Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Educação e catequese no teatro Anchietano |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
FURLAN, Vinicius
O século XVI foi marcado por importantes transformações históricas que contribuíram para a mudança de uma sociedade medieval para uma sociedade moderna, marcada pelo Renascimento e o Humanismo. Foi nesse contexto de transformações que, no ano de 1540, a Companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loyola. Reconhecida pelo Papa Paulo III, pela Bula Regimini militantis Ecllesiae, de 27 de setembro, tinha, em sua estrutura, uma nova forma de ação. Uma dessas inovações era a universalidade de seus ministérios, ou seja, a ação de seus membros deveria acontecer em diversas partes do mundo onde houvesse a necessidade de uma ação em nome de Deus. Em pouco tempo de existência, a nova Ordem foi requisitada pela Coroa Portuguesa para realizar trabalho missionário nas colônias sob seu domínio. No ano de 1549, os primeiros jesuítas chegaram na América Portuguesa na mesma esquadra do primeiro Governador Geral. A missão dos jesuítas nas novas terras era de catequizar e educar os indígenas, além da manutenção da fé dos colonos. Devido ao número de indígenas e aos diversos trabalhos a serem desenvolvidos, outro grupo de jesuítas foi requisitado para o trabalho missionário. Chegaram às novas terras no ano de 1553, e foi com esse grupo que veio José de Anchieta (1534-1597). O presente trabalho tem como objetivo analisar o teatro jesuítico na História da Educação Brasileira no século XVI com base nas peças teatrais escritas e produzidas pelo padre José de Anchieta, missionário jesuíta considerado como precursor da produção teatral no Brasil colonial e de sua utilização como um recurso catequético e pedagógico como parte de um projeto missionário e colonizador. Este trabalho é de caráter bibliográfico e dividido em duas partes: a primeira parte trata dos aspectos históricos da fundação e estruturação da Companhia de Jesus, de seus documentos norteadores e de sua ação missionária no Brasil; a segunda parte trata do teatro e da produção de José de Anchieta. Doze peças teatrais são analisadas no contexto do processo de colonização do Brasil no século XVI e sua contribuição para a formação de um ideário cultural e educacional. Analisadas por temas e de acordo com o contexto histórico em que foram produzidas, as peças teatrais demonstram as características do estilo de escrita de José de Anchieta, bem como a influência de Gil Vicente e as adaptações realizadas para o estilo cultural do indígena com o objetivo de catequizá-lo para a efetivação do projeto missionário colonizador.
Palavras-chave: Educação; História da Educação. Brasil Colonial. Companhia de Jesus. José de Anchieta. Teatro anchietano.
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2261 0 bytes Universidade Estadual de Maringá |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Politicas de currículo: currículo intercultural como texto étnico-racial na educação básica com qual |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
RAMÃO, Valdacir José
O objetivo geral foi analisar as contribuições de um currículo intercultural como texto étnico-racial para a efetivação da qualidade social da educação básica. Objetivos específicos: Contextualizar a construção do currículo escolar como texto étnico-racial e as relações de poder dele decorrente; analisar na perspectiva das diversidades a construção das identidades sociais presentes no currículo. Por meio de elementos históricos e sociológicos, apresenta-se uma reconstrução dos conceitos de diversidade, raça e etnia, currículo e cultura na perspectiva multicultural, tendo a educação intercultural como processo contínuo e dinâmico presentes no cotidiano escolar. Baseados no método de análise crítico hermenêutico, priorizamos o diálogo intercultural, reconhecendo e valorizando a existência das diferenças. No percurso metodológico orientado na abordagem qualitativa, foram realizadas análises bibliográficas e de dados empíricos, coletados mediante entrevistas estruturadas realizadas pela equipe de pesquisadores do Observatório de Violências nas Escolas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR.
Palavras-chave: Multiculturalismo. Currículo intercultural. Raça e etnia. Diversidade, Relações de poder.
