Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Em páginas impressas e nas ondas do rádio: ações educativas para combater a tuberculose. curitiba, 1 |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
OLIVEIRA, Marinice Sant'ana de
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que durante a primeira metade do século XX era vista como problema crucial na saúde pública brasileira, estando entre as doenças que mais vítimas faziam nos principais centros urbanos, inclusive em Curitiba (capital do Paraná), não existindo ainda tratamento específico para sua cura, o que trazia consigo o medo da inevitabilidade da morte. Buscando contribuir com os estudos historiográficos de educação em saúde, o presente trabalho, inspirado em estudos de Roger Chartier (2001, 2002), investigou de que maneira médicos e imprensa procuraram ensinar (fazendo circular informações baseadas no saber científico) como se deveria evitar ou tratar esta doença em Curitiba no período de 1937 a 1952, anos que antecedem a possibilidade de cura da enfermidade através de tratamento medicamentoso, com a estreptomicina, e nos anos posteriores ao surgimento da droga, quando a gradativa difusão do uso do medicamento resultou na permanência e combinação do uso do remédio com ações profiláticas utilizadas antes de seu advento. As principais fontes selecionadas para responder tal questão foram um periódico médico-científico, Revista Médica do Paraná, órgão da Associação Médica do Paraná, que começou a circular em dezembro de 1931, e um periódico leigo, o jornal diário Gazeta do Povo, de grande circulação no período estudado. O recorte temporal do trabalho, 1937-1952, foi balizado pela Semana da Tuberculose, importante evento sobre a tísica organizado no período em Curitiba, e o desenvolvimento da hidrazida (isoniazida), em 1952, terceira droga de grande uso para tratamento da tuberculose que se somou a estreptomicina e ao ácido para-amino-salicílico, descoberto em 1946. Durante o período analisado a educação da população apareceu como elemento necessário para que a tuberculose fosse derrotada. Em fins dos anos de 1930 a educação para prevenção da tuberculose pautava-se, principalmente, em recomendações sobre higiene (individual e do ambiente), alimentação adequada e uma vida sem “excessos”. O tratamento se sustentava quase que exclusivamente no regime higiênico-dietético e na necessidade de isolamento do enfermo. Nos primeiros anos da década de 1940 informações sobre novos recursos preventivos e terapêuticos (exames torácicos, vacina BCG, pneumotorax, cirúrgias torácicas) foram, lenta e gradativamente, circulando entre a população curitibana, combinando antigas e novas recomendações. Em fins dos anos de 1940 e início de 1950 ocorre uma progressiva difusão do uso dos medicamentos, porém, os elementos preventivos e terapêuticos anteriores à existência do tratamento medicamentoso específico permanecem nos discursos médicos como imprescindíveis.
Palavras-chave: educação em saúde. tuberculose. ciência médica.
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1357 0 bytes Universidade Federal do Paraná |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Educação e catequese no teatro Anchietano |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
FURLAN, Vinicius
O século XVI foi marcado por importantes transformações históricas que contribuíram para a mudança de uma sociedade medieval para uma sociedade moderna, marcada pelo Renascimento e o Humanismo. Foi nesse contexto de transformações que, no ano de 1540, a Companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loyola. Reconhecida pelo Papa Paulo III, pela Bula Regimini militantis Ecllesiae, de 27 de setembro, tinha, em sua estrutura, uma nova forma de ação. Uma dessas inovações era a universalidade de seus ministérios, ou seja, a ação de seus membros deveria acontecer em diversas partes do mundo onde houvesse a necessidade de uma ação em nome de Deus. Em pouco tempo de existência, a nova Ordem foi requisitada pela Coroa Portuguesa para realizar trabalho missionário nas colônias sob seu domínio. No ano de 1549, os primeiros jesuítas chegaram na América Portuguesa na mesma esquadra do primeiro Governador Geral. A missão dos jesuítas nas novas terras era de catequizar e educar os indígenas, além da manutenção da fé dos colonos. Devido ao número de indígenas e aos diversos trabalhos a serem desenvolvidos, outro grupo de jesuítas foi requisitado para o trabalho missionário. Chegaram às novas terras no ano de 1553, e foi com esse grupo que veio José de Anchieta (1534-1597). O presente trabalho tem como objetivo analisar o teatro jesuítico na História da Educação Brasileira no século XVI com base nas peças teatrais escritas e produzidas pelo padre José de Anchieta, missionário jesuíta considerado como precursor da produção teatral no Brasil colonial e de sua utilização como um recurso catequético e pedagógico como parte de um projeto missionário e colonizador. Este trabalho é de caráter bibliográfico e dividido em duas partes: a primeira parte trata dos aspectos históricos da fundação e estruturação da Companhia de Jesus, de seus documentos norteadores e de sua ação missionária no Brasil; a segunda parte trata do teatro e da produção de José de Anchieta. Doze peças teatrais são analisadas no contexto do processo de colonização do Brasil no século XVI e sua contribuição para a formação de um ideário cultural e educacional. Analisadas por temas e de acordo com o contexto histórico em que foram produzidas, as peças teatrais demonstram as características do estilo de escrita de José de Anchieta, bem como a influência de Gil Vicente e as adaptações realizadas para o estilo cultural do indígena com o objetivo de catequizá-lo para a efetivação do projeto missionário colonizador.
