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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Formação de professores, ensino de Ciências e os conteúdos procedimentais nas séries iniciais do ens Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
GOMES, Paulo César.

Esse estudo avaliou se interações planejadas entre o pesquisador e professoras das séries iniciais para o planejamento e a execução de duas unidades didáticas contribuiriam para a construção de conhecimentos sobre saberes docentes associados com a seleção de objetivos de ensino, com a escolha de práticas de ensino e de avaliação compatíveis com tais objetivos e com a interpretação das medidas de aprendizagem. Participaram quatro professoras do 2º ciclo (3ª e 4ª séries) do ensino fundamental da rede estadual de ensino. Todas as atividades de coleta de dados foram realizadas na própria escola. Na Fase I ocorreu a caracterização das práticas educativas, por meio de entrevistas e de atividades de observação das aulas ministradas pelas participantes. Na Fase II ocorreram interações entre o pesquisador e cada professora individualmente para o planejamento, a elaboração e a execução de uma unidade didática (UD1) sobre tema da área de Ciências Naturais selecionado pela professora. Em entrevistas realizadas na Fase III foram comparadas as aulas ministradas antes e após a UD1. Em seguida, nas Fases IV, V e VI ocorreram o planejamento, a execução e a avaliação da segunda unidade didática, com os mesmos procedimentos adotadas nas Fases I, II e III, respectivamente. Os resultados principais foram: (a) predomínio de ‘aula expositiva unidirecional’ na condução das unidades de Ciências Naturais nas séries em questão; (b) as professoras primaram pelo ensino dos conteúdos conceituais em detrimento dos demais tipos, sendo que as práticas educativas foram executadas independente das concepções prévias dos alunos; (c) as docentes interpretaram distintamente as medidas comportamentais das capacidades expressas nos PCN’s, aos fazeres demonstrados pelos alunos e por elas próprias; (d) durante o contato com as unidades implementadas, as professoras puderam ‘experimentar’ um contato mais coerente com práticas educativas que contemplassem explicitamente a aprendizagem das diferentes modalidades de conteúdos, inclusive os procedimentais; (e) as professoras foram capazes de mobilizar saberes na busca por e implementação de uma prática educativa que melhor se adequasse às imediatas necessidades dos alunos, bem como, na interpretação de fazeres como expressão de capacidades e as aprendizagens imediatamente resultantes. Investigar procedimentos que garantam autonomia na execução dessas práticas, aliado à programas de qualificação docente quanto aos saberes conceituais em Ciências justificam a continuidade dos estudos relatados.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Séries Iniciais. Conteúdos Procedimentais.

Downloads 2435  2435  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!A metodologia do ensino de ciências mediada pelo computador: uma perspectiva de formação docente Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
COMIN, Madalena Maria

Esta pesquisa investigou como as tecnologias de informação e de comunicação de ensino são utilizadas nas escolas e, paralelamente, diagnosticou como os acadêmicos do curso de Pedagogia foram preparados nessa tecnologia, ou seja, o uso do computador como mais um recurso auxiliar no processo ensinoaprendizagem em séries inicias. O referencial técnico utilizado nesse estudo foram às teorias de obstáculos epistemológicos, transposição didática e transposição informática, presentes no campo teórico da Didática Francesa. A metodologia utilizada foi levantamentos através de questionários, buscando subsídios em três momentos: primeiro, realizou-se um levantamento das escolas dos municípios de Joaçaba e Herval d’ Oeste que possuem laboratórios de informática; no segundo momento, ocorreu a aplicação de um questionário para o levantamento das concepções com professores de escolas estaduais e particulares e os softwares usados nas escolas; no terceiro momento, aplicamos uma atividade prática em que os professores exploraram o software, através do computador. Tivemos como clientela, acadêmicos do curso de Pedagogia e professores de escola Estadual, egressos do curso de Pedagogia. Os resultados constatados evidenciam que todos os professores são unânimes em colocar que é necessário um treinamento em serviço e são favoráveis ao uso do computador no processo ensino-aprendizagem, embora não apresentem segurança e habilidades para desenvolver trabalhos, utilizando o computador.