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1680 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Paraná |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Concepção político-pedagógica para formação de professores do programa agrinho: do campo à cidade |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
PEREIRA, Veninha Bortoluzzi
O objetivo deste trabalho é explicitar a concepção político-pedagógica do Programa Agrinho para a formação de professores, gestada pelo empresariado e ajustada ao processo educativo das Escolas Públicas do Estado do Paraná. A problemática centra-se no discurso da “responsabilidade social”, que carrega em seu bojo o ideário da educação empresarial em ações pautadas nas “parcerias públicoprivado”, amparadas no discurso da educação ambiental. Indicamos que a Federação da Agricultura do Paraná (FAEP/PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR/PR), em parceria com o Governo do Estado do Paraná deste 1995, desenvolvem o Programa Agrinho junto as escolas públicas, utilizando-se das estratégias de distribuição de recursos materiais, econômicos e sociais. Implementa a formação de professores na concepção político pedagógica baseada nos PCNs, na interdisciplinaridade, nos temas transversais e na Pedagogia da Pesquisa. A metodologia adotada nesta pesquisa compreende análise documental e bibliográfica para evidenciar os aspectos históricos e as contradições através do Método Histórico Crítico Dialético. A análise dos documentos do Programa Agrinho nos remete a vislumbrar as categorias predominantes, das quais elegemos para este estudo: a formação humana, a empregabilidade, as habilidades e competências, o empreendedorismo, a sustentabilidade e a cidadania. As críticas levantadas procuram elucidar os determinantes sócio históricos da formação de professores que seguem o modelo formador neoliberal visando a adaptação do indivíduo às novas tecnologias e à flexibilidade do mundo globalizado. Na medida em que o Programa Agrinho adentra e interfere nas práticas e no currículo da escola pública, evidenciam-se as contradições que permeiam a relação público/privado. Demonstramos que o empresariado persegue seus objetivos no intuito de promover um projeto hegemônico de manutenção das estruturas exploratórias existentes. Ao contar com o consentimento do Estado, da Escola e dos Educadores, estes se constituem agentes disseminadores, enfraquecendo assim a perspectiva de uma educação voltada para a formação humana, crítica e emancipatória.
Palavras-chave: Programa Agrinho. Formação de Professores. Educação no Contexto Neoliberal.
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1629 0 bytes Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
O ensino de história local na formação da consciência histórica : um estudo com alunos do ensino fun |
Versão: Atualização: 19/2/2016 |
Descrição:
SANTOS, Flávio Batista dos
Esta investigação teve por objetivo realizar uma pesquisa com alunos de duas escolas do município de Ibaiti-PR, a partir dos preceitos da Educação Histórica. Tendo como suporte teórico os estudos de Jorn Rusen (2001, 2010, 2012), Isabel Barca (2007), Maria Auxiliadora Schmidt (2008) investigou-se a forma de desenvolvimento do ensino de história, considerando a percepção, imaginação e memória dos sujeitos envolvidos na pesquisa, buscando compreender e perceber a utilidade da aula de História, bem como relacioná-la à vida prática de cada um.
Palavras chave: Ensino de História. Consciência Histórica. História Local. Narrativa.
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1560 0 bytes Universidade Estadual de Londrina http:// |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Em páginas impressas e nas ondas do rádio: ações educativas para combater a tuberculose. curitiba, 1 |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
OLIVEIRA, Marinice Sant'ana de
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que durante a primeira metade do século XX era vista como problema crucial na saúde pública brasileira, estando entre as doenças que mais vítimas faziam nos principais centros urbanos, inclusive em Curitiba (capital do Paraná), não existindo ainda tratamento específico para sua cura, o que trazia consigo o medo da inevitabilidade da morte. Buscando contribuir com os estudos historiográficos de educação em saúde, o presente trabalho, inspirado em estudos de Roger Chartier (2001, 2002), investigou de que maneira médicos e imprensa procuraram ensinar (fazendo circular informações baseadas no saber científico) como se deveria evitar ou tratar esta doença em Curitiba no período de 1937 a 1952, anos que antecedem a possibilidade de cura da enfermidade através de tratamento medicamentoso, com a estreptomicina, e nos anos posteriores ao surgimento da droga, quando a gradativa difusão do uso do medicamento resultou na permanência e combinação do uso do remédio com ações profiláticas utilizadas antes de seu advento. As principais fontes selecionadas para responder tal questão foram um periódico médico-científico, Revista Médica do Paraná, órgão da Associação Médica do Paraná, que começou a circular em dezembro de 1931, e um periódico leigo, o jornal diário Gazeta do Povo, de grande circulação no período estudado. O recorte temporal do trabalho, 1937-1952, foi balizado pela Semana da Tuberculose, importante evento sobre a tísica organizado no período em Curitiba, e o desenvolvimento da hidrazida (isoniazida), em 1952, terceira droga de grande uso para tratamento da tuberculose que se somou a estreptomicina e ao ácido para-amino-salicílico, descoberto em 1946. Durante o período analisado a educação da população apareceu como elemento necessário para que a tuberculose fosse derrotada. Em fins dos anos de 1930 a educação para prevenção da tuberculose pautava-se, principalmente, em recomendações sobre higiene (individual e do ambiente), alimentação adequada e uma vida sem “excessos”. O tratamento se sustentava quase que exclusivamente no regime higiênico-dietético e na necessidade de isolamento do enfermo. Nos primeiros anos da década de 1940 informações sobre novos recursos preventivos e terapêuticos (exames torácicos, vacina BCG, pneumotorax, cirúrgias torácicas) foram, lenta e gradativamente, circulando entre a população curitibana, combinando antigas e novas recomendações. Em fins dos anos de 1940 e início de 1950 ocorre uma progressiva difusão do uso dos medicamentos, porém, os elementos preventivos e terapêuticos anteriores à existência do tratamento medicamentoso específico permanecem nos discursos médicos como imprescindíveis.
