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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!A compreensão do texto didático de Ciências: proposta para um esquema de melhoria Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
AZEVEDO, Anatalia Borges

O propósito em desenvolver este trabalho originou-se de uma experiência de sala de aula, vivenciada em 1977, quando da execução do Projeto de Integração das Ciências Biológicas com a Matemática, realizado junto aos alunos ingressantes da 5ª. série do Colégio de Aplicação (C.A_ da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás). A mudança do critério de seleção dos alunos para a 5ª. série do C.A., de provas de conhecimento das disciplinas Português, Matemática e Estudos Sociais para a seleção única e aleatória, através de sorteio público entre os candidatos inscritos, realizado na sede da Loteria Estadual, provocou uma heterogeneidade maior quanto ao nível socioeconômico das classes, o que, por sua vez, expressava urna diversificação da bagagem cultural dos alunos presentes nas salas de aula. Esta medida, é bom lembrar, visava exatamente deselitizar a Escola. O contingente de alunos com problemas de alfabetização era bastante expressivo, dificultando o cumprimento da programação proposta pelos professores das 5ª séries, principalmente no que se referia à compreensão dos conteúdos de Ciências e Matemática.

Palavras-chave: Didática. Ciências (Primeiro grau). Matemática.

Downloads 1685  1685  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000043603
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Os jogos educativos como ferramenta de aprendizagem enfatizando a educação ambiental no ensino de ci Popular Versão: PDF
Atualização:  2/3/2015
Descrição:
CHEFER, Sonia Mara.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os jogos educativos como proposta de prática investigativa, bem como avaliar a aprendizagem por meio desse instrumento no Ensino de Ciências, sobre o tema transversal Meio Ambiente, enfatizando a Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Evidencia a Educação Ambiental, considerando a aprendizagem significativa, com destaque específico para a utilização de jogos educativos. Discute o Ensino de Ciências no Brasil, a Educação Ambiental, os Jogos Educativos, a Aprendizagem Significativa, com base na literatura pertinente ao tema. A pesquisa abrange uma população de 65 alunos. Para a coleta dos dados utilizou-se de questionários com questões abertas e fechadas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos (pré-teste e pós-teste). Apresenta resultados sobre a utilização de jogos didáticos no encaminhamento metodológico, de forma significativa no processo de ensino aprendizagem de Ciências e que facilitem a compreensão do conteúdo de forma motivadora e divertida. Demonstra que o jogo educativo constitui-se em um importante auxílio para o trabalho curricular por seu caráter motivacional, desafiador e construtivo; pode ser inserido no planejamento disciplinar e utilizado como proposta pedagógica, pois possibilitou um ambiente substancial e descontraído com evidências de aprendizagem significativa. A proposta da utilização dos jogos educativos no ensino de Ciências e Educação Ambiental se formaliza a partir da constatação das características lúdicas de ensino que o material produzido possui. Dessa maneira, podem proporcionar ao professor um recurso que possibilita chamar a atenção do aluno, aguçando a curiosidade em buscar novos conhecimentos sobre o ambiente em que vive. Como produto final desta pesquisa, estruturou-se uma Unidade Didática, com um conjunto ordenado de atividades, estruturadas e articuladas, visando auxiliar o professor de Ciências em sua ação pedagógica durante o ano letivo.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação Ambiental. Jogos Educativos. Aprendizagem Significativa.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!A Evolução Conceitual na Prática Pedagogica do Professor de Ciências das Séries Iniciais Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GUIDO, Lucia de Fatima Estevinho

A presente dissertação tem como tema central a evolução conceitual da prática pedagógica do professor de Ciências das séries iniciais.O termo evolução revela as transformações ocorridas na prática pedagógica do professor. Buscamos não apenas constatar o que acontece nas aulas de ciências dessas séries , mas ajudar o professor a construir seu projeto pedagógico para as aulas de ciências . Optamos pela pesquisa-ação em parceria como possibilidade de transformação e de desenvolvimento profissional do professor. O locus da pesquisa foi uma 4ª. série do 1º. grau e partimos de um diagnóstico para traçarmos os caminhos do projeto pedagógico. Todas as aulas que o professor dedicava ao ensino de Ciências, foram registradas em diário de campo e em gravações em fitas cassetes. Esses registros orientavam as reuniões entre o pesquisador e o professor, e que serviam de ponto de apoio para as aulas subsequentes. Uma reflexão final explicita como o professor e os alunos foram percebendo e incorporando novas abordagens de ensino.

