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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Pensamento e Ação do Professor: tendências no ensino de Ciências Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CUNHA, Francislene Moraes da

As concepções teóricas que fundamentam a prática pedagógica de professores têm sido, há algum tempo, alvo de interesse de muitos pesquisadores, possibilitando o reconhecimento de que concepções sobre homem, aprendizagem e ensino articulam-se aos saberes profissionais elaborados durante o desenvolvimento profissional. No âmbito das pesquisas em Ensino de Ciências, muitos trabalhos têm enfocado os saberes necessários aos professores, reconhecendo a diversidade dos mesmos e sua relevância para o desempenho satisfatório do papel de educador. Neste contexto, questionam-se quais são as concepções que permeiam a prática docente destes professores. O objetivo do presente trabalho é identificar concepções e ações nos processos de ensino e aprendizagem em Ciências de professores de Ciências da rede oficial de ensino de uma cidade da Grande São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observações de aulas e análise de plano de aula de professoras de Ciências. A análise dos dados indica a presença de tendências diferenciadas, mas próximas, entre as professoras.

Palavras-chave: Referenciais Teóricos. Prática Pedagógica. Saberes Docentes. Professores de Ciências.

Downloads 7586  7586  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista - Unesp  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp022132.pdf
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Os jogos educativos como ferramenta de aprendizagem enfatizando a educação ambiental no ensino de ci Popular Versão: PDF
Atualização:  2/3/2015
Descrição:
CHEFER, Sonia Mara.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os jogos educativos como proposta de prática investigativa, bem como avaliar a aprendizagem por meio desse instrumento no Ensino de Ciências, sobre o tema transversal Meio Ambiente, enfatizando a Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Evidencia a Educação Ambiental, considerando a aprendizagem significativa, com destaque específico para a utilização de jogos educativos. Discute o Ensino de Ciências no Brasil, a Educação Ambiental, os Jogos Educativos, a Aprendizagem Significativa, com base na literatura pertinente ao tema. A pesquisa abrange uma população de 65 alunos. Para a coleta dos dados utilizou-se de questionários com questões abertas e fechadas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos (pré-teste e pós-teste). Apresenta resultados sobre a utilização de jogos didáticos no encaminhamento metodológico, de forma significativa no processo de ensino aprendizagem de Ciências e que facilitem a compreensão do conteúdo de forma motivadora e divertida. Demonstra que o jogo educativo constitui-se em um importante auxílio para o trabalho curricular por seu caráter motivacional, desafiador e construtivo; pode ser inserido no planejamento disciplinar e utilizado como proposta pedagógica, pois possibilitou um ambiente substancial e descontraído com evidências de aprendizagem significativa. A proposta da utilização dos jogos educativos no ensino de Ciências e Educação Ambiental se formaliza a partir da constatação das características lúdicas de ensino que o material produzido possui. Dessa maneira, podem proporcionar ao professor um recurso que possibilita chamar a atenção do aluno, aguçando a curiosidade em buscar novos conhecimentos sobre o ambiente em que vive. Como produto final desta pesquisa, estruturou-se uma Unidade Didática, com um conjunto ordenado de atividades, estruturadas e articuladas, visando auxiliar o professor de Ciências em sua ação pedagógica durante o ano letivo.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação Ambiental. Jogos Educativos. Aprendizagem Significativa.

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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Processo de Mudança Conceitual no Ensino de Ciências Naturais na Perspectiva dos Professores ... Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LACANALLO, Luciana Figueiredo

Discutir educação e aprendizagem sempre foi um desafio para os educadores. Nas últimas décadas, vem crescendo o número de pesquisas voltadas para o ensino de Ciências Naturais, já que, segundo os resultados das avaliações oficiais, o rendimento dos alunos encontra-se abaixo do esperado para o seu nível de escolarização. Além disso, os professores parecem não saber como abordar os saberes prévios dos alunos ao ensinar os conhecimentos escolares. Diante dessa realidade, esta pesquisa tem como objetivo identificar a concepção de professores das séries iniciais do ensino fundamental (formação continuada) e de egressos do curso de Pedagogia (formação inicial) sobre o processo de ensino-aprendizagem de Ciências Naturais. Para investigar essas concepções aplicou-se um questionário composto por oito questões abertas. A amostra foi composta por 30 acadêmicos do Curso de Pedagogia e 30 professores do ensino fundamental em atividade. Os acadêmicos estavam cursando o último ano da graduação em Pedagogia de uma universidade pública, denominados professores em formação inicial. O outro grupo foi composto por professores selecionados entre aqueles que estavam atuando há pelo menos três anos em uma das quatro séries iniciais do ensino fundamental, denominados professores em formação continuada. O questionário foi composto por questões referentes ao ensino e à aprendizagem de Ciências, com as quais procurou-se identificar elementos teóricos e práticos do processo de aquisição de conhecimentos científicos escolares. Tais questões foram antecedidas de perguntas gerais sobre o perfil profissional dos sujeitos: tempo de atuação, formação, cursos realizados, entre outras. Os questionários foram preenchidos em horário de trabalho ou de aula dos sujeitos da amostra. Durante a aplicação dos questionários os sujeitos foram informados sobre as normas de preenchimento do material. Os resultados revelaram que a maioria dos professores apresenta distanciamento e contradição entre o pensar e o ensinar Ciências Naturais. Além disso, os dados sugerem a presença de diferentes tendências pedagógicas na descrição de seu processo de ensino. A análise dos dados sugere que a confusão conceitual manifestada pelos acadêmicos e professores dificulta a implantação e consolidação das mudanças necessárias no ensino de Ciências.