Palavras-chave: Educação; História da Educação. Brasil Colonial. Companhia de Jesus. José de Anchieta. Teatro anchietano.
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2257 0 bytes Universidade Estadual de Maringá |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Drama na disciplina de história: o passado no presente |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
NOVAKOSKI, Marcia do Rocio
O presente trabalho descreve a associação de drama e história, no desenvolvimento de dois processos dramáticos: Coração de Onça e O Queijo e os Vermes. Destaca-se as características do drama, no que diz respeito a interação social, formas de expressão e meios de comunicação e as estratégias, que envolveram trabalhos em grupo, negociação, contextos ficcionais, pré-textos, elementos de tensão, improvisação e professor no papel. A investigação da elaboração dos processos e experimento dos dramas ocorreu na Educação Superior (Florianópolis/SC) e Educação Básica: Ensino Fundamental e Médio (Guarapuava/PR e Curitiba/PR). Neste estudo, observam-se as formas pelas quais os participantes responderam aos desafios propostos, nas interações e mobilizações na escola, no impacto em situações improvisadas, no trato dos materiais com aparência antiga, na reflexão sobre o sentido de experiência e o potencial do drama no campo do ensino. Por fim, reconhece-se como o desenvolvimento do drama na disciplina de história está em processo inicial no Brasil.
Palavras-chave: Drama. História. Experiência. Processo.
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496 0 bytes Universidade do Estado de Santa Catarina |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Didática da história e consciência histórica: pesquisas na pós-graduação brasileira (2001-2009) |
Versão: PDF Atualização: 12/7/2016 |
Descrição:
BAROM, Wilian Carlos Cipriani
Com este trabalho buscamos contribuir à área da Didática da História. Para tanto, recorremos a uma análise das pesquisas acadêmicas –teses e dissertações –em torno do Ensino da História, a fim de se identificar como o conceito de Consciência Histórica vem sendo empregado. Para o caso desta pesquisa, o viés teórico com o qual conceituamos consciência histórica refere-se à peculiar matriz germânica, a partir da trilogia intitulada Teoria da História do filósofo Jörn Rüsen. Neste sentido, construímos um primeiro capítulo no qual nossa compreensão dos conceitos rüsenianos é apresentada, assim como uma possível inter-relação entre estes conceitos em torno do eixo Ensino. Ao segundo capítulo coube um olhar sobre os dados empíricos a se identificar como estes conceitos estão sendo utilizados nas pesquisas que versam sobre o ensino da História. Não nos propusemos à tarefa normativa de julgarmos as apropriações destes conceitos e teoria subjacente, mas sim, de apontarmos as tendências e possibilidades que foram encontradas, formas de interpretação da teoria e contribuições específicas no processo de instituição da área da Didática da História, para seguidamente traçarmos uma visão panorâmica e de movimentação da área da ciência da Didática da História. Estas pesquisas analisadas foram tomadas como documentos, „vestígios‟, intenções de grupos/indivíduos, que por vez se relacionam em sociedade, o que nos insere na categoria de pesquisa documental. Foram trinta e quatro trabalhos acadêmicos analisados, sendo dez teses e vinte e quatro dissertações.
Palavras-chave: Didática da História. Metodologia de pesquisa. A consciência histórica, A teoria da História.
