Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Contextos educacionais inclusivos de alunos surdos: ações frente à realidade inclusiva de professor |
Versão: PDF Atualização: 19/2/2016 |
Descrição:
SOUZA, Márcia Cristina de
Este trabalho, de cunho qualitativo, fundamenta-se nas ações docentes dos professores de matemática da educação básica que tem em suas turmas alunos surdos incluídos. Tem como objetivo compreender a realidade de tais contextos educacionais inclusivos e contribuir com os debates e estudos sobre o processo de inclusão de alunos surdos na educação básica. Foram utilizadas entrevistas estruturadas com quinze professores de Andirá-PR e municípios vizinhos, que trabalhavam em 2011 com alunos surdos incluídos em suas aulas de matemática. As transcrições das entrevistas foram submetidas aos procedimentos e conceitos apresentados pela Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (1977) até a sua estruturação e após a organização das informações, na fase da análise, migrou-se para uma interpretação utilizando-se da Metanálise, proposta por Fiorentini e Lorenzato (2009). As respostas dos professores de matemática da região pesquisada possibilitou a compreensão de seus conhecimentos sobre a surdez, sobre as políticas de inclusão e sobre as ações educativas na educação inclusiva do aluno surdo. Foi possível também levantar informações sobre a necessidade de maiores investimentos na formação continuada dos professores para que os mesmos possam participar da construção de currículos inclusivos como solicita as Diretrizes Curriculares da Educação Especial para a construção de currículos Inclusivos (PARANÁ, 2006). Espera-se com os resultados da pesquisa contribuir para o avanço dos estudos referentes à educação inclusiva de alunos surdos de maneira geral. Em suma, o presente trabalho adentrou os ambientes inclusivos e verificou que ainda são muitas as dificuldades vivenciadas pelos professores com a inclusão do aluno surdo pois existe falta de aprofundamento teórico desses profissionais da educação e os ambientes educacionais não estão gerenciados e estruturados de acordo com as leis de inclusão.
Palavras-chave: Educação básica. Professores de matemática. Educação inclusiva. Aluno surdo. Ações docentes inclusivas.
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1036 0 bytes Universidade Estadual de Londrina |
Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
A geometria na arquitetura: uma abordagem dos estilos arquitetônicos da antiguidade clássica, do ren |
Versão: PDF Atualização: 19/2/2016 |
Descrição:
SANTOS, Márcia Boiko dos
A percepção da intrínseca relação entre a Arte do Espaço (Arquitetura) e a Ciência do Espaço (Geometria) estimulou o interesse pelo tema, como um meio de tornar o estudo da Geometria, na Educação Básica, mais fascinante e prazeroso, acarretando um enfoque diferente para o ensino e a aprendizagem. Para tanto, por meio do estudo de alguns conceitos geométricos e de qualidades estéticas da Arquitetura, observou-se possíveis relações entre estas duas áreas de conhecimento em três períodos relevantes da história, a saber: na Antiguidade Clássica, sob o ponto de vista geométrico, observou-se as relações de Simetria e Proporções nas edificações gregas, bem como as romanas com a retomada do Tratado De Architetura de Vitrúvio; no Renascimento a ênfase é na Perspectiva, com destaque para Leonardo da Vinci, Filippo Brunelleschi e Leon Battista Alberti e finalmente no período Moderno, a utilização da Topologia com ênfase nas obras de Oscar Niemeyer. Mais objetivamente, pretendeu-se verificar as contribuições que as obras desses artistas da arquitetura podem trazer para o ensino e a aprendizagem de conceitos geométricos na Educação Básica na atualidade. Priorizou-se o recurso à imagem como possibilidade de ampliar as habilidades de visualização e interpretação das técnicas desenvolvidas nos diferentes períodos históricos. É nesse contexto, portanto, que se realizou esta pesquisa qualitativa e documental de cunho teórico e epistemológico que investigou pontos de contato entre essas duas áreas de conhecimento.
PALAVRAS-CHAVE: Geometria. Arquitetura. Antiguidade Clássica. Renascimento. Modernidade.
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13466 0 bytes Universidade Estadual de Maringá |
Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Educação matemática pela arte: uma defesa da educação da sensibilidade no campo da matemática |
Versão: PDF Atualização: 19/2/2016 |
Descrição:
GUSMÃO, Lucimar Donizete
Esta pesquisa procura responder algumas questões que são apresentadas no problema, de caráter epistemológico e metodológico, nesta ordem: “Como a arte pode ser fonte de conhecimento para a matemática, visando seu ensino?” e “Em que medida a arte pode contribuir para uma metodologia de ensino da matemática que incorpore aspectos da estética da matemática?”. A pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa “Educação Matemática e Interdisciplinaridade”. Tem como finalidade obter subsídios teóricos para fortalecer a relação interdisciplinar entre matemática e arte, ou melhor, entre matemática e estética (a ciência do conhecimento sensível). Esta pesquisa é de natureza teórica, e a metodologia que construímos é a que segue, de forma resumida: após a leitura minuciosa das obras de Herbert Read, principalmente “A Redenção do Robô: meu Encontro com a Educação através da Arte”, identificamos algumas palavras-chave, como educação, arte, ampliar o conceito dentro desse campo, visando uma construção da “Educação Matemática pela Arte”. Assim, neste trabalho, buscamos estabelecer relações entre a matemática e a arte, bem como enfatizar a importância de se ascender ao conhecimento matemático por meio dos processos que envolvem, além da razão, também a sensibilidade no campo da matemática, e que estão relacionados com a intuição, a imaginação, a espontaneidade, a liberdade e a criatividade. Além disso, ressaltamos, ainda, a importância de oportunizar a experiência estética e permitir essa sensibilização a partir dessa experiência. A expectativa é que este trabalho possa contribuir também para fortalecer a interdisciplinaridade entre arte e matemática, visando o ensino desta última, apelando à suas capacidades estéticas.
Palavras-chave: Educação pela Arte. Educação Matemática pela Arte. Estética da Matemática. Interdisciplinaridade.
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1093 0 bytes Universidade Federal do Paraná |
Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Geometrias não euclidianas para sala de aula |
Versão: PDF Atualização: 19/2/2016 |
Descrição:
MICKUS, Lena Marcia Francheto
Este trabalho traz uma coletânea de atividades sobre Geometria Não Euclidiana elaboradas pelas autoras, motivadas pela presença da mesma nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná e da carência de materiais didáticos disponíveis atualmente. Buscou-se apresentar uma proposta de material para ser utilizada nas aulas de Matemática, para o que se realizou uma comparação da Geometria Não Euclidiana com a Euclidiana, utilizando materiais didáticos manipuláveis, textos e atividades que despertem o interesse e promovam o envolvimento do aluno para o assunto. Os principais conteúdos abordados são linhas, ângulos, triângulos, polígonos e formas espaciais, todos acompanhados de uma breve exposição teórica. Na sequência foram criadas atividades que podem ser desenvolvidas com o Ensino Fundamental 1 - Nível zero, Ensino Fundamental 2 - Nível 1 para o 6o e 7oano, Nível 2 para o 8o e 9oano e o Ensino Médio - Nível 3.
Palavras-Chave: Geometria Não Euclidiana. Atividades. Material manipulativo.
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303 0 bytes Universidade Federal do Paraná |
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