Downloads 1593  1593  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Desenvolvendo a Ética Ambiental por meio de uma Unidade de Aprendizagem sobre Educação Ambiental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BINS NETO, Ricardo Carlos

Pela estruturação e execução de uma proposta de abordagem da Educação Ambiental, embasada nos preceitos do educar pela pesquisa, acompanhou-se o desenvolvimento da ética ambiental nos alunos participantes do projeto. Ao realizar o levantamento das ideias prévias dos estudantes acerca do ambiente e das relações entre o ser humano e a natureza, constatou-se que eles já possuíam significativo senso de responsabilidade em relação às intervenções humanas no meio. O engajamento na Unidade de Aprendizagem sobre Educação Ambiental possibilitou, portanto, não a formação propriamente dita de uma ética do ambiente, mas seu desenvolvimento, e qualificação. A Unidade de Aprendizagem foi percebida pelo pesquisador como uma possibilidade de exercício da ação comunicativa, e o desenvolvimento dos trabalhos, com base no questionamento reconstrutivo exercitou a autonomia intelectual dos estudantes, indispensável para sua atuação como sujeitos críticos e éticos. Os alunos ampliaram seus conhecimentos relacionados ao ambiente pela discussão de conceitos significativos para a ética ambiental e pela construção de concepções igualmente significativas, como a relevância de pequenas ações para a natureza quando coletivas. Ao reconhecerem a problemática ambiental como conteúdo a ser abordado em múltiplas dimensões da vida humana que se interrelacionam, os estudantes perceberam que as reflexões éticas sobre as intervenções humanas no ambiente são específicas, embasadas em concepções e valores presentes no contexto. Esta pesquisa não teve o objetivo de discutir filosoficamente o processo de formação da ética do ambiente.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Unidades de Aprendizagem. Questionamento. Reconstrutivo. Ética ambiental.

Downloads 1580  1580  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do   Site http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1493
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!A ingestão de alimentos e as orientações da escola sobre alimentação, sob o ponto de vista do aluno  Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MAINARDI, Neuza

Embasada na Constituição da República Federativa do Brasil, entra em vigor em 20/12/96 a Lei Federal 9394/96 que define as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A seguir, em 1998, são estabelecidos pelo Ministério da Educação e do Desporto (MEC), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e propostos Temas Transversais a serem trabalhados em todas as séries e por todos os docentes do Ensino Fundamental. Os temas transversais são: Saúde, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Orientação Sexual, Ética e Pluralidade Cultural. A Educação Alimentar e Nutricional, de acordo com os PCN, se envolve nos temas Saúde e Consumo e apresenta um vasto espaço de ações educativas para o Ensino Fundamental. Partiu-se da hipótese de que os interesses dos alunos não vêm sendo contemplados na escola, quanto a Educação Alimentar e Nutricional. Pretendeu-se, na presente pesquisa, verificar quais alimentos têm sido preferidos por 1.414 alunos concluintes do ensino fundamental, no dia-a-dia e se a escola os vem atendendo em suas dúvidas, oferecendo-lhes orientações sobre o assunto em todas as séries do ensino fundamental, como prevê a legislação; verificou-se, pelas informações dos alunos, em que série(s) escolar(es) recebem orientações sobre os alimentos; quais professores de quais matérias os têm orientado; se têm noção de um cardápio que seja adequado às suas necessidades; se as cantinas escolares vendem produtos alimentares recomendados pelos professores em sala de aula ou trabalham em dissonância com as recomendações nutricionais. Conclui-se, confirmando nossa hipótese, que, na opinião dos alunos, a contribuição da escola tem sido pequena quanto a Educação Alimentar e Nutricional; alunos de zona urbana e rural, do sexo masculino e feminino, da rede regular e da educação supletiva, do período diurno e noturno, de escolas públicas e particulares apontam a família como a principal formadora de seus hábitos alimentares; os alunos do período noturno, tanto da rede regular quanto da educação supletiva são os que mais demonstram terem sentido a influência da escola, neste particular. Os alunos apresentam sugestões para que a escola atenda melhor os seus interesses quanto à educação alimentar.

