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Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Programação Linear: Uma Abordagem para o Ensino Médio Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
CRÓCOLI, Osmar


Neste trabalho, num primeiro momento exploramos parcialmente o conteúdo inequações polinomiais de primeiro grau, nos livros didáticos de Matemática, oferecidos ao Ensino Médio nas escolas da rede pública estadual. Em seguida, introduzimos a Programação Linear, com enfoque no Método Gráfico, que é o mais simples na resolução de PPL (Problemas de Programação Linear) com duas variáveis. E, posteriormente, relacionamos a Programação Linear com as inequações lineares estudadas no Ensino Médio.

Palavras-chave: Programação Linear: Otimização. Inequação Linear. Desigualdade. Método Gráfico.

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Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Triângulo e suas Invariantes: Investigações por meio de Aplicativos Dinâmicos Popular Versão: PDF
Atualização:  9/10/2017
Descrição:
TATARIN, André Luis

Há uma significativa quantidade de softwares educacionais à disposição dos docentes. Especialmente em relação à Matemática, o ensino de Geometria se torna mais eficiente a partir do uso de tais recursos. No entanto, ainda se percebem impedimentos em relação ao manuseio destes softwares, por diferentes motivos. Um deles, certamente, é o tempo demandado para a elaboração das atividades e este foi o principal elemento motivador deste estudo: oferecer, aos docentes, ferramentas, a partir do uso do GeoGebra (software escolhido por ser livre, dinâmico, multiplataforma e que reúne recursos também de álgebra e cálculo), que propiciem dinamismo às aulas sem sobrecarregá-los com mais planos e tarefas. Ao longo do estudo, montaram-se 12 miniaplicativos que envolviam o estudo do triângulo e suas invariantes. Também se buscou fundamentar a necessidade de se inserir recursos tecnológicos às aulas, a partir do que se encontra nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no Plano Nacional de Educação, além de literaturas de especialistas no ramo da Educação e da Matemática. Por fim, criaram-se planos de aula, com orientações ao professor para cada miniaplicativo, os objetivos da atividade, orientações quanto à aplicação e metodologia, bem como a avaliação, além de uma descrição da atividade pelo método tradicional.

Palavras-chave: Miniaplicativo. Geometria. Triângulos. GeoGebra.

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Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O ensino da matemática financeira na escola numa perspectiva de educação para vida Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
ZEN, Cleide Cristina

Trata-se de pesquisa documental de natureza qualitativa, caráter exploratório e dimensão interpretativa que investigou se os conhecimentos de matemática financeira ministrados aos alunos numa perspectiva de Educação Financeira para a vida motiva o aluno da Educação Fundamental para uma aprendizagem significativa dos conteúdos curriculares de modo a promover compreensão conceitual ao mesmo tempo em que os instrumentalizaram para a vida. Teve como objetivo identificar se a apropriação dos conhecimentos desenvolvidos nessa perspectiva contribuem para a estruturação do pensamento e para a tomada de decisões frente a situações que estão presentes nas mais variadas atividades humanas, incluindo-se as práticas do cotidiano. Os documentos foram constituídos por atividades cujo princípio metodológico estava centrado na Resolução de Problemas. Constituíram a base documental de dados os registros escritos de um conjunto de cinco atividades realizadas por 89 alunos de três turmas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Curitiba que haviam frequentado a escola durante o 7º e o 9º ano e, também, atividades registradas em dois cadernos de alunas de anos anteriores que estavam em posse da professora. Foram considerados na análise 45 documentos dos alunos que realizaram todas as atividades para identificação longitudinal da diversidade de ideias constitutivas do pensamento dos alunos. Os dados foram organizados, estruturados e analisados à luz de elementos da Teoria do Modelos dos Campos Semânticos e da Teoria da Matemática Crítica, considerando-se a afetividade como componente do processo educativo que estimula a aprendizagem. Os resultados indicam que os conteúdos matemáticos são compreendidos conceitualmente se vinculados ao processo de produção de significados pelos alunos, processo esse potencializado por um ensino de matemática financeira na escola numa perspectiva de educação para vida. Também revelam a efetividade de implementar a Educação Financeira na escola desde os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras -chave: Educação Financeira. Resolução de problemas. Qualidade de vida. Matemática crítica. Afetividade.

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Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Modelagem Matemática e Computacional de Efeitos em Ondas Sonoras Popular Versão: PDF
Atualização:  15/2/2017
Descrição:
COVO, Carlos Cesar de Carvalho

O presente trabalho tem como objetivo modelar matematicamente e com-putacionalmente alguns efeitos sonoros a partir de um som gravado digital-mente, quantificando-o em valores numéricos e transformando esses valores através de funções matemáticas que alterarão o som original. Dentre os efeitos que serão modelados têm-se: a variação de volume sonoro; o envelo-pamento dinâmico; delays, reverberações e ecos; variação da frequência de um som harmônico associado a uma nota musical; reconstrução sintetizada de um sinal e composição de sons harmônicos. Utiliza-se para tanto imple-mentações computacionais de modelos temporais a partir do processamento digital do sinal sonoro. Este trabalho tem também como objetivo compre-ender o fenômeno sonoro, relacionando esse fenômeno com a percepção que temos do mesmo, como ele é gerado, como se propaga e como é captado. Estuda-se para isso os diversos parâmetros que permeiam esse fenômeno e como ocorre o processamento digital do sinal sonoro. Como resultado são apresentados vários algoritmos desenvolvidos no Scilab, que exploram uma matemática básica e que representam na prática um sintetizador de áudio.

