Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Ontem, confrontos e conflitos; hoje, monumentos: o levante dos posseiros de 1957 e seus monumentos n |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
SILVA, Moacir Motta da
A presente pesquisa, que trata sobre os conflitos e confrontos na fronteira Sudoeste do Paraná, numa analise observando as diferentes versões construídas acerca da Revolta dos Posseiros de 1957 na região de fronteira tendo o embate cultural de migrantes e caboclos durante a Marcha para o Oeste instituída pelo Presidente e Vargas, neste enfoque apresentar os monumentos na fronteira. Pois com o desfecho do conflito criou-se uma memoria oficial que transformou o conflito em um símbolo histórico da região Sudoeste do Paraná, pretende-se ainda apresentar os crimes acontecimentos relacionados à Revolta dos Posseiros de 1957 especialmente sobre os conflitos ocorridos na faixa de fronteira, procurando compreender os embates entre colonos e jagunços ocorridos nesta faixa territorial. Desta forma pretende-se demonstrar que os conflitos ocorreram na grande maioria nesta região, apresenta-se também a instalação do Cartório de Registro de Imóveis não fora criado na obscuridade para o registro da escritura em favor da CITLA, e sim fora instalado em função da Comarca que havia sido instalada. Analisando as diferentes versões, ou seja, as narrativas da época, a memoria oficial e as memorias oficiais individuais construídas sobre o conflito, buscou-se identificar aspectos mal explicados e informações ignoradas sobre os acontecimentos, que marcaram a região principalmente no âmbito politico que, na apresentação dos “heróis” da Revolta dos Posseiros de 1957 dada a Walter Pecoits e Ivo Thomazoni reverteram suas participações no levante em dividendos políticos em nível local e regional. Conclui-se analisando os monumentos erigidos para comemorar o cinquentenário da Revolta dos Posseiros: o Monumento das Sete Cruzes de Pranchita e o monumento feito em homenagem aos Pioneiros em Capanema. Observa-se que o monumento não é algo exigido pelos colonos, e sim que se configura numa forma pela qual o poder público se vale de sua construção para colher benefícios próprios, utilizados em seu meio político.
Palavras-chave: Fronteira. Monumentos. Liderança. Política.
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4140 0 bytes Universidade de Passo Fundo |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Ensinando história: produção de uma sequência didática sobre as representações do negro no Brasil |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
FERREIRA, Mário Cézar Alves
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar a produção e a aplicação de uma sequência didática como produto educacional, para a apropriação do conhecimento de professores e de estudantes sobre as relações étnico-raciais no Brasil, no ensino de História. Os conceitos de representação, apropriação e práticas culturais da Nova História balizaram a construção deste objeto de análise. No que diz respeito às representações do negro, buscou-se, durante a aplicação do produto educacional, discutir as teorias raciais, construídas no século XIX, a fim de identificar mudanças e permanências dessas representações nos dias atuais. Buscou-se, também, discutir o processo de exclusão social dos ex-escravos, que gerou implicações para os afro-brasileiros, a fim de esclarecer as causas da pobreza que afeta mais a negros do que a brancos. Para tanto, os alunos analisaram e discutiram as representações do negro no cinema nacional, com base em filmes realizados em diferentes períodos da História do Brasil, buscando superar as visões estereotipadas e discriminatórias dessas representações. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Londrina/Paraná, com uma turma de trinta e cinco estudantes do terceiro ano do ensino médio. De natureza qualitativa, nesta pesquisa-ação, os dados foram coletados mediante atividades escritas, orais e por meio de videogravação das aulas. Para a elaboração dos planos de aula que compuseram a sequência didática, foram selecionados como documentos o quadro Redenção de Cã (1895), a música A favela vai abaixo (1928) e quatro filmes, sendo eles: O Despertar da Redentora (1942), um trecho de Orfeu do Carnaval (1959), um trecho de Rio Babilônia (1982) e o filme Besouro (2009). Antes da elaboração dos planos de aula, foi necessário revisar a literatura sobre as especificidades linguísticas desses documentos, para a elaboração do material didático em questão. A preparação dos planos de aula partiu do seguinte problema: como as sequências didáticas de História, desenvolvidas com base em diferentes linguagens, podem contribuir para a desconstrução do preconceito racial no ambiente escolar? O fulcro das atividades, portanto, foi desvelar as origens do racismo e as estereotipias sobre o negro, aprimorar o olhar crítico dos estudantes sobre os discursos fílmicos e promover a discussão e a leitura histórico-social da contribuição dos negros para a cultura brasileira. Os resultados da pesquisa permitiram observar o quanto é produtivo para a aprendizagem trabalhar de forma problematizada e com diferentes fontes, estabelecendo uma relação entre presente e passado. Os estudantes puderam identificar as permanências de teorias racistas, construídas ontem, nos dias atuais, estabeleceram relações entre a exclusão social dos escravos e as causas da pobreza no Brasil. Foram também capazes de identificar, de modo geral, os arquétipos pelos quais o negro é representado no cinema nacional, identificando também uma valorização da apresentação do negro e da sua cultura no filme Besouro.