Palavras-chave: Tecnologias de informação e de comunicação de ensino. Processo educativo. Software educativo. Transposição didática.

Downloads 2385  2385  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Santa Catarina  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Discursos Híbridos nas Memórias de Licenciaturas em Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PAVAN, Adriana Cristina

Esse trabalho investiga as memórias de uma instituição universitária, com tradição em formação docente, no que se refere aos processos de reformulação curricular da última década. Para isso, foram entrevistados professores e professoras dos programas de licenciaturas em Ciências, numa perspectiva metodológica afinada com a noção de rememoração e de narrativa em W. Benjamin. Os discursos produzidos durante a reconfiguração curricular das licenciaturas em questão evidenciaram hibridismos produzidos nos campos disciplinares em disputa no currículo em transformação.

Palavras-chave: Currículos. Formação de professores. Hibridismo. Memória. Licenciatura - Ciências.

Downloads 2380  2380  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Educação Ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, André Luis de

A partir da década de 1980, uma revisão das Ciências e de seu ensino tem proporcionado um campo mais fértil para debates sobre o meio ambiente. É nesse contexto que a Educação Ambiental e o Ensino de Ciências podem contribuir, tanto para o ensino formal quanto em atividades do ensino não-formal. Numa perspectiva de reavaliar como as questões ambientais são tratadas no Ensino de Ciências, enquanto possibilidade de formar indivíduos conscientes e aptos a exercerem a cidadania, este trabalho tem por objetivo identificar as concepções e práticas pedagógicas dos professores de Ciências no que se refere à Educação Ambiental no ensino fundamental, fazendo emergir de seus respectivos discursos as possíveis contribuições do ensino de Ciências para uma tomada de consciência quanto às questões sócio-ambientais. Para tanto, participaram dessa pesquisa onze professores de Ciências do Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª série de cinco escolas da rede pública de um Município do estado do Paraná. Nesta perspectiva foram resgatadas as experiências que marcaram o processo de escolarização, formação profissional e prática pedagógica dos professores de Ciências, com especial atenção para as questões ambientais tratadas na trajetória de vida de cada entrevistado. É fácil perceber que muitos dos entrevistados enfatizam o meio ambiente como sendo a natureza, o local onde se vive e donde se extraem recursos, assim, retrata o meio ambiente numa visão antropocêntrica, cuja origem se deu na ética antropocêntrica humanista e no pensamento cartesiano, que situa o homem fora do ambiente natural. Em grande parte das respostas, as concepções de Educação Ambiental dos entrevistados baseiam-se em conceitos ou informações que comumente se apresentam desvinculadas de uma proposta de trabalho que contribua para a formação de cidadãos críticos, aptos a construírem conhecimento por meio de mudança de valores e de uma postura ética diante das questões ambientais. A análise e interpretação dos resultados evidenciam que a Educação Ambiental será, efetivamente tratada com a relevância que ela merece quando atingirmos, como professores de Ciências, compreensão e consciência constantemente renovadas das relações interdisciplinares dos vários campos do saber. Isto requer compromisso de refletir sempre sobre nossas concepções, atitudes e práticas pedagógicas em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação Ambiental. Formação de Professores.

Downloads 2207  2207  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá - UEM  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Ambiente e o Ensino de Ciências: a fala do professor como um dos elementos de sua formação contin Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CHINEN, Jorge

Esse trabalho teve a preocupação de investigar as concepções de Ambiente presentes no ensino de Ciências, praticado por três professores de Ciências da cidade de Mauá - SP. Procurou, também, identificar os fatores presentes na formação continuada, que articulamos, responsáveis pelas mudanças dessas concepções e também dessas práticas pedagógicas. Essas falas indicaram que o agente de formação continuada foi um dos fatores mais importantes para a ocorrência dessas mudanças.
Nossa análise sugere que esses professores se encontravam em uma situação de isolamento, tanto dentro da escola como em relação à Secretaria da Educação e Delegacia de Ensino. Como conseqüência, as suas práticas pedagógicas eram solitárias, porque eles não tiveram, até então, como discuti-las e socializá-las. A nossa interação na qualidade de agente de formação continuada, em parte, reduziu a
sensação de isolamento a que esses professores foram submetidos.

