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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Avaliação do uso de modelos quantitativos como instrumento didático no ensino de Ciências para estud Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RESENDE, Mônica Maria Pereira

Esta dissertação visa avaliar os efeitos de modelos qualitativos, utilizados como material didático, sobre o desenvolvimento de habilidades linguísticas e a aprendizagem de conceitos científicos por alunos surdos e ouvintes. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que modelos qualitativos contribuem significativamente para a aquisição de conceitos científicos por estudantes surdos e ouvintes e para o desenvolvimento de raciocínio inferencial em alunos surdos, demonstrado em textos escritos em língua portuguesa. Além disso, os modelos qualitativos foram bem recebidos por professores, que, depois de testá-los com seus alunos, confirmaram o grande potencial para uso em sala de aula e ofereceram a esta pesquisa relevantes observações e comentários. As estudantes que trabalharam com DynaLearn tiveram sucesso no trato com a ferramenta e em representar seus conhecimentos em modelos simples. Trabalho em andamento visa tornar modelos e modelagem qualitativa acessíveis a alunos surdos e ouvintes e a professores do ensino médio, com o objetivo de, efetivamente, tornar-se ferramenta para dar apoio à aquisição de conceitos científicos e desenvolvimento do raciocínio e de competências linguísticas.


Palavras-chave: Surdos. Modelos qualitativos. Material didático. Biologia. Ensino de ciências.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Os jogos educativos como ferramenta de aprendizagem enfatizando a educação ambiental no ensino de ci Popular Versão: PDF
Atualização:  2/3/2015
Descrição:
CHEFER, Sonia Mara.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os jogos educativos como proposta de prática investigativa, bem como avaliar a aprendizagem por meio desse instrumento no Ensino de Ciências, sobre o tema transversal Meio Ambiente, enfatizando a Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Evidencia a Educação Ambiental, considerando a aprendizagem significativa, com destaque específico para a utilização de jogos educativos. Discute o Ensino de Ciências no Brasil, a Educação Ambiental, os Jogos Educativos, a Aprendizagem Significativa, com base na literatura pertinente ao tema. A pesquisa abrange uma população de 65 alunos. Para a coleta dos dados utilizou-se de questionários com questões abertas e fechadas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos (pré-teste e pós-teste). Apresenta resultados sobre a utilização de jogos didáticos no encaminhamento metodológico, de forma significativa no processo de ensino aprendizagem de Ciências e que facilitem a compreensão do conteúdo de forma motivadora e divertida. Demonstra que o jogo educativo constitui-se em um importante auxílio para o trabalho curricular por seu caráter motivacional, desafiador e construtivo; pode ser inserido no planejamento disciplinar e utilizado como proposta pedagógica, pois possibilitou um ambiente substancial e descontraído com evidências de aprendizagem significativa. A proposta da utilização dos jogos educativos no ensino de Ciências e Educação Ambiental se formaliza a partir da constatação das características lúdicas de ensino que o material produzido possui. Dessa maneira, podem proporcionar ao professor um recurso que possibilita chamar a atenção do aluno, aguçando a curiosidade em buscar novos conhecimentos sobre o ambiente em que vive. Como produto final desta pesquisa, estruturou-se uma Unidade Didática, com um conjunto ordenado de atividades, estruturadas e articuladas, visando auxiliar o professor de Ciências em sua ação pedagógica durante o ano letivo.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação Ambiental. Jogos Educativos. Aprendizagem Significativa.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento Kidscreen-27 para avaliação da qualid Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
ALVES, Mylena Aparecida Rodrigues

O objetivo do presente estudo foi testar as propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento Kidscreen-27 para a avaliação da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Palavras-chave: Avaliação. Crianças. Kidscreen.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Propagação Vegetativa de Pupunheira (Bactris gasipaes H.B.K.) a partir de Perfilhos Popular Versão: 
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
TRACZ, Anderson Luiz Augusto