Palavras-chave:Modelagem matemática. Ondas sonoras. Sintetizador de áudio.

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Fazer Download agora!Estratégia de ensino para o aumento de acurácia das medidas experimentai s no ensino médio Popular Versão: PDF
Atualização:  8/7/2016
Descrição:
FORÇA, Ana Claudia

As atividades experimentais em Física, tanto quantitativas quanto qualitativas, constituem importante ferramenta educacional quando estruturadas em bases educacionais e epistemológicas claras, devidamente conduzidas. Pesquisas acerca de atividades experimentais que abordam medições apontam que alunos, seja do ensino médio, seja do universitário, carregam interpretações a respeito de medidas que são condizentes com o Paradigma Pontual e podem comprometer momentos de instruções pedagógicas. O presente trabalho, portanto, tem o objetivo de investigar uma estratégia de ensino inspirada na proposta de Millar (1987) em que alunos que conhecem de antemão o resultado da medida a ser encontrada experimentalmente a obtém com melhor acurácia do que alunos que a desconhecem. Para isso, sessenta alunos do primeiro ano do ensino médio de um colégio estadual, do município de Colorado-PR, realizaram duas atividades experimentais. Ao final, verificou-se que os alunos submetidos à estratégia investigada obtiveram medidas com melhor acurácia que os alunos não submetidos a ela, assim como apresentaram um conjunto de comportamentos e atitudes que confirmam as hipóteses do trabalho. Essa estratégia propicia a discussão relativamente a flutuações, incertezas e médias, ideias que se ajustam ao Paradigma de Conjunto. Por conseguinte, a estratégia em questão contribui de maneira positiva na construção do conceito de medição por parte dos estudantes.

Palavras-chave: Medidas. Ensino de Física. Atividades Experimentais.

Downloads 685  685  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site 
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Fazer Download agora!O sistema loran como contexto para o estudo da hipérbole Popular Versão: PDF
Atualização:  24/2/2016
Descrição:
BORTOLOTTI, Frank Pereira

Este trabalho tem o objetivo principal de responder a seguinte pergunta: o sitema LORAN pode ser usado como contexto para o estudo da hipérbole? Para verificar a abordagem do estudo da hipérbole, vamos aplicar uma atividade elaborada com vários serários, utilizando fatos históricos e aplicações reais, que tem como características o aumento gradativo do nível do cenários, em termos de complexidades, para a construção do siistema de radionavegação LORAN e consequentemente a construção do conecimentomatemático hipérbole. Como objetivo secundáriovamos verificar as habilidades geométricas dos alunos como, leituras de mapas, orientação espacial, reconecer propriedades geométricas básicas entre outras, seguindo as orientações dos PCN. Na introdução discutimos o contexto histórico do ensino da Geometria no Brasil e seu impacto no conecimento matemático até os dias atuais, em seguida aprofundamos as discussões no conhecimento específico das secções cônicas e sua aplicabilidade usual. no segundo capítulo expomos o conteúdo das secções cônicas utilizando a geometria analítica e estudo de vetores, primeramente estudamoscada cônica separadamente e em seguida, através da equação geral do segundo grau, de forma conjunta. os resultados, apresentados no quinto capítulo deste trabalho, que descrevemos e analisamos das atividades aplicadas no Ensino Médio e no ensino Superior, mostram um crescimento nos conhecimentos e nas habilidades dos alunos em Geometria Secções Cônicas.

Palavra-chave: Cônicas. Hipérbole. LORAN. Aplicações.

Downloads 1822  1822  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site 
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Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A resolução de problemas como prática pedagógica: história e representações de professores das série Popular Versão: PDF
Atualização:  24/2/2016
Descrição:
MOTIN, Cristiane Elizabete