Palavras-chave: Educação. Ensino de Ciências. Aprendizagem. Mudança Conceitual.

Downloads 2688  2688  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá - UEM  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp021145.pdf
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Ensino do Conceito de Tempo: contribuições históricas e epistemológicas Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARTINS, André Ferrer Pinto

Tendo como ponto de partida o que poderia ser chamado de "epistemologias históricas da ciência", delineia-se uma concepção de ciência que se insere, mais amplamente, numa teoria dialética do conhecimento, em contraposição a uma visão metafísica. Busca-se em seguida explicitar a relação entre tais epistemologias e a prática pedagógica, emergindo disso nossa opção por uma educação dialógica e libertadora, da qual se depreende, entre outras coisas, a relevância da história da ciência sob diversos aspectos.

Palavras-chave: Epistemologia. História da ciência. Conceito de tempo.

Downloads 601  601  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Ensino de Ciências na Problemática da Contradição ou Coexistência entre Ciência e Religião Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
JORGE, Maria Tereza Soler

Neste trabalho se analisa o papel do ensino de Ciências na problemática da contradição ou coexistência entre ciência e religião. Trabalhando como professora de química no CEFAM (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério Campinas), a observação do comportamento dos alunos pentecostais - passivos frente a idéias científicas abordadas no meu ensino que contradiziam suas crenças religiosas - motivou-me a investigar como tais alunos enfrentam o conflito entre concepções sobre os fenômenos da natureza, ensinados nas aulas de Ciências, e as idéias e crenças desenvolvidas por meio de sua formação religiosa. Por intermédio de entrevistas com esses alunos e da análise de participações em um debate sobre Teorias da Evolução constatei que eles convivem de forma não-conflituosa com idéias científicas e religiosas. Isso porque para eles as explicações científicas são importantes para resolver problemas do dia-a-dia, enquanto que as concepções religiosas fornecem as explicações para as questões de valores e para as finalidades da existência.

Downloads 990  990  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Direito Ambiental e o Mundo em Mudanças: considerações sobre a produção... Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MÖLLER, Ana Karina Ticianelli

Cumpre observar, preliminarmente, que esta pesquisa trata-se da relação do meio ambiente com o desenvolvimento e a globalização, bem como sobre a necessidade de sua proteção jurídica, analisando alguns importantes princípios que norteiam o direito ambiental. O segundo ponto propõe a análise da proteção do meio ambiente pelo direito internacional ambiental, com enfoque nos documentos que tratam sobre a questão ambiental relacionada ao desenvolvimento, bem como sobre aqueles que propõem a redução da emissão de gases de efeito estufa como forma de mitigar os efeitos do aquecimento global e mudanças climáticas. O terceiro capítulo expõe sobre a legislação ambiental pátria, com ênfase à normatização pertinente aos impactos oriundos da produção de biocombustíveis.

Palavras-chave: Direito ambiental. Desenvolvimento sustentável. Meio ambiente.

Downloads 5290  5290  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Desenho no Ensino de Ciências: investigando possibilidades metodológicas Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PERES, Maria Regina

No ensino de Ciências, em nível de 1º grau, são utilizadas, via de regra, somente duas formas de expressão: a escrita e a oral -, em detrimento de diversas outras utiIizadas por crianças e adultos em sua vida diária. Dentre essas várias formas, este trabalho procura abordar a utiIização do desenho no ensino de Ciência e sua viabiIidade como modo de expressão do pensamento do aluno e como recurso metodológico. Em um estudo de caso com alunos da 5ª série do 1º grau são desenvolvidas duas experiências educacionais: na primeira, parte-se da leitura e da discussão de um texto que trata das transformações do planeta Terra vídeo ao longo do tempo; na segunda, da exibição de um sobre as transformações da água em situações específicas.

Downloads 1286  1286  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP  Site http://
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O currículo de ciências via tema gerador: desafios docentes na escola cabana Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
RESQUE, Marciléa Serrão.