A pupunheira é uma palmeira que vem despertando o interesse de produtores rurais, pelo seu potencial econômico na produção de palmito em ciclo curto e alta rentabilidade. Em função da alta variabilidade genética nas populações naturais de pupunha, altos ganhos genéticos para produtividade de palmito poderão ser aferidos através de técnicas de melhoramento genético. Para tanto, a propagação vegetativa torna-se uma ferramenta valiosa ao visar a obtenção futura de plantios mais uniformes e de alta produtividade, além da produção de sementes melhoradas em pomares de sementes clonais. Neste sentido, o presente trabalho objetivou o desenvolvimento de estudos referentes à melhoria da técnica de propagação vegetativa via enraizamento de perfilhos de pupunheira. Para tanto, o trabalho foi dividido em duas partes, a primeira referente a ensaios destinados a determinar o manejo adequado dos perfilhos no momento da separação da planta-mãe e do seu preparo previamente ao enraizamento. A segunda se refere aos ensaios avaliando, separadamente, diferentes combinações de substratos: casca de arroz carbonizada, vermiculita de granulometria média e substrato comercial à base de casca de pinus e três progênies para o enraizamento e sobrevivência dos perfilhos de pupunheira.

Palavras-chave: Pupunha. Bactris gasipaes. Enraizamento. Palmaceae. Perfilhos. Progênies. Propagação vegetativa.

Downloads 2457  2457  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!As Interações Discursivas nas Aulas de Ciências das Séries Iniciais e a Elaboração do Conhecimento.. Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
HOFFMANN, Rosângela dos Santos Ferreira

Este estudo investiga a influência dos materiais didáticos utilizados pelo professor, as interações discursivas entre professor e aluno, e entre alunos, promovidas nas aulas de Ciências das séries iniciais do Ensino Fundamental, na elaboração do conhecimento biológico.

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem das Ciências. Interações discursivas. Elaboração do conhecimento biológico.

Downloads 4408  4408  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Educação Ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, André Luis de

A partir da década de 1980, uma revisão das Ciências e de seu ensino tem proporcionado um campo mais fértil para debates sobre o meio ambiente. É nesse contexto que a Educação Ambiental e o Ensino de Ciências podem contribuir, tanto para o ensino formal quanto em atividades do ensino não-formal. Numa perspectiva de reavaliar como as questões ambientais são tratadas no Ensino de Ciências, enquanto possibilidade de formar indivíduos conscientes e aptos a exercerem a cidadania, este trabalho tem por objetivo identificar as concepções e práticas pedagógicas dos professores de Ciências no que se refere à Educação Ambiental no ensino fundamental, fazendo emergir de seus respectivos discursos as possíveis contribuições do ensino de Ciências para uma tomada de consciência quanto às questões sócio-ambientais. Para tanto, participaram dessa pesquisa onze professores de Ciências do Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª série de cinco escolas da rede pública de um Município do estado do Paraná. Nesta perspectiva foram resgatadas as experiências que marcaram o processo de escolarização, formação profissional e prática pedagógica dos professores de Ciências, com especial atenção para as questões ambientais tratadas na trajetória de vida de cada entrevistado. É fácil perceber que muitos dos entrevistados enfatizam o meio ambiente como sendo a natureza, o local onde se vive e donde se extraem recursos, assim, retrata o meio ambiente numa visão antropocêntrica, cuja origem se deu na ética antropocêntrica humanista e no pensamento cartesiano, que situa o homem fora do ambiente natural. Em grande parte das respostas, as concepções de Educação Ambiental dos entrevistados baseiam-se em conceitos ou informações que comumente se apresentam desvinculadas de uma proposta de trabalho que contribua para a formação de cidadãos críticos, aptos a construírem conhecimento por meio de mudança de valores e de uma postura ética diante das questões ambientais. A análise e interpretação dos resultados evidenciam que a Educação Ambiental será, efetivamente tratada com a relevância que ela merece quando atingirmos, como professores de Ciências, compreensão e consciência constantemente renovadas das relações interdisciplinares dos vários campos do saber. Isto requer compromisso de refletir sempre sobre nossas concepções, atitudes e práticas pedagógicas em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação Ambiental. Formação de Professores.