Esse trabalho tem o intuito de apresentar resultados de pesquisa que teve por objetivo investigar, na perspectiva da História das disciplinas Escolares, qual a representação que os professores das séries iniciais do ensino fundamental, da rede municipal de Colombo, possuem sobre o ensino de Matemática e a utilização da resolução de Problemas em suas aulas, no período compreendido de 1997 a 2012. Para tanto são abordadas definições de alguns autores sobre a metodologia de Resolução de Problemas, quais suas características em cada contexto histórico da Educação Matemática no Brasil, desde que o movimento teve início. Neste sentido foram utilizados as condições teóricas de Onuchic (1999), Dante (2010), Polya (1978), Pozzo (1998). A pesquisa foi realizada sob o referencial metodológico da História Cultural. Portanto foram tomados como fontes para a pesquisa diversos objetos culturais e as práticas neles ensejadas, tais como: documentos escolares, documentos oficiais e depoimentos orais de professores que atuaram e atuam no ensino fundamental daquela rede. Para embasar esta análise foram considerados os conseitos de História Cultural (BURKE,2005), Operação Historiográfica (CERTEAU,1982), de Disciplina escolar (CHERVEL),1990), de Apropriação (CHARTIER, 1990) e de Cultura escolar ( JULUIA, 2001). Para esta pesquisa foram considerados os depoimentos orais de quinze professores de três escolas municipais situadas em Colombo (PR), na região metropolitana de Curitiba. Os resultados indicam haver representações (CHARTIER,1990) sobre a Metodologia da Resolução de Problemas, segundo a existência de atendimento que as situem apena como problemas matemático.Se assim compreendem, lidam com ela desse modo.Ao mesmo tempo parace haver desconecimento de uma compreeensão teórica consistente sobre a mesma, o que ixplicaria uma espécie de reducionismo sobre a referida representação.

Palavra-chave: Metodologia de Resolução de Problemas. História das Disciplinas Escolares. Ensino Fundamental. História Cultural

Downloads 2016  2016  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Paraná  Site 
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Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Logaritmos: uma abordagem didática Popular Versão: PDF
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
RAMOS, Simone Sotozono Alonso

Este trabalho abordará os Logaritmos de três formas: A tradicional, como expoente; estabelecendo uma relação entre uma progressão geométrica e uma progressão aritmética e definindo o logaritmo de e de forma natural, como área sob uma hipérbole, esta última sendo um interessante preâmbulo ao Cálculo Diferencial e Integral.
Para trazer estas três concepções, será apresentada uma abordagem histórica tornando o texto atraente a professores que busquem subsídios acerca do tema.
Por meio de situações problemas , onde a função logarítmica e sua inversa, a função exponencial se apresentem como os modelos matemáticos mais adequados devido as suas caracterizações, serão apresentadas as principais propriedades dessas funções e em especial da função ex, que aparece naturalmente em vários fenômenos da natureza.
Será visto que a relevância inicial dos Logaritmos que era aumentar o poder das operações aritméticas, perdeu seu valor com a popularização das calculadoras e dos computadores, porém, não perdeu seu destaque no ensino da Matemática pois a função logarítmica e a função exponencial representam a única maneira de descrever matematicamente uma grandeza cuja taxa de variação é proporcional à quantidade dessa grandeza presente num dado momento.

Downloads 14455  14455  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná  Site 
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Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Aspectos históricos sobre a formação e a atuação de professores de matemática do município de Cascav Popular Versão: PDF
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
VARELA, Sandra Maria Banak

Este trabalho delineia aspectos históricos da formação e atuação de professores de Matemática em Cascavel (PR), a partir da década de 1950, quando houve significativa colonização e ocupação do município, até final da década de 1980, período em que o município já contava com universidades a oferecer o curso de Licenciatura em Matemática. A metodologia de pesquisa utilizada foi a História Oral Temática e busca, por meio de depoimentos, conhecer a trajetória de formação e atuação de professores de Matemática que lecionaram nesse período. Por considerar que fontes orais e escritas são possibilidades complementares, além das vozes dos depoentes, incorpora-se à pesquisa documentos escritos e imagens; esboçando-se considerações a respeito do desenvolvimento da região de Cascavel articulada ao contexto estadual e nacional do período de estudo.


Palavras-chave: Educação Matemática. História da Educação Matemática. História Oral. Formação de Professores de Matemática em Cascavel.

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Categoria: Matemática Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Análise de erros em questões de geometria do ENEM: um estudo com alunos do ensino médio Popular Versão: PDF
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
SANTOS, Renato Rodrigues dos

A presente pesquisa tem como objetivo analisar e classificar os erros cometidos por estudantes do 3º ano do Ensino Médio, na resolução de questões de Geometria do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de cinco Escolas estaduais do município de Maringá. A pesquisa teve caráter qualitativo e desenvolveu-se em uma única etapa com a aplicação de um teste composto por quatro questões extraídas de exames anteriores do ENEM. A revisão de literatura elencou elementos sobre: a Geometria e seu ensino, Diretrizes Curriculares de Matemática e Caderno de Expectativas de Aprendizagem do Estado do Paraná, teoria dos erros e sobre o ENEM. Os resultados evidenciados nesta pesquisa indicam que os principais erros cometidos pelos estudantes na resolução das questões de Geometria estão entre as dificuldades com a interpretação das questões, a passagem da linguagem natural para a linguagem matemática e a aplicação e resolução de fórmulas. Isso corrobora com o que se tem discutido na Educação Matemática acerca da importância da análise de erros no ensino da Matemática.


Palavras-chave: Análise de Erros. Ensino de geometria. ENEM.

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