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Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Os discursos sobre o trabalho em o retrato de Érico Veríssimo Popular Versão: PDF
Atualização:  23/2/2016
Descrição:
BRUNETI, Marcio

No contexto do romance, essa compreensão passa pelas interações históricas das relações entre trabalho livre/trabalho escravo; do processo de percepção, por parte do homem do campo, da separação entre trabalho e propriedade da terra; da singular combinação, no Rio Grande do Sul, de elementos humanos diversos na formação de uma “cultura do trabalho” e a ausência de uma tradição de trabalho ligada às guildas e hansas, como na Europa pré-capitalista. As diferenças de condição social, o elemento telúrico, o papel da família extensa como unidade sócioprodutiva e as relações características de uma sociedade alicerçada nos ditames do favor são aspectos contidos nos discursos acerca do trabalho que compõem a crítica social de Érico Veríssimo no romance. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, sendo também aplicada a análise quantitativa no tratamento de dados extraídos dos números fornecidos por Chaves (1979) e Carpeaux (1979), a fim de situar a obra no contexto da produção literária do autor. É preciso considerar que o romance foi publicado no auge da carreira de Érico Veríssimo como segundo tomo de uma trilogia cuja parte inicial fora um grande sucesso de público e de crítica, gerando expectativas que não foram correspondidas: um dos romances do autor menos conhecidos pelo grande público, O Retrato tem papel fundamental no conjunto de O Tempo E O Vento, pois em suas páginas Érico configura o ambiente de degradação dos valores representativos do povo do Rio Grande e que constitui a grande crítica do conjunto da obra.

Palavras-chave: Trabalho. romance brasileiro. O Retrato. Érico Veríssimo.

Downloads 911  911  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tecnológica Federal do Paranà  Site 
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Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!As Mudanças no Mundo dos Trabalho, O Labor Educativo e a Saúde Docente: O Caso dos Professores do E Popular Versão: 
Atualização:  19/2/2016
Descrição:
KÖLLN. Alcione José


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Fazer Download agora!City, Teaching and Public Memories in Cascavel - PR Popular Versão: PDF
Atualização:  2/6/2017
Descrição:
MELO, Claudia Ferreira de

Este trabalho trata do ensino de História Local - na cidade de Cascavel - e suarelação à memória. Sobretudo, investigamos os processos pelos quais as memórias públicas desta cidade e o ensino se interrelacionam, já que o ambiente escolar se constitui como espaço para a divulgação de conhecimentos sobre o passado. Paralelamente a isto, apontamos a existência de um conjunto de saberes sobre o passado local que adquiriram certa centralidade e que se instituem como hegemônicos em termos de História Local. Tal versão do passado configura-se em um discurso de poder, que em última instância, visa à instituição de uma identidade local unívoca, trata-se de um enredo histórico respaldado por uma representação de passado homogêneo, mítico e harmônico da cidade. Nesse sentido, objetivamos compreender a repercussão de tais discursos no ensino de história, problematizando a sua utilização e sua ressignificação por parte dos professores. Esta pesquisa esteve embasada na metodologia da História Oral, sendo um grupo de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os entrevistados. Por outro lado, não podemos deixar de mencionar que outras fontes também compuseram o corpo documental desse trabalho. Devido à necessidade de análise das obras e fontes utilizadas como material de pesquisa para os docentes, a literatura memorialística, a imprensa e os próprios lugares de memória da cidade foram igualmente selecionados para as reflexões desenvolvidas durante a pesquisa.

Palavras-chave: Memórias públicas. Cidade. Ensino de História Local.

