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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (16)


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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Professor, Aluno e Livro Didático em Aulas de Ciências: análise retórica dos argumentos didáticos Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
OSSAK, Ana Lídia

Este trabalho apresenta um estudo acerca da retórica constituída entre o professor (orador), seus alunos (auditório) e o livro didático (logos) em uma situação de ensino de Ciências. O objetivo foi investigar como os conhecimentos do livro didático de Ciências, a respeito da nutrição das plantas, eram comunicados para crianças de 6ª série do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Livro Didático. Argumentação. Figuras de retórica.

Downloads 3505  3505  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá - UEM  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp028213.pdf
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Produção Escrita: contribuições para a construção de conhecimentos nas aulas de ciências no ensino  Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MACHADO, Débora Serpa

Esta pesquisa teve como objetivo estudar uma transformação nas aulas de Ciências cujas metodologias utilizadas pretenderam gerar mudanças na construção de conhecimentos, pelos estudantes, utilizando a produção escrita como maneira de promover essas mudanças. Este estudo apresenta uma investigação realizada com
alunos do Ensino Fundamental de uma escola estadual, na cidade de Porto Alegre. A abordagem qualitativa direcionou esta investigação, centrada na análise das produções textuais dos estudantes, registros de campo e gravações de falas dos estudantes. O estudo resultou na organização de quatro categorias. A primeira, Surgindo Autores em
Sala de Aula, discute os efeitos da prática de escrever textos para que o aluno se assuma como autor do material por ele produzido. A segunda categoria, Mudanças em Sala de Aula, apresenta as modificações inseridas nas aulas e a repercussão na aprendizagem do estudante e na relação estabelecida entre ele e os colegas e também
com a professora. Na terceira categoria, Avaliação e Autoavaliação, é dada ênfase à importância da autoavaliação para que o aluno se perceba, nesse processo de construção de conhecimentos, e para que o professor possa rever sua prática. A última categoria, Autonomia, discute o quanto as atividades elaboradas proporcionaram aos
estudantes o pensamento crítico, a reflexão, a honestidade e a capacidade de emitir opinião, características de pessoas autônomas.

Palavras-chave: Pesquisa em Sala de Aula. Produção Escrita. Argumentação. Leitura. Construção de Conhecimento. Autonomia.

Downloads 1942  1942  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do   Site http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=793
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Problemática da poluição visual nas grandes metrópoles, Rua 25 de março: antecedentes e perpectivas. Popular Versão: PDF
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
AMARAL, Juliana Gazza

A relação existente entre os habitantes e a cidade em que vivem está intimamente ligada à forma de utilização do espaço urbano. Atualmente, nas grandes metrópoles, estamos assistindo uma situação bastante preocupante, onde esta utilização do espaço urbano vendo sendo traduzida em poluição visual. Neste contexto, a problemática da poluição visual é muito nova e ainda muito vinculada às leis de zoneamento e leis de aplicação da publicidade no espaço urbano, que são específicas para cada localidade e não levam em consideração a complexidade das relações inerentes ao fenômeno. A poluição visual carece até de uma definição precisa. O que é poluição visual? A tônica desta dissertação de mestrado é analisar um ambiente poluído através de seu levantamento histórico e iconográfico. O local utilizado como exemplo será uma rua da capital paulista, a 25 de março, onde encontraremos realidade dinâmica rica em detalhes históricos, culturais, sociais, econômicos e políticos.

Downloads 2742  2742  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Práticas Educativas no Ensino de Ciências Séries Iniciais: uma análise a partir das orientações didá Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
COSTA, Giovana Galvanin

O presente estudo consistiu em caracterizar as práticas educativas de quatro professoras do Ensino Fundamental na área de Ciências Naturais e relacioná-las com as orientações didáticas dos Parâmetros Curriculares Nacionais através de três estudos.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Práticas educativas. Ensino Fundamental. Séries iniciais.

Downloads 5190  5190  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista - Unesp  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp012262.pdf
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!Pensamento e Ação do Professor: tendências no ensino de Ciências Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
CUNHA, Francislene Moraes da

As concepções teóricas que fundamentam a prática pedagógica de professores têm sido, há algum tempo, alvo de interesse de muitos pesquisadores, possibilitando o reconhecimento de que concepções sobre homem, aprendizagem e ensino articulam-se aos saberes profissionais elaborados durante o desenvolvimento profissional. No âmbito das pesquisas em Ensino de Ciências, muitos trabalhos têm enfocado os saberes necessários aos professores, reconhecendo a diversidade dos mesmos e sua relevância para o desempenho satisfatório do papel de educador. Neste contexto, questionam-se quais são as concepções que permeiam a prática docente destes professores. O objetivo do presente trabalho é identificar concepções e ações nos processos de ensino e aprendizagem em Ciências de professores de Ciências da rede oficial de ensino de uma cidade da Grande São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observações de aulas e análise de plano de aula de professoras de Ciências. A análise dos dados indica a presença de tendências diferenciadas, mas próximas, entre as professoras.

Palavras-chave: Referenciais Teóricos. Prática Pedagógica. Saberes Docentes. Professores de Ciências.