Palavras-chave: Ensino de História. Sequência Didática. Representações do negro. Desconstrução do preconceito racial.
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10642 0 bytes Universidade Tecnológica Federal do Paranà |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Em páginas impressas e nas ondas do rádio: ações educativas para combater a tuberculose. curitiba, 1 |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
OLIVEIRA, Marinice Sant'ana de
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que durante a primeira metade do século XX era vista como problema crucial na saúde pública brasileira, estando entre as doenças que mais vítimas faziam nos principais centros urbanos, inclusive em Curitiba (capital do Paraná), não existindo ainda tratamento específico para sua cura, o que trazia consigo o medo da inevitabilidade da morte. Buscando contribuir com os estudos historiográficos de educação em saúde, o presente trabalho, inspirado em estudos de Roger Chartier (2001, 2002), investigou de que maneira médicos e imprensa procuraram ensinar (fazendo circular informações baseadas no saber científico) como se deveria evitar ou tratar esta doença em Curitiba no período de 1937 a 1952, anos que antecedem a possibilidade de cura da enfermidade através de tratamento medicamentoso, com a estreptomicina, e nos anos posteriores ao surgimento da droga, quando a gradativa difusão do uso do medicamento resultou na permanência e combinação do uso do remédio com ações profiláticas utilizadas antes de seu advento. As principais fontes selecionadas para responder tal questão foram um periódico médico-científico, Revista Médica do Paraná, órgão da Associação Médica do Paraná, que começou a circular em dezembro de 1931, e um periódico leigo, o jornal diário Gazeta do Povo, de grande circulação no período estudado. O recorte temporal do trabalho, 1937-1952, foi balizado pela Semana da Tuberculose, importante evento sobre a tísica organizado no período em Curitiba, e o desenvolvimento da hidrazida (isoniazida), em 1952, terceira droga de grande uso para tratamento da tuberculose que se somou a estreptomicina e ao ácido para-amino-salicílico, descoberto em 1946. Durante o período analisado a educação da população apareceu como elemento necessário para que a tuberculose fosse derrotada. Em fins dos anos de 1930 a educação para prevenção da tuberculose pautava-se, principalmente, em recomendações sobre higiene (individual e do ambiente), alimentação adequada e uma vida sem “excessos”. O tratamento se sustentava quase que exclusivamente no regime higiênico-dietético e na necessidade de isolamento do enfermo. Nos primeiros anos da década de 1940 informações sobre novos recursos preventivos e terapêuticos (exames torácicos, vacina BCG, pneumotorax, cirúrgias torácicas) foram, lenta e gradativamente, circulando entre a população curitibana, combinando antigas e novas recomendações. Em fins dos anos de 1940 e início de 1950 ocorre uma progressiva difusão do uso dos medicamentos, porém, os elementos preventivos e terapêuticos anteriores à existência do tratamento medicamentoso específico permanecem nos discursos médicos como imprescindíveis.
Palavras-chave: educação em saúde. tuberculose. ciência médica.
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1359 0 bytes Universidade Federal do Paraná |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Os discursos sobre o trabalho em o retrato de Érico Veríssimo |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
BRUNETI, Marcio
No contexto do romance, essa compreensão passa pelas interações históricas das relações entre trabalho livre/trabalho escravo; do processo de percepção, por parte do homem do campo, da separação entre trabalho e propriedade da terra; da singular combinação, no Rio Grande do Sul, de elementos humanos diversos na formação de uma “cultura do trabalho” e a ausência de uma tradição de trabalho ligada às guildas e hansas, como na Europa pré-capitalista. As diferenças de condição social, o elemento telúrico, o papel da família extensa como unidade sócioprodutiva e as relações características de uma sociedade alicerçada nos ditames do favor são aspectos contidos nos discursos acerca do trabalho que compõem a crítica social de Érico Veríssimo no romance. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, sendo também aplicada a análise quantitativa no tratamento de dados extraídos dos números fornecidos por Chaves (1979) e Carpeaux (1979), a fim de situar a obra no contexto da produção literária do autor. É preciso considerar que o romance foi publicado no auge da carreira de Érico Veríssimo como segundo tomo de uma trilogia cuja parte inicial fora um grande sucesso de público e de crítica, gerando expectativas que não foram correspondidas: um dos romances do autor menos conhecidos pelo grande público, O Retrato tem papel fundamental no conjunto de O Tempo E O Vento, pois em suas páginas Érico configura o ambiente de degradação dos valores representativos do povo do Rio Grande e que constitui a grande crítica do conjunto da obra.