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2928 0 bytes UEPG |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Concepção político-pedagógica para formação de professores do programa agrinho: do campo à cidade |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
PEREIRA, Veninha Bortoluzzi
O objetivo deste trabalho é explicitar a concepção político-pedagógica do Programa Agrinho para a formação de professores, gestada pelo empresariado e ajustada ao processo educativo das Escolas Públicas do Estado do Paraná. A problemática centra-se no discurso da “responsabilidade social”, que carrega em seu bojo o ideário da educação empresarial em ações pautadas nas “parcerias públicoprivado”, amparadas no discurso da educação ambiental. Indicamos que a Federação da Agricultura do Paraná (FAEP/PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR/PR), em parceria com o Governo do Estado do Paraná deste 1995, desenvolvem o Programa Agrinho junto as escolas públicas, utilizando-se das estratégias de distribuição de recursos materiais, econômicos e sociais. Implementa a formação de professores na concepção político pedagógica baseada nos PCNs, na interdisciplinaridade, nos temas transversais e na Pedagogia da Pesquisa. A metodologia adotada nesta pesquisa compreende análise documental e bibliográfica para evidenciar os aspectos históricos e as contradições através do Método Histórico Crítico Dialético. A análise dos documentos do Programa Agrinho nos remete a vislumbrar as categorias predominantes, das quais elegemos para este estudo: a formação humana, a empregabilidade, as habilidades e competências, o empreendedorismo, a sustentabilidade e a cidadania. As críticas levantadas procuram elucidar os determinantes sócio históricos da formação de professores que seguem o modelo formador neoliberal visando a adaptação do indivíduo às novas tecnologias e à flexibilidade do mundo globalizado. Na medida em que o Programa Agrinho adentra e interfere nas práticas e no currículo da escola pública, evidenciam-se as contradições que permeiam a relação público/privado. Demonstramos que o empresariado persegue seus objetivos no intuito de promover um projeto hegemônico de manutenção das estruturas exploratórias existentes. Ao contar com o consentimento do Estado, da Escola e dos Educadores, estes se constituem agentes disseminadores, enfraquecendo assim a perspectiva de uma educação voltada para a formação humana, crítica e emancipatória.
Palavras-chave: Programa Agrinho. Formação de Professores. Educação no Contexto Neoliberal.
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1628 0 bytes Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
City, Teaching and Public Memories in Cascavel - PR |
Versão: PDF Atualização: 2/6/2017 |
Descrição:
MELO, Claudia Ferreira de
Este trabalho trata do ensino de História Local - na cidade de Cascavel - e suarelação à memória. Sobretudo, investigamos os processos pelos quais as memórias públicas desta cidade e o ensino se interrelacionam, já que o ambiente escolar se constitui como espaço para a divulgação de conhecimentos sobre o passado. Paralelamente a isto, apontamos a existência de um conjunto de saberes sobre o passado local que adquiriram certa centralidade e que se instituem como hegemônicos em termos de História Local. Tal versão do passado configura-se em um discurso de poder, que em última instância, visa à instituição de uma identidade local unívoca, trata-se de um enredo histórico respaldado por uma representação de passado homogêneo, mítico e harmônico da cidade. Nesse sentido, objetivamos compreender a repercussão de tais discursos no ensino de história, problematizando a sua utilização e sua ressignificação por parte dos professores. Esta pesquisa esteve embasada na metodologia da História Oral, sendo um grupo de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os entrevistados. Por outro lado, não podemos deixar de mencionar que outras fontes também compuseram o corpo documental desse trabalho. Devido à necessidade de análise das obras e fontes utilizadas como material de pesquisa para os docentes, a literatura memorialística, a imprensa e os próprios lugares de memória da cidade foram igualmente selecionados para as reflexões desenvolvidas durante a pesquisa.
Palavras-chave: Memórias públicas. Cidade. Ensino de História Local.
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561 0 bytes Unioeste http:// |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
As crianças da ponte: o trabalho de crianças e adolescentes no comércio fronteiriço de Foz do Iguaçu |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
REIMANN, Valdirene
A fronteira de Foz do Iguaçu/Paraná e Ciudad Del Este/Paraguay é um local por onde circula um grande número de visitantes, ocorre um grande fluxo de capitais e de mercadorias. Nas interfaces das relações mercadológicas do comércio fronteiriço ocultam-se formas de trabalho degradantes que ajudam a manter a lucratividade na atividade, como por exemplo, a exploração do trabalho infantil. Investigando o passado de Foz do Iguaçu no período após a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, é possível compreender o surgimento de uma sociedade heterogênea, conflituosa, onde milhares de famílias sobrevivem do trabalho informal no comércio da Ponte da Amizade. Questões culturais têm assumido grande relevância no sentido de compreender o trabalho infantil como parte das representações das famílias em risco social, pois o encaram como elemento disciplinador e de aprendizagem para seus filhos. A pesquisa qualitativa possibilitou importantes conclusões, como a nacionalidade paraguaia dos trabalhadores infantis da Ponte da Amizade, as estratégias e astúcias utilizadas por esses sujeitos sociais e a necessidade de trabalhar precocemente a fim de complementar a renda familiar. As consequências do trabalho infantil são preocupantes, atingindo dimensões físicas e emocionais da saúde das crianças, além de privar-lhes do tempo dedicado à escola e ao lazer. Investigar os mecanismos utilizados pelos trabalhadores infanto-juvenis no comércio fronteiriço, compreender as causas que os levam a serem incorporados precocemente nesta atividade e identificar os programas sociais efetuados para atender esses sujeitos é a proposta da pesquisa.
Palavras-chave: Trabalho. Infância. Fronteira.
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2546 0 bytes Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOEST |
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