Downloads 2118  2118  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP  Site http://
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento Kidscreen-27 para avaliação da qualid Popular Versão: 
Atualização:  7/3/2019
Descrição:
ALVES, Mylena Aparecida Rodrigues

O objetivo do presente estudo foi testar as propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento Kidscreen-27 para a avaliação da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Palavras-chave: Avaliação. Crianças. Kidscreen.

Downloads 2116  2116  Tamanho do arquivo 577 bytes  Plataforma UEPG  Site http://
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Produção Escrita: contribuições para a construção de conhecimentos nas aulas de ciências no ensino  Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MACHADO, Débora Serpa

Esta pesquisa teve como objetivo estudar uma transformação nas aulas de Ciências cujas metodologias utilizadas pretenderam gerar mudanças na construção de conhecimentos, pelos estudantes, utilizando a produção escrita como maneira de promover essas mudanças. Este estudo apresenta uma investigação realizada com
alunos do Ensino Fundamental de uma escola estadual, na cidade de Porto Alegre. A abordagem qualitativa direcionou esta investigação, centrada na análise das produções textuais dos estudantes, registros de campo e gravações de falas dos estudantes. O estudo resultou na organização de quatro categorias. A primeira, Surgindo Autores em
Sala de Aula, discute os efeitos da prática de escrever textos para que o aluno se assuma como autor do material por ele produzido. A segunda categoria, Mudanças em Sala de Aula, apresenta as modificações inseridas nas aulas e a repercussão na aprendizagem do estudante e na relação estabelecida entre ele e os colegas e também
com a professora. Na terceira categoria, Avaliação e Autoavaliação, é dada ênfase à importância da autoavaliação para que o aluno se perceba, nesse processo de construção de conhecimentos, e para que o professor possa rever sua prática. A última categoria, Autonomia, discute o quanto as atividades elaboradas proporcionaram aos
estudantes o pensamento crítico, a reflexão, a honestidade e a capacidade de emitir opinião, características de pessoas autônomas.

Palavras-chave: Pesquisa em Sala de Aula. Produção Escrita. Argumentação. Leitura. Construção de Conhecimento. Autonomia.

Downloads 2016  2016  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do   Site http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=793
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Ciência e Realidade: estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na pós-graduação Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
FÁVARO, Carol Lindy Joglar

Este estudo de caso analisa os impactos e avanços provocados pela disciplina “Ciência e Realidade” na vida pessoal e profissional de alunos de mestrado, do Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemática da PUCRS. A disciplina em estudo é apresentada sob uma vivência interdisciplinar, baseada nos princípios do educar pela pesquisa, propondo por meio da construção de Unidades de Aprendizagem (UA) e o ensino de valores, propostas inovadoras para a Educação em Ciências. Por meio da análise textual discursiva realizada em depoimentos individuais e questionários respondidos pelos mestrandos, as respostas foram organizadas em uma categoria emergente, compreensão da interdisciplinaridade e sete categorias a priori: impactos profissionais e pessoais, avanços nas unidades escolares, relações interpessoais, contribuição em conteúdos específicos, modificações na avaliação de aprendizagem, obstáculos nas unidades escolares, e ação interdisciplinar. Estas categorias procuraram detectar os tipos de avanços e impactos que a disciplina provocou naqueles que estiveram envolvidos. Destaca-se nesta proposta de Ciência e Realidade, a visão de um novo paradigma em educação, o qual valoriza as concepções que o indivíduo traz consigo, juntamente com sua historicidade e valores ampliando seu perfil de conceitos quanto a teorias, valores pessoais e profissionais.