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Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!A política da hora-atividade na rede estadual de educação do estado do Paraná: diferentes ângulos d Popular Versão: PDF
Atualização:  23/2/2016
Descrição:
ARTIGAS, Nádia

Analisar a hora-atividade como uma política educacional, portanto, pública, exige um certo esforço no sentido de compreender os determinantes e as condições nas quais este espaço/tempo do professor e da escola vem sendo implementado, tendo em vista um movimento político muito mais amplo, relativo ao sistema educacional no Brasil. Portanto, tomando como ponto de partida os dados obtidos, entre informações coletadas junto às escolas públicas estaduais, documentos e legislação referente à hora-atividade, bem como os fundamentos teóricos produzidos sobre o tema analisou-se, a partir do referencial teórico do ciclo de políticas, como ocorreu o processo de implantação da política para a hora-atividade no Estado do Paraná, até os dias atuais, no sentido de investigar e compreender como esta política foi e ainda está sendo conduzida pelo Estado, diante das suas relações com a sociedade. Nesse sentido para o processo de análise da hora-atividade como política pública estabelecemos os seguintes objetivos: destacar, no processo de efetivação da hora-atividade aspectos conceituais que tomam este período de tempo da escola como um espaço que deve permitir aos professores articular teoria e prática no planejamento e desenvolvimento das ações pedagógicas em sala de aula; esclarecer, na perspectiva histórica, o papel do Estado e as suas relações com a Sociedade, na formulação das políticas educacionais entre as quais a que estabelece a hora-atividade; compreender, a partir da produção científica sobre o tema e dos documentos consultados, a forma como a hora-atividade vem sendo definida e os limites à sua efetivação, tendo em vista o trabalho docente. Neste processo investigativo, além de analisar aspectos conceituais, históricos, políticos e legais, buscou-se fundamentar a elaboração de subsídios que contribuam para analisar a implantação da hora-atividade como espaço destinado ao trabalho pedagógico e formativo para além da sala de aula.


Palavras-chave: Hora-atividade. Políticas educacionais. Espaço/tempo do professor.

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Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Drama na disciplina de história: o passado no presente  Popular Versão: PDF
Atualização:  23/2/2016
Descrição:
NOVAKOSKI, Marcia do Rocio

O presente trabalho descreve a associação de drama e história, no desenvolvimento de dois processos dramáticos: Coração de Onça e O Queijo e os Vermes. Destaca-se as características do drama, no que diz respeito a interação social, formas de expressão e meios de comunicação e as estratégias, que envolveram trabalhos em grupo, negociação, contextos ficcionais, pré-textos, elementos de tensão, improvisação e professor no papel. A investigação da elaboração dos processos e experimento dos dramas ocorreu na Educação Superior (Florianópolis/SC) e Educação Básica: Ensino Fundamental e Médio (Guarapuava/PR e Curitiba/PR). Neste estudo, observam-se as formas pelas quais os participantes responderam aos desafios propostos, nas interações e mobilizações na escola, no impacto em situações improvisadas, no trato dos materiais com aparência antiga, na reflexão sobre o sentido de experiência e o potencial do drama no campo do ensino. Por fim, reconhece-se como o desenvolvimento do drama na disciplina de história está em processo inicial no Brasil.


Palavras-chave: Drama. História. Experiência. Processo.

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Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Relações com o saber: professores de matemática e seus pontos de vista sobre a formação continuada n Popular Versão: PDF
Atualização:  23/2/2016
Descrição:
MANOSSO, Marcia Viviane Barbetta

Esta dissertação contém os resultados de uma pesquisa sobre as enunciações de professores de Matemática da rede pública estadual do Paraná, atuando na Educação Básica, em relação às práticas de formação continuada que vivenciaram ou que viram ser ofertadas. Através de uma pesquisa exploratória, elaborou-se um quadro geral da atuação destes professores e, em seguida, direcionou-se a investigação junto aos professores que possuíam mestrado e tinham participado do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Nove professores contribuíram com a investigação, registrando suas opiniões e perspectivas sobre uma variedade de práticas de formação institucionais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Um estudo sobre as enunciações foi feito tendo como referência o Modelo dos Campos Semânticos e tornou-se possível identificar elementos dos cursos feitos ou observados e que contribuíram na construção de conhecimentos e significados para a prática docente.


Palavras-chave: Educação Matemática. Relação com o Saber. Formação Continuada. Modelo dos Campos Semânticos.

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