Downloads 2204  2204  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá - UEM  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Laboratório de ensino de Matemática e Laboratório de Ensino de Ciências: uma comparação Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BENINI, Marli Balzan Cavalaro

Muito se tem dito sobre as deficiências do ensino da Matemática. A partir delas, procuramos uma solução para esse problema, surgindo então o tema Laboratório de Matemática.
Este trabalho tem como intenção mostrar como a experimentação no laboratório está inserida historicamente na Ciência e que a idéia de um laboratório de Matemática não é nova. Pretendemos com ele comparar o laboratório de Matemática com o de Ciências.
A apresentação de alguns laboratórios de ensino de Matemática brasileiros e portugueses e seus objetivos se faz presente. Para tanto lançamos mão de dados bibliográficos e documentais. Os objetivos do laboratório de Ensino de Matemática foram coletados e analisados segundo algumas categorias. Essas categorias são a motivacional, a instrucional, a funcional e a epistemológica, usadas na Ciência, baseadas em Laburú (2005).
Com base nos dados, observamos que, em se tratando de um laboratório didático, preocupado com o ensino e a aprendizagem, existem muitos pontos em comum entre o trabalho de laboratório de Ciência e o de Matemática. Este trabalho também se preocupou em trazer um capítulo sobre “Os Diferentes Tipos de Abordagem no Laboratório de Física”, como uma elucidação para as pessoas que
desconhecem as maneiras como pode ser conduzido o trabalho
naquele espaço.

Palavras-chave: Laboratório de Ensino. Experimentação. Ensino e Aprendizagem.

Downloads 3003  3003  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site http://
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Ambiente e o Ensino de Ciências: a fala do professor como um dos elementos de sua formação contin Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CHINEN, Jorge

Esse trabalho teve a preocupação de investigar as concepções de Ambiente presentes no ensino de Ciências, praticado por três professores de Ciências da cidade de Mauá - SP. Procurou, também, identificar os fatores presentes na formação continuada, que articulamos, responsáveis pelas mudanças dessas concepções e também dessas práticas pedagógicas. Essas falas indicaram que o agente de formação continuada foi um dos fatores mais importantes para a ocorrência dessas mudanças.
Nossa análise sugere que esses professores se encontravam em uma situação de isolamento, tanto dentro da escola como em relação à Secretaria da Educação e Delegacia de Ensino. Como conseqüência, as suas práticas pedagógicas eram solitárias, porque eles não tiveram, até então, como discuti-las e socializá-las. A nossa interação na qualidade de agente de formação continuada, em parte, reduziu a
sensação de isolamento a que esses professores foram submetidos.

Downloads 2112  2112  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP  Site http://
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Institucionalização (sistemática) das Representações Sociais sobre a "Deficiência" e a Surdez: relaç Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
BORGES, Fábio Alexandre

O presente trabalho trata das possíveis correlações entre as representações docentes e o ensino para surdos. Tanto como sabemos, essa é uma questão ainda pouco investigada no contexto da Pesquisa em ensino de ciências e educação matemática. Nesse sentido, professores de ciências/matemática são entrevistados, sendo solicitados a descreverem suas experiências no estar ensinando surdos no que diz respeito aos seguintes aspectos: formação profissional, recursos didáticos, expectativas suas e dos estudantes quanto ao ensinar/aprender ciências/matemática, e outros. A fala dos professores é submetida a um processo de Análise Textual Qualitativa, a saber: identificação de unidades de significado; delineamento do perfil das ideias do entrevistado e identificação das convergências dentro do conjunto de unidades de significado encontradas. Finalmente, são revelados elementos que auxiliam para com a compreensão do atual estado das coisas do ensino para surdos.

Palavras-chave: Educação de Surdos. Representações Docentes. Ensino de Ciências.

Downloads 1028  1028  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá - UEM  Site http://
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Emoção e Razão: os sentimentos de professoras de Ciências e Química, captados por seus alunos ... Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RODRIGUES, Eglie

O objetivo deste trabalho foi verificar através do método do desenho do professor (DDP) qual a imagem subjetiva que os alunos de 6ª., 7ª e 8ª séries de Ciências e 1º. Médio de Química têm de suas professoras de Ciências e Química, respectivamente.
Foram coletados 93 desenhos de crianças e adolescentes de uma escola pública de São Paulo, onde eles retraram suas professoras de Ciências e Química, mostrando que o humor, disposição, afetividade, delicadeza, enfim os sentimentos delas em relação aos alunos, à sua profissão, à sua prática pedagógica e à sua posição na sociedade são captadas pelos alunos.
Os desenhos foram avaliados por parâmetros determinados pelo método do desenho do professor (DDP), proposto inicialmente por Klepsch (1979) e modificado por Fonseca (1995) e mostrou-se significativo na percepção do “clima” da sala de aula e suas implicações para o aprendizado de Ciências.

Downloads 4905  4905  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site 
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