Downloads 1580  1580  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp002254.pdf
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!A Estrutura da Paisagem e a Diversidade de Plantas em Reflorestamentos Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BARBOSA, Carlos Eduardo de Araújo

A cobertura florestal atual do estado do Paraná representa menos de 10% da vegetação original existente no início do século XX e está distribuída em sua grande maioria em pequenos fragmentos. Esta situação dificulta, ou até mesmo impossibilita, a regeneração dos ambientes degradados através da sucessão secundária natural devido à distância de fontes de propágulos das áreas a serem colonizadas. Neste contexto, reflorestamentos podem ser usados para acelerar e/ou possibilitar a restauração de ambientes degradados e o restabelecimento da biodiversidade, pois atraem animais dispersores e oferecem as condições microclimáticas necessárias para o desenvolvimento de espécies vegetais de estágios sucessionais mais avançados. Atualmente, as florestas secundárias são consideradas ambientes extremamente importantes para a conservação da biodiversidade, porém os conhecimentos sobre a sua ecologia ainda são incompletos. O presente estudo apresenta, em três capítulos, os dados do levantamento das espécies que regeneram no sub-bosque de reflorestamentos. No primeiro capítulo, a diversidade das espécies regenerantes foi comparada entre três reflorestamentos, sob o ponto de vista da distância entre estas áreas em recuperação e os fragmentos vizinhos mais próximos. A proximidade das fontes de sementes não apresentou, na escala usada no estudo, relação direta com a diversidade verificada no sub-bosque dos reflorestamentos, e o que mais influenciou a regeneração foi a estrutura dos próprios reflorestamentos. No capítulo 2 são apresentados dados de um único reflorestamento, contíguo a um fragmento florestal. Foi analisada a influência da distância da borda da mata através de parcelas distribuídas no reflorestamento em um gradiente de distância a partir da floresta madura. A distância da borda da mata não se mostrou suficiente para causar impacto na colonização do subbosque, e mais uma vez a estrutura do reflorestamento foi responsável pela diversidade, riqueza e abundância. O terceiro capítulo trata da regeneração no sub-bosque de reflorestamentos de Araucária angustifolia implantados há 12, 22, 35 e 43 anos. As idadesnão apresentaram influência clara na diversidade e riqueza de espécies, representadas de maneira geral por plantas heliófitas. A variável que melhor explicou a colonização do sub-bosque nestes ambientes foi taxa de cobertura do dossel.

Palavras-chave: Restauração florestal. Regeneração em sub-bosque. Cobertura do Dossel. Luminosidade. Estrato herbáceo.

Downloads 1545  1545  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000121333
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!A Reestruturação Industrial e a Questão Ambiental: Estudo de Caso em uma Empresa de Médio Porte Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARQUES, Paulo Roberto Vieira

A revolução industrial, o avanço tecnológico, a globalização e a revolução da informação, dinamizados pelo processo globalizante da economia, são considerados os maiores responsáveis pela velocidade e intensidade do processo de reestruturação das empresas. O objetivo do presente trabalho foi analisar a relação, reestruturação industrial e as questões ambientais. Para tanto, apresenta-se um levantamento do quadro teórico conceitual relacionados a questão ambiental, bem como uma investigação em uma empresa de médio porte pertencente ao ramo industrial, de fabricação de ventiladores, localizada no interior do Estado de São Paulo, Brasil, que passou por mudanças em sua estrutura, tanto física, envolvendo as adequações de espaços para realocar máquinas e equipamentos, afim de uma melhor agilidade no processo produtivo, e também, no melhor aproveitamento de mão-de-obra, materiais e espaço físico, com a junção dos maquinários e equipamentos por tipo de trabalho, próximos uns dos outros, quanto organizacional, envolvendo: pessoas, com relação a metodologia de trabalho; fluxograma de fabricação, com a alteração da linha de montagem, distribuindo de forma ordenada o maquinário e equipamentos afins e uma melhor agilidade no processo produtivo; áreas de estocagem, com a finalidade de melhor controle e escoamento rápido dos produtos fabricados; ambiental, com a melhoria do meio ambiente de trabalho. Os principais resultados deste processo foram os ganhos obtidos no tocante a: qualidade de vida do trabalhador, com a melhoria do ambiente de trabalho; redução de gastos, com a mudança da rotina operacional de fabricação dos produtos e mudança de “lay out”; o ganho ambiental, com a substituição de máquinas, equipamentos e processos poluidores e também, a percepção dos empregados e a mudança de postura dos mesmos devido a mudança ocorrida.