Palavras-chave: educação em saúde. tuberculose. ciência médica.
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1359 0 bytes Universidade Federal do Paraná |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Rezar e benzer: rituais sagrados e identidade étnica em Prudentópolis – pr (1990-2014) |
Versão: PDF Atualização: 23/2/2016 |
Descrição:
SKAVRONSKI, Maria Inês Antonio
Esta pesquisa revela as tensões e os conflitos em torno da manutenção da identidade étnica a partir das transformações dos rituais de bênçãos, práticas religiosas e sociais dos descendentes de ucranianos do Município de Prudentópolis. Esses rituais sagrados, que ocorrem durante o calendário litúrgico da Igreja Greco Católica Ucraniana de Rito Bizantino são práticas fortemente carregadas de simbologia e significados. Gestos, símbolos, cantos, celebrações e rituais de bênçãos da água, da casa, das velas, dos ramos, dos alimentos, dos falecidos, dos frutos, das flores, das lavouras e das colheitas, que ocorrem em dias por eles considerados santificados, fazem parte de um conjunto de concepções herdadas pelos descendentes de ucranianos e ressignificadas nas áreas que ocuparam durante o processo de imigração. O rito apresenta uma dimensão religiosa por assumir um caráter simbólico e transcendental e também reafirma a identidade étnica de seus participantes por ser uma ação, um momento comunicativo e constitutivo de uma visão do mundo que sustenta um conjunto de relações entre indivíduos. Nesse contexto, tanto a construção identitária quanto a construção da diferença são definidas pelas relações sociais baseadas nos discursos e na linguagem sempre imersas em relações de poder. Assim, a partir de uma concepção de identidade compreendida como tensão entre o “eu” e o “outro”, entre o local e o global, entre o discurso e a prática, entre o tradicional e o moderno, entre o ser e o não ser, o presente trabalho analisa, a partir da história oral, a reformulação e a reafirmação da identidade étnica ucraniana tensionada pelas traduções da liturgia e dos rituais de bênçãos do idioma ucraniano para a língua portuguesa entre os anos de 1990 a 2014.
Palavras-chave: Imigração Ucraniana. Rituais de bênçãos. Identidade étnica. Religiosidade.
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1044 0 bytes Universidade Estadual de Ponta Grossa |
Categoria: História Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações |
Operação Pequeno Príncipe a Ação Da Polícia Política no Combate à Doutrinação Comunista nas Pré-Esco |
Versão: Atualização: 19/2/2016 |
Descrição:
DEABREU, José dos Santos
A pesquisa analisa a forma de atuação da polícia política paranaense na chamada Operação Pequeno Príncipe, ação repressiva ocorrida em 1978, em Curitiba, que visava a interdição de duas pré-escolas – Oficina e Oca – acusadas de doutrinar crianças de 1 a 6 anos de idade dentro de princípios marxistas e de servirem de fachada para atividades conspiratórias contra o governo. O trabalho demonstra que em seu combate aos opositores do regime, os órgãos repressivos desenvolveram ações apoiadas tanto na legalidade ditatorial como na clandestinidade, visando a produção do sentimento de medo, sendo que no primeiro caso, por meio de práticas que iam desde a vigilância sistemática e os aprisionamentos e, na ilegalidade, por meio das constantes ameaças e sequestros, agindo anonimamente e procurando acobertar-se sob o manto de grupos anticomunistas.
Palavras chave: Poder. Ditadura. ideologia. Violência. Polícia Política. Comunismo. Resistência. Educação.
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983 0 bytes UFPR http:// |
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