Educadores

Ínicio : História : Dissertações : Produções de Profissionais da Seed: Dissertações : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Operação Pequeno Príncipe a Ação Da Polícia Política no Combate à Doutrinação Comunista nas Pré-Esco Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
DEABREU, José dos Santos

A pesquisa analisa a forma de atuação da polícia política paranaense na chamada Operação Pequeno Príncipe, ação repressiva ocorrida em 1978, em Curitiba, que visava a interdição de duas pré-escolas – Oficina e Oca – acusadas de doutrinar crianças de 1 a 6 anos de idade dentro de princípios marxistas e de servirem de fachada para atividades conspiratórias contra o governo. O trabalho demonstra que em seu combate aos opositores do regime, os órgãos repressivos desenvolveram ações apoiadas tanto na legalidade ditatorial como na clandestinidade, visando a produção do sentimento de medo, sendo que no primeiro caso, por meio de práticas que iam desde a vigilância sistemática e os aprisionamentos e, na ilegalidade, por meio das constantes ameaças e sequestros, agindo anonimamente e procurando acobertar-se sob o manto de grupos anticomunistas.

Palavras chave: Poder. Ditadura. ideologia. Violência. Polícia Política. Comunismo. Resistência. Educação.


Downloads 947  947  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Educação histórica : os sentidos atribuídos por alunos do 9º ano do ensino fundamental ao conhecimen Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
SILVA, Giane de Souza

O objetivo desta investigação é identificar os sentidos atribuídos à história de Londrina, expressado por meio de narrativas históricas produzidas por jovens do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública de Londrina-Paraná, na perspectiva da cognição histórica situada. As reflexões realizaram-se a partir dos estudos sobre a constituição da consciência histórica com base em Rüsen, inserida no campo de estudo da Educação Histórica.

Palavras-chave: Consciência histórica. Educação histórica. Ensino de história. Aprendizagem histórica. Narrativa histórica. Temporalidade.

Downloads 1772  1772  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!As Relações Cotidianas de uma Comunidade de Cafeicultores, nas Memórias de Braz Ponce Martins (1897- Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
MARTINS, Gelise Cristine Ponce

A presente dissertação estuda o cotidiano dos migrantes anônimos que ocuparam as terras da região do norte do Paraná e as tornaram rentáveis ao capital, entre as décadas de 1930 e 1970. Nossa principal fonte de pesquisa é autobiografia de Braz Ponce Martins, “Memorial de um século de cafeicultores”, cuja narrativa se inicia em 1897, quando seus familiares emigraram da Espanha para São Paulo e se estende até o presente do autor, no ano de 2002.

Palavras-chave: Memória. Cotidiano. Imigração Espanhola. Colonização. Norte do Paraná.

Downloads 4494  4494  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!O ensino de história local na formação da consciência histórica : um estudo com alunos do ensino fun Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
SANTOS, Flávio Batista dos

Esta investigação teve por objetivo realizar uma pesquisa com alunos de duas escolas do município de Ibaiti-PR, a partir dos preceitos da Educação Histórica. Tendo como suporte teórico os estudos de Jorn Rusen (2001, 2010, 2012), Isabel Barca (2007), Maria Auxiliadora Schmidt (2008) investigou-se a forma de desenvolvimento do ensino de história, considerando a percepção, imaginação e memória dos sujeitos envolvidos na pesquisa, buscando compreender e perceber a utilidade da aula de História, bem como relacioná-la à vida prática de cada um.

Palavras chave: Ensino de História. Consciência Histórica. História Local. Narrativa.



Downloads 1537  1537  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Ter um carro é....A percepção sobre o significado do carro e o comportamento do condutor Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
MAOSKI, Fabricio

O objetivo deste trabalho foi discutir o carro na sociedade contemporânea e sua possível relação com a imprudência no trânsito. Este trabalho foi dividido em três estudos: O primeiro discute a chamada “cultura do carro” no Brasil e no mundo. O segundo é um estudo de validação (N=551) da Escala de Percepção do Carro, com quinze itens. A Escala de Percepção do Carro apresentou bons resultados na busca por evidencias de validade, sendo a versão brasileira dividida em dois fatores: Afetivo/Simbólico e Instrumental.

Downloads 4893  4893  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Religião e Educação No Pensamento De John Wesley (1703-1791) Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
ZIOLI, Cláudio Ferraz

O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições do líder religioso John Wesley (1703 – 1791) para a história da educação inglesa do século XVIII e a relação do seu pensamento educacional com o processo da Revolução Industrial, a partir de suas obras religiosas e sociais. A metodologia utilizada nesta dissertação foi a pesquisa documental e bibliográfica. O método de análise escolhido, é caracterizado pela discussão do pensamento por meio da materialidade histórica da vida dos homens em sociedade. John Wesley foi um homem importante para o contexto religioso do século XVIII, fundou e liderou o metodismo, movimento que transformou o panorama religioso inglês desse período.

Palavras-chave: História da Educação. John Wesley. Inglaterra. Revolução
Industrial. Século XVIII.

Downloads 907  907  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3)