Downloads 6720  6720  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista - Unesp  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp022132.pdf
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Processo de Mudança Conceitual no Ensino de Ciências Naturais na Perspectiva dos Professores ... Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
LACANALLO, Luciana Figueiredo

Discutir educação e aprendizagem sempre foi um desafio para os educadores. Nas últimas décadas, vem crescendo o número de pesquisas voltadas para o ensino de Ciências Naturais, já que, segundo os resultados das avaliações oficiais, o rendimento dos alunos encontra-se abaixo do esperado para o seu nível de escolarização. Além disso, os professores parecem não saber como abordar os saberes prévios dos alunos ao ensinar os conhecimentos escolares. Diante dessa realidade, esta pesquisa tem como objetivo identificar a concepção de professores das séries iniciais do ensino fundamental (formação continuada) e de egressos do curso de Pedagogia (formação inicial) sobre o processo de ensino-aprendizagem de Ciências Naturais. Para investigar essas concepções aplicou-se um questionário composto por oito questões abertas. A amostra foi composta por 30 acadêmicos do Curso de Pedagogia e 30 professores do ensino fundamental em atividade. Os acadêmicos estavam cursando o último ano da graduação em Pedagogia de uma universidade pública, denominados professores em formação inicial. O outro grupo foi composto por professores selecionados entre aqueles que estavam atuando há pelo menos três anos em uma das quatro séries iniciais do ensino fundamental, denominados professores em formação continuada. O questionário foi composto por questões referentes ao ensino e à aprendizagem de Ciências, com as quais procurou-se identificar elementos teóricos e práticos do processo de aquisição de conhecimentos científicos escolares. Tais questões foram antecedidas de perguntas gerais sobre o perfil profissional dos sujeitos: tempo de atuação, formação, cursos realizados, entre outras. Os questionários foram preenchidos em horário de trabalho ou de aula dos sujeitos da amostra. Durante a aplicação dos questionários os sujeitos foram informados sobre as normas de preenchimento do material. Os resultados revelaram que a maioria dos professores apresenta distanciamento e contradição entre o pensar e o ensinar Ciências Naturais. Além disso, os dados sugerem a presença de diferentes tendências pedagógicas na descrição de seu processo de ensino. A análise dos dados sugere que a confusão conceitual manifestada pelos acadêmicos e professores dificulta a implantação e consolidação das mudanças necessárias no ensino de Ciências.

Palavras-chave: Educação. Ensino de Ciências. Aprendizagem. Mudança Conceitual.

Downloads 2468  2468  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá - UEM  Site http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp021145.pdf
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Ensino do Conceito de Tempo: contribuições históricas e epistemológicas Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MARTINS, André Ferrer Pinto

Tendo como ponto de partida o que poderia ser chamado de "epistemologias históricas da ciência", delineia-se uma concepção de ciência que se insere, mais amplamente, numa teoria dialética do conhecimento, em contraposição a uma visão metafísica. Busca-se em seguida explicitar a relação entre tais epistemologias e a prática pedagógica, emergindo disso nossa opção por uma educação dialógica e libertadora, da qual se depreende, entre outras coisas, a relevância da história da ciência sob diversos aspectos.

Palavras-chave: Epistemologia. História da ciência. Conceito de tempo.

Downloads 515  515  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Ensino de Ciências na Problemática da Contradição ou Coexistência entre Ciência e Religião Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
JORGE, Maria Tereza Soler

Neste trabalho se analisa o papel do ensino de Ciências na problemática da contradição ou coexistência entre ciência e religião. Trabalhando como professora de química no CEFAM (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério Campinas), a observação do comportamento dos alunos pentecostais - passivos frente a idéias científicas abordadas no meu ensino que contradiziam suas crenças religiosas - motivou-me a investigar como tais alunos enfrentam o conflito entre concepções sobre os fenômenos da natureza, ensinados nas aulas de Ciências, e as idéias e crenças desenvolvidas por meio de sua formação religiosa. Por intermédio de entrevistas com esses alunos e da análise de participações em um debate sobre Teorias da Evolução constatei que eles convivem de forma não-conflituosa com idéias científicas e religiosas. Isso porque para eles as explicações científicas são importantes para resolver problemas do dia-a-dia, enquanto que as concepções religiosas fornecem as explicações para as questões de valores e para as finalidades da existência.

Downloads 876  876  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Direito Ambiental e o Mundo em Mudanças: considerações sobre a produção... Popular Versão: pdf
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
MÖLLER, Ana Karina Ticianelli

Cumpre observar, preliminarmente, que esta pesquisa trata-se da relação do meio ambiente com o desenvolvimento e a globalização, bem como sobre a necessidade de sua proteção jurídica, analisando alguns importantes princípios que norteiam o direito ambiental. O segundo ponto propõe a análise da proteção do meio ambiente pelo direito internacional ambiental, com enfoque nos documentos que tratam sobre a questão ambiental relacionada ao desenvolvimento, bem como sobre aqueles que propõem a redução da emissão de gases de efeito estufa como forma de mitigar os efeitos do aquecimento global e mudanças climáticas. O terceiro capítulo expõe sobre a legislação ambiental pátria, com ênfase à normatização pertinente aos impactos oriundos da produção de biocombustíveis.

Palavras-chave: Direito ambiental. Desenvolvimento sustentável. Meio ambiente.

Downloads 4907  4907  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina - UEL  Site 
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Categoria: Ciências Dissertações
Fazer Download agora!O Desenho no Ensino de Ciências: investigando possibilidades metodológicas Popular Versão: 
Atualização:  19/3/2012
Descrição:
PERES, Maria Regina

No ensino de Ciências, em nível de 1º grau, são utilizadas, via de regra, somente duas formas de expressão: a escrita e a oral -, em detrimento de diversas outras utiIizadas por crianças e adultos em sua vida diária. Dentre essas várias formas, este trabalho procura abordar a utiIização do desenho no ensino de Ciência e sua viabiIidade como modo de expressão do pensamento do aluno e como recurso metodológico. Em um estudo de caso com alunos da 5ª série do 1º grau são desenvolvidas duas experiências educacionais: na primeira, parte-se da leitura e da discussão de um texto que trata das transformações do planeta Terra vídeo ao longo do tempo; na segunda, da exibição de um sobre as transformações da água em situações específicas.

Downloads 1194  1194  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP  Site http://
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