Palavras-chave: Trabalho. romance brasileiro. O Retrato. Érico Veríssimo.
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911 0 bytes Universidade Tecnológica Federal do Paranà |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Drama na disciplina de história: o passado no presente |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
NOVAKOSKI, Marcia do Rocio
O presente trabalho descreve a associação de drama e história, no desenvolvimento de dois processos dramáticos: Coração de Onça e O Queijo e os Vermes. Destaca-se as características do drama, no que diz respeito a interação social, formas de expressão e meios de comunicação e as estratégias, que envolveram trabalhos em grupo, negociação, contextos ficcionais, pré-textos, elementos de tensão, improvisação e professor no papel. A investigação da elaboração dos processos e experimento dos dramas ocorreu na Educação Superior (Florianópolis/SC) e Educação Básica: Ensino Fundamental e Médio (Guarapuava/PR e Curitiba/PR). Neste estudo, observam-se as formas pelas quais os participantes responderam aos desafios propostos, nas interações e mobilizações na escola, no impacto em situações improvisadas, no trato dos materiais com aparência antiga, na reflexão sobre o sentido de experiência e o potencial do drama no campo do ensino. Por fim, reconhece-se como o desenvolvimento do drama na disciplina de história está em processo inicial no Brasil.
Palavras-chave: Drama. História. Experiência. Processo.
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497 0 bytes Universidade do Estado de Santa Catarina |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
A educação bancária como violência simbólica: um estudo da ação pedagógica no espaço escolar à luz d |
Versão: PDF Atualização: 2/3/2017 |
Descrição:
TOSCAN, Loines Aparecida
Neste sentido, foi elaborada a seguinte pergunta de pesquisa: A prática pedagógica bancária pode ser vista como uma forma de violência no espaço escolar? Esta pergunta de pesquisa teve como objetivo discutir em especial, a educação bancária como violência simbólica, no espaço escolar, sob a perspectiva de Bourdieu, Foucault e Freire. Foi utilizado como método de investigação a hermenêutica que busca questionar, apreender, compreender e interpretar o fenômeno investigado. O referencial teórico fundamentou-se em especial nos seguintes autores: Pierre Bourdieu (2008, 2009, 2010) com sua definição da violência simbólica como sendo toda ação pedagógica enquanto imposição, por um poder arbitrário e se reproduz no ambiente escolar refletida nas ações de seus agentes, neste caso professores, gestores e funcionários.
Palavras-chave: Violência Simbólica. Educação Bancária. Estatuto da Criança e do Adolescente.
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2949 0 bytes Universidade Católica do Paraná |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Uma máquina do tempo movida à imaginação: rpg e empatia histórica no ensino de história |
Versão: PDF Atualização: 22/2/2016 |
Descrição:
PEREIRA, Juliano da Silva
Este projeto surge de um desejo de dar continuidade ao trabalho de monografia realizado em 2010 no curso de Especialização em História Social e Ensino de História, na Universidade Estadual de Londrina cujo título foi “O uso do RPG como ferramenta pedagógica no ensino de História”. O RPG mostrou-se uma boa ferramenta pedagógica na medida em que despertou no aluno o gosto pela história e a possibilidade dele se colocar no lugar de alguém do passado, em outras palavras, estabelecer uma relação empática com o passado. É o aprofundamento do estudo desta relação que nos interessa aqui. A empatia histórica para Ashby & Lee (apud PEREIRA, 2003, p. 53) funciona como “um empreendimento, onde alunos mostram a capacidade de reconstruir os objectivos, os sentimentos, os valores e crenças dos outros, aceitando que eles podem ser diferentes dos seus”, tornando-se assim elemento importante no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral nesta etapa será o de verificar a ocorrência de experiência empática histórica entre os alunos do 6º ano do Colégio Estadual Prof. Dr. Heber Soares Vargas relativamente aos conteúdos da História a partir de um jogo de RPG, observando sua relação na apreensão de conceitos históricos por parte dos alunos. O projeto se constituirá de pesquisa bibliográfica, a fim de definir o conceito de empatia histórica e seu uso no ensino de história; criação de material de ensino, análise das ideias dos alunos e reflexão acerca da experiência realizada. Será realizado entre os alunos da sexta série do ensino fundamental do Colégio Estadual Prof. Dr. Heber Soares Vargas.
PALAVRAS–CHAVES: História e Ensino. RPG. Empatia Histórica. Produção de Conhecimento. Role Playing Game.
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4167 0 bytes Universidade Estadual de Londrina |
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