Palavras-chave: Reestruturação industrial. Meio ambiente. Indústria. Revolução Industrial.

Downloads 1482  1482  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Uniara  Site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=25681
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Análise dos Padrões Discursivos de um Professor de Ciências do Ensino Fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
VIVIAN, Nancí Miksza

Este trabalho tem como objetivo analisar os padrões discursivos de um professor de Ciências em aulas de conhecimento físico. Nessa pesquisa foram analisados episódios extraídos de uma sequência de cinco aulas com alunos do 3º ciclo (5ª série) do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Jandaia do Sul – Paraná/Brasil. Os dados foram coletados mediante gravações em vídeo nas quais os alunos trabalharam organizados em grupos. Para a análise dos dados utilizou-se uma estrutura analítica idealizada por Mortimer e Scott (2002), que possibilita a investigação dos seguintes aspectos: intenções do professor; conteúdo do discurso; abordagem comunicativa; padrões de interação e intervenções do professor. Ao final da análise foi possível evidenciar os padrões discursivos que emergiram da interação entre professor e alunos e como a abordagem comunicativa e os padrões de interação, promovidos pelo professor, encaminharam o aluno na (re)estruturação de suas idéias e na busca de soluções para um problema proposto em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Discurso do professor. Conhecimento físico. Interações discursivas.

Downloads 1480  1480  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp002555.pdf
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!A experimentação no ensino de ciências: possibilidades e limites na busca de uma aprendizagem signif Popular Versão: PDF
Atualização:  29/5/2013
Descrição:
GIANI, Kellen.

O objetivo central desse estudo foi demonstrar que é possível usar protocolos experimentais que se caracterizam como sendo de níveis um e dois (Escala de Herron, 1971) em aulas de ciências de uma escola onde fazia uso de protocolos de nível zero, ou seja, protocolos que tinham como objetivo ilustrar os conhecimentos estudados na aula teórica.

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Atividade Prática. Ensino de Ciências. Problematização.

Downloads 1468  1468  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNB  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Estudo da reconstrução do conhecimento dos alunos sobre o ciclo da água por meio de unidade de apren Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FRESCHI, Marcio

O estudo relativo à reconstrução do conhecimento dos alunos sobre o fenômeno natural do ciclo da água por meio de Unidade de Aprendizagem teve como ponto de partida a análise de documentos sobre o contexto da investigação referente às escolas da Região de abrangência do Município de Erechim; do Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil com consulta aos dados disponíveis no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Essa etapa foi importante para compreender a situação atual da Educação nessa Região; em especial na área de Ciências. Com base nessas informações e a partir da identificação dos conhecimentos prévios dos alunos de uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de ensino; durante as aulas de Ciências; a pesquisa buscou compreender de que modo ocorre o processo de reconstrução do conhecimento desses alunos sobre o fenômeno natural do ciclo da água. Foram coletadas informações por meio de um questionário inicial. Após; os alunos elaboraram perguntas que serviram de base para a organização da Unidade de Aprendizagem. No decorrer do estudo; foram registradas no diário de aula as principais observações realizadas e; nesse período; os alunos visitaram o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS; com a finalidade de conhecer os experimentos interativos relacionados ao ciclo da água que integraram a Unidade de Aprendizagem. Na seqüência; foi aplicado o questionário final para identificar o crescimento em relação aos conhecimentos prévios e para identificar as novas representações dos alunos sobre o tema estudado. Foi solicitado; ainda; nos questionários inicial e final; que os alunos fizessem desenhos sobre o fenômeno estudado; cuja análise também integrou o trabalho. Por último; os alunos foram entrevistados para conhecimento de suas percepções em relação às experiências vivenciadas ao longo da Unidade de Aprendizagem. Tanto os questionários quanto as entrevistas e os registros no diário de aula foram analisados por meio de análise textual discursiva. A investigação permitiu concluir que é preciso conhecer a comunidade escolar; partir dos conhecimentos prévios relacionandos à teoria e à prática e oferecer atividades diversificadas que contribuam para que os alunos atribuam novos significados aos fenômenos; de modo que os conhecimentos se tornem mais complexos e científicos.

Downloads 1435  1435  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC-RS  Site 
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