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Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Programação Linear: Uma Abordagem para o Ensino Médio Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
CRÓCOLI, Osmar


Neste trabalho, num primeiro momento exploramos parcialmente o conteúdo inequações polinomiais de primeiro grau, nos livros didáticos de Matemática, oferecidos ao Ensino Médio nas escolas da rede pública estadual. Em seguida, introduzimos a Programação Linear, com enfoque no Método Gráfico, que é o mais simples na resolução de PPL (Problemas de Programação Linear) com duas variáveis. E, posteriormente, relacionamos a Programação Linear com as inequações lineares estudadas no Ensino Médio.

Palavras-chave: Programação Linear: Otimização. Inequação Linear. Desigualdade. Método Gráfico.

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Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Transformações geométricas e a simetria: uma proposta para o ensino médio Popular Versão: PDF
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
CHIRÉIA, José Vagner

Neste trabalho faremos, inicialmente, a apresentação dos três principais casos de transformação isométrica no plano, aqui identificada por simetria de reflexão, simetria de translação e simetria de rotação. Essa apresentação será feita de duas formas: por coordenadas cartesianas e por construção geométrica com régua e compasso. Em seguida, apresentamos uma aplicação da simetria por meio do gráfico de funções reais que admitem função inversa e provamos que o gráfico da função inversa é simétrico ao gráfico da função relativamente à reta . Finalizamos com alguns jogos em que a simetria é uma estratégia para definir o vencedor. No decorrer do trabalho, são apresentadas trinta e cinco atividades para que os alunos fixem o conteúdo e pratiquem os conhecimentos. Destacamos também, logo após a introdução, um capítulo com conteúdos que julgamos serem pré-requisitos, bem como um texto de motivação para o assunto.


Palavras-chave: Simetria. Reflexão. Translação. Rotação. Função. Inversa.

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Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A geometria na arquitetura: uma abordagem dos estilos arquitetônicos da antiguidade clássica, do ren Popular Versão: PDF
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
SANTOS, Márcia Boiko dos

A percepção da intrínseca relação entre a Arte do Espaço (Arquitetura) e a Ciência do Espaço (Geometria) estimulou o interesse pelo tema, como um meio de tornar o estudo da Geometria, na Educação Básica, mais fascinante e prazeroso, acarretando um enfoque diferente para o ensino e a aprendizagem. Para tanto, por meio do estudo de alguns conceitos geométricos e de qualidades estéticas da Arquitetura, observou-se possíveis relações entre estas duas áreas de conhecimento em três períodos relevantes da história, a saber: na Antiguidade Clássica, sob o ponto de vista geométrico, observou-se as relações de Simetria e Proporções nas edificações gregas, bem como as romanas com a retomada do Tratado De Architetura de Vitrúvio; no Renascimento a ênfase é na Perspectiva, com destaque para Leonardo da Vinci, Filippo Brunelleschi e Leon Battista Alberti e finalmente no período Moderno, a utilização da Topologia com ênfase nas obras de Oscar Niemeyer. Mais objetivamente, pretendeu-se verificar as contribuições que as obras desses artistas da arquitetura podem trazer para o ensino e a aprendizagem de conceitos geométricos na Educação Básica na atualidade. Priorizou-se o recurso à imagem como possibilidade de ampliar as habilidades de visualização e interpretação das técnicas desenvolvidas nos diferentes períodos históricos. É nesse contexto, portanto, que se realizou esta pesquisa qualitativa e documental de cunho teórico e epistemológico que investigou pontos de contato entre essas duas áreas de conhecimento.


PALAVRAS-CHAVE: Geometria. Arquitetura. Antiguidade Clássica. Renascimento. Modernidade.

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Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Logaritmos: uma abordagem didática Popular Versão: PDF
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
RAMOS, Simone Sotozono Alonso

Este trabalho abordará os Logaritmos de três formas: A tradicional, como expoente; estabelecendo uma relação entre uma progressão geométrica e uma progressão aritmética e definindo o logaritmo de e de forma natural, como área sob uma hipérbole, esta última sendo um interessante preâmbulo ao Cálculo Diferencial e Integral.
Para trazer estas três concepções, será apresentada uma abordagem histórica tornando o texto atraente a professores que busquem subsídios acerca do tema.
Por meio de situações problemas , onde a função logarítmica e sua inversa, a função exponencial se apresentem como os modelos matemáticos mais adequados devido as suas caracterizações, serão apresentadas as principais propriedades dessas funções e em especial da função ex, que aparece naturalmente em vários fenômenos da natureza.
Será visto que a relevância inicial dos Logaritmos que era aumentar o poder das operações aritméticas, perdeu seu valor com a popularização das calculadoras e dos computadores, porém, não perdeu seu destaque no ensino da Matemática pois a função logarítmica e a função exponencial representam a única maneira de descrever matematicamente uma grandeza cuja taxa de variação é proporcional à quantidade dessa grandeza presente num dado momento.

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