Este trabalho de pesquisa busca compreender e analisar como os professores de ciências que trabalham em escolas municipais que adotam o projeto Escola Cabana lidam com o processo de elaboração de suas propostas curriculares a partir de temas geradores. Procurando identificar os fatores envolvidos no processo de proposição curricular, desafios e dilemas que consideram importantes dentro de uma proposta educacional diferenciada. Para efeito de orientação metodológica considerei a abordagem qualitativa como suporte da pesquisa. Como este trabalho está vinculado a uma determinada realidade educacional, as chamadas Escolas Cabanas, elegi como sujeitos de pesquisa 5 professores de ciências que atuam em escolas que oficialmente seguem as orientações desta proposta educativa e 1 técnica da coordenadoria de educação do município. As informações foram obtidas a partir de duas fontes principais: leitura de documentos oficiais sobre o projeto e entrevistas semi-estruturadas com os professores de ciências de instituições de ensino vinculados ao projeto. A análise dos dados, feita a partir dos depoimentos dos professores sujeitos, possibilitou apreender as percepções e ações dos docentes sobre a proposta de se elaborar currículo por temas geradores. No confronto com a realidade de trabalhar dentro de uma proposta educacional diferenciada, os professores narram as limitações, os avanços e recuos em suas
práticas curriculares. O isolamento profissional, a percepção e tradução de forma pessoal das orientações do projeto e as dificuldades em romper com as tradições curriculares foram pontos levantados pelos professores sujeitos de maneira direta ou indireta em seus depoimentos. Assim como, as dificuldades e dilemas de se trabalhar o novo, com conhecimentos advindo dos cotidianos dos alunos e alunas, portanto, com práticas que vão de encontro com aquelas presentes no período de formação e atuação profissional. A percepção de que os professores precisam redimensionar seu envolvimento com a questão curricular, recuperando essa competência inerente à docência de se elaborar propostas curriculares coerentes com sua realidade educacional foi tácita no decorrer da pesquisa. Assumir o processo de proposição curricular, entender o papel e a centralidade que o currículo apresenta no cotidiano da atuação docente, são caminhos que apontam para
currículos e práticas educativas mais conscientes.

Palavras-chave: Ciências. Projeto Escola Cabana. Proposta curricular.

Downloads 5066  5066  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Pará  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Ambiente e o Ensino de Ciências: a fala do professor como um dos elementos de sua formação contin Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CHINEN, Jorge

Esse trabalho teve a preocupação de investigar as concepções de Ambiente presentes no ensino de Ciências, praticado por três professores de Ciências da cidade de Mauá - SP. Procurou, também, identificar os fatores presentes na formação continuada, que articulamos, responsáveis pelas mudanças dessas concepções e também dessas práticas pedagógicas. Essas falas indicaram que o agente de formação continuada foi um dos fatores mais importantes para a ocorrência dessas mudanças.
Nossa análise sugere que esses professores se encontravam em uma situação de isolamento, tanto dentro da escola como em relação à Secretaria da Educação e Delegacia de Ensino. Como conseqüência, as suas práticas pedagógicas eram solitárias, porque eles não tiveram, até então, como discuti-las e socializá-las. A nossa interação na qualidade de agente de formação continuada, em parte, reduziu a
sensação de isolamento a que esses professores foram submetidos.

Downloads 2119  2119  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP  Site http://
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Mapeamento e análise do ruído ambiental : diretrizes e metodologia Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
NAGEM, Míriam Pompeu

Dentre as diversas formas de poluição ambiental, a poluição sonora é uma das que tem conduzido à deterioração da qualidade de vida nas grandes cidades. Neste contexto, o mapeamento acústico tem sido utilizado como ferramenta para o levantamento de dados e para a avaliação do ruído ambiental. No entanto, não há uma metodologia específica para o mapeamento acústico. Cada pesquisador utiliza, assim, uma metodologia própria tendo-se, como resultado, uma diversidade de parâmetros e de procedimentos para coleta de dados. O objetivo central desta pesquisa é avaliar as metodologias existentes e estabelecer diretrizes para a elaboração de metodologias para o mapeamento acústico que auxiliem no planejamento urbano e na melhoria das condições de conforto da população. Com esta finalidade, diversas técnicas utilizadas por pesquisadores do Brasil e do mundo foram analisadas e utilizou-se o terreno da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) como campo experimental para o mapeamento sonoro. A coleta de dados foi realizada nos meses de abril, maio e junho às terças, quartas e quintas-feiras que não fossem feriado, em 28 pontos. Em cada ponto fez-se uma medição diária de 12 horas seguidas, das 7:00 às 19:00 horas, sendo que os dados foram coletados a cada 5 minutos. Foram coletadas grandezas acústicas, meteorológicas, de tráfego e geométricas para caracterizar os locais de medição. Como resultado, constatou-se que durante todo o período de coleta de dados os níveis de pressão sonora presentes em todos os pontos estavam acima dos estabelecidos pelas normas de conforto (50 dB(A)), e que é o tráfego de veículos a principal fonte de ruído na universidade. Foram elaboradas, então, algumas sugestões para melhorar o ambiente acústico da UNICAMP. Além disto, formulou-se diretrizes para confecção de metodologias para mapeamento acústico, indicando procedimentos tais como a escolha do número e distribuição dos pontos de medição, dos dias, horário e duração das medições, além da determinação das grandezas a serem coletadas.

Palavras-chave: Planejamento Urbano. Trânsito. Poluição Sonora.Ruído urbano.

Downloads 8273  8273  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp - Universidade Estadual de Campinas  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000318370
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