar tal prática como uma abordagem de ensino que se condiciona mais à natureza epistemológica do conhecimento do que a fatores contextuais e institucionais. A partir da reflexão na ação, emergiu as concepções acerca da natureza da ciência e do ensino experimental, destacando-se em relação às atividades experimentais, o papel que desempenham, as contribuições no processo de ensino-aprendizagem, os desafios a serem enfrentados e os equívocos relacionados. Apresenta-se uma alternativa, contrapondo-se ao tipo de atividade antes utilizada, agora baseada na problematização, com intuito de tornar as atividades dialógicas na perspectiva de Paulo Freire. Foram propostas atividades problematizadas, abordando os temas água e ar para estudantes do 6o ano do ensino fundamental II, com metodologia que instigou a busca de soluções através das ações, das reflexões e do diálogo. Esta proposta promoveu a participação dos alunos propondo explicações para os fenômenos estudados, permitiu a modificação e/ou reelaboração de ideias e pontos de vistas e estabeleceu conexões entre os saberes cotidianos e científicos. Desta forma, transformou-se o contexto de sala de aula em palco de aprendizagens para alunos e professora, em que todos foram igualmente sujeitos no processo.

Palavras-chaves: atividades problematizadas, experimentação, diálogo.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Caracterização das emissões de gases de efeito estufa por veículos automotores leves no Estado de SP Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BORSARI, Vanderlei

O aquecimento global resultante do aumento nas concentrações de gases de efeito estufa (GEE) é um dos principais problemas ambientais que o mundo enfrenta atualmente. Atividades humanas estão alterando a composição da atmosfera através da emissão de GEE, particularmente dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O). Os veículos automotores são uma importante fonte de emissão desses gases, tanto diretamente, através da emissão de gases pelo escapamento, como também através das emissões oriundas do processo de produção e manipulação dos combustíveis usados pelos mesmos. Objetivo. Obter, de uma amostra de veículos típicos da frota do estado de São Paulo, os valores da emissão dos principais gases de efeito estufa (CO2, CH4, N2O) presentes no gás de escapamento de veículos leves de passageiros equipados com motores de ignição por centelha (ciclo Otto), utilizando os combustíveis gasool 22, AEHC e GNV. Métodos. Os veículos foram ensaiados em dinamômetro de chassis, seguindo ciclo de condução e amostragem dos poluentes conforme Norma ABNT NBR 6601, para medição da emissão de escapamento; e pela Norma ABNT NBR 11481, adaptada para a medição das emissões fugitivas de metano. Além dos métodos de análise dos gases prescritos nestas Normas, foram utilizados os métodos FTIR (Fourier Transform InfraRed) para medição de CO2, CH4 e N2O e NDIR (Non Dispersive InfraRed) para medição de N2O. Resultados. As emissões médias, em g/km, de GEE presentes no gás de escapamento dos veículos ensaiados foram, respectivamente para os veículos movidos a AEHC, gasool 22 e GNV, de 193,1, 193,5 e 170,9 para o CO2; 0,050, 0,051 e 0,590 para o CH4 e 0,017, 0,068 e 0,033 para o N2O. A emissão fugitiva média de CH4 devido a vazamentos no sistema de alimentação dos veículos movidos a GNV ensaiados foi de 0,0412 g/hora. Conclusão. Embora o principal gás de efeito estufa emitido diretamente por automóveis seja sem dúvida o CO2, os gases CH4 e N2O podem contribuir de maneira significativa para a emissão total de GEE e por isso não podem ser desprezados. Apesar de a emissão de GEE por veículos ser apenas uma fração do total da emissão global, o aumento da frota mundial de veículos pode tornar essa fonte de emissão cada vez mais significativa.

Palavras-chave: Aquecimento Global. Emissão Veicular. Gases de Efeito Estufa.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Institucionalização (sistemática) das Representações Sociais sobre a "Deficiência" e a Surdez: relaç Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BORGES, Fábio Alexandre

O presente trabalho trata das possíveis correlações entre as representações docentes e o ensino para surdos. Tanto como sabemos, essa é uma questão ainda pouco investigada no contexto da Pesquisa em ensino de ciências e educação matemática. Nesse sentido, professores de ciências/matemática são entrevistados, sendo solicitados a descreverem suas experiências no estar ensinando surdos no que diz respeito aos seguintes aspectos: formação profissional, recursos didáticos, expectativas suas e dos estudantes quanto ao ensinar/aprender ciências/matemática, e outros. A fala dos professores é submetida a um processo de Análise Textual Qualitativa, a saber: identificação de unidades de significado; delineamento do perfil das ideias do entrevistado e identificação das convergências dentro do conjunto de unidades de significado encontradas. Finalmente, são revelados elementos que auxiliam para com a compreensão do atual estado das coisas do ensino para surdos.

Palavras-chave: Educação de Surdos. Representações Docentes. Ensino de Ciências.

Downloads 1028  1028  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá - UEM  Site http://
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Ensino de Ciências na Problemática da Contradição ou Coexistência entre Ciência e Religião Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
JORGE, Maria Tereza Soler

Neste trabalho se analisa o papel do ensino de Ciências na problemática da contradição ou coexistência entre ciência e religião. Trabalhando como professora de química no CEFAM (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério Campinas), a observação do comportamento dos alunos pentecostais - passivos frente a idéias científicas abordadas no meu ensino que contradiziam suas crenças religiosas - motivou-me a investigar como tais alunos enfrentam o conflito entre concepções sobre os fenômenos da natureza, ensinados nas aulas de Ciências, e as idéias e crenças desenvolvidas por meio de sua formação religiosa. Por intermédio de entrevistas com esses alunos e da análise de participações em um debate sobre Teorias da Evolução constatei que eles convivem de forma não-conflituosa com idéias científicas e religiosas. Isso porque para eles as explicações científicas são importantes para resolver problemas do dia-a-dia, enquanto que as concepções religiosas fornecem as explicações para as questões de valores e para as finalidades da existência.

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