Palavras-chave: Educação em Ciências. Interdisciplinaridade. Unidades de aprendizagem. Educar pela pesquisa.

Downloads 2014  2014  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do   Site http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=880
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!A influência de contraceptivos orais combinados na condição periodontal Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
DOMINGUES, Roberta Santos

Durante as diferentes fases da vida, ocorrem alterações nos níveis dos hormônios sexuais no organismo. Estes períodos estão diretamente associados com episódios de inflamação periodontal exacerbada. Por isso, a relação entre níveis alterados dos hormônios sexuais e variações no grau de inflamação gengival tem sido estudada. Como os contraceptivos orais alteram artificialmente os níveis dos hormônios sexuais, o objetivo deste estudo é avaliar a influência de contraceptivos orais combinados atuais na condição periodontal de 25 mulheres entre 19 e 35 anos de idade que fazem uso deste medicamento pelo período mínimo de 12 meses em comparação ao grupo controle de 25 mulheres, dentro do mesmo limite de idade, que não fazem uso de contraceptivos orais. As pacientes foram avaliadas por examinador único, previamente treinado, cego em relação ao uso do contraceptivo, quanto às medidas de profundidade de sondagem, nível de inserção clínica, índice de sangramento do sulco e índice de placa. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente segundo o teste t não pareado, teste de correlação de Pearson e teste de correlação de Spearman. Os resultados obtidos indicaram que mulheres que fazem uso de contraceptivos orais há mais de um ano apresentam maior profundidade de sondagem (2,228±0,011 x 2,154±0,012; p<0.0001), perda de inserção (0,435±0,01 x 0,412±0,01; p=0.11) e índice de sangramento do sulco (0,229±0,006 x 0,148±0,005, p<0.0001) do que o grupo controle, embora o índice de placa tenha sido menor no grupo teste do que no controle (0,206±0,007 x 0,303±0,008; p<0.0001). Não houve correlação entre o tempo de uso do medicamento, idade e nenhum dos parâmetros periodontais clínicos. Esses achados sugerem que o uso de contraceptivos orais combinados disponíveis atualmente no mercado pode influenciar a condição periodontal das pacientes, independentemente da quantidade de placa presente e do tempo de uso dos contraceptivos, resultando em maior inflamação da gengiva marginal.

Palavras-chave: Anticoncepcionais orais. Estrogênios. Gengivite. Periodontite. Progesterona.

Downloads 1842  1842  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!A compreensão do texto didático de Ciências: proposta para um esquema de melhoria Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
AZEVEDO, Anatalia Borges

O propósito em desenvolver este trabalho originou-se de uma experiência de sala de aula, vivenciada em 1977, quando da execução do Projeto de Integração das Ciências Biológicas com a Matemática, realizado junto aos alunos ingressantes da 5ª. série do Colégio de Aplicação (C.A_ da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás). A mudança do critério de seleção dos alunos para a 5ª. série do C.A., de provas de conhecimento das disciplinas Português, Matemática e Estudos Sociais para a seleção única e aleatória, através de sorteio público entre os candidatos inscritos, realizado na sede da Loteria Estadual, provocou uma heterogeneidade maior quanto ao nível socioeconômico das classes, o que, por sua vez, expressava urna diversificação da bagagem cultural dos alunos presentes nas salas de aula. Esta medida, é bom lembrar, visava exatamente deselitizar a Escola. O contingente de alunos com problemas de alfabetização era bastante expressivo, dificultando o cumprimento da programação proposta pelos professores das 5ª séries, principalmente no que se referia à compreensão dos conteúdos de Ciências e Matemática.

Palavras-chave: Didática. Ciências (Primeiro grau). Matemática.

Downloads 1700  